Tópico do BTT

voltando ao assunto das barras de tejadilho... o meu carro não tem aqueles encaixes para as barras. É um toyota avensis de 2001. Há algum modelo que recomendem para barras?

O mais importante é o suporte, as barras podem ser da concorrência, por cerca de 50€ resolves isso, não há necessidade de dar coiro e cabelo por umas barras de marca.

O suporte é que convém ser um coisa em condições, senão habilitas-te a ir andar no carro e a bike sair disparada. Os suportes da Thule são muito bons, mas eu pessoalmente prefiro os MontBlanc Barracuda pela simples razão de terem um encaixe para a roda frente. Ou seja, mal colocas a bike em cima do suporte, ela encaixa a roda e nunca mais cai, podes prendê-la à vontade sem estar a segurar nela.

A marca é igualmente boa como a Thule, aliás, são os dois fabricantes suecos. O modelo em concreto é este, custa entre os 70€ a 80€, dependendo das lojas:

medMB%20Twin%20Barracuda.jpg

quanto ao suportes para as bicicletas, eu tenho 2 Thule Proride 591 e até hoje estou completamente satisfeito.

acerca do suporte da Montblanc só tenho um apontamento, como o braço é aço cromado, o mesmo, se não estou em erro, tem tendência a apresentar pontos de ferrugem com o tempo, principalmente quando se vive perto do mar...

quanto ao suportes para as bicicletas, eu tenho 2 Thule Proride 591 e até hoje estou completamente satisfeito.

acerca do suporte da Montblanc só tenho um apontamento, como o braço é aço cromado, o mesmo, se não estou em erro, tem tendência a apresentar pontos de ferrugem com o tempo, principalmente quando se vive perto do mar...
tb tenho 2 da thule, os proride; tb já tinha lido essa desvantagem dos barracuda.

A Norauto estava com os mont blanc e os thule em promoção em Agosto.

Os thule estavam a 70 e pouco, mas apenas tinham para o lado esquerdo, e os mont blanc ou não chegavam a 70€, ou custavam 70€.

Também já ouvi relatos de ferrugem no braço dos mont blanc, e já reparei inclusive num com ferrugem, apesar de mais bonitos, e de dar maior protecção à roda é uma coisa a ter em conta.

Em relação às barras, não precisam de ser thule. A norauto (por exemplo) tem 2 modelos, umas de aço que são mais baratas, e umas de alumínio um pouco mais caras, mas pelo que me disseram são boas.

Apesar disto ainda não me decidi a gastar dinheiro numas barras, e a bike continua a ir na parte de trás. :sh)

A Norauto estava com os mont blanc e os thule em promoção em Agosto.

Os thule estavam a 70 e pouco, mas apenas tinham para o lado esquerdo, e os mont blanc ou não chegavam a 70€, ou custavam 70€.

)

O Thule Proride 591 dá para montar dos 2 lados, de origem vêm para montar do lado direito (pendura), para montar do lado do condutor tens de desapertar tudo da calha e montar ao contrário.

O Thule Proride 591 dá para montar dos 2 lados, de origem vêm para montar do lado direito (pendura), para montar do lado do condutor tens de desapertar tudo da calha e montar ao contrário.

Não fazia ideia, nem sequer tinha reparado que tinham direitas até ver na norauto na discrição que era apenas o suporte do lado esquerdo.

Mas se dá para trocar melhor, os gajos então são um bocadinho tapados... :sh)[:D]

Quanto a suportes também era para comprar uns para o tejadilho, mas como tenho bola de reboque resolvi comprar uns que assentam exclusivamente na bola de reboque e não podia estar mais contente, aumento no consumo Zero!, facilidade em colocar as biclas em cima ENORME!, tem o problema que custar mais que as barras mas de resto estou muito contente.

Sobre a bicla no domingo fui finalmente dar uma volta na Cube, desta vez fui sozinho os companheiros cortaram-se, as primeiras impressões confirmam-se mais tracção em pisos de terra a subir, e melhor facilidade a rolar a manter velocidades mais elevadas.
Tirei esta foto curiosa que dá para ver a diferença do tamanho das rodas face às 26".
3cc00d9353b94a0155a6cf6956fb0db1.jpg

Quanto a suportes também era para comprar uns para o tejadilho, mas como tenho bola de reboque resolvi comprar uns que assentam exclusivamente na bola de reboque e não podia estar mais contente, aumento no consumo Zero!, facilidade em colocar as biclas em cima ENORME!, tem o problema que custar mais que as barras mas de resto estou muito contente.

A nossa querida lei, diz que isso é ilegal.

Qual é a marca / modelo ?

Certamente tens uma garagem ou um local espaçoso para guardares o suporte, alem de que já foi referido aqui há modelos não legais face à legislação nacional.

A nossa querida lei, diz que isso é ilegal.

Qual é a marca / modelo ?

