Tópico do BTT

Ora bem, primeiras impressões da nova montada... fantástica. Isto em relação a uma rígida, principalmente 26, parece um sofá, dá um conforto que me faz pensar o porquê de só agora trocar.

Então a descer, traça tudo, pedras, regos, etc, transmite muita confiança a passar em qualquer irregularidade. Ainda ontem passei por zonas que na rígida nunca desceria àquela velocidade, mas com esta, ela quase que faz o trabalho sozinha. A subir também é muito superior, raramente se perde tracção nas zonas complicadas, o que facilita muito nas subidas técnicas, principalmente para quem não tem grandes unhas, como é o meu caso.

É verdade que, devido ao facto de ter roda 29, nas subidas precisa de mais cadência para manter uma velocidade constante e necessita de mais força para recuperar se a deixarmos esmorecer muito a meio da picada, mas para quem tiver pernas, ela embala e de facto nota-se o maior andamento face às 26.

Ainda estou em fase de adaptação à transmissão 2x10 (usava 3x9), mas devo dizer que estou fã, dá muita vantagem em certas situações, nomeadamente quando se quer fazer acelerações depois de uma subida. Em contrapartida, perde-se velocidade de ponta, fruto de não existir o prato de 44, mas para BTT é um mal menor.

Não posso também deixar de frisar os travões, estes Formula R1 são qualquer coisa de extraordinário, isto sim são travões. E ainda não devem estar 100% acamados, por isso, acredito que fiquem ainda melhores com o passar do tempo. O resto, não há muito a dizer, já toda a gente sabe que FOX é FOX, conhecidas por terem uma excelente leitura do terreno e a transmissão X0, que também é certinha e fiável.

Em suma, estou muito contente com a compra, senti-me bem em cima dela, o selim parece que também vai agradar ao meu rabo e com mais 2 ou 3 voltas, acho que me vou sentir como se já andasse nela há um bom par de anos.

ora abre-se a caixa de pandora...

1m82 não és definitivamente baixo para uma 29"...

há 2 tipos de riders: os que viram a luz e têm em consideração as 29", e o PC [:D]

agora um pouco mais a sério:
29" rodam melhor, sobem melhor, descem melhor.
perdem para o peso, para a próprio rigidez torsional das rodas e suspensão, e para a inércia (arranques... mas quantas vezes "arrancas"?); e muito para a maneabilidade.

tens o meio termo: 27.5"

no entanto, pode ser muito difícil encontrar uma 29" com boas spec e bom peso por cerca de 600€.
com a febre das 29" (e mesmo 27.5) há quem tenha 26" e não tenha que fazer ao €€€... o que pode ser uma benção já que estes estão a vender as 26".

BRUTAL [:D] [:p] [;)]

Só faço uma pequena correcção ao que dizes, as 29'' são melhores a passar obstáculos isso sem dúvida nenhuma, agora a subir...

... A subir também é muito superior, raramente se perde tracção nas zonas complicadas, o que facilita muito nas subidas técnicas, principalmente para quem não tem grandes unhas, como é o meu caso.

É verdade que, devido ao facto de ter roda 29, nas subidas precisa de mais cadência para manter uma velocidade constante e necessita de mais força para recuperar se a deixarmos esmorecer muito a meio da picada, mas para quem tiver pernas, ela embala e de facto nota-se o maior andamento face às 26.
...

Tal como diz o reiszink a subir tens que ir com mais cadência na 29'', ou seja, na práctica as 29'' são melhores a subir quando o piso é mais irregular (raízes, regos, etc...) porque em piso mais regular eu penso que as 26'' continuam a ser melhores para subir, ou estou enganado? :confused:

Já usei strava, endomondo e sports tracker. Prefiro o primeiro sem dúvidas...

Sem tirar nem por. Não só pela app, mas também pelo site.

EDIT: Com o Strava, podes ainda usar sites externos para ter outro tipo de análise da tua informação:
http://veloviewer.com/
http://raceshape.com/ (este é para os KOMs e para verem onde é que o PC vos ganha tempo) [;)]

BRUTAL [:D] [:p] [;)]

Só faço uma pequena correcção ao que dizes, as 29'' são melhores a passar obstáculos isso sem dúvida nenhuma, agora a subir...

