Tópico de routers / switches / hubs / wireless / etc

Como faço isso no router? Não faço a mínima... Achei que bastava no PC configurá-lo para ter sempre o mesmo IP! :sh)

O ISP renova o IP do router, o router renova o do PC.

Eu tenho um router igual a esse, e por acaso não sei se dá para não atribuir IPs automáticamente. Mas a configuração que tenho em casa, neste momento está só a atribuir um ip e garantidamente que o pc tem sempre o mesmo IP, porque é o único da range. Experimenta colocar isso a atribuir só um IP e configura o PC para receber IP por DHCP.

O ISP renova o IP do router, o router renova o do PC.

Eu tenho um router igual a esse, e por acaso não sei se dá para não atribuir IPs automáticamente. Mas a configuração que tenho em casa, neste momento está só a atribuir um ip e garantidamente que o pc tem sempre o mesmo IP, porque é o único da range. Experimenta colocar isso a atribuir só um IP e configura o PC para receber IP por DHCP.

Mas é que eu não posso fazer isso.. Tenho um portátil, e tenho que o mandar atribuir dois pelo menos. [;)]

Ainda bem que fazes essa pergunta porque eu acho que estou com um problema semelhante. Coloquei o MEO no início desta semana, e uso também esse utorrent (para internacionais) e o novo btuga para os nacionais, e a verdade é que estive a ler num fórum que convinha colocar o IP fixo para se aceder aos sites de torrents.

Acontece que quando o tentei fazer também tive o mesmo problema que tu! Isto é, depois de alterar o IP do computador não conseguia aceder à net ou sequer ao router! Lá tive de alterar aquilo outra vez, colocando a configuração inicial, mas tenho sentido muita instabilidade no acesso aos torrents. Muitas vezes surge a msg de que não me consigo ligar ao servidor...presumo que isso suceda pelo facto de não ter ip fixo (?)...pelo menos a julgar pelo tal fórum onde li aquilo que escrevi no 1º parágrafo deste post.

Primeiro os torrents nem passavam do laranja, mas depois fui à página do router, nomeadamente à firewall, incluir estes 2 programas como excepções e os torrents já passavam para verde, mas simplesmente sucede isto de a ligação estar constantemente a cair...

Última edição:
Ainda bem que fazes essa pergunta porque eu acho que estou com um problema semelhante. Coloquei o MEO no início desta semana, e uso também esse utorrent (para internacionais) e o novo btuga para os nacionais, e a verdade é que estive a ler num fórum que convinha colocar o IP fixo para se aceder aos sites de torrents.

Acontece que quando o tentei fazer também tive o mesmo problema que tu! Isto é, depois de alterar o IP do computador não conseguia aceder à net ou sequer ao router! Lá tive de alterar aquilo outra vez, colocando a configuração inicial, mas tenho sentido muita instabilidade no acesso aos torrents. Muitas vezes surge a msg de que não me consigo ligar ao servidor...presumo que isso suceda pelo facto de não ter ip fixo (?)...pelo menos a julgar pelo tal fórum onde li aquilo que escrevi no 1º parágrafo deste post.

Primeiro os torrents nem passavam do laranja, mas depois fui à página do router, nomeadamente à firewall, incluir estes 2 programas como excepções e os torrents já passavam para verde, mas simplesmente sucede isto de a ligação estar constantemente a cair...

O que eu sei é que há determinados routers que têm serios problemas a gerir várias ligações ao mesmo tempo. Não sei se será este o caso, mas no passado tive um D-Link que bloqueava e ia abaixo sempre que estava no emule 2-3 horas. A solução era diminuir o número de ligações ao mesmo tempo para um valor bastante reduzido.
Tentei upgrade ao firmware mas continuou a bloquear, desta vez com um bocado mais de tempo de "vida útil".

