Tópico do Ayrton Senna

Nem vale a pena a discussão... O Senna foi e será o melhor!
O schumacher que acho um excelente condutor e um dos melhores nunca terá a mistica que o senna tem!

Senna faleceu e perdeu a possibilidade de ficar com todos os records possiveis e imaginarios!
Era o mais rapido, o mais impressionante, era o melhor. E nem vou discutir mais porque sinceramente acho que este é o melhor automobilista de todos os tempos!
Podem dar todas as razões e mais algumas, mas esta minha opinião nunca a perderei!
Senna é unico!
Senna é o melhor!

Que o Senna era genial ng tem a minima dúvida.
Era um piloto natural. Nasceu com um dom que poucos têm. Mas tb nem sempre o soube aproveitar. Era demasiado impetuoso, cometia mto erros quando nem estava sobre pressão, era dos pilotos mais agressivos que a F1 já viu.

Porém acho que a "mística" que tanto envolve o Senna advém mto do facto de este ter morrido no auge da sua carreira como piloto e pelo facto de ser mto chegado ao povo português.

Se formos perguntar a um frances que é o melhor. Se calhar diz 3 ou 4 nomes antes de se lembrar do Senna. Se formos a um alemão então se calhar nem sabem quem é o Senna. Etc, etc, etc.

Resumindo. Há um punhado de pilotos que foram todos eles excelentes e únicos. Mtos deles apenas se "defrontaram" por um ou dois anos, outros nem isso. Pelo que é complicado aferir que o "melhor" de sempre será o Senna. Eu pelo menos não consigo.

Exacto..conheço muita gente que para eles o melhor piloto de sempre foi o gilles villeneuve so depois seguido do senna..so que eram outros tempos..tanto do gilles como anos depois do senna..

É bem verdade outros tempos, um piloto como o Gilles nunca faria sucesso na F1 actual, simplesmente porque os carros de hoje para serem rapido têem que ser pilotados por "matematicos" e não por habilidosos, acho que a prova disso foi o Jean Alesi sempre o achei um piloto fantastico enquanto os F1 davam para andar de lado sem perder tempo o Alesi fez grandes corridas e despertou a atenção, a F1 mudou e a habilidade do Alesi deixou de lhe servir de grande coisa tornou-se um piloto vulgar.
Espero que para o ano sem controlo de tracção que as coisas melhorem um bocadinho.

acho que não se pode comparar os eua com a russia que é um pais onde a corrupção é que controla ou com a china que tem um regime comunista que não sabe o que são direitos humanos,isso é logico.mas isso tambem não são bons exemplos para ninguem.
tambem é certo que a f1 importou algumas regras dos indycars(que por sinal até são boas)mas tambem é certo que a taxa de mortalidade nos indycars assim como os acidentes graves é mais elevada do que na f1.
quanto ao acidente do ralph o que eu acho é isto:se um irmao meu tivesse na mesma situação eu sinceramente queria lá saber da corrida,encostava era o carro e mesmo que não fosse fazer nada para o ajudar a corrida para mim tinha terminado e apenas estaria preocupado com o estado de saude dele,mas isto claro é a minha opinião,até porque em outros desportos como o futebol os jogadores muitas vezes quando morre um familiar jogam na mesma,alias quando morreu a mae dos irmãos shumacher eles correram na mesma,e quem sou eu para os criticar.são opçoes que se tomam e eu respeito-as.
com isto não penses(acho que te posso tratar por tu assim como tu a mim) que estou a criticar a tua opiniao,apenas estou a dar a minha

A taxa de acidentes graves no champ Cars é mais elevada por uma razão muito simples, lá corre-se em circuitos para homens de barba rija e não em autodromos todos "apeneleirados " como na F1.

De certeza que a Ferrari manteve o Michael bem informado via radio do estado do irmão parar não resolvia nada parar muito menos faze-lo com fez o Senna, só iria por mais pessoas em risco e complicar o trabalhos do profissionais que realmente podem ajudar os pilotos em caso de acidente.
Não sei custumas seguir as corridas por lá, sempre que existe um acidente que o carro fica na pista os pilotos mesmo que estejam bem têem instruções para só abandonarem o carro quando os comissarios autorizarem.

A taxa de acidentes graves no champ Cars é mais elevada por uma razão muito simples, lá corre-se em circuitos para homens de barba rija e não em autodromos todos "apeneleirados " como na F1.

