Tópico do BTT

Estava a pensar nisso.

Usar o WD40, deixar estar um tempo, e depois lubrificar tudo novamente.

O problema de desmontar a pedaleira, é que além de nunca o ter feito, não tenho as ferramentas específicas.

A questão é que ao usares WD40, vais ter de desmontar tudo, limpar tudo e lubrificar tudo (rolamento incluidos), porque aquilo enfia-se em todo lado.

Senão tens ferramenta para isso, não me metia no WD40.

O braulho na pedaleira pode ser muita coisa, desde falta de massa/lubrificação a simples areias que se metem entre a pedaleira e o quadro. Por vezes resolve-se (a última) usando papel mais grosso ou uma escova fininha para limpar esses detritos

A questão é que ao usares WD40, vais ter de desmontar tudo, limpar tudo e lubrificar tudo (rolamento incluidos), porque aquilo enfia-se em todo lado.

Senão tens ferramenta para isso, não me metia no WD40.

O braulho na pedaleira pode ser muita coisa, desde falta de massa/lubrificação a simples areias que se metem entre a pedaleira e o quadro. Por vezes resolve-se (a última) usando papel mais grosso ou uma escova fininha para limpar esses detritos

Aposto nisso das areias, pois a zona por onde andei tinha imenso "pó" fino, que se entranha em todo o lado.

Vou testar isso do papel (não tenho escova assim tão fina).

Onde é que eu posso comprar um selim minimamente confortável?

É verdade que os selins mais moles não são os mais confortaveis? Tenho de arranjar um em condições, acima dos 100km começa a doer muito...

É verdade que os selins mais moles não são os mais confortaveis? Tenho de arranjar um em condições, acima dos 100km começa a doer muito...

Tenho lido muito bem do SMP Hybrid. Podes comprar nas lojas on-line ou nas lojas tradicionais e o preço ronda os 60€.

images

Sim.

Cada c* cada sentença.

Para mim, que já tive alguns (OEMs que vinham de origem, SI, SZ (à medida do traseiro) - este último notei bastante diferença), juntamente com bons calções. Mas com mais de 50km sempre sentado notava algum desconforto.

Nos forúns internacionais havia e há uma marca que vem sempre ao de cima unicamente pelo conforto (WTB), mas pela falta de divulgação aqui no rectângulo nunca liguei. Até que precisei de um selim mais resistente e barato e decidi apostar num wtb pure V race com uns modestos 320gr[:D]
A diferença foi do 8 para o 80, de tal forma que decidi experimentar sem calções almofadados e continuei sem dor ou desconforto independentemente dos km[;)]

Boas,

Venho aqui pedir uma ajuda ao pessoal das bikes; aos fins de semana e alguns dias da semana, eu e uns amigos juntamo-nos para dar umas voltinhas de bike, mas chegou ao ponto de nos cansarmos de andar sempre pelos mesmos sitios (expo, belem, guincho, cascais, etc). Tenho procurado por alto na net, e encontrei alguns trilhos disponiveis para download, mas entendo muito pouco disto. Resumindo: tenho uma bike e um iphone, alguem me sabe indicar um site com trilhos/ciclovias (citadinos ou nao) na zona de lisboa e arredores, que possa fazer download, e posteriormente os possa correr numa aplicação de iphone?

Desde já, agradeço a vossa ajuda!!

Boas,

Venho aqui pedir uma ajuda ao pessoal das bikes; aos fins de semana e alguns dias da semana, eu e uns amigos juntamo-nos para dar umas voltinhas de bike, mas chegou ao ponto de nos cansarmos de andar sempre pelos mesmos sitios (expo, belem, guincho, cascais, etc). Tenho procurado por alto na net, e encontrei alguns trilhos disponiveis para download, mas entendo muito pouco disto. Resumindo: tenho uma bike e um iphone, alguem me sabe indicar um site com trilhos/ciclovias (citadinos ou nao) na zona de lisboa e arredores, que possa fazer download, e posteriormente os possa correr numa aplicação de iphone?

Desde já, agradeço a vossa ajuda!!

Por exemplo: http://www.gpsies.com; Wikiloc - Trilhas de GPS e pontos de interesse do Mundo

Ontem fui dar uma volta mas o pedaleiro cada vez faz mais barulho e não consigo pedalar com aquilo assim.

Desmontei-o mas como o BB é press fit não tenho as ferramentas para o tirar.

Qual é a melhor maneira de o limpar ou de diagnosticar se os rolamentos já eram?

1174753_556830691044646_1698378257_n.jpg

Isso. Roda com a mão e sentires resistência ou pequenos ressaltos esses já eram.
De qualquer forma acho que o problema é o tamanho das rodas :p

Isso. Roda com a mão e sentires resistência ou pequenos ressaltos esses já eram.

