Tópico do BTT

Da minha experiência própria, o melhor compromisso de qualidade/preço/performances numa BTT é algo entre os 1200 Euros e os 1800! Tudo o resto, são para praticantes mais hardcore que querem "algo mais" (opção essa que respeito perfeitamente.)

Mas , para quem não quer esses valores, existem sempre as RR, que são uma aposta muito segura, sem romper a conta do banco[;)]

Porque não?
Quando digo fazer melhor figura, falo em ser mais rápido, ter mais gozo no passeio.
A questão do ser mais rápido depende mais do fator humano do que da bicicleta, quanto ao gozo não vejo a vantagem. Uma bicicleta para ter um equipamento que não dê grandes problemas e que cumpra razoavelmente o percurso não precisa de custar uma fortuna. Agora um bom atleta precisa de um bom treino.

A questão do ser mais rápido depende mais do fator humano do que da bicicleta, quanto ao gozo não vejo a vantagem. Uma bicicleta para ter um equipamento que não dê grandes problemas e que cumpra razoavelmente o percurso não precisa de custar uma fortuna. Agora um bom atleta precisa de um bom treino.

Não digas isso. Se assim fosse eu era tão rápido (ou com pouca diferença) na de BTT como na de Estrada. É um exagero o que digo é certo, mas a bike também conta.

Se falarmos em pessoas que não andam de bike e à 1ª subida arreiam logo, aí sim uma de 300 ou 3000 é igual.
Aqui, e sem sermos atletas profissionais, já há quem note diferenças entre bicicletas.

Não digas isso. Se assim fosse eu era tão rápido (ou com pouca diferença) na de BTT como na de Estrada. É um exagero o que digo é certo, mas a bike também conta.

Se falarmos em pessoas que não andam de bike e à 1ª subida arreiam logo, aí sim uma de 300 ou 3000 é igual.
Aqui, e sem sermos atletas profissionais, já há quem note diferenças entre bicicletas.
Eu tou a falar no geral. Mas como tinha referido a nível desportivo profissional a qualidade da bicicleta já conta. E tou perfeitamente consciente que há muita gente que anda por puro gozo e que são melhores que muitos profissionais.

Que uma bicicleta de 3500€ é melhor que uma de 500 é indiscutível, acho que ninguém põem isso em causa.
A questão principal é, como o JGBT referiu, será que é 3000€ melhor que uma de 500?

Acho que depende um pouco dos casos. A evolução do material é sem duvida muito positiva. A segurança aumenta, a diversão aumenta e o corpo agradece.
Para mim a barreira chega quando se começa a entrar no "tuning" e mudar coisas apenas porque é mais bonito, sacrificando até os aspectos práticos.
Compreendo que até possam ser alterações importantes para o dono, mas não acho que acrescentem valor à bike. [;)]

EDIT: Depois de ler o que escrevi tenho de me emendar. Provavelmente uma bike de 3500 vale sempre os 3000€ a mais. [:D]
O meu comentário vai mais no sentido de bikes entre os 3500 e 5000€. Aí já não ponho as mãos no fogo...

Last edited:
.....

As fitas de borracha do kit são próprias para meter em cima das de origem. Pelo menos é o que diz nas instruções, a outra fita é para utilizar caso os aros não tenham já a fita. [;)]

......

Estive a olhar para o kit e realmente parece isso que dizes, mas para mim tem mais sentido utilizar uma fita que faça a jante tubless e como todos os outros que conheço são assim...

Estive a olhar para o kit e realmente parece isso que dizes, mas para mim tem mais sentido utilizar uma fita que faça a jante tubless e como todos os outros que conheço são assim...

Foi o que usei na minha, mas ficou mais caro do que um vulgar kit.
Nas primeiras semanas as rodas iam perdendo algum ar, por exemplo de um dia para o outro. Neste momento aguentam perfeitamente 2 semanas sem lhes tocar. [;)]

Outra vez arroz com o preço das bikes?

É indubitável que uma bicicleta de 200/500 euros vai dar problemas com uma utilização "intensiva". Já tive duas, uma foi roubada, a outra já não é original excepto o quadro com n componentes lixados e que não aguentaram a minha fraca exigência e forma:confused: Às tantas sou abrutanhado com as bicicletas e não sabia:rolleyes:

Pessoal que foi a Santiago recentemente, como fizeram o regresso?
De comboio?

Segundo tenho lido, deixou de ser permitido o transporte de bicicletas no percurso até ao Porto.
Ainda tenho de confirmar bem isto. :(

Eu fiz Santiago no final de Março, e na altura viemos 3 mais as respectivas bicicletas de comboio até ao Porto. Não sei se entretanto deixou de ser possível...

E eu por acaso disse que não contavam? O que eu disse foi que provavelmente para quem não faz competição pura uma bicicleta de 300 euros já serve. Claro que uma de 3000 é melhor mas não é por el ser melhor que vais fazer melhor figura por exemplo numa prova amadora.

