JGTB interessante essa tua opinião mas não concordo com ela. O fazer BTT com uma bike de 500€ ou uma de 2000€ é que não tem mesmo nada a ver em termos de eficácia, segurança e divertimento. Se alguns com um charuto de 100€ fazem descidas radicais cheias de calhaus e ficam para contar a história, acredito, mas isso tem mais a ver com a técnica do que com o material. Metam lá esse sujeito com uma bike melhor a fazer o mesmo e perguntem-lhe qual ele prefere. Agora se for para fazer ciclovias, qualquer treta serve desde que tenha pedais e selim (alguns preferem sem selim [

]).
E por favor não venham com a história dos gajos com bikes de 4 digitos a ficarem para trás nas maratonas/passeios e outros com bikes do supermercado e ganharem aquilo tudo, cada um gasta os €€€ onde quer e lhe apetece mesmo que não tire sempre proveito disso a 100% [

]
que cada um sabe quanto pode ou quer gastar? certo.
que cada um *acha* que com X compra algo que chega e sobra? para um inexperiente como eu era, falso.
que com <250€ se compra algo para fazer ciclovias e estradões? certo. que isso é BTT? eu acho que não.
que o BTT é, tal como em outras coisas da vida, uma feira de vaidades? certo.
há quem com maquinões fazem exclusivamente ciclovia e coisinhas sem jeito que até dá dó.
mas há outros que espremem as máquinas.
cada um tem que estar bem com o seu ego.
acho despropositado/inconclusivo/infrutífero/estéril a discussão de quanto cada um gasta pela bicicleta.
que coloquem dúvidas sobre o que devem comprar para que fim (lembro-me recentemente da discussão com o cadito), se X é melhor que Y em relação a preço qualidade, tudo ok.
agora criticar beltrano por ter dado 3500 mocas pela sua carbono é estar a abusar na discussão...
se alguém quer gastar 250€ interessa saber o que quer fazer com a montada e alertar que por algum mais pode comprar algo que lhe dê mais segurança/qualidade/fiabilidade no monte. mas se não quer fazer monte ou não quer/pode gastar mais, o papel de aconselhador fica deturpado.
continuo a achar que a GT por 250€ é uma boa aposta, nem que seja pelo quadro e valor de revenda.
sim v-brakes é melhor que discos mecânicos... excepto no upgrade para discos hidráulicos.
tenho dito