De certeza que a Ferrari manteve o Michael bem informado via radio do estado do irmão parar não resolvia nada parar muito menos faze-lo com fez o Senna, só iria por mais pessoas em risco e complicar o trabalhos do profissionais que realmente podem ajudar os pilotos em caso de acidente.
Não sei custumas seguir as corridas por lá, sempre que existe um acidente que o carro fica na pista os pilotos mesmo que estejam bem têem instruções para só abandonarem o carro quando os comissarios autorizarem.

E na alura em que o Senna parou havia "profissionais" ????
São épocas diferentes. Não misturem ....

esta é; e será uma discussão sempre emotiva e não racional, porque envolve paixoes, e não razoes, no entanto é bom destacar aqui uma questão bem concreta:
o Ayrton correu contra 3 ou 4 ex-campeoes do mundo, e todos no momento em grande forma, o que nao aconteceu com o alemão,(Prost/Piquet/Mansel/Hill/Hakkinnen) e foi sempre em velocidade pura o Rei (!!!)[;)] .
já Shumacher, em velocidade pura, possivelmente estaria ao nivel do brasileiro, mas sempre que teve adversarios á altura em condiçoes de lhe disputarem o titulo (Mika, e Vileneuve ou Alonso) foi o que se viu, e isto em 13 anos (!!!) pelo que as comparaçoes são pouco consistentes...

Last edited:
E na alura em que o Senna parou havia "profissionais" ????
São épocas diferentes. Não misturem ....

Claro que havia profissionais para tratar do acidente, ou estás a querer dizer que naquele ano a FIA fez corridas sem comissarios de pista, Bombeiros e sem equipas medica.
E mesmo que não existissem a forma como o Senna para o carro na pista e sai a correr com carros a passar è muito irresponsavel, para salvar uma vida não se deve nunca por outras em risco.

pilotos de barba rija??? não seria o michael andretti com certeza[:D],e os circuitos??? ovais não??? porque os ovais são os circuitos com mais mediatismo dos indycars!!! a verdade é que normalmente os pilotos que vem dos indycars raramente singram na f1 e por alguma razao isso acontece,quanto a pilotos de f1 que foram para os indycars acontece precisamente o contrario

Last edited:
Nem vale a pena a discussão... O Senna foi e será o melhor!
O schumacher que acho um excelente condutor e um dos melhores nunca terá a mistica que o senna tem!

Senna faleceu e perdeu a possibilidade de ficar com todos os records possiveis e imaginarios!
Era o mais rapido, o mais impressionante, era o melhor. E nem vou discutir mais porque sinceramente acho que este é o melhor automobilista de todos os tempos!
Podem dar todas as razões e mais algumas, mas esta minha opinião nunca a perderei!
Senna é unico!
Senna é o melhor!

x2.

Desde k o Senna morreu, nunca + assisti c/prazer a nenhuma corrida de F1, nem tão pouco de início ao fim. O reinado "estéril" do Schumacher foi apenas isso, 1 rol de vitórias em campeonatos devido, não só ao seu óbvio profissionalismo mas também ao não ter concorrência à altura, nem em motores nem em pilotos. Resumindo, sem duelos, sem mística, sem paixão, sem tesão!

O Senna era + k vitórias, era 1 estado de alma k incutia uma vontade enorme em vê-lo correr, especialmente em dias de chuva, e uma vontade maior em vê-lo ganhar. Os seus duelos de titãs com os tb fantásticos Nigel Mansell ou Alain Prost ficaram p/a história. Era uma delícia assistir áquelas míticas corridas entre eles.

O Senna era sem dúvida, 1 piloto extraordinário, e p/mim, o melhor e + fascinante piloto de sempre.

Realmente há histórias do camandro, e estas conversas entre o Prost e o Senna uns dias antes e no próprio dia da sua morte dá bem k pensar... será k as coisas já estavam destinadas a acontecer assim?

esta é; e será uma discussão sempre emotiva e não racional, porque envolve paixoes, e não razoes, no entanto é bom destacar aqui uma questão bem concreta:
o Ayrton correu contra 3 ou 4 ex-campeoes do mundo, e todos no momento em grande forma, o que nao aconteceu com o alemão,(Prost/Piquet/Mansel/Hill/Hakkinnen) e foi sempre em velocidade pura o Rei (!!!)[;)] .
já Shumacher, em velocidade pura, possivelmente estaria ao nivel do brasileiro, mas sempre que teve adversarios á altura em condiçoes de lhe disputarem o titulo (Mika, e Vileneuve ou Alonso) foi o que se viu, e isto em 13 anos (!!!) pelo que as comparaçoes são pouco consistentes...
O Schumacher não correu contra tantos campeões do mundo pq simplesmente não os deixou serem campeões!

