Tópico de todas as dúvidas em excel.

Viva

Uma ajudinha, pf. Uma dúvida, provavelmente parva e de iniciante:

- Tenho numa célula um número de contribuinte xxx xxx xxx, mas preciso que fique no formato xxxxxxxxx.

Como são 10000 linhas, dava jeito não andar a tirar espaços célula a célula...

Já experimentei usar o localizar/substituir, mas não dá.

Obrigado

Pelo que entendi o numero de contribuinte está com uma formatação especial, nomeadamente como se fosse um numero de telemovel.

Para fazer isso simples e rapido, seleccione todas as células dos numeros de contribuinte, carregue com o botão do lado direito em cima das células seleccionadas, depois carregue em formatar células e seleccione a categoria geral ou texto.

Espero que isto resolva.

Abraços

Olá pessoal,

Hoje precisava eu da vossa ajuda.

Tenho num excel um userform (VBA).

Nesse userform tenho uma ComboxBox com o Control Source ligado a uma celula do excel. O problema é que quando selecciono um novo item na ComboBox, a célula do Control Source não actualiza automaticamente... o que eu quero que faça!

Já andei às voltas o Change Event mas não descubro como fazer.

Isto deve ser uma coisa muito simples, mas não consigo encontrar e já estou a flipar!

Alguma ajudinha?

Olá pessoal,

Hoje precisava eu da vossa ajuda.

Tenho num excel um userform (VBA).

Nesse userform tenho uma ComboxBox com o Control Source ligado a uma celula do excel. O problema é que quando selecciono um novo item na ComboBox, a célula do Control Source não actualiza automaticamente... o que eu quero que faça!

Já andei às voltas o Change Event mas não descubro como fazer.

Isto deve ser uma coisa muito simples, mas não consigo encontrar e já estou a flipar!

Alguma ajudinha?

Gostava de ajudar mas não tenho resposta. Mas já agora qual a versão do Excel?

Ora bem! Para já é bom saber que não percebo muito disto.

No entanto fiz o seguinte:

1. Inserir em Controlos Activex, Caixa de Combinação.
2. Activar Modo Estrutura e em Propriedades no VBA, indiquei em LinkedCell - B2 e em ListFillRange - A1:A5
3. Desactivar Modo Estrutura
4. Nas células A1 a A5 inseri a listagem dos itens
5. Agora ao seleccionar um item na Caixa de Combinação o valor aparece na célula B2.

Não sei se isto é o que pretendias?

Ora bem! Para já é bom saber que não percebo muito disto.

No entanto fiz o seguinte:

1. Inserir em Controlos Activex, Caixa de Combinação.
2. Activar Modo Estrutura e em Propriedades no VBA, indiquei em LinkedCell - B2 e em ListFillRange - A1:A5
3. Desactivar Modo Estrutura
4. Nas células A1 a A5 inseri a listagem dos itens
5. Agora ao seleccionar um item na Caixa de Combinação o valor aparece na célula B2.

Não sei se isto é o que pretendias?

É mais ou menos. Eu quero essa Caixa de Combinação mas num userform, não na área de trabalho do excel...

Anexei um ficheiro como exemplo para veres melhor. Tu ou mais alguém que saiba [;)]

Obg,

Preciso duma grande ajuda em Excel.

Tenho umas boas centenas de ficheiros, que queria compilar a informação deles num só ficheiro. A formatação é semelhante em todos eles, o número de colunas é igual em todos, o que varia é o número de linhas.

Abrir ficheiro a ficheiro e fazer copy/paste um a um é demasiado moroso, são centenas de ficheiros.

Lembrei-me de tentar fazer uma macro, e pedi ajuda ao Google, mas as respostas são algo complexas e acabei por ficar na mesma.

Alguém me pode ajudar a resolver isto? Já me disseram para converter tudo em Access, que era muito mais simples, mas para já não é solução.

Viva tulicreme...

Para fazer o que pede é necessário fazer uma rotina em VBA o que obriga a ter conhecimentos de programação.

A sugestão dada que importar tabelas para Access talvez seja uma solução relativamente rapida...

Mas eu, no seu lugar, optaria por usar o Copy/Paste excepto se for uma tarefa a repetir n de vezes no futuro..

Eu respirava fundo e faria a coisa "manualmente", com paciência de chinês. Isto no caso de a tarefa ser urgente.

No caso de não ser urgente, aí era capaz de experimentar o VBA (ou a solução Access).

Eu gosto de fazer coisas repetitivas. É algo que me descontrai, que me ajuda a fazer um defrag à mente.

Experimenta este ficheiro: RapidShare: 1-CLICK Web hosting - Easy Filehosting

Criei uma macro com o código do link que tinha anteriormente colocado.
Testei com alguns ficheiros simples e funcionou.

1 - Abres o ficheiro
2 - Menu "View"->"Macros"
3 - executar a macro "MergeFiles"
4 - Indicas qual a pasta que tem os ficheiros a adicionar (a macro adiciona todos os que estão na pasta)

blink, tava quase capaz de te dar um beijo na boca! quase...[:D]

Já fiz o teste, e não consegui perceber se a macro fez o merge correctamente, pois estranhamente, deixa um intervalo de cento e tal linhas (nunca é um número certo de linhas, mas sempre para cima de 100) entre cada cópia de ficheiro. Se fizer um filtro, as linhas em branco não aparecem no filtro como (em branco). Vou ter que as apagar por selecção, num ficheiro de quase 40.000 linhas...

Em todo o caso já foi uma excelente ajuda, muito obrigado a todos!

Apagar linhas em branco, é fácil... [;)]

As linhas em branco podem ser porque o processo de cópia usa o "UsedRange". São consideradas como utilizadas linhas que podem estar vazias, mas que tenham algumas formatações...

Estive a olhar um pouco para o código, e está um pouco "básico". Uma limitação é que só copia a primeira "sheet" de cada ficheiro e esta tem de estar activa (visível). Mas, para ficheiros simples deve funcionar bem.

Uma dúvida:

Tenho duas colunas... Uma com mais dados que a outra. Da maior, quero apagar os dados que estão na coluna mais pequena...

Como fazer isto?

Obrigado!

EDIT: Resolvido com um VLOOKUP.

Última edição:
Livro de Excel

Livro de Excel

Olá a todos,

Venho pedir a vossa ajuda no aconselhamento de um bom livro sobre Excel. Estou interessada em aprofundar os meus conhecimentos, mas preciso de algo mais avançado. Quero tirar mais partido das potencialidades do excel. Pode ser um livro em português ou inglês. Basicamente várias vezes por mês, faço pivot tables, algumas formatações condicionais, mas queria saber mais do que isto.

No outro dia estive a trabalhar um ficheiro que tinha uma fórmula "sumproduct", totalmente desconhecida para mim e achei aquilo um espectáculo.

Obrigada :)

Voltar
Superior