Tópico de camiões

Mas em PT e na restante Europa (julgo) o conjunto completo é 16.50 legalmente autorizado, só o camião com caixa e reboque chico é que é 18.75. Por isso o conjunto completo de semi reboque andará na casa dos 15 metros[;)]

Os nossos semi reboque têm no máximo 13,62m. Não têm 14 nem 15. São mais pequenos em cerca de 2,5 metros relativamente aos que usam na América do Norte. No final um conjunto de tractor semi-reboque deve ter mais cerca de 5/6 metros do que os europeus.
Não percebo qual é a tua dúvida.

Se leres bem o comentário referi Conjunto Completo (tractor + semi reboque)

Se por lei o Conjunto Completo 16.50 (máximo permitido) a média Europeia andará na casa 14 metros o Conjunto Completo

Só o camião com reboque e o autocarro turístico é que pode ter um comprimento máximo de 18.75

Se leres bem o comentário referi Conjunto Completo (tractor + semi reboque)

Se por lei o Conjunto Completo 16.50 (máximo permitido) a média Europeia andará na casa 14 metros o Conjunto Completo

Só o camião com reboque e o autocarro turístico é que pode ter um comprimento máximo de 18.75
Jogador89, não me parece que percebas muito deste sector de actividade.
O comprimento máximo de 16,5m para o conjunto é o comprimento padrão e quase único utilizado na Europa.
Isso da média europeia dos 14 metros não existe, pois a média é o comprimento máximo dos 16,5m.

Nos EUA o que é regulado, é o tamanho do reboque e não do conjunto, ou seja, o reboque ou reboques, têm um máximo de comprimento (dependendo do estado), bem como a carga que sai fora do conjunto, mas num conjunto o tractor fica de fora.

http://ops.fhwa.dot.gov/FREIGHT/publications/size_regs_final_rpt/index.htm

fig2.gif

fig3.gif

fig4.gif
Domfillas não sabia que nos EUA o comprimento era mais curto do que no Canadá. Mas em fotos que tenho visto, fico com a impressão do comprimento andar nos tais 16 metros.
Não sei se difere de estado para estado.

Jogador89, não me parece que percebas muito deste sector de actividade.
O comprimento máximo de 16,5m para o conjunto é o comprimento padrão e quase único utilizado na Europa.
Isso da média europeia dos 14 metros não existe, pois a média é o comprimento máximo dos 16,5m.

Vamos esquecer o máximo permitido por lei.

Qual a média utilizada na Europa pelas empresas?

Se tiver um firma com 5 tractores e 5 semis 3m+11m, isto dá-me 14 metros, o transporte total são 14 metros o conjunto. Até para te explicar melhor

Isto foi tirado do site da Torrestir

[TABLE="width: 503"]
[TR="bgcolor: #268357"]
[TD]Tipo Contentor[/TD]
[TD]
Comprimento (m)
[/TD]
[TD]
Largura (m)
[/TD]
[TD]
Altura (m)
[/TD]
[TD]
Cubicagem (m[SUP]3[/SUP])
[/TD]
[TD]
Europaletes
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Lona tipo TIR[/TD]
[TD]
13,60​
[/TD]
[TD]
2,44​
[/TD]
[TD]
2,74​
[/TD]
[TD]
90,92​
[/TD]
[TD]
33​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Lona tipo TIR (Tecto elevatório)[/TD]
[TD]
13,60​
[/TD]
[TD]
2,44​
[/TD]
[TD]
3,12​
[/TD]
[TD]
103,53​
[/TD]
[TD]
33​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Rebaixado[/TD]
[TD]
9,70 + 3,80​
[/TD]
[TD]
2,43​
[/TD]
[TD]
2,96 + 2,55​
[/TD]
[TD]
93,31​
[/TD]
[TD]
34​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Porta Fatos[/TD]
[TD]
13,50​
[/TD]
[TD]
2,44​
[/TD]
[TD]
2,85​
[/TD]
[TD]
93,87​
[/TD]
[TD]
33​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Frigoríficos[/TD]
[TD]
13,45​
[/TD]
[TD]
2,50​
[/TD]
[TD]
2,64​
[/TD]
[TD]
88,77​
[/TD]
[TD]
32​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Plywood ou Sandwich[/TD]
[TD]
13,50​
[/TD]
[TD]
2,44​
[/TD]
[TD]
2,85​
[/TD]
[TD]
93,87​
[/TD]
[TD]
33​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Camião Reboque[/TD]
[TD]
7,33 + 8,15​
[/TD]
[TD]
2,45​
[/TD]
[TD]
2,74+2,76​
[/TD]
[TD]
104,54​
[/TD]
[TD]
36​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Camião Reboque (com tecto elevatório)[/TD]
[TD]
7,33+8,15​
[/TD]
[TD]
2,45​
[/TD]
[TD]
2,86+3,10​
[/TD]
[TD]
113,51​
[/TD]
[TD]
36​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]
Mega​
[/TD]
[TD]
13,60​
[/TD]
[TD]
2,50​
[/TD]
[TD]
3​
[/TD]
[TD]
102​
[/TD]
[TD]
33​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Porta-Contentores[/TD]
[TD="colspan: 2"]
20"​
[/TD]
40"​
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Bem me queria parecer, lá que os Suzuki e Daihatsu se vendesse pouco isso não justificava que a Cimpomovel não vendesse Scania. Para autocarros era fácil os clientes encomendarem/importarem através dos carroçadores, agora camião, não sei como um cliente iria fazer para comprar isto no caso de veículo novo. O mesmo se passa ou passou com a Evicar, ainda não sei como está agora essa situação.

