Tópico do BTT

se tu gostas, bom para ti!
ainda bem que todágente, sem ser os proprietários, diz que são bruscos e que de um modo geral não são bons travões!
todágente deve estar enganada e só tu é que estás certo! :sh)

os meus ICE-TECH enormes, nunca empenaram!
os meus hope também não!

se os teus empenam é porque exiges deles coisas para quais eles não aguentam!

Por mim falo... não disse que os formula não são bons travões, antes pelo contrário acho que são muito porreiros. E também convém não esquecer que estou a comparar o topo da shimano (de 2010/11) com uma gama média/alta da formula. Se fossem os R1 acredito que sejam melhores que os XTR ou no mínimo que se equivalham. Além do mais, tenho uns 15 dias com os formula, enquanto que com os shimano tive mais de um ano, com os shimano usava discos XT ice tech e com os formula uns básicos com medida menor.

se tu gostas, bom para ti!
ainda bem que todágente, sem ser os proprietários, diz que são bruscos e que de um modo geral não são bons travões!
todágente deve estar enganada e só tu é que estás certo! :sh)

os meus ICE-TECH enormes, nunca empenaram!
os meus hope também não!

se os teus empenam é porque exiges deles coisas para quais eles não aguentam!

Já tinha saudades disto [:cool:]

Esses "Todágente" devem ser daqueles que pegam na bike do amigo com formula e, como não estão habituados ao tipo de tacto lá vem a lenga lenga da brusquidão, do "on off", falta de fiabilidade, etc, etc...

Nada de mais errado. Os travões (e isto é para ti senhorpedro) são mais bruscos ao inicio. Com o uso, com as pastilhas e discos acamados (sim, os formula são barulhentos) vão ganhando mais progressividade ao ponto de, quando familiarizados, sabemos perfeitamente onde a "mordida" vai bloquear as rodas [;)]

Mas lá está. Este tipo de coisa é um pouco à vontade do freguês; uns preferem um tacto mais progressivo e só com a mão fechada sobre o punho é que sabem que vai bloquear, outros preferem esse efeito a meio curso ( a mim cansa-me menos o dedinho nas descidas longas [:D]).

Agora, utilizo formula há três anos, só sangrei o da frente há uns meses e continuam para as curvas. Só posso pegar é na escolha de pastilhas ou dos discos e aqui concordo em absoluto no ruído forte que fazem especialmente no molhado [;)]

Já experimentei : magura mt 4 e mts, XT, slx, xtr, Avid (do piorio para mim) e a trocar seria outravez por uns R1 ou XTR (que também gosto muito atenção).

cumps

Aprende a ler. OK.
Eu não sou dono da razão e há muita gente satisfeita com os Fórmula.
Não sou o único.
Tu é que queres fazer passar os Fórmula por maus travões. Há quem goste e quem não goste. Simples: há mercado para todos. Dizer coisas como foge à 7 pés ou que só os proprietários e que gostam isso é que é querer ter a razão.
Deves ser leitor assíduo da bike magazine ou lá o que é.

Formula R1 disc brake (basic) review - BikeRadar
http://www.freshmtbreviews.com/2013-formula-r1-disc-brake-review/

Formula RX hydraulic disc brake review - BikeRadar
Initial Review: Formula’s updated RX disc brake

Eu nem precisava de ler estas reviews porque conheço os travões e sei o que valem.
Parece que mais alguém gosta deles.

Por mim falo... não disse que os formula não são bons travões, antes pelo contrário acho que são muito porreiros. E também convém não esquecer que estou a comparar o topo da shimano (de 2010/11) com uma gama média/alta da formula. Se fossem os R1 acredito que sejam melhores que os XTR ou no mínimo que se equivalham. Além do mais, tenho uns 15 dias com os formula, enquanto que com os shimano tive mais de um ano, com os shimano usava discos XT ice tech e com os formula uns básicos com medida menor.

Os RX até são entrada de gama da Fórmula. Contudo a entrada de gama da Fórmula começa ao nível de uns XT na Shimano.

Esses "Todágente" devem ser daqueles que pegam na bike do amigo com formula e, como não estão habituados ao tipo de tacto lá vem a lenga lenga da brusquidão, do "on off", falta de fiabilidade, etc, etc...

se tu gostas, ainda bem!
eu era incapaz de estoirar guito nuns formula porque gosto de ter material que não é temperamental e que é de fácil, barata e rápida manutenção!

