Tópico de todas as dúvidas em excel.

Nesse caso seleccionas todas as colunas a partir da I até à IV e fazes ocultar, bem como todas as linhas a partir de 21 até à 65 536 e mandas ocultar. Assim ficas só com a área visível enre A1 até H20.

Uma forma fácil de o fazer é seleccionar a coluna I e fazer Shift+Ctrl+Seta direita para as colunas e seleccionar a linha 21 e Shift+Ctrl+Seta para baixo para as linhas.

É isso, obrigado...

boas,

como é que eu faço para colocar pontos numa determinada area?

não sei se me fiz entender, mas por exemplo tenho uma determinada area, e marco os pontos em qualquer local (não tenho de estar dependente de colunas ou linhas), para que seja possivel ver onde existe um maior numero de pontos nessa area.

Alguem sabe como isso se faz?

(nao sei se foi bem explicito)

boas,

como é que eu faço para colocar pontos numa determinada area?

não sei se me fiz entender, mas por exemplo tenho uma determinada area, e marco os pontos em qualquer local (não tenho de estar dependente de colunas ou linhas), para que seja possivel ver onde existe um maior numero de pontos nessa area.

Alguem sabe como isso se faz?

(nao sei se foi bem explicito)

Realmente a tua questão não é fácil de entender.

Para não estar dependente das células, só recorrendo às Formas do Excel ou a qualquer outros tipo de imagem, mas isso tem que ser tudo feito manualmente.

Podes dar um exemplo prático do que pretendes?

Última edição:
imagina por exemplo que eu crio uma area (um retangulo). Imagina que é um campo de futebol e eu quero apontar a zona de recuperação de bola.

Por exemplo nessa area eu clicava no local de recuperação de bola e ficava por exemplo um ponto.
Seguindo assim, ao fim de um tempo iria ter varios pontos e a partir dai ver onde é que a minha equipa recuperou mais bolas e fazer determinados calculos estatiscos com os dados obtidos.

não sei se dá para perceber.

imagina por exemplo que eu crio uma area (um retangulo). Imagina que é um campo de futebol e eu quero apontar a zona de recuperação de bola.

Por exemplo nessa area eu clicava no local de recuperação de bola e ficava por exemplo um ponto.
Seguindo assim, ao fim de um tempo iria ter varios pontos e a partir dai ver onde é que a minha equipa recuperou mais bolas e fazer determinados calculos estatiscos com os dados obtidos.

não sei se dá para perceber.

Será que o exemplo que anexo serve para adaptar ao que pretendes?

Abraço

Anexos

pois e mais ou menos assim, mas a realizar de forma inversa, ou seja em vez de escrevermos os numeros, somos nos a marcar os pontos e depois entao aparece-nos os numeros.
E por exemplo os pontos em vez de aparecerem todos seguidos, aparecerem em kkr parte da celula.

mas provavelmente nao deve dar.

pois e mais ou menos assim, mas a realizar de forma inversa, ou seja em vez de escrevermos os numeros, somos nos a marcar os pontos e depois entao aparece-nos os numeros.
E por exemplo os pontos em vez de aparecerem todos seguidos, aparecerem em kkr parte da celula.

mas provavelmente nao deve dar.

A única forma que estou a ver para o conseguires é com recurso a objectos/formas inseridas na folha de cálculo com macros associadas.

Mas isso já é um pouco mais complicado de fazer.

bem andei a experimentar e ja consigo meter pontos onde quero (aparece me tipo um lapis).
Depois apareceme uma coisa a dizer atribuir macro (tal como disses te). Explica me la o que sao macros?

bem andei a experimentar e ja consigo meter pontos onde quero (aparece me tipo um lapis).
Depois apareceme uma coisa a dizer atribuir macro (tal como disses te). Explica me la o que sao macros?

Experimenta a Ajuda do Excel.

Lá vais encontrar informação sobre como criar e utilizar macros.

Numa célula tenho a seguinte fórmula:

="Valor "&TEXTO(SOMA(A1:A300);"#.##0")

O resultado aparece na seguinte forma: Valor 1.234.567

No entanto pretendo que o resultado apareça antes assim:

Valor
1.234.567

Ou seja, o resultado da soma por baixo da palavra valor.

Sei que é possível mas não estou a conseguir. Alguma sugestão?

Cumps

-------------------------------
PS: Já descobri! Afinal andava lá perto.

Última edição:
oas.

Gostaria que me retirassem uma dúvida.

Tenho um ficheiro só de leitura que me mandaram para preencher, com algumas 45 linhas.. mas só preciso de preencher 6 linhas ficando assim com 39 livres, sendo que as 2 ultimas dizem apenas resultados finais c iva e total.
O que eu quero fazer é neste ficheiro de leitura apagar as 37 linhas que estão entre as 6 primeiras preenchidas e antes das 2 ultimas.
Há hipótese de fazer isso?
Como?

Obg

oas.

Gostaria que me retirassem uma dúvida.

Tenho um ficheiro só de leitura que me mandaram para preencher, com algumas 45 linhas.. mas só preciso de preencher 6 linhas ficando assim com 39 livres, sendo que as 2 ultimas dizem apenas resultados finais c iva e total.
O que eu quero fazer é neste ficheiro de leitura apagar as 37 linhas que estão entre as 6 primeiras preenchidas e antes das 2 ultimas.
Há hipótese de fazer isso?
Como?

Obg

Se o ficheiro é só de leitura, significa que está protegido com pw de acesso e que quaisquer alterações que faças não podem ser guardadas nesse ficheiro. Neste caso terás que guardar o ficheiro com outro nome.