Bem me queria parecer, lá que os Suzuki e Daihatsu se vendesse pouco isso não justificava que a Cimpomovel não vendesse Scania. Para autocarros era fácil os clientes encomendarem/importarem através dos carroçadores, agora camião, não sei como um cliente iria fazer para comprar isto no caso de veículo novo. O mesmo se passa ou passou com a Evicar, ainda não sei como está agora essa situação.
Também representavam a KIA salvo erro.

Mas não sei ao certo o que levou a acabarem com a Cimpomovel.

Quanto à DAF, a ACRV ficou no lugar da EVICAR.

http://ops.fhwa.dot.gov/FREIGHT/sw/index.htm
http://ops.fhwa.dot.gov/FREIGHT/publications/size_regs_final_rpt/index.htm
Estes link's são oficiais do governo americano sobre as dimenções autorizadas em cada tipo de veículo, bem como certas especificações de vias e transportes especiais, leis de cada estado, infraestruturas e demais informação

Como existem diferenças entre vários países, provavelmente o Canadá pode ter legislação ligeiramente diferente dos EUA, mas também não deve ser assim tanto como isso, visto o tipo de vias e veículos serem muito idênticos. Agora que as leis são adaptadas a cada realidade e de cada país, isso parece-me que sim.

Então a ACRV provavelmente também deve representar a Izuzu, isto é, se ficaram com o total de concessões Evicar que existiam, porque pode parecer que não, mas a Izuzu também vende relativamente bem, e bem que faz falta assistência de origem a quem tenha frota de Izuzu ligeira e acho que pesados 5t ou 6t de P.B. como eu conheço algumas empresas de distribuição porta a porta de frescos e não só.

Domfillas não sabia que nos EUA o comprimento era mais curto do que no Canadá. Mas em fotos que tenho visto, fico com a impressão do comprimento andar nos tais 16 metros.
Não sei se difere de estado para estado.

Sim, no site que coloquei, tem lá as medidas dos vários Estados, 14.63 é uma maioria, mas há com mais de 16, mais de 17 e em Oklahoma mais de 18.

14,63m para um semi é 1m maior que os nossos daqui e pelos vistos a cabina tractora é que pode ter nem que seja 8m[:D]. Bem como as vias deles não teem nada a ver com as nossas aqui da Europa é normal poderem ter carros maiores, mas quanto a P.B. é que não sei se eles serão um bocadito mais rigorosos que nós, ainda não li tudo nos link's que postei da fhwa que penso ser a autoridade correspondente aqui ao nosso imtt, apenas por aquilo que ouço dizer se é verdade ou não não sei

Vamos esquecer o máximo permitido por lei.

Qual a média utilizada na Europa pelas empresas?

Se tiver um firma com 5 tractores e 5 semis 3m+11m, isto dá-me 14 metros, o transporte total são 14 metros o conjunto. Até para te explicar melhor

Isto foi tirado do site da Torrestir

[TABLE="width: 503"]
[TR="bgcolor: #268357"]
[TD]Tipo Contentor[/TD]
[TD]
Comprimento (m)
[/TD]
[TD]
Largura (m)
[/TD]
[TD]
Altura (m)
[/TD]
[TD]
Cubicagem (m[SUP]3[/SUP])
[/TD]
[TD]
Europaletes
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Lona tipo TIR[/TD]
[TD]
13,60​
[/TD]
[TD]
2,44​
[/TD]
[TD]
2,74​
[/TD]
[TD]
90,92​
[/TD]
[TD]
33​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Lona tipo TIR (Tecto elevatório)[/TD]
[TD]
13,60​
[/TD]
[TD]
2,44​
[/TD]
[TD]
3,12​
[/TD]
[TD]
103,53​
[/TD]
[TD]
33​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Rebaixado[/TD]
[TD]
9,70 + 3,80​
[/TD]
[TD]
2,43​
[/TD]
[TD]
2,96 + 2,55​
[/TD]
[TD]
93,31​
[/TD]
[TD]
34​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Porta Fatos[/TD]
[TD]
13,50​
[/TD]
[TD]
2,44​
[/TD]
[TD]
2,85​
[/TD]
[TD]
93,87​
[/TD]
[TD]
33​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Frigoríficos[/TD]
[TD]
13,45​
[/TD]
[TD]
2,50​
[/TD]
[TD]
2,64​
[/TD]
[TD]
88,77​
[/TD]
[TD]
32​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Plywood ou Sandwich[/TD]
[TD]
13,50​
[/TD]
[TD]
2,44​
[/TD]
[TD]
2,85​
[/TD]
[TD]
93,87​
[/TD]
[TD]
33​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Camião Reboque[/TD]
[TD]
7,33 + 8,15​
[/TD]
[TD]
2,45​
[/TD]
[TD]
2,74+2,76​
[/TD]
[TD]
104,54​
[/TD]
[TD]
36​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Camião Reboque (com tecto elevatório)[/TD]
[TD]
7,33+8,15​
[/TD]
[TD]
2,45​
[/TD]
[TD]
2,86+3,10​
[/TD]
[TD]
113,51​
[/TD]
[TD]
36​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]
Mega​
[/TD]
[TD]
13,60​
[/TD]
[TD]
2,50​
[/TD]
[TD]
3​
[/TD]
[TD]
102​
[/TD]
[TD]
33​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Porta-Contentores[/TD]
20"​
[/TD]
40"​
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Com este post respondes às tuas dúvidas. Se todos os semi reboques têm 13,60m, como é que os conjuntos têm em média 14 metros?

Última edição:
Voltar
Superior