Tópico de todas as dúvidas em excel.

Pessoal, tenho uma dúvida urgente no excel, espero que me possam ajudar. ;)

Tenho uma soma =SOMA(D5;E5;F5), mas necessito na soma total de 75% de D5, de 20% de E5 e 5% de F5. Como posso fazer?

Agradeço ajuda. [;)]

Duas hipóteses

=.75*D5+.2*E5+.05*F5

Ou então, colocas numa linha abaixo os pesos
Por exemplo, colcas 75% em D6, 20% em E6 e 5% em F6

Depois fazes
=somarproduto(D5:F5;E6:F6)

Acho que é somarproduto em português. Eu uso em inglês.

Boas pessoal,

Eu quero escrever numa célula AN e o excel altera para NA. Como faço para ele não alterar?

Obrigado.

Vais a Opções do Excel e em Verificação » Opções de correcção automática eliminas a linha onde está an/na.

Depois desta alteração nunca mais o Excel irá efectuar essa correcção.

No excell preciso de meter a data e hora actual, que não mude ao abrir o ficheiros como o =agora()
Como é que faço (sei que há uma maneira que funciona e é = ao word npara fazer a mesma coisa.

No excell preciso de meter a data e hora actual, que não mude ao abrir o ficheiros como o =agora()
Como é que faço (sei que há uma maneira que funciona e é = ao word npara fazer a mesma coisa.

Espero que este método resolva o teu problema.

Introduzir na célula A1 a fórmula =AGORA() e copiar esta célula.

Mover para a célula B1 e fazer Colar Especial » Colar Valores e formatar a célula com o formato de Data pretendido.

A data e hora apresentadas em B1 não serão modificadas quando a folha recalcular.

Acho que não dá para "bloquear" a actualização de só algumas células. Apenas sei como bloquear todo o livro, toda a folha ou apenas as Tabelas de dados.

Última edição:
Espero que este método resolva o teu problema.

Introduzir na célula A1 a fórmula =AGORA() e copiar esta célula.

Mover para a célula B1 e fazer Colar Especial » Colar Valores e formatar a célula com o formato de Data pretendido.

A data e hora apresentadas em B1 não serão modificadas quando a folha recalcular.
Isso é batota e a maneira básica de fazer a coisa, n é isso q se pretende pq assim perdes a utilidade da fórmula!
O único ganho da coisa é q mantens o formato da data c/ queres.

Edd :)

Existe alguma forma de num ficheiro partilhado, ao se colar informações em qualquer célula, ser sempre só Valores?

A ideia é colar valores sempre, sem ter que ir ao Colar Especial.

EDIT: Vou explicar melhor: Faço vários copys dum aplicação web, e colo-os na folha de Excel. Acontece que ao colar simplesmente, desformata a célula (tipo de letra, tamanho e formatação).

Fazer CTRL+ALT+V não dá muito jeito, ainda ganho uma tendinite com a ginástica que faço à mão. O que queria mesmo é formatar o ficheiro de forma que qualquer colagem que se faça, seja sempre só valores.

E já agora outra dúvida: Há três pessoas a mexer neste ficheiro (razão pelo qual está partilhado). Uma das pessoas tem um problema no seu Excel (julgo que seja um problema) que ao gravar o ficheiro, todo o livro fica com as células formatadas como Horas! Se for só as outras duas pessoas a trabalhar no ficheiro, tudo corre bem. O que poderá ser?

Os Offices são 2007 PT, com SP3, legalizados.

Última edição:
Existe alguma forma de num ficheiro partilhado, ao se colar informações em qualquer célula, ser sempre só Valores?

A ideia é colar valores sempre, sem ter que ir ao Colar Especial.

EDIT: Vou explicar melhor: Faço vários copys dum aplicação web, e colo-os na folha de Excel. Acontece que ao colar simplesmente, desformata a célula (tipo de letra, tamanho e formatação).

Fazer CTRL+ALT+V não dá muito jeito, ainda ganho uma tendinite com a ginástica que faço à mão. O que queria mesmo é formatar o ficheiro de forma que qualquer colagem que se faça, seja sempre só valores.

E já agora outra dúvida: Há três pessoas a mexer neste ficheiro (razão pelo qual está partilhado). Uma das pessoas tem um problema no seu Excel (julgo que seja um problema) que ao gravar o ficheiro, todo o livro fica com as células formatadas como Horas! Se for só as outras duas pessoas a trabalhar no ficheiro, tudo corre bem. O que poderá ser?

Os Offices são 2007 PT, com SP3, legalizados.

Uma ajudinha, sff...

Não sei se dá para fazeres o que queres, mas proponho duas opções

1 - Adicionar um atalho (botão) na "quick access toolbar" para "copiar valores".
2 - Fazeres uma macro rápida, como está no link How to Create Custom Keyboard Shortcuts in Excel 2007?

Antes de mais, obrigado pelas ajudas. Começando pelo fim, macros em ficheiros partilhados, creio que não dá para fazer. Quanto ao atalho, é uma ideia que já tinha pensado sim, mas tou tão habituado a atalhos de teclado... a ideia é fazer ctrl+v normalmente, mas o ficheiro ter uma formatação qualquer, que qualquer colagem que faça, seja só valores.

Antes de mais, obrigado pelas ajudas. Começando pelo fim, macros em ficheiros partilhados, creio que não dá para fazer. Quanto ao atalho, é uma ideia que já tinha pensado sim, mas tou tão habituado a atalhos de teclado... a ideia é fazer ctrl+v normalmente, mas o ficheiro ter uma formatação qualquer, que qualquer colagem que faça, seja só valores.

dá para fazeres macros que ativam por combinação de teclas [;)]

Boa tarde!
Há quanto tempo que aqui não vinha...

Peço ajuda no seguinte, queria fazer um gráfico em que cada linha só fosse representada por duas barras. Na tabela tenho as linhas MÊS e as colunas VENDAS, CUSTOS e COMPRAS. Mas queria que no gráfico os CUSTOS e COMPRAS estivessem só numa barra mas com as cores diferenciadas. Isso é possível? Espero ter-me explicado bem...

Obrigado a quem poder ajudar.

Voltar
Superior