Tópico do BTT

Não me parece, não me parece que este pneu aguente muito mais?? :o

995814_529344373793278_857707271_n.jpg

Mais umas caminhadas e as duas vão ficar com menos pneus :o

Em relação ao teu Racing Ralp, pelo que eu vi no passeio do FAHO em Monsanto, tu só bloqueias a roda traseira por dois motivos: por tudo e por nada [:D] Muito bom está ele tendo em conta esse facto [:p]

Mais umas caminhadas e as duas vão ficar com menos pneus :o

Em relação ao teu Racing Ralp, pelo que eu vi no passeio do FAHO em Monsanto, tu só bloqueias a roda traseira por dois motivos: por tudo e por nada [:D] Muito bom está ele tendo em conta esse facto [:p]

Isso foi só ao principio, estavam a agarrar muito! :o

Mas já tenho substitutos para quando os schwable estiverem carecas.

375632_529160640478318_1747771012_n.jpg

Quase a sair da quinta das conchas , numa pequena descida , eis a 1º queda da temporada [8b]. Um erro de principiante. estava a beber pelo tubo e o gajo escapa-se , tento apanhá-lo e ao mesmo tempo tempo diminuir a velocidade, ora , apenas fui ao travão frontal, e guina para a esquerda e lá vou eu ao tapete em chão de saibro, que bom [8b]. Resultado ombro, braço e antebraço esquerdo todo esfolado, joelho esquerdo com esfolamento mais profundo , o direito tem apenas uns arranhões e as mãos estão doridas do impacto. Benditas luvas novas de dedos[;)].
o capacete apesar de ser fraquinho , aguentou a pancada , sorte a minha mas, agora tenho receio do seu estado .

Aqui está ele :

745o.jpg

Se puderem dar sugestões de um capacete melhor , que não seja xpto , melhor do que este serve, agradeço .

Last edited:
Quase a sair da quinta das conchas , numa pequena descida , eis a 1º queda da temporada [8b]. Um erro de principiante. estava a beber pelo tubo e o gajo escapa-se , tento apanhá-lo e ao mesmo tempo tempo diminuir a velocidade, ora , apenas fui ao travão frontal, e guina para a esquerda e lá vou eu ao tapete em chão de saibro, que bom [8b]. Resultado ombro, braço e antebraço esquerdo todo esfolado, joelho esquerdo com esfolamento mais profundo , o direito tem apenas uns arranhões e as mãos estão doridas do impacto. Benditas luvas novas de de dedos[;)].
o capacete apesar de ser fraquinho , aguentou a pancada , sorte a minha mas, agora tenho receio do seu estado .

Aqui está ele :

745o.jpg

Se puderem dar sugestões de um capacete melhor , que não seja xpto , melhor do que este serve, agradeço .

Grande queda!

As melhoras para as tuas mazelas.

No fim de semana passada dei 4 quedas em Sintra no espaço de 20 minutos talvez. Também fiquei com o corpo bem marcado. Escoriações e hematomas é o que não faltam. Mas dores felizmente não tenho.

Grande queda!

As melhoras para as tuas mazelas.

No fim de semana passada dei 4 quedas em Sintra no espaço de 20 minutos talvez. Também fiquei com o corpo bem marcado. Escoriações e hematomas é o que não faltam. Mas dores felizmente não tenho.

Obrigado. As dores têm de se suportar, tive de vir a bufar mais de 4kms até chegar a casa para tratar delas. O que me f... é ter de ficar sem andar durante vários dias [s)].

Granda malho! [:D][:p]
Vais a olhar para as moças... [:p]

A Decathlon tinha uns capacetes Bell porreirinhos (~25 €).

Obrigado. As dores têm de se suportar, tive de vir a bufar mais de 4kms até chegar a casa para tratar delas. O que me f... é ter de ficar sem andar durante vários dias [s)].