Concordo...

PS: Estás aqui, estás a converter-te... passo a passo... ou como dizem os americanos "baby steps" [:D]

Last edited:
Vou experimentar o strava entao. Obrigado malta, a ver se volto aos treinos, e à forma... :sh)

edit: Fiz login com a conta do facebook, a app faz pubicações automáticas? Não quero muito. lol

Last edited:
Boas.

Oh reiszink, a tua análise está muito boa mas há um aspecto em que deves estar enganado!
Então os fórmula travam muito bem ainda sem estarem acamados e são travões a sério? Não pode ser porque de acordo com a bíblia portuguesa das bikes isso é heresia e coisa do demo [:D]

Cumps

...
PS: Estás aqui, estás a converter-te... passo a passo... ou como dizem os americanos "baby steps"
icon_smile_big.gif

oh ruipedrocosta: muda lá a tua localização por debaixo do avatar, sff!

pronto, já ajavardei o suf. o meu mal é sono.

ps. perdoai os meus pecados, porque pequei.
tenho feito umas corridas, e esta coisa é viciante... e tem a vantagem de em 55min ficar tão moído como um empeno de 3 horas de btt e não ter as restrições de hora de corrida.
já tenho a minha primeira prova marcada: s.joao de braga. coisa leve, para 12.5km.
mas no dia 27 de abril há luso-galaico... e tenho que me por fino.
não consigo saber o acumulado da volta de 45km e da de 70km... ainda não sei a qual vou (se é que ainda posso escolher...)

Run = Corrida
Workout = exercício

[:D]

Eu uso Endomondo nas saídas e depois passo para o Strava, só para medir pilinh@s aqui com a malta mas, estou bem no fundo da tabela e nem sei ver onde ando em KOMs ou comparando aqui com a rapaziada.

Edd :)

tb pensava isso!
mas até agora nada de lesões: nem musculares nem de articulações.
mas tb tenho tido juízo e aconselhado com quem já anda nisto há muitos anos.
no início, nada de +30 min( que não cumpri... porque me sentia bem), nada de subidas e descidas (que tenho cumprido). e nada de fazer em dias consecutivos.
e comprei uma sapatilhas minimamente razoáveis; o facto de ter passada neutra, ligeiramente pronadora, facilitou a escolha.
mas ainda estou num ritmo bem baixo. p.e., ontem fiz 10k a rondar os 5.40
a ideia é manter a distância e baixar o pace.
Run Profile | Corrida ao entardecer com o Assis near Braga | Times and Records | Strava
hoje vou ver se pedalo :-P

Acabadinha de adquirir [kiss][kiss]

11hv6f7.jpg

Daqui a pouco vou dar a primeira voltinha para testar!

Algumas questões. É a primeira bicicleta com travões de disco que tenho, logo não percebo nada daquilo. Só é preciso ter cuidado em os manter limpos, não precisam de nenhuma lubrificação certo?
Como é que eu regulo a suspensão, aquilo tem lá o botão para a "prender" numa certa posição, como é que eu sei a posição em que a devo prender? Ou é para andar com ela livre?

Desculpem lá as questões um bocado parvas mas é a primeira bicicleta mais a serio que tenho!

Attachments

• WP_20140415_003.jpg
    WP_20140415_003.jpg
    77.2 KB · Views: 0
Algumas questões. É a primeira bicicleta com travões de disco que tenho, logo não percebo nada daquilo. Só é preciso ter cuidado em os manter limpos, não precisam de nenhuma lubrificação certo?
Como é que eu regulo a suspensão, aquilo tem lá o botão para a "prender" numa certa posição, como é que eu sei a posição em que a devo prender? Ou é para andar com ela livre?
muito óleo nos discos. convém que andem bem lubrificados. os meus quase que pingam.
suspensão bem presa a desceres por trilhos, para que a direcção seja mais directa; solta a subir, se fores de pé, para que a energia passe para o quadro e ajude a subir

Back