Para eliminar linhas o procedimento é igual, quer o ficheiro seja de leitura ou não. No entanto é necessário que a folha em causa não esteja também protegida com pw, pois neste caso não há nada a fazer sem desproteger a folha.

Também é importante verificar se as linhas a eliminar não contêm fórmulas relevantes para os cálculos.

Se o ficheiro é só de leitura, significa que está protegido com pw de acesso e que quaisquer alterações que faças não podem ser guardadas nesse ficheiro. Neste caso terás que guardar o ficheiro com outro nome.

Para eliminar linhas o procedimento é igual, quer o ficheiro seja de leitura ou não. No entanto é necessário que a folha em causa não esteja também protegida com pw, pois neste caso não há nada a fazer sem desproteger a folha.

Também é importante verificar se as linhas a eliminar não contêm fórmulas relevantes para os cálculos.

Obrigado.

Os ficheiros são da universidade e estão protegidos por password, acontece que as linhas são para preencher consoante as empresas que um grupo escolha.. há até ao numero que disse, eu utilizando 6 linhas apenas fico com as outras livres e não "gosto de ver" aquilo assim.

Dúvida no Excel ou lá perto...

Dúvida no Excel ou lá perto...

Olá Comunidade,

Sabendo que por aqui andam pessoas com imensos conhecimentos em tudo e mais alguma coisa, para além dos automóveis, peço a vossa ajuda no seguinte:

Por questões de trabalho "entregaram-me" um ficheiro de Excel com milhares de registos (chamemos-lhe assim) que agora quero que sejam importados para uma determinada base de dados.

O problema é que o carregamento no excel não foi feito de acordo com os parâmetros da bd e agora é necessário juntar várias colunas sem perda de informação e aí surge o meu problema:

É possível juntar informação de várias colunas numa só sem perder informação? Ou seja, evitar que apenas a informação daprimeira célula se mantenha?

Já tentei copiar para o Word e consigo, mas implica depois ter que "concertar" linha a linha, ou seja, uma trabalheira dos diabos! Para o Access também não dá!

Será que me está a escapar alguma coisa? Os meus conhecimentos de macros e visual basic são zero!

Para ajudar à festa a bd é "fechada" e não me permite alterar campos! É aquela estrutura e ponto final!

Estou mesmo à toa com isto e não queria que alguém tivesse que criar registo a registo na bd e ir fazendo "copy-paste" do Excel. Afinal são alguns milhares de registos!!!

Se alguma alma caridosa puder dar uma ajuda.

Olá Comunidade,

Sabendo que por aqui andam pessoas com imensos conhecimentos em tudo e mais alguma coisa, para além dos automóveis, peço a vossa ajuda no seguinte:

Por questões de trabalho "entregaram-me" um ficheiro de Excel com milhares de registos (chamemos-lhe assim) que agora quero que sejam importados para uma determinada base de dados.

O problema é que o carregamento no excel não foi feito de acordo com os parâmetros da bd e agora é necessário juntar várias colunas sem perda de informação e aí surge o meu problema:

É possível juntar informação de várias colunas numa só sem perder informação? Ou seja, evitar que apenas a informação daprimeira célula se mantenha?

Já tentei copiar para o Word e consigo, mas implica depois ter que "concertar" linha a linha, ou seja, uma trabalheira dos diabos! Para o Access também não dá!

Será que me está a escapar alguma coisa? Os meus conhecimentos de macros e visual basic são zero!

Para ajudar à festa a bd é "fechada" e não me permite alterar campos! É aquela estrutura e ponto final!

Estou mesmo à toa com isto e não queria que alguém tivesse que criar registo a registo na bd e ir fazendo "copy-paste" do Excel. Afinal são alguns milhares de registos!!!

Utiliza a seguinte formula, numa 3ª coluna (caso estejas a querer juntar o texto de 2 colunas):

=A1&B1 (esta formula "junta" o texto/valores da célula A1 com B1)

o importante aqui é o parametro "&"

podes fazer diferentes combinações, p.ex:

=A1&" - "&B1& (devolve o resultado <texto célula A1> - <texto célula A2>)

Podes utilizar sempre o & para juntar 2 ou mais colunas de informação.

Olá Comunidade,

Faltam aí alguns detalhes
- tipo de informação que está nas células (texto, datas, número, etc)?
- Queres passar tudo para uma coluna só? Com que formato? Vários campos espaçados por espaço ou vírgula?

Sem saber muito o que pretendes, admitindo que queres tudo numa coluna, podes tentar o comando para concatenar, p.ex.

na célula A1 escreves =A2&A3&A4 (etc.) ou se quiseres colocar espaços
=A2&" "&A3&" "&A4 (etc)

Outra opção é gravar o ficheiro excel como txt e csv e voltar a importá-lo para o Excel.

Edit: enganei-me. Isso é para concatenar linhas :( Mas o raciocínio é esse em A1, escreves =B1&C1 (etc.).

Última edição:
Podiam me informar se isto dá para resolver no Excel? (ou sugerir outra alternativa)

Tenho as seguintes matrizes:
A [20x20]
B [20x20]
C [20x1]
D [20x1]
F [20x1]
G [20x1]

*[C]=[F] e [F]<[D], a verificação da condição deve ser feita através da alteração dos valores de [C].

-Existe alguma forma mais expedita, em vez de ter de meter valores aleatoriamente na matriz [C]?

outra condição que também tenho de verificar
[A]x[C]= (ou a tender) [G]

Voltar
Superior