Vou mandar o meu bitaite e dizer que é das lavagens[:p]

Vê se tem folgas a rodar ou se tem alguma prisão. ;)

Hoje vou ver com mais atenção mas do que testei ontem não me pareceu existir qualquer fricção.

Essa das lavagens já estava à espera [:p], eu sei que não ajuda à boa saúde dos rolamentos lavar com jacto de pressão, mas pelo que li no fórum da especialidade estes rolamentos também não são conhecidos pela sua longevidade.

Vou limpar, por massa e ver se resolve.

Hoje vou ver com mais atenção mas do que testei ontem não me pareceu existir qualquer fricção.

Essa das lavagens já estava à espera [:p], eu sei que não ajuda à boa saúde dos rolamentos lavar com jacto de pressão, mas pelo que li no fórum da especialidade estes rolamentos também não são conhecidos pela sua longevidade.

Vou limpar, por massa e ver se resolve.

Os hollowtech II tb não são, mas desde que comecei a lavar o mínimo possível a bicicleta (só limpo e lubrifico transmissão e suspensões) noto que a durabilidade é muito maior[;)]

Em termos de lavagens para mim o eixo pedaleiro é o que dá mais chatices

Os hollowtech II tb não são, mas desde que comecei a lavar o mínimo possível a bicicleta (só limpo e lubrifico transmissão e suspensões) noto que a durabilidade é muito maior[;)]

Em termos de lavagens para mim o eixo pedaleiro é o que dá mais chatices

Eu também evito o máximo possível e que me lembre só a lavei 2 vezes.

E com ela toda suja lavá-la à mão não deve ficar grande coisa.

Boas pessoal, uma vez que há aqui bastantes entendidos na matéria, vou deixar aqui um pedido de ajuda / conselho.
Queria me iniciar no BTT, mas apesar de já ter procurado algumas coisas e o orçamento ser ainda reduzido para tal gostaria de saber que bicicleta me aconselham para iniciar com um orçamento a rondar os 300€. Sei que não é muito mas tenho de começar devagar. O uso será estrada e esporadicamente alguns trilhos com amigos, mas nada de extrema violência [:D]. Apesar de não querer dispor já dinheiro queria que a compra que fizesse valesse cada cêntimo [:D]

Tenho 1.90m e sou bastante pesado. Tive a ver no site da sportzone uma berg trailrock 3.5 hd mas acho que já não existe, foi uma edição limitada. Seria sem dúvida uma boa compra. No mercado de usados não vi nada que me entusiasmasse, uma vez que na zona do Porto por volta desse orçamento não aparece nada em relativo bom estado. Também não sei se esta é a melhor altura para comprar ou se deva esperar.

Obrigado desde já.

Last edited:
Eu também evito o máximo possível e que me lembre só a lavei 2 vezes.

E com ela toda suja lavá-la à mão não deve ficar grande coisa.

Rolamentos selados por norma não se lubrificam. Contudo, se tiveres muito cuidado e conseguires retirar o selo de protecção e expor as esferas, podes fazer uma limpeza e lubrificação sem os retirar do quadro.

Se não der, já sabes! Rolamentos novos.

Shimano Hollowtech II Press Fit Innenlager SM-BB71-41A

ou estes

Shimano Hollowtech II Press Fit Innenlager SM-BB91-41A

Os teus parecem-me ser os 71 (isto pelo que se vê na foto) eu usei os 91. Os 91 são superiores e duraram bastante no meu caso.

Rolamentos selados por norma não se lubrificam. Contudo, se tiveres muito cuidado e conseguires retirar o selo de protecção e expor as esferas, podes fazer uma limpeza e lubrificação sem os retirar do quadro.

Se não der, já sabes! Rolamentos novos.

Shimano Hollowtech II Press Fit Innenlager SM-BB71-41A

ou estes

Shimano Hollowtech II Press Fit Innenlager SM-BB91-41A

Os teus parecem-me ser os 71 (isto pelo que se vê na foto) eu usei os 91. Os 91 são superiores e duraram bastante no meu caso.

Também já tinha visto na BD, não são caros, as ferramentas para tirar e por é que não são nada baratas.

Remover o selo não deve ser fácil?

Eu quando vi a bike na máquina questionei...

Não acredito em bruxas, mas que as há, há!
Milagres é que não há!

Mas isso sou eu que ando nisto há pouco tempo... São só dúvidas que me assolam. mas que me vão dando alguma razão...

Embora a outra hipótese que colocas também é válida, mas eu desde que deixei de lavar as bikes nunca mais tive problemas de rolamentos...
Estão sujas?
Sim, mas sem problemas...

Back