Comprei recentemente um Belkin, funciona na perfeição, posso ter emules / torrents sempre no máximo de ligações e ligados ao mesmo tempo que não se passa nada.
Cumps

EDIT: só para acrecentar que o meu dlink quando bloqueava tinha exactamente o mesmo sintoma, não dava para aceder nem mesmo por browser. Só desligando e voltando a ligar. Descobri o problema depois de pesquisar na net e encontrar casos semelhantes com o mesmo modelo

O que eu sei é que há determinados routers que têm serios problemas a gerir várias ligações ao mesmo tempo. Não sei se será este o caso, mas no passado tive um D-Link que bloqueava e ia abaixo sempre que estava no emule 2-3 horas. A solução era diminuir o número de ligações ao mesmo tempo para um valor bastante reduzido.
Tentei upgrade ao firmware mas continuou a bloquear, desta vez com um bocado mais de tempo de "vida útil".

Comprei recentemente um Belkin, funciona na perfeição, posso ter emules / torrents sempre no máximo de ligações e ligados ao mesmo tempo que não se passa nada.
Cumps

EDIT: só para acrecentar que o meu dlink quando bloqueava tinha exactamente o mesmo sintoma, não dava para aceder nem mesmo por browser. Só desligando e voltando a ligar. Descobri o problema depois de pesquisar na net e encontrar casos semelhantes com o mesmo modelo

Pensas portanto que pode ter pouco a ver com o facto de eu não ter o IP fixo no computador, mas mais com o atrofio natural do router? Não sei se estou muito contente por ler isso, porque não me estava nada a apetecer investir num router agora....mas o que é certo também é que o uso dos torrents não pode parar...

Pensas portanto que pode ter pouco a ver com o facto de eu não ter o IP fixo no computador, mas mais com o atrofio natural do router? Não sei se estou muito contente por ler isso, porque não me estava nada a apetecer investir num router agora....mas o que é certo também é que o uso dos torrents não pode parar...

Aconselho o seguinte: nas definições do programa de torrent que estás a usar (ou no emule), experimenta diminuir para um valor bastante baixo tudo o que tenha a ver com máximo de ligações perimitidas ao mesmo tempo (ou qualquer coisa do género, depende do programa que tás a usar).
Por exemplo, no emule vai às opções de ligação e diminui os valores dos campos "Max Sources / File" and "Connections limits" para valores muito baixos, tipo 50 - 50..
Experimenta o comportamento do router por algumas horas ou mesmo por alguns dias. Se não bloquear, vai lá outra vez e altera esses valores para um número exorbitante, o´máximo possível. Experimenta por mais algum tempo. Se bloquear, muito provavelmente, e infelizmente, terás de comprar outro router se quiseres ter boas performances com p2p.

Nota: Caso tenhas de comprar outro router, aconselha-te primeiro sobre os modelos mais indicados para torrent / emule. Se não estiveres muito à vontade com o inglês, ´procura no techzonept.com que é um site com alguma informação a respeito, e em português.
Cumps

router smc

router smc

bem é o seguinte tenho um router SMC e ultimamente acontece o seguinte se eu o deixar ligado em stanby mais tarde quando vou entrar na net fica a tentar abrir a página do sapo e dali nao sai fica a pensar,remedio tenho que desligar o router e voltar a ligar já a alguém se passou isto

Faz isso, e tenta fazer upgrade ao firmware.

O meu tinha isso, e com o último update ficou direito.

Se bem que de 2 em 2 dias convem re-iniciar o gajo. Principalmente se usares muitos downloads por P2P. Por causa do excesso de ligações, os logs do router enchem e ele fica MUITO lento....

Se bem que de 2 em 2 dias convem re-iniciar o gajo. Principalmente se usares muitos downloads por P2P. Por causa do excesso de ligações, os logs do router enchem e ele fica MUITO lento....

