Tópico do BTT

Ainda nem andei nela...
Precisa de um bom banho, uma revisão aos travões, discos e umas pernas em condições...
Ah, e verificar o amortecedor traseiro porque honestamente, não sinto diferença nenhuma nas afinações do Propedal.

Bom, eu tenho um Fox Rp23 a bombar desde 2008 e nota-se bem a diferença das diferentes posições, mas verdade seja dita para mim cheguei à conclusão que a mais aconselhada era a 2 e aí ficou, nunca a mudo agora.

Era FOX um 165, de 2010 ou 2009, nunca 'descobri' o mérito do sistema, mas se calhar usando um recente já seria diferente.

O que tenho é um RP 23 ou 32 e só tenho a dizer maravilhas . Coloco no pro pedal ,e raramente mudo ,mesmo quando vou em estrada .Não sinto quase bombear nenhum . Não gosto é , na posição de aberto , bombeia demais , nas descidas então ,parece que vou perder o controle da bike.Também é necessário ter a pressão correta . A pressão do meu ,foi afinada na oficina com umas "peças de várias cores "próprias da Fox, subi e desci da bicicleta ,vezes sem conta para colocarem ar ,disseram os PSI, fixei os valores ,e é por esses PSI que acrescento ar ,quando necessário.Cumps

Quando não se sente diferenças entre o propedal activado ou não, significa que está a precisar de manutenção, e não são os vedantes da câmara do ar, é a outra que tem o azoto! ;)

Para os newbies em amortecedores, a "regra" (peso do rider)*2+10 psi costuma ser a pressão recomendada. Claro que há sempre variações não não foge muito deste valor.

jferreira, quando tens o amortecedor todo aberto (para as descidas) e dizes que bombeia demais, penso que se deve a teres o rebound rápido demais, não?

Faz o teste de descer o passeio - tem de estar rápido o suficiente apenas para bombear uma vez mas não rápido demais de maneira a não dar um "coice".

Quando não se sente diferenças entre o propedal activado ou não, significa que está a precisar de manutenção, e não são os vedantes da câmara do ar, é a outra que tem o azoto! ;)

Para os newbies em amortecedores, a "regra" (peso do rider)*2+10 psi costuma ser a pressão recomendada. Claro que há sempre variações não não foge muito deste valor.

jferreira, quando tens o amortecedor todo aberto (para as descidas) e dizes que bombeia demais, penso que se deve a teres o rebound rápido demais, não?

Faz o teste de descer o passeio - tem de estar rápido o suficiente apenas para bombear uma vez mas não rápido demais de maneira a não dar um "coice".

Tens a certeza sobre esse calculo para a pressão? Estamos a falar de uma pessoa que pese 70kg fica com uma pressão de 150psi? Eu acho que tenho o meu em 90...:sh)

Com essa pressão, qual é o teu SAG? :confused:

O SAG deve estar entre os 20-25% do curso disponível do amortecedor.

No meu caso, tenho um amortecedor de 190mm de comprimento, com 50mm de curso e tenho um SAG a rondar o 12mm quando estou em cima da bike, seguindo a "regra" que disse atrás.

Estou a falar de acordo com a minha experiência (quadro Cube AMS 100 e Radon Skeen), e sei que por exemplo a Giant Anthem e a Lapierre Zesty também dão para afinar assim.

Pode haver excepções, mas eu não estou a lembrar-me..

.

[
QUOTE]jferreira, quando tens o amortecedor todo aberto (para as descidas) e dizes que bombeia demais, penso que se deve a teres o rebound rápido demais, não?

[/QUOTE][/QUOTE]

Obrigado vou ver isso ,embora para mim o Propedal é optimo

Muito louca. E ainda tem um pouco do azul da yeti [:cool:]
Isso são umas st de 2012?

Cumps

Não sei se são as de 2012 de 2011 ou de 2010. Não sei ver a diferença.
O selim SLR parece-me que vai sair... É muito duro para um rabo sem calo...
A revisão aos travões é devido ao ter uma travagem muito fraca. As manentes são Formula R1 e as pinças umas RX, mas os discos da KCNC estão nas lonas há muito. Só para dar uma ideia, o de trás tem 0,9mm de espessura...

Li algures que para testar se o propedal (ou sejamos honestos, a compressão), tira-se o ar ao amortecedor, e percorre-se o curso do amortecedor com a bicicleta, alternando regulações. Oferecendo pouca resistência (porque só existe amortecimento e quase nada de mola), se não houver diferença de compressão, está na hora de ir ao médico.

De resto tenho que testar a bicla. Gostava de tentar tirar algum peso, mas penso que não vai ser fácil.
Neste momento está com 12kg certos.

Já agora, os vossos rp23 fazem barulho durante o curso (squish)?

Última edição:
Não sei se são as de 2012 de 2011 ou de 2010. Não sei ver a diferença.
O selim SLR parece-me que vai sair... É muito duro para um rabo sem calo...
A revisão aos travões é devido ao ter uma travagem muito fraca. As manentes são Formula R1 e as pinças umas RX, mas os discos da KCNC estão nas lonas há muito. Só para dar uma ideia, o de trás tem 0,9mm de espessura...

Li algures que para testar se o propedal (ou sejamos honestos, a compressão), tira-se o ar ao amortecedor, e percorre-se o curso do amortecedor com a bicicleta, alternando regulações. Oferecendo pouca resistência (porque só existe amortecimento e quase nada de mola), se não houver diferença de compressão, está na hora de ir ao médico.

De resto tenho que testar a bicla. Gostava de tentar tirar algum peso, mas penso que não vai ser fácil.
Neste momento está com 12kg certos.

Já agora, os vossos rp23 fazem barulho durante o curso (squish)?

Boas.
Devem ser as de 2012, as minhas são de 2011, com grafismo diferente. Essas já têm um cepo diferente [;)]

Esse selim com uma carneira razoável é muito bom, a rapar peso eu não o trocaria tão cedo e daria umas voltas para ganhar calo.

Se tens manetes r1 com pinças rx e falta de potência na travagem... ou são os discos ou as pastilhas [;)]

Cumps

Tens a certeza sobre esse calculo para a pressão? Estamos a falar de uma pessoa que pese 70kg fica com uma pressão de 150psi? Eu acho que tenho o meu em 90...:sh)

Bem, eu tenho cerca de 68kg, equipado devo ir para uns 73Kg. Do software cannondale para a minha bike dizia cerca de 170psi para o FOX RP2. De uma das lojas que consultei confirmou o valor. A outra "mediu-me" e disse cerca de 160psi.
Valor que tenho usado como guia até hoje. À frente (tb numa fox) uso cerca de 85psi e fico com cerca de 20% de SAG.

Com essa pressão, qual é o teu SAG? :confused:

O SAG deve estar entre os 20-25% do curso disponível do amortecedor.

No meu caso, tenho um amortecedor de 190mm de comprimento, com 50mm de curso e tenho um SAG a rondar o 12mm quando estou em cima da bike, seguindo a "regra" que disse atrás.

Estou a falar de acordo com a minha experiência (quadro Cube AMS 100 e Radon Skeen), e sei que por exemplo a Giant Anthem e a Lapierre Zesty também dão para afinar assim.

Pode haver excepções, mas eu não estou a lembrar-me..

O SAG está bem, anda à volta de 7-8 mm para um 38, de qualquer das formas vou confirmar a pressão, pois agora estou com duvidas sobre os 90psi.

Voltar
Superior