é que nem os mecânicos gostam :sh)
a única pessoa que anda comigo e que os usa, os The One, diz: só os tenho porque são leves e bonitos [:D]

no que toca a travões, size does matter!!!! [:)]
independentemente do tipo de BTT que fazes convém ter sempre o melhor travão disponível!

no XC eu uso 180/160 mas há por ai muito fanático do peso e do "chega perfeitamente" que dizem que 160/140 basta!

eu prefiro ter discos maiores porque a fadiga em descidas mais exigentes aparece muito mais tarde ou nunca aparece se tiveres 203/180 com ICE-TECH [:D]

relativamente aos formula! foge daquilo a sete pés!
podem ser leves e bonitos mas aquilo no que interessa é uma bela treta!
a falta de progressividade vai provavelmente mandar-te ao chão quando o piso é solto ou molhado!
no molhado chiam de forma absurda e em cima de pedra molhada, bloqueiam perigosamente!
a manutenção é uma dor de cabeça e só por isso é de evitar comprar!

eu prefiro os shimano e nas minhas 3 bikes só confio no xt m-785 porque são dos mais progressivos que existem e quando carregas a fundo tens toda a potencia do mundo!

no XC uso 180/160 com pastilha normais
no AM uso 203/180 com pastilhas ICE-TECH
no Enduro uso 203/183 mas com discos hope e pastilhas swiss top para quando travar, o movimento de rotação da terra parar também [:)]

Bem, isto foi entrada a pés juntos pá [:D]

Em relação ao que meti a bold: Eu tenho em algumas bikes 160/140 e em outra 160/160 e para te ser sincero para o uso que dou a elas (nada de descidas em que se vai a travar por vários km's [:p]) chega e sobra e não noto diferença dos 160/140 para os 160/160. Até porque o travão mais importante nisto das bicicletas é o dianteiro, tal como deves de saber.

Em relação à falta de progressividade dos Formula, bullshit, ou em bom Português, mer** de boi. Eu tenho travões formula nelas todas e a roda só bloqueia quando eu quero. E sim, já tive e ainda tenho aqui em casa uns Shimano Deore (que curiosamente estão dentro de uma caixa...) pelo que posso comparar.

Em relação à falta de fiabilidade, os meus Formula Oro Puro têm 5 anos (acho eu) e só foram sangrados uma vez quando lhes mandei cortar as bichas, de resto foi trocar pastilhas e andar. [;)]

Não quero com isto dizer que uns são melhores que outros. A comprar outros a primeira opção seria Formula se fossem a bom preço, caso contrário seriam uns Shimano SLX [;)]

Tu é que queres fazer passar os Fórmula por maus travões. Há quem goste e quem não goste. Simples: há mercado para todos. Dizer coisas como foge à 7 pés ou que só os proprietários e que gostam isso é que é querer ter a razão.
Deves ser leitor assíduo da bike magazine ou lá o que é.

o ano passado na Avalanche Licor Beirão, os únicos gajos, do grupo de 12 pessoas em que eu ia, a ter ter problemas com travões foram:
o primeiro tinha os The One, e o segundo tinha uns Avid elixir cr :sh)
quem tinha shimano não se queixou!

mas ainda bem que não gostamos todos do mesmo!

Não comparem abordagens diferentes.
Eu já andei com formula e shimano e é muito complicado comparar os modelos equivalentes pois cada um tem o seu tipo de funcionamento mas de forma diferente.
Basicamente nos formula temos uma travagem com maior potência em qualquer momento enquanto nos shimano existe um maior controlo sobre a travagem.
Em todo o caso são os dois muito bons.
Ao nível da manutenção e regularidade de funcionamento a shimano sempre foi a referencia e a isso não há como fugir.

Mas em todo o caso experimentem uns Magura MT8 e vão ver como tudo o resto é paisagem. [:cool:]

o ano passado na Avalanche Licor Beirão, os únicos gajos, do grupo de 12 pessoas em que eu ia, a ter ter problemas com travões foram:

A fiabilidade científica desse estudo é enorme.
No meu grupo de BTT sou o único com SRAM X01. Se tiver problemas numa das voltas os meus colegas também podem dizer que X01 não vale nada.
É legítimo.

