Tópico de todas as dúvidas em excel.

Não estou a conseguir usar aqui uma formula que ja usei no passado, estou a esquecer-me de algo que não me lembro..

SOMA.SE($N$3:$N$9998;">4";$Q$3:$Q$9998)

Quero fazer uma soma de todos os que são acima de 4 mas menores que 6 mas não consigo inserir o <6, tinha ideia que fazia com um "and" mas não estou a conseguir , alguem me dá uma dica de como faço isto?

>4 e <6 nas duas colunas ou >4 numa coluna e <6 na outra?

Não estou a conseguir usar aqui uma formula que ja usei no passado, estou a esquecer-me de algo que não me lembro..

SOMA.SE($N$3:$N$9998;">4";$Q$3:$Q$9998)

Quero fazer uma soma de todos os que são acima de 4 mas menores que 6 mas não consigo inserir o <6, tinha ideia que fazia com um "and" mas não estou a conseguir , alguem me dá uma dica de como faço isto?

Experimenta esta fórmula matriz.

Inserir na barra de fórmulas: =SOMA(SE(($N$3:$N9998>4)*($N$3:$N$9998<6);$Q$3:$Q$9998;0))

Pressionar em simultâneo as teclas Ctrl+Shift+Enter. O Excel irá acrescentar { ** no início e do fim da fórmula. O resultados deve dar o que pretendes.

PS: Esta fórmula irá somar os valores que se encontram na coluna Q desde que na mesma linha da coluna N exista um valor >4 e <6. Para contar os valores existentes na coluna N que sejam >4 e <6, substituir $Q$3:$Q$9998 pelo valor 1.

Última edição:
Perfeito Nandin era mesmo isso muito obrigado.

Essa sintax fez-me recordar que acho que já fiz isto com a função soma produto.

Essa sintax permite resolver uma variedade de problemas, uma vez que é possível incluir muitas condições e conjugar o e (*) com o ou (+).

Ainda bem que o teu problema ficou resolvido.

Que os dados inseridos numa tabela, fossem automaticamente "copiados" para outra[;)] sem ter que andar com copy/paste. É suposto ser utilizado por malta que sabe muito pouco de Informatica, e o que quero é diminuir a probabilidade de fazerem borrada[:D]

Uma forma simples de fazer o que pretendes pode ser assim: (supondo que os dados a copiar estão na coluna A)

Selecionar toda a coluna A. Fazer F5 e selecionar Especial > Constantes. O Excel irá selecionar apenas as linhas com valores, desprezando a células em branco. Fazer Copiar.

Mudar para a folha onde se pretende introduzir os dados e Colar > Transpor.

Viva:

Vamos ver se me conseguem ajudar numa tarefa que pode ser muito simples para alguns mas que se está a mostrar ser difícil para mim.
Eu tenho uma tabela com determinados dados.
De vez em quando atualizo alguns dos dados e quero que essa tabela reflita as atualizaçõe que fiz aos dados.
Tomemos como exemplo a tabela seguinte:

4JQ8QQv.jpg

No fim, devo obter a tabela:

Uvo4qPs.jpg

Ou seja, a atualização deve comparar os valores da coluna 1 e 2 (nome e BI) (para ver se é a mesma pessoa).
1- Caso sejam diferentes, mantém ambas as linhas.
2- Caso sejam iguais, compara célula a célula e apresenta a junção da informação.
3- Caso sejam iguais em todas as células, elimina as linhas repetidas.

Não sei se fui claro!!

Obrigado desde já pela ajuda!

Obrigado pela ajuda, mas eu não quero apenas remover os duplicados.
A atualização da tabela deve seguir os 3 pressupostos que disse acima...

"a atualização deve comparar os valores da coluna 1 e 2 (nome e BI) (para ver se é a mesma pessoa).
2- Caso sejam iguais, compara célula a célula e apresenta a junção da informação.
3- Caso sejam iguais em todas as células, elimina as linhas repetidas."

Ora bem, tenho uma pergunta que me anda a perseguir há uns tempos. Quero fazer gráficos de consumo de gas e electricidade, e de tempos a tempos faço as leituras. Como é que consigo fazer um gráfico que inclua os valores intermédios entre duas datas, assumindo que seriam a media do consumo no período entre leituras? É que da maneira que tenho isto agora tenho de fazer uma linha para todos os dias do ano, o que não é nada pratico.

Obrigado pela ajuda, mas eu não quero apenas remover os duplicados.
A atualização da tabela deve seguir os 3 pressupostos que disse acima...

"a atualização deve comparar os valores da coluna 1 e 2 (nome e BI) (para ver se é a mesma pessoa).
3- Caso sejam iguais em todas as células, elimina as linhas repetidas."

Não me parece que haja maneira fácil. Só com a programação de uma macro e com algum código escrito à unha.

Pois...era o que eu temia.
No entanto já consegui resumir os 3 pressupostos a apenas 1, porque descobri uma maeira de eliminar as linhas iguais utilizando os filtros avançados.
Sendo assim, o que pretendo é comparar duas ou mais linhas e reunir o seu conteúdo, caso elas digam respeito ao mesmo indivíduo.
Alguém consegue ajudar neste ponto?

Obrigado.

