Tópico de todas as dúvidas em excel.

em vez de seleccionares tudo e fazer copiar e colar... podes copiar mesmo a folha... se carregares na tecla CTRL, colocares o ponteiro do rato sobre o separador da Folha1 e arrastares para o lado vai-te aparecer um + junto ao ponteiro... essa folha que cria, tem a mesma informação da 1ª...

o gráfico ficou com os valores de janeiro, porque continua a apontar para os dados da folha de janeiro...

Impecável! É isso mesmo LH, Obrigado.[;)]

Tenho uma dúvida, talvez complicada.

Queria ter numa folha várias imagens e depois ter a possibilidade de automaticamente as colocar noutras folhas...

Isto é, queria ter uma folha só com fotos e depois em folhas separadas ter folhas de ficha individual onde a foto fosse a mesma.

Desta forma não precisaria de colocar as fotos uma a uma, bastaria actualizar a lista de fotos.

Já vi na net que tal é possível, mas não percebi como...:sh)

não te sei dar resposta, mas é uma questão interessante. Se entretanto souberes, posta a resposta [;)]

Tenho uma dúvida, talvez complicada.

Queria ter numa folha várias imagens e depois ter a possibilidade de automaticamente as colocar noutras folhas...

Isto é, queria ter uma folha só com fotos e depois em folhas separadas ter folhas de ficha individual onde a foto fosse a mesma.

Desta forma não precisaria de colocar as fotos uma a uma, bastaria actualizar a lista de fotos.

Já vi na net que tal é possível, mas não percebi como...:sh)

Só para relembrar, pois ainda não encontrei a solução.

Só para relembrar, pois ainda não encontrei a solução.
A ideia é engraçada, mas não estou a ver nenhuma forma fácil de implementar tal funcionalidade. Só por programação (vba).
E por programação teria de ser algo muito "rígido", para resolver um problema em concreto, e não uma solução "universal".
Portanto, depende muito do que pretendes....
O mais fácil é sem dúvida o "Copy-Paste"...

B5 - Tem texto metido à mão e é ou IRC, ou é IRS, ou transparência ou está vazio

Necessito da vossa preciosa ajuda para fazer o seguinte
B6 - se a célula B5 tiver irc faz uma conta, se não dá o valor 0, (mas o "se" só funciona com números...)

(a conta é o apuramento do pec, mas se calhar é melhor usarmos para responder a B3+B4, é que o apuramento já está a funcionar)

B5 - Tem texto metido à mão e é ou IRC, ou é IRS, ou transparência ou está vazio

B6 - se a célula B5 tiver irc faz uma conta, se não dá o valor 0, (mas o "se" só funciona com números...)

(a conta é o apuramento do pec, mas se calhar é melhor usarmos para responder a B3+B4, é que o apuramento já está a funcionar)

=SE(B5="IRC";Conta;0)

Assim não resulta?

=se(B5="IRC";faz uma conta;0)

=se(B5="IRC";B3+B4;0)

O "find-replace" só funciona se o conteúdo das células for texto. Se for uma função então tens de aplicar outra "técnica".

[...]

Não é bem assim... na janela de procurar e substituir tens uma opção que permite indicar se queres procurar nos valores das células ou nas fórmulas.

Em todo o caso, parece-me que os dados que o user tem é texto, pelo que a ferramenta de substituição deveria funcionar com a configuração por omissão.

RDSBorges, não estás a colocar as aspas no parâmetro de pesquisa, pois não? É que deves colocar só ADSL - sem as aspas.

Bom dia pessoal,

estou aqui com umas dificuldades num excel e precisava de alguma ajuda.

Ora bem a ideia é atraves de uma coluna da sheet1, pesquisar numa outra coluna fixa da sheet2 se o nome da coluna da sheet1 está presente na sheet2.

Para já tenho a seguinte formula, mas que so funciona se os nomes forem exactamente iguais:

=IF((EXACT(A2;VLOOKUP(A2;SHEET2!$B$3:$B$90;1;FALSE)))="TRUE";"N";"S")

Exemplo: sheet 1 = "ALGARVE" sheet2 ="ALGARVE_FARO" isto da-me erro de valor, pois o EXACT avalia apenas strings iguais.

Experimentei dar a volta com o SEARCH em vez do EXACT mas da-me erro na mesma. Alguma ideia?

Obrigado

Podes usar a função LOCALIZAR (não sei qual é o equivalente no excel em inglês).
Esta função procura um texto dentro de outro e devolve a posição onde esse texto começa.

