Tópico de todas as dúvidas em excel.

Boas.

Preciso da vossa preciosa ajuda!!!!

Tenho uma tabela com o registo do número de horas diárias de funcionamento de um determinado equipamento. O que preciso é que o excel me indique sempre o acumulado das horas de funcionamento ultrapasse os múltiplos de 100 (por exemplo quando ultrapassar as 100 horas, as 200 horas, etc.).
Para ajudar a perceber, anexo um ficheiro com a estrutura do que tenho. O que necessito é que haja uma notificação na célula E9, outra na E14 e outra na E19, ou seja, sempre que muda de centena.
Já parti a cabeça a tentar arranjar uma solução e não consegui, mas também não sou nenhum expert no assunto!!!!:(

Obrigado.

Boas novamente.
Experimenta esta:
=SE(QUOCIENTE(D4;100)>QUOCIENTE(D3;100);"Nota";"")
Na célula E4 e copia.
Vê se dá e deixa aqui feedback, se não der pensamos mais um pouco nisso.

Abraços
XO

Boas.

Preciso da vossa preciosa ajuda!!!!

Tenho uma tabela com o registo do número de horas diárias de funcionamento de um determinado equipamento. O que preciso é que o excel me indique sempre o acumulado das horas de funcionamento ultrapasse os múltiplos de 100 (por exemplo quando ultrapassar as 100 horas, as 200 horas, etc.).
Para ajudar a perceber, anexo um ficheiro com a estrutura do que tenho. O que necessito é que haja uma notificação na célula E9, outra na E14 e outra na E19, ou seja, sempre que muda de centena.
Já parti a cabeça a tentar arranjar uma solução e não consegui, mas também não sou nenhum expert no assunto!!!!:(

Obrigado.

Olá!

Em E4 escreve:

=SE(E(D4>99;ESQUERDA(D4;1)<>ESQUERDA(D3;1));"Nota";"")

E depois é só copiar para as células abaixo.

PS: Se quiseres também podes eliminar a coluna E e utilizar a formatação condicional para realçar as células que obedeçam a esta condição.

Última edição:
A fórmula que indiquei no post anterior só resolve o problema se o valor acumulado não chegar a 1000 horas.

-------------------Esquece esta parte--------------------------------
Para valores superiores (como parece ser o caso) utiliza antes:

=SE(E(D4>99;SEG.TEXTO(D4;NÚM.CARACT(D4)-2*(NÚM.CARACT(D4)>2);1)<>SEG.TEXTO(D3;NÚM.CARACT(D3)-2*(NÚM.CARACT(D3)>2);1));"Nota";"")

Isto já vai permitir assinalar todos os casos em que ultrapasses múltiplos de 100.
--------------------------------------------------------------------------------------

Por vezes complica-se o que é simples.

Em E4 escreve:

=SE(E(D4>99;INT(D4/100)<>INT(D3/100));"Notas";"")

Mais simples e penso que resolve o teu problema.

PS: É óbvio que esta solução é idêntica à dada pelo XO. Mas ao testar cometi um erro e por isso não funcionou correctamente. Só agora me apercebi disso. Mais uma vez, as minhas desculpas.

Última edição:
Há muita maneira de esfolar um gato no Excel [;)]
Eu ao início nem sequer li bem a pergunta e dei-lhe uma solução ridícula [8b]

Abraços
XO

Como penitência pelos meus últimos posts. [:D]

Especialmente os utilizadores do Excel 2003 (nas versões posteriores já existem as funções SOMA.SE.S e CONTAR.SE.S que resolvem uma grande parte dos problemas) vão encontrar no ficheiro anexo uns exemplos muito úteis (pelo menos para mim têm sido) para extrair dados de uma bases de dados que obedeçam a um conjunto de condições definidas pelo utilizador e/ou efectuar cálculos com esses dados.

No início vai parecer um pouco complicado, mas depois de se compreender a forma como funcionam estas fórmulas, são muito fáceis de utilizar.

Como no meu local de trabalho tenho que usar a Versão 2003 têm-me sido de uma grande utilidade, por que com estas fórmulas consigo resolver muitas das minhas necessidades no tratamento de bases de dados com uma grande variedade de informação, nomeadamente quando tenho que elaborar quadros-resumo ou gráficos.

Espero que também as achem úteis.

Cumps

PS: As fórmulas constam das células G5 a G14

Anexos

Última edição:
Olá XO!

Tenho uma dúvida.

As funções SOMA.SE.S e CONTAR.SE.S parece que utilizam por defeito o operador E (AND) para relacionarem as várias condições definidas pelo utilizador.

É possível usar estas funções nos casos em que eu pretenda utilizar o operador OU (OR)? Ou mesmo nos casos em que pretenda uma conjugação dos operadores E e/ou OU na mesma fórmula?

