Tens toda a razão, fui fazer uma pesquisa. Tinha ouvido falar num motor de 41L da MAN e pensei que fosse este, mas era um motor marítimo, já fui ver. Este é 16 litros, desculpem o engano. :sh):sh):sh)41 000 cc não deve ser de certeza... A maior parte dos camiões são 12, 14 ou 16 litros no máximo. 41 000 cc são 41 litros! 41 litros não é nada se falarmos em motores marítimos ou industriais mas para camiões dava uma bonita relação peso potencia! A carga mais pesada era sempre o motor.
41 toneladas é o peso suportado pelo eixo do rodado de puxo (tenho quase a certeza disto).
Ontem no porto do Caniçal. MAN TGX 41.680
![]()
![]()
Quanto a MAN não sei, mas quanto à Mercedes sei que os dois últimos dígitos, estão relacionados com a cavalagem, e os dois primeiros não sei, mas não será a tonelagem, pois a Actros 1861 Black Edition que eu deixo foto, não será de 18 toneladas de certeza.41 neste caso é o peso bruto total do conjunto camião + carga (41 toneladas neste caso).
Por curiosidade, na Mercedes a nomeclatura é formada por 4 dígitos (os dois primeiro o peso bruto total, os dois últimos a potência do motor). Ex: Axor 2644 (26 de PBT e 44 de 440 cv de potência)
Cumprimentos
Quanto a MAN não sei, mas quanto à Mercedes sei que os dois últimos dígitos, estão relacionados com a cavalagem, e os dois primeiros não sei, mas não será a tonelagem, pois a Actros 1861 Black Edition que eu deixo foto, não será de 18 toneladas de certeza.
Duvido!
Deve ser 41 toneladas de peso bruto juntando o semi reboque.
Exacto. A minha dúvida é se é o peso bruto do tractor ou se é o peso ao rodado de puxo.O 18 para a MB (e até para a MAN) indica o Peso Bruto do tractor e não do conjunto tractor + semi-reboque.
Penso que significa 41.000cc e 680Cv, sim.
Aqui há uns anos o maior motor que havia no mercado em termos de dimensões era o motor V10 de 18.300 cc da MAN que entretanto acabou. Actualmente não sei qual será, mas aposto na Mercedes ou na MAN.
Eu não estou a falar de cavalagem, mas sim do maior motor.Scania R 730....um V8 com 3500 nm e 730 cv
O Man "só" tem 680cv