Por exemplo, se em A1 tiveres o texto "Experiência 1 2 3" e noutra célula qualquer tiveres a fórmula =LOCALIZAR("per";A1)

ela devolve o valor 3, porque é onde começa o texto "per" (por omissão a função assume que a primeira posição tem o índice 1).

Para avaliares se o texto existe lá ou não, então verifica se o que vem da função LOCALIZAR é erro (se não encontrar o texto, devolve erro):

=SE(É.ERRO(LOCALIZAR("per";A1));"não encontrou texto"; "encontrou texto")

Suspeito que o LOCALIZAR é o mesmo que o SEARCH que utilizei e nao consegui resolver o problema com isso!

O estranho é que se fizer um teste num workbook vazio com o search na mesma sheet funciona, mas no excel que tenho não funciona nem por nada :(

Obrigado pela ajuda na mesma, nfh :)

Suspeito que o LOCALIZAR é o mesmo que o SEARCH que utilizei e nao consegui resolver o problema com isso!

O estranho é que se fizer um teste num workbook vazio com o search na mesma sheet funciona, mas no excel que tenho não funciona nem por nada :(

Obrigado pela ajuda na mesma, nfh :)

A função vlookup só te vai devolver resultados exactos, independentemente de estares a usar funções que analisem parcialmente um texto.

Portanto, ao procurares por A2 com o vlookup, só se estiver algo igual (ignorando maiúsculas/minúsculas) a A2 na primeira coluna do intervalo B3:B90 da Sheet2 é que o vlookup devolve alguma coisa.
Será que o problema é por aí?

Se quiseres partilhar o ficheiro de Excel, posso dar uma olhadela.

Talvez. Mas há forma de contornar a questão sem o VLOOKUP? É que eu tenho mesmo de validar na sheet 2 se naquele range existe a string que vem de A2. Se houver outra forma de fazer o mesmo agradeço a dica :)

o vlookup só funciona em comparações idênticas, e o search infelizmente não funciona com "ranges". Se não for possível outra solução, só criando uma função em VBA.

o vlookup só funciona em comparações idênticas, e o search infelizmente não funciona com "ranges". Se não for possível outra solução, só criando uma função em VBA.

Experimenta assim:

Código:
=VLOOKUP("*"&PROPER(A1)&"*";Sheet2!$A$1:$A$4;1;FALSE)
Anexei um ficheiro, vê se funciona [;)]

EDIT: esqueci-me de colocar a fórmula para que dê o resultado como queres:

Deverá ficar:
Código:
=IF(ISNA(VLOOKUP("*"&PROPER(A7)&"*";Sheet2!$A$1:$A$4;1;FALSE));"N";"S")

Última edição:
Irascivel Muito obrigado pela tua ajuda, pois consegui de facto o que pretendia. Falta apenas afinar uma coisa, é que os valores que procuro por vezes têm celulas vazias, o que faz com que a formula avalie o resultado como "S" em vez de não mostrar nada.

De resto era mesmo isto que precisava, obrigado pela tua preciosa ajuda :)

Ok, hoje é a minha vez de colocar uma dúvida, e desta feita é sobre algo verdadeiramente básico.
Necessito formatar um número com duas casas decimais, mas só se o número tiver parte decimal. Ou seja, é algo semelhante à formatação #.##0,00 mas que não mostre casas decimais para um número inteiro.

Como é que eu faço isto sem recorrer à formatação condicional? Ou essa é a minha única possibilidade?

Ok, hoje é a minha vez de colocar uma dúvida, e desta feita é sobre algo verdadeiramente básico.
Necessito formatar um número com duas casas decimais, mas só se o número tiver parte decimal. Ou seja, é algo semelhante à formatação #.##0,00 mas que não mostre casas decimais para um número inteiro.

Como é que eu faço isto sem recorrer à formatação condicional? Ou essa é a minha única possibilidade?

Pelo custom number acho que não dá.

Mas tens outra alternativa para além do Conditional Formatting*

Poderás fazer:

Código:
[U]     Coluna A       [/U]    
A1: 3423,432
A2: 54244
A3: 465,234
A4: 656,324

[U]Coluna B[/U]
B1: =If( Int(A1) = A1; A1; Fixed(A1; 2; False) )
B2: ...
Depois fazer o alinhar parágrafo à direita para que tudo os números inteiros e decimais fiquem todos alinhados.

* Pessoalmente acho a opção do Conditional Formatting mais eficiente pois não é necessário criar outra coluna de dados, evitando a redundância.

Voltar
Superior