Pois...era o que eu temia.
No entanto já consegui resumir os 3 pressupostos a apenas 1, porque descobri uma maeira de eliminar as linhas iguais utilizando os filtros avançados.
Sendo assim, o que pretendo é comparar duas ou mais linhas e reunir o seu conteúdo, caso elas digam respeito ao mesmo indivíduo.
Alguém consegue ajudar neste ponto?

Obrigado.

Estás a fazer isso ao contrário...

Ou seja, estás a usar uma folha de cálculo como sendo uma base de
dados relacional. Portanto, usa antes efectivamente uma base de dados
relacional. Depois incluis os queries que necessitares na folha de cálculo.

Portanto, para manteres os dados usa o:
- Access (MS Office)
- Base (Open/LibreOffice)

Base Features » LibreOffice

base-big.png

Screenshot-87.png

Eu nunca trabalhei em Access!
Achas que é fácil?
Isso que mostras no Base dá para fazer no Excel?

Muito obrigado... finalmente vejo uma luz ao fundo do túnel!

Eu nunca trabalhei em Access!
Achas que é fácil?
Isso que mostras no Base dá para fazer no Excel?

Muito obrigado... finalmente vejo uma luz ao fundo do túnel!

Open/LibreOffice Base = MS Office Access
Open/LibreOffice Calc = MS Office Excel

Portanto, não. O que se faz em MS Office Excel não se faz em MS Office Access,
nem vice-versa.

Criar uma base de dados relacional, e tabelas, e manipular os dados em Access/Base
é relativamente simples.

Depois poderás criar queries no Access/Base e usá-las no Excel/Calc.

Os passos todos necessários não te poderei indicar, porque já vi que usas o MS Office,
e eu não uso software da Microsoft.

Mas basicamente será:
1- Abrir o Access/Base
2- Criar uma base de dados
3- Criar uma tabela (para as pessoas, provavelmente poderás dar o nome PESSOA)
4- Criar as colunas da tabela (Nome, BI, etc.)
5- Criar um formulário para editar os dados (opcional, poderás editar em tabela)
6- Criar uma query (para listar os dados que necessitas no Excel/Calc)
7- Abrir o Excel/Calc
8- Incluir a query numa folha
9- Fazer as referências que necessitares a essa folha

Ainda assim, penso que necessitarás apenas dos 5 primeiros passos, porque imagino
que estejas a usar o Excel/Calc para funcionar apenas como uma base de dados para
armazenar a informação que necessitas.

Ou seja, colocas esses dados no Excel/Calc, e depois que fazes com eles? Apenas
consulta e manutenção (inserir, alterar e eliminar) dos dados? Se sim, então não
necessitas do Excel/Calc para nada, apenas do Access/Base.

...

Ainda assim, penso que necessitarás apenas dos 5 primeiros passos, porque imagino
que estejas a usar o Excel/Calc para funcionar apenas como uma base de dados para
armazenar a informação que necessitas.

Ou seja, colocas esses dados no Excel/Calc, e depois que fazes com eles? Apenas
consulta e manutenção (inserir, alterar e eliminar) dos dados? Se sim, então não
necessitas do Excel/Calc para nada, apenas do Access/Base.

Eu recolho grandes quantidades de dados (neste momento, a minha tabela tem perto de 12.000 linhas) que tenho de dar a quem gere uma base de dados (MySql) (que integra esta informação que eu lhes dou com outra informação que vem doutros locais) para eles importarem para lá.
Eles têm importado sem problemas mas, neste momento, eu preciso de ter um excel (ou outra coisa qualquer) com os dados organizados, segundo os critérios que apresentei acima a título de exemplo. Isto porque tenho muitas vezes de ter a noção quantas entradas únicas tenho e diversas outras informações.
Será que eu posso importar isto tudo para o Access sem perder nada?

Eu recolho grandes quantidades de dados (neste momento, a minha tabela tem perto de 12.000 linhas) que tenho de dar a quem gere uma base de dados (MySql) (que integra esta informação que eu lhes dou com outra informação que vem doutros locais) para eles importarem para lá.
Eles têm importado sem problemas mas, neste momento, eu preciso de ter um excel (ou outra coisa qualquer) com os dados organizados, segundo os critérios que apresentei acima a título de exemplo. Isto porque tenho muitas vezes de ter a noção quantas entradas únicas tenho e diversas outras informações.
Será que eu posso importar isto tudo para o Access sem perder nada?

Em princípio consegues.

Gravas do Excel/Calc em formato CSV, e importas no Access/Base.
Import or export text (.txt or .csv) files - Excel - Office.com
Can Access Import CSV? - Access World Forums

Ou então directamente:
Import Excel data to an Access database - Excel - Office.com

Ok!
Obrigado.
Vou ter de aprender Access.
Só mais uma coisa: achas que vale a pena o tempo que vou despender a aprender access em relação ao que faço em excel, que passa pela utilização de filtros para tirar informação? É fácil "fazer perguntas" ao access? Falo de perguntas tipo:

Quantas pessoas com o nome António, tenho na base de dados?
Quantas pessoas, moram na rua Coiso e tal?
Quantas pessoas têm cabelo preto, são maiores que 1,8 m e não vivem na rua?

Voltar
Superior