Quanto à treta da manutenção, não passa de treta, a formula até disponibiliza as peças e kits em separado e na shimano é mais complicado encontrares à unidade. Porque é que todos os mecânicos da loja preferem shimano? Simples, óleo mineral que não lhes derrete a pele se não usarem luvas e material à fartazana porque é a marca mais bem representada no mercado (o que é incrivel porque a shimano era péssima há uns anos nos travões de disco). Mais simples de entender do que isto não dá :sh)

Quanto aos magura MT8 referidos, a câmara e entranhas é semelhante aos MTS só diferenciando a manete em carbono. Se se comportarem como os MTS que experimentei na epic carbon 29" com discos de 160mm de um amigo... Lá está, tacto diferente, ligeiramente esponjosos, potentes q.b. mas isto de andarmos só uns kms não chega para dizer que uns são melhores que os outros [;)]

cumps

Não comparem abordagens diferentes.
Eu já andei com formula e shimano e é muito complicado comparar os modelos equivalentes pois cada um tem o seu tipo de funcionamento mas de forma diferente.
Basicamente nos formula temos uma travagem com maior potência em qualquer momento enquanto nos shimano existe um maior controlo sobre a travagem.
Em todo o caso são os dois muito bons.
Ao nível da manutenção e regularidade de funcionamento a shimano sempre foi a referencia e a isso não há como fugir.

Mas em todo o caso experimentem uns Magura MT8 e vão ver como tudo o resto é paisagem. [:cool:]

Posso? [:D] Formula, vários anos de uso, nada de problemas. Shimano Deore, ainda dentro da garantia (felizmente), tinha uma fuga num dos "bombitos" do travão traseiro. De um momento para o outro perdeu o óleo quase todo!!! Quando fui a uma loja, referiu-me que não era o primeiro travão Shimano a ver com esse problema, especialmente XT. Vale o que vale [;)]

E não, não é por os bombitos estarem todos saídos, isto aconteceu com as pastilhas e a pinça no sitio, ou seja, a "morderem" os discos [;)]

Peço a todos os colegas de pedal que não entrem pelo caminho das guerrinhas que não nos leva a lado nenhum . Parece as quesílias em relação a carros premium versus gama média e etc. Respeito a opinião de cada um , em relação a determinada marca e fiabilidade/ gosto pessoal . O que se pretende para um nob como eu é verificar dentreo de determinado patamar ( €€€€) o que posso comprar/escolher. O que é mau para uns não o será para outros e vice-versa.

Já agora, li que os formula quando montados têm tendencia para se colarem aos discos e fazerem muito barulho nas travagens . Isto acontecerá nestes ou os problemas são de outras gerações. Li algures que para evitar estas situações colocaram anilhas de forma a afastarem os travões dos discos .

Já agora, li que os formula quando montados têm tendencia para se colarem aos discos e fazerem muito barulho nas travagens . Isto acontecerá nestes ou os problemas são de outras gerações. Li algures que para evitar estas situações colocaram anilhas de forma a afastarem os travões dos discos .

O que acontecia era nas gerações mais antigas as pastilhas estarem mais próximas do disco. Se os discos empenarem ligeiramente (descidas longas onde a temperatura sobe muito) vai sempre criar o carateristico roçar. Nuns mais ao de leve noutros não. Como resultado a malta de duas em duas voltas lá tinha que alinhar os travoes (processo simples e rápido).

A gama de 2013 para a frente melhorou muito nesse aspecto [;)]

cumps

Rui, isso também depende muito das pastilhas.

Eu não vou entrar nestas guerras de marcas daqui. Para mim, eu gosto dos meus Avid Elixir X9 de 2013, manete em carbono. Potência e modularidade como eu gosto.
E aqui está, é como eu gosto. E pastilhas SwissStop!

Rui, isso também depende muito das pastilhas.

Eu não vou entrar nestas guerras de marcas daqui. Para mim, eu gosto dos meus Avid Elixir X9 de 2013, manete em carbono. Potência e modularidade como eu gosto.
E aqui está, é como eu gosto. E pastilhas SwissStop!

Bullshit!!! Pastilhas é Gorila [:D]

DSCF2891.jpg

Por vezes é algo complicado afinar a posição das maxilas mas depois de feito é raro o raspar.
Já tive uns Deore 596 e não notei muitas diferenças nesse aspecto.
A chiadeira é um facto mas, curiosamente só com discos Formula. Com os XTR ou Quad não chiam.

Voltar
Superior