Amigo, eu faço sempre boa figura [:D]

tumblr_m5gqiiTVf31rs25p4o1_400.gif

Essa história dos valores é muito relativa, é como aquele pessoal que compra máquinas fotográficas reflex de vários milhares de euros e depois surge um tipo com uma compacta normalissima e tira fotos melhores.

Eu vou lendo e aprendedo aqui com o pessoal mais experiente, e vou aproveitando as dicas que vou lendo...

Em casa dos meus pais tenho uma btt da bicketour de lisboa, com suspensão á frente e v-brakes normalissimos. Mas não tem nada a ver com uma btt de 500€, quanto mais uma de 2 ou 3 mil ...

Agora só acho um exagero pessoal andar a trocar de componentes de bicicleta, apenas para poupar 100 ou 50 gramas..

E eu por acaso disse que não contavam? O que eu disse foi que provavelmente para quem não faz competição pura uma bicicleta de 300 euros já serve. Claro que uma de 3000 é melhor mas não é por el ser melhor que vais fazer melhor figura por exemplo numa prova amadora.

Mas já fizeste alguma prova amadora?

Claro que faz muita diferença ires montado numa bike de baixa gama ou numa de alta.

Se andares bem numa imagina noutra, ou melhor não imagines, tenta experimentar. [;)]

A minha opinião quanto a este assunto é: tivesse eu possibilidades para comprar algo de jeito[:D]

Desde o inicio de Outubro que comecei a andar aos fins de semana sempre certinho, sem falhar um único fim de semana, tenho feito uma média de 70 e pico km por fim de semana (não é nada de especial) mas noto muito que a minha bicicleta me "puxa" para trás, as vezes dá para desanimar, mas como para já não tenho hipótese de comprar outra tenho tido muita força de vontade.

Tal como disseram aí em cima, nota-se muito o desgaste do material, então no inverno é para esquecer com a lama que havia nos montes. Neste momento a minha pedaleira está a fazer um barulho, penso que as esferas estão moídas ou então é mesmo o movimento pedaleiro e adivinhem, desde outrubro já meti um movimento pedaleiro novo. Se fosse material de "topo" certamente que aguentava muito mais.[;)]

Mas já fizeste alguma prova amadora?

Claro que faz muita diferença ires montado numa bike de baixa gama ou numa de alta.

Se andares bem numa imagina noutra, ou melhor não imagines, tenta experimentar. [;)]

Nem mais...

Assim sendo, aqueles pacóvios (tirando o Gamito) que fizeram o Trans Portugal há 15 dias, e que pagaram 2000€ para participar podiam ter ido todos ao Jumbo comprar umas Team... [:D]

Outra vez arroz com o preço das bikes?

É indubitável que uma bicicleta de 200/500 euros vai dar problemas com uma utilização "intensiva". Já tive duas, uma foi roubada, a outra já não é original excepto o quadro com n componentes lixados e que não aguentaram a minha fraca exigência e forma:confused: Às tantas sou abrutanhado com as bicicletas e não sabia:rolleyes:

Volta e meia os temas reaparecem, isto é tudo cíclico! [:D]

O tema é pertinente porque de facto para pessoas que não estejam dentro do assunto e não sejam aficionados faz confusão como é que um gajo gasta 2000€ ou mais numa "simples" bicicleta. Passa-se o mesmo com carros, motas, computadores, casas, tanta coisa!

Quem gosta mesmo investe dentro das possibilidades, para quem está de fora é sempre complicado entender e provavelmente todos nós sentimos isso em relação a alguma coisa.

Eu deixei a ressalva de que não sou um expert nem um rider experiente e daí poderem surgir erros na minha análise. Como é óbvio, não vou discutir o que cada um faz ao seu dinheiro. Isso não está em causa nem interessa a cada um de nós.

O que eu pretendi dizer é que, por vezes, vai-se do 8 ou 80 com muita facilidade. Vejo muita gente a dizer que as bicicletas que têm, muitas delas já com valores a passar os 500 euros, não chegam para aquilo que eles fazem. Pergunto: que coisas assim são tão difíceis fazem eles, que "obrigue" a ter uma bicicleta que custa três vezes mais?

Isto aplica-se também à "excessiva" preocupação com o peso. Será que um espigão ou um avanço em carbono é que vão fazer com que eu pedale mais, ou tenha coragem para aquele trilho?

Uns travões melhores trazem mais segurança? Sim, sem dúvida! A questão é que um gajo sem tomates para enfrentar aquela descida não vai passar a tê-los por trocar os Cantilever por uns hidráulicos, ou vai?

Creio que o ideal é fazer a coisa de forma progressiva.

Comprar algo relativamente simples para começar e caso comece a andar regularmente fazer upgrades à medida que precise/queira/apeteça.

Eu tinha uma bicla ganha nos pontos da gasolina, com que ainda dei umas voltas valentes e aquilo nunca partiu embora já não tivesse grande coisa.

Quando decidi comprar uma melhorzinha, entusiasmei-me e comprei uma de 2.400 Euros (embora com um bom desconto) e confesso que não tenho tido utilização para justificar esta bicicleta.

Back