Olá XO!

Tenho uma dúvida.

As funções SOMA.SE.S e CONTAR.SE.S parece que utilizam por defeito o operador E (AND) para relacionarem as várias condições definidas pelo utilizador.

É possível usar estas funções nos casos em que eu pretenda utilizar o operador OU (OR)? Ou mesmo nos casos em que pretenda uma conjugação dos operadores E e/ou OU na mesma fórmula?

Sinceramente nunca experimentei, mas podes sempre tentar usar os soma com ses usando fórmulas cse. Permitem-te basicamente fazer tudo o que envolva matrizes de valores e critérios.
Em alternativa temos sempre a tabela dinâmica (poderá não ser a resposta que procuras) mas permite-te fazer o que queres.

Abraços
XO

Sinceramente nunca experimentei, mas podes sempre tentar usar os soma com ses usando fórmulas cse. Permitem-te basicamente fazer tudo o que envolva matrizes de valores e critérios.
Em alternativa temos sempre a tabela dinâmica (poderá não ser a resposta que procuras) mas permite-te fazer o que queres.

Abraços
XO

Desculpa mas o que queres dizer com "fórmulas cse"? Podes dar um pequeno exemplo?

As tabelas dinâmicas, de facto, não são uma boa solução para o que pretendo.

Normalmente nestes casos uso o tipo de fórmulas que apresentei ontem naquele exemplo (que não sei se deu para perceber?), até porque ainda utilizo com frequência a versão 2003 do Excel.

Só estava a ver se encontrava outra forma de "esfolar o coelho".

Desculpa mas o que queres dizer com "fórmulas cse"? Podes dar um pequeno exemplo?

As tabelas dinâmicas, de facto, não são uma boa solução para o que pretendo.

Normalmente nestes casos uso o tipo de fórmulas que apresentei ontem naquele exemplo (que não sei se deu para perceber?), até porque ainda utilizo com frequência a versão 2003 do Excel.

Só estava a ver se encontrava outra forma de "esfolar o coelho".

Fui ver agora o teu exemplo Nandin e o que tu usas são fórmulas cse (Ctrl+Shift+Enter) [;)]
Há quem lhes chame cse outros array formulas, depende...
A única forma que estou a ver neste momento é fazer exactamente como fazes... Provavelmente poderá haver outras mas também desconheço.

-- Lembrei-me que há quem use o SOMAPRODUTO com umas nuances para conseguir fazer um SOMA.SE.S, mas nunca liguei muito a isso.

Abraço
XO

Última edição:
Fui ver agora o teu exemplo Nandin e o que tu usas são fórmulas cse (Ctrl+Shift+Enter) [;)]
Há quem lhes chame cse outros array formulas, depende...
A única forma que estou a ver neste momento é fazer exactamente como fazes... Provavelmente poderá haver outras mas também desconheço.

-- Lembrei-me que há quem use o SOMAPRODUTO com umas nuances para conseguir fazer um SOMA.SE.S, mas nunca liguei muito a isso.

Abraço
XO

Obrigado!

Não conhecia esse termo cse para as fórmulas de matrizes (array). :sh)

De facto também me parece que estas fórmulas ainda são a melhor solução. A sua utilização não depende da versão do Excel e resolvem uma variedade infinita de problemas.

Um abraço

A fórmula que indiquei no post anterior só resolve o problema se o valor acumulado não chegar a 1000 horas.

-------------------Esquece esta parte--------------------------------
Para valores superiores (como parece ser o caso) utiliza antes:

=SE(E(D4>99;SEG.TEXTO(D4;NÚM.CARACT(D4)-2*(NÚM.CARACT(D4)>2);1)<>SEG.TEXTO(D3;NÚM.CARACT(D3)-2*(NÚM.CARACT(D3)>2);1));"Nota";"")

Isto já vai permitir assinalar todos os casos em que ultrapasses múltiplos de 100.
--------------------------------------------------------------------------------------

Por vezes complica-se o que é simples.

Em E4 escreve:

=SE(E(D4>99;INT(D4/100)<>INT(D3/100));"Notas";"")

Mais simples e penso que resolve o teu problema.

PS: É óbvio que esta solução é idêntica à dada pelo XO. Mas ao testar cometi um erro e por isso não funcionou correctamente. Só agora me apercebi disso. Mais uma vez, as minhas desculpas.

Boas novamente.
Experimenta esta:
=SE(QUOCIENTE(D4;100)>QUOCIENTE(D3;100);"Nota";"")
Na célula E4 e copia.
Vê se dá e deixa aqui feedback, se não der pensamos mais um pouco nisso.