Eu quero lá saber das dores. Só ainda não andei esta semana porque estou sem suspensão. Está na oficina para fazer revisão.:D

Granda malho! [:D][:p]
Vais a olhar para as moças... [:p]

A Decathlon tinha uns capacetes Bell porreirinhos (~25 €).

Epá , antes fosse mas, aquela hora , meio dia, estava muito fraquinho, tirando duas pitas e uma um pouco mais velha , estava às moscas .

Penso ter a ver com a direcção com que a mola faz força, nos normais a mola está a puxar para fora (carretos mais pequenos) e nos invertidos a mola puxa para dentro (carretos maiores). Alguém que me corrija se estiver a dizer uma barbaridade.

Companheiro

Estás correcto.

Existem relatos de quem "afirma" ter triplicado a durabilidade da corrente apenas pelo simples facto se utilizar um desviador destes.

Essencialmente, fazes força para diminuir os andamentos em vez de os aumentares.

Um abraço

ny12xx

Last edited:
... o que faz com que a posição de "descanso" seja a corrente no carreto maior.
além disso, uma redução em "esforço" não é tão problemática quando comparada com o sistema normal.

Qual a diferença entre um desviador normal e o invrtido?

Vou dar um exemplo...
Nos normais, quando se solta o cabo, a corrente desce de prato, ficando a pedalada mais pesada.
Nos invertidos acontece precisamente o contrário: quando se solta o cabo, a corrente sobe um prato, tornando a pedalada mais leve.

Até ter mudado para dual control, sempre tinha usado normais, quer da shimano quer da sram.
Agora tenho um XTR invertido. Acho que os invertidos levam vantagem sobre os normais, sobretudo em situações de esforço, nomeadamente a subir.

Como disse há uns tempos, o milo andava aqui a fazer-me comichão: Manitou Radium LRS with Manitou MiLo lockout system - YouTube

Acho então que o xtr que tenho é invertido.

Se é invertido, atenção à posição de descanso do desviador: deve ficar no carreto mais "leve" da cassete. No meu caso, no prato de 32.
Isto se achares importante a posição de descanso. Já ouvi dizer que não tem grande impacto na vida do desviador mas, por via das dúvidas, deixo o meu sempre nessa posição.
Poderás ver por aqui se o teu é invertido ou não: na posição que acabei de referir, a mola não deverá estar sob qualquer tensão. Deverá estar "fechada". Ao contrário do que se passará se colocares a corrente no carreto de 11 (deverá ficar "aberta").

Se é invertido, atenção à posição de descanso do desviador: deve ficar no carreto mais "leve" da cassete. No meu caso, no prato de 32.
Isto se achares importante a posição de descanso. Já ouvi dizer que não tem grande impacto na vida do desviador mas, por via das dúvidas, deixo o meu sempre nessa posição.
Poderás ver por aqui se o teu é invertido ou não: na posição que acabei de referir, a mola não deverá estar sob qualquer tensão. Deverá estar "fechada". Ao contrário do que se passará se colocares a corrente no carreto de 11 (deverá ficar "aberta").

Eu não costumo ligara isso :p

a minha sunn estava a fazer muitos estalos na pedaleira (há cerca de um ou dois meses até agora).
na oficina, há coisa de 2 semanas, apertaram o centro pedaleiro e os pratos (de facto estavam um desapertados); mas o barulho manteve-se.
ontem ao fim do dia fui dar uma volta e notei uma torsão exagerada quando pedalava em força. tão exagerada que a corrente raspava no desviador! ao de leve, mas raspava. não é de todo normal!
pensei que seria algum pivot mal apertado.
há pouco fui lavar a dita, e tive muito cuidado a ver se via alguma péssima notícia...
e não é que a escora, do lado direito, bem perto do pivot, no tubo de baixo e por baixo, tem uma pequena rachadela????
fiquei doente. [8b][8b]

o quadro é usado, e nem sei se a sunn tinha garantia vitalícia do quadro (nem sei a idade do quadro); além disso, acho que a sunn faliu...

isto é arranjável?

Back