Não tenho qq dúvida que entre Senna e Schumacher este foi o melhor em termos gerais. Apenas perdeu a nível de velocidade nas qualif m,as é preciso ver q em boa parte da carreira, nas qualifs se determinava logo o setup e combustivel na corrido enqto na altura do Senna era pé a fundo.

Qto a rapidez em corrida, gestão global da corrida, estratégia, perserverança, trabalho de preparação e fitness, fibra mental, etc o Schumacher foi (é?) melhor que o Senna.

Tenho dificuldade em apreciar os pilotos até à década de 80 pelo que não posso dizer que o Schumacher foi melhor que Fangio e R. Peterson por ex.

Last edited:
pilotos de barba rija??? não seria o michael andretti com certeza[:D],e os circuitos??? ovais não??? porque os ovais são os circuitos com mais mediatismo dos indycars!!! a verdade é que normalmente os pilotos que vem dos indycars raramente singram na f1 e por alguma razao isso acontece,quanto a pilotos de f1 que foram para os indycars acontece precisamente o contrario

Já reparei que tem alguma facilidade em misturar tudo, lá são circuito para pilotos com muita corajem sim, porque andar a 400 kmh numa oval onde a unica escapatoria é um muro de betão não é para qualquer um e tanto não é que qualquer piloto que entre pela primeira vez no Champs Cars que nunca tenha corrido numa oval tem que fazer testes primeiros para "provar" a organização do campeonato que está apto a correr numa oval sem por ninguém em perigo, nem o Mansell mesmo sendo campeão do mundo de F1 escapou aos testes para lhe darem a lincença, depois os carros das ovais não assim tão faceis de pilotar como isso só o facto de usar pneus maiores (não estou de falar mais largos é o diametro que é mesmo maior) do lado direito torna o carro um bocado instavel em recta, os travões usados nas ovais têem um tamanho ridiculo comparados com alguns carros serie, ali quem quer ganhar só usa os travões para entrar na boxes.
Depois existem os circuitos citadinos, mais betão a servir de escapatoria e alguns desses também são bem rapidos, tipo Surfers Paradise
Lá por o Michael Andretti não te singrado na F1 não significa que não seja um piloto corajoso e sem habilidade, devia saber que na altura que o Andretti chegou a F1 os carros já tinham electronica por todo o lado e suspenções activas as quais ele nunca se adaptou e do outro lado do Atlantico os carros ainda eram a moda antigo com caixa manual e tudo.
Nos EUA as corridas são bem mais perigosas que na F1 os pilotos por lá têem que ser bem mais corajosos também por isso as normas de segurança são apertadas, mas não confunda corajem com habilidade são duas coisas diferentes, repare no caso do Nelson Piquet tri campeão da F1 dos pilotos mais habilidosos que vi correr e quando tentou pilotar nos Champs Cars (na altura chama-se Indy Cars) quase se matou por duas vezes.

Last edited:
Senna para mim o piloto mais fascinante, dos que "moveu" mais gente para o gosto da F1.

ayrtonsenna64ae0.jpg

.....................

Não tenho qq dúvida que entre Senna e Schumacher este foi o melhor em termos gerais. Apenas perdeu a nível de velocidade nas qualif m,as é preciso ver q em boa parte da carreira, nas qualifs se determinava logo o setup e combustivel na corrido enqto na altura do Senna era pé a fundo.
.................................

pois,..
eu tambem nao tenho qualquer duvida que entre estes 2 pilotos, o primeiro, era o melhor (!!!) [;)] [:D] [:p]

Ps. com Ayrton presente os titulos do Alemão seriam 7 (???)[;)]

pois,..
eu tambem nao tenho qualquer duvida que entre estes 2 pilotos, o primeiro, era o melhor (!!!) [;)] [:D] [:p]

Ps. com Ayrton presente os titulos do Alemão seriam 7 (???)[;)]

Até poderiam ser mais... Ou então poderiam ser 0... Essa é daquelas coisas que nem se pode sequer imaginar. Ele não estava lá. O outro ganhou 7. Isso sim são factos.

Não vale a pena entrarmos aqui no campeonato dos "ses". Esse sim, não leva a lado nenhum.

Quem é o melhor não sei.. mas sei que conheço várias pessoas que simplesmente deixaram de ver F1 depois do Senna morrer.

É só isso..

The-Prophecy;1952496............ ..................... Não vale a pena entrarmos aqui no campeonato dos "ses". Esse sim said:
e...:confused: :confused: (???)
nao percebeste o meu post, tinha exactamente este sentido![;)]

Back