Abraços
XO

Ehhhh pá, vocês são os maiores!!!!!!!!!!!!! Foi testado e já está a funcionar em pleno.

Realmente a solução era extremamente simples, cada vez me convenço que não pesco nada do excel!!!

Mais uma vez obrigado aos dois, foram impecáveis.

Abraço.

Ehhhh pá, vocês são os maiores!!!!!!!!!!!!! Foi testado e já está a funcionar em pleno.

Realmente a solução era extremamente simples, cada vez me convenço que não pesco nada do excel!!!

Mais uma vez obrigado aos dois, foram impecáveis.

Abraço.

Ainda bem que o teu problema ficou resolvido. [kiss]

Por vezes não é uma questão de saber muito, mas de conseguir imaginar a melhor solução para cada problema com as ferramentas que temos e sabemos usar.

Um abraço

Bons dias!

Eu mexo muito pouco no excel e não estou em nada ligado à informática.

Mas felizmente ainda consigo entender algum código, pelo menos os mais básicos dos If, goto etc etc.

Mas o pior é escreve-lo.

Andava aqui a inventar.
A ver quem me consegue ajudar.

No C2 tenho uma DropDownBox com 4 opções. Mas cada uma dessas opções irá resultar em mais 4 opções (em 4 dropdownboxes) para meter no D2.

Ou seja se no C2 escolher a Opção A, no D2 irá ter de aparecer - (opção A1, opção A2 etc etc)
Mas se no C2 escolher a Opção C, no D2 irá aparecer (opção C1 , etc etc)

Tenho uma dropbox no C2 e supostamente irei ter 4 diferentes no D2 que aparecem conforme o que meto no C2.

Como é que eu faço isto pessoal?

Tenho a drop do C2 feita. E uma feita para o D2, mas nem sei se dá para meter mais drop na mesma célula.

Ao ler alguns posts antigos deparei com esta questão. Como é uma dúvida que me parece útil em muitas situações resolvi colocar aqui a solução que me parece mais adequada e simples de utilizar nestes casos.

Em 1º lugar temos que definir as diferentes listas necessárias (por exe. na Folha1), isto é, a lista principal e as correspondes listas secundárias.

Depois, definir nomes para essas listas (por ex. Lista1, Lista11, Lista12, Lista13;Lista14).

Em 2º lugar na Folha2 seleccionar o conjunto de células (por ex. A2:A10) onde se prende ter a lista pendente principal com as opções da Lista1 e em Dados > Validação de Dados seleccionar em Por: Lista e escrever em Origem: =Lista1.

Por último seleccionar as células (por ex. B2:B10) onde se pretende ter as listas pendentes secundárias e em Dados > Validação de Dados seleccionar em Por: Lista e escrever em Origem: =SELECCIONAR(CORRESP($A2;Lista1);Lista11;Lista12;Lista13;Lista14)

Atenção! Escrever $A2 e não $A$2.

Desta forma ao seleccionar em A2 uma opção da Lista 1 aparecerá a lista secundária correspondente em B2. E assim sucessivamente.

Em anexo um pequeno exemplo para ajudar.

Cumps

Anexos

Uma pergunta que julgo ser básica:

como posso ocultar linhas ou colunas a partir de um determinado limite?

Isto é, pretendo que apenas uma determinada área de dados esteja visivel.

Uma pergunta que julgo ser básica:

como posso ocultar linhas ou colunas a partir de um determinado limite?

Isto é, pretendo que apenas uma determinada área de dados esteja visivel.

Seleccionadas as linhas ou colunas que pretendes ocultar e vais a Formatar > Ocultar e Mostrar e escolhes Ocultar Linhas ou Ocultar Colunas.

Seleccionadas as linhas ou colunas que pretendes ocultar e vais a Formatar > Ocultar e Mostrar e escolhes Ocultar Linhas ou Ocultar Colunas.

Pois, isso é o que faço...

Mas, reparei numa folha que recebi, que é posssível esconder todas a partir de certo limite.
Tipo, só estar visível até à coluna H e linha 20... o resto aparece oculto.:confused:

Pois, isso é o que faço...

Mas, reparei numa folha que recebi, que é posssível esconder todas a partir de certo limite.
Tipo, só estar visível até à coluna H e linha 20... o resto aparece oculto.:confused:

Nesse caso seleccionas todas as colunas a partir da I até à IV e fazes ocultar, bem como todas as linhas a partir de 21 até à 65 536 e mandas ocultar. Assim ficas só com a área visível enre A1 até H20.

Uma forma fácil de o fazer é seleccionar a coluna I e fazer Shift+Ctrl+Seta direita para as colunas e seleccionar a linha 21 e Shift+Ctrl+Seta para baixo para as linhas.

Voltar
Superior