Segundo estive a ver é legal mas claro tem que se ter matricula luzes e as bicicletas não podem exceder a largura do carro .
Portaria n.º 472/2007 de 22 de Junho ( autorizações especiais de trânsito) no seu artigo 7:

Artigo 7.o
Transporte de equipamentos desportivos
1—O transporte de equipamentos desportivos ou de lazer em conjunto
constituído por automóvel e reboque adaptado para o efeito
está sujeito a autorização anual quando:
a) O equipamento ultrapasse o ponto extremo do reboque, à retaguarda,
em mais de 1 m, desde que o comprimento total não exceda
25 m;

b) A largura total ultrapasse a largura do automóvel ou a do reboque,
se esta for maior, definida pelo respectivo contorno envolvente,
em mais de 0,30 m para cada lado, não excedendo 3,50 m;
c) A altura total exceda 4 m, não ultrapassando 4,60 m.

2—O transporte nas condições referidas no número anterior não
pode prejudicar a correcta identificação dos dispositivos de sinalização,
de iluminação e da chapa de matrícula, nem o campo de visão para
a retaguarda, através dos espelhos retrovisores, devendo, se necessário,
ser colocados espelhos retrovisores suplementares
.

E claro tem que se ter onde guardar o suporte se bem que desapertando 2 manípulos cabe por ex debaixo de uma cama ou numa arrecadação o suporte é igual a este mas em pequeno já que é apenas para 2 bicicletas.
http://www.bikeos.pt/media/catalog/...972d/c/d/cdd6cda7889c690e82c95350c068f214.png

Esqueci-me de referir que convém informar o seguro do carro que a viatura circula com reboque, coisa que vem escrita na carta verde.

O meu Barracuda tem cerca de 2 anos e até há data não tem ferrugem no braço. O meu cunhado tem dois, já há mais tempo que eu, e também ainda não vi ferrugem neles.

Mas, acredito que em alguns casos esteja sujeito a criar.

Last edited:
Segundo estive a ver é legal mas claro tem que se ter matricula luzes e as bicicletas não podem exceder a largura do carro .
Portaria n.º 472/2007 de 22 de Junho ( autorizações especiais de trânsito) no seu artigo 7:

Artigo 7.o
Transporte de equipamentos desportivos
1—O transporte de equipamentos desportivos ou de lazer em conjunto
constituído por automóvel e reboque adaptado para o efeito
está sujeito a autorização anual quando:
a) O equipamento ultrapasse o ponto extremo do reboque, à retaguarda,
em mais de 1 m, desde que o comprimento total não exceda
25 m;

b) A largura total ultrapasse a largura do automóvel ou a do reboque,
se esta for maior, definida pelo respectivo contorno envolvente,
em mais de 0,30 m para cada lado, não excedendo 3,50 m;
c) A altura total exceda 4 m, não ultrapassando 4,60 m.

2—O transporte nas condições referidas no número anterior não
pode prejudicar a correcta identificação dos dispositivos de sinalização,
de iluminação e da chapa de matrícula, nem o campo de visão para
a retaguarda, através dos espelhos retrovisores, devendo, se necessário,
ser colocados espelhos retrovisores suplementares
.

E claro tem que se ter onde guardar o suporte se bem que desapertando 2 manípulos cabe por ex debaixo de uma cama ou numa arrecadação o suporte é igual a este mas em pequeno já que é apenas para 2 bicicletas.
http://www.bikeos.pt/media/catalog/...972d/c/d/cdd6cda7889c690e82c95350c068f214.png

Já não me lembro ao certo qual o problema, mas chegou-se à conclusão que não é legal, infelizmente, senão também tinha optado por um, visto ser muito mais seguro e não fazer gastar combustível, como os de tejadilho.

Vê aqui :

Fui multado por usar um suporte Thule EuroClassic G5

Fim-de-semana passado em Viseu com 2 voltas feitas.

Sábado: Ecopista do Dão (Parte de Viseu e um bocado da de Tondela) Ida e Volta:

Ecopista-1.jpg

Domingo: Viseu - Alcafache - Moínhos do Dão - Poldras - Mangualde - Nelas - Póvoa Dão - Ecopista (20 km) até Viseu.

Viseu.jpg

Já aqui foi referido pelo senhorpedro. Há zonas por onde passei que até dá pena, tudo queimado. [s)]

Last edited:
Ficam aqui algumas fotos dos locais por onde passei no Domingo. Há fotos que estão com pouca qualidade porque foram tiradas com o telemovel.

Alcafache:

IMG_20120916_082541.jpg

Moínhos do Dão:

IMG_20120916_085013.jpg

Poldras:

IMG_20120916_085722.jpg

IMG_20120916_085902.jpg

IMG_20120916_085909.jpg

Mosteiro de Maceira Dão (é incrível encontrar um edifício destes no meio do nada. E o seu estado dá pena de ver [s)]):

IMG_20120916_091144.jpg

IMG_20120916_091346.jpg

Póvoa Dão (aldeia medieval que foi completamente reconstruída. zona muito agradável):

IMG_20120916_110214.jpg

Back