Confirmo, tenho um e acontece isso frequentemente!

eu tenho um router SMC, e nao da probls... esta sempre ligado, quando quero ir à net ligo o PC, ele fica sempre conectado ao router... desligo o PC e o router fica sempre ligado...

bem fazendo o reset nao resolve a coisa e continua se o deixar ligado durante cinco minutos sem navegar na net passado esse tempo para abrir uma pagina leva um tempo o bicho fica a pensar fazer uma actualização de firmware ao router nem sei como se faz e ate tenho medo pois ja tive um outro router actualizei a firmware e a partir dai nunca mais o consegui endireitar

Isso tem a ver com os parâmetros de "Intrusion Detection"
Tenho um SMC já para o antigo e isso acontecia-me, especialmente quando usava programas P2P.

O que acontece é que quando os valores ultrapassam os configurados, o router bloqueia o tráfego. Se tentares possivelmente até irás conseguir aceder ao router nas ocasiões em que não tens net.

Isso por acaso aconteceu-me hoje apesar de não ter activo nenhum P2P. Ainda tenho de investigar o que aconteceu.

Uma parte do log é este:

10/20/2007 19:43:16 **Smurf** 0.0.0.0->> 83.132.17.254, Type:5, Code:1 (from WAN Outbound)
10/20/2007 19:43:16 DHCP Client: Send Discover
10/20/2007 19:42:15 **Smurf** 0.0.0.0->> 83.132.17.254, Type:5, Code:1 (from WAN Outbound)
10/20/2007 19:42:15 DHCP Client: Send Discover
10/20/2007 19:41:14 **Smurf** 0.0.0.0->> 83.132.17.254, Type:5, Code:1 (from WAN Outbound)
10/20/2007 19:41:14 DHCP Client: Send Discover
10/20/2007 19:40:46 **SYN Flood** xxx.xxx.xxx.xxx, 4628->> 83.165.5.252, 54911 (from WAN Outbound)
10/20/2007 19:40:13 **Smurf** 0.0.0.0->> 83.132.17.254, Type:5, Code:1 (from WAN Outbound)
10/20/2007 19:40:13 DHCP Client: Send Discover
10/20/2007 19:39:12 **Smurf** 0.0.0.0->> 83.132.17.254, Type:5, Code:1 (from WAN Outbound)
10/20/2007 19:39:12 DHCP Client: Send Discover
10/20/2007 19:39:09 **SYN Flood Stop** (from WAN Outbound)
10/20/2007 19:39:07 **SYN Flood** xxx.xxx.xxx.xxx, 4532->> 194.120.0.223, 80 (from WAN Outbound)
10/20/2007 19:39:01 **SYN Flood** xxx.xxx.xxx.xxx, 4532->> 194.120.0.223, 80 (from WAN Outbound)
10/20/2007 19:38:58 **SYN Flood** xxx.xxx.xxx.xxx, 4532->> 194.120.0.223, 80 (from WAN Outbound)
10/20/2007 19:38:57 **SYN Flood** xxx.xxx.xxx.xxx, 3737->> 64.12.161.153, 5190 (from WAN Outbound)
10/20/2007 19:38:57 **SYN Flood** 83.132.129.165, 4336->> 83.132.21.239, 445 (from WAN Inbound)
10/20/2007 19:38:51 **SYN Flood** xxx.xxx.xxx.xxx, 3737->> 64.12.161.153, 5190 (from WAN Outbound)
10/20/2007 19:38:48 **SYN Flood** xxx.xxx.xxx.xxx, 3737->> 64.12.161.153, 5190 (from WAN Outbound)

(xxx.xxx.xxx.xxx corresponde a endereços internos que eu não me interessa divulgar)

Isto não é necessáriamente mau. É uma protecção.

No meu caso ficou muito melhor com os seguintes parâmetros:

router.jpg

NOTA: Este é um router já antigo. Não sei se estes parâmetros existem no teu. No entanto fica aqui a minha colaboração...[;)]

Voltar
Superior