Tópico do BTT

Como jogo na liga dos solteiros e casados, os meus conhecimentos são muito fracos. Pretendo algo melhor que os Avis elixir 1 que tenho. Por qual é qu a maioria optaria ?

Como jogo na liga dos solteiros e casados, os meus conhecimentos são muito fracos. Pretendo algo melhor que os Avis elixir 1 que tenho. Por qual é qu a maioria optaria ?

Por esse preço já estou a recomendar esses rx a um amigo e ele tem os elixir 5 [:D]

Cumps

RX pelo peso, estética e potencia de travagem.

Companheiro

Na estética tens toda a razão.

Quanto à "potência", nem é tanto por ai. Acredito que tenham ambos uma potência muito semelhante, mas os Fórmula são muito mais bruscos. Pode ser daí que aparentam ser mais potentes, mas na realidade, ficam ela por ela.

Um abraço

ny12xx

Companheiro

Na estética tens toda a razão.

Quanto à "potência", nem é tanto por ai. Acredito que tenham ambos uma potência muito semelhante, mas os Fórmula são muito mais bruscos. Pode ser daí que aparentam ser mais potentes, mas na realidade, ficam ela por ela.

Um abraço

ny12xx

Sem dúvida , mordem mais cedo o disco mas refiro-me mais à capacidade de manterem boa e constante potência em alta temperatura devido às propriedades do óleo dot. Mas claro que há outros factores determinantes como o tipo de pastilhas e discos usados ;)

Mas isto dos travões é muito subjectivo, o que é bom para mim pode não servir para outro...

Cumps

Ano Modelo : 2013
Bicha : Normal
Comprimento da Mangueira : Dianteiro 100 cm, Traseiro 165 cm
Cor : Branco
Disco : Incluído
Fixação disco : 6 Furos
Garantia : 2 anos
Líquido de Travões : Dot 4
Matéria da Alavanca : Alumínio
Montagem Final : 160 IS, 203 PM Dianteiro / 203 IS Trasiero, 180 PM
Pastilhas : Semimetálicas
Prática : All Mountain, Cross Country
Tipo de Freios : 160 PM Dianteira, 160 PM Dianteira
Tipo de travões : Par

Na montagem final aparecem as seguintes opções :

180 pm
203 pm dianteiro / 203 is traseiro
160 is

tenho discos formula 180 à frente e 160 atrás. O que escolho , uma vez que não dá para escolher o 180 e 160 ao mesmo tempo ?

Uma vez que já tens os adaptadores correctos para 180/160 é uma questão de escolheres quais os discos que queres ter como material de substituição. Eu escolhia os de 160, é certo que vão trazer um adaptador para IS que não precisas, mas...

PS: 180 como disco dianteiro não é demais para ti? Eu utilizo 160 e chega!!!

Uma vez que já tens os adaptadores correctos para 180/160 é uma questão de escolheres quais os discos que queres ter como material de substituição. Eu escolhia os de 160, é certo que vão trazer um adaptador para IS que não precisas, mas...

PS: 180 como disco dianteiro não é demais para ti? Eu utilizo 160 e chega!!!

Explica lá melhor que já ando à nora . Se escolher 180, vem os 2 de 180 ? Os de 203 igual bem como os de 160 ?

Quanto maiores , melhores ?

Tenho medo e quero travar o mais possível .

Explica lá melhor que já ando à nora . Se escolher 180, vem os 2 de 180 ? Os de 203 igual bem como os de 160 ?

Segundo as opções que colocaste, sim. [;)] Para o teu peso e para o uso que dás à bike (XC) nada de descidas muito violentas ou longas a exigirem muito dos travões, os 160mm penso serem suficientes. Mas manda vir os travões, continuas a utilizar os teus discos actuais (180/160) e ficas com dois discos 160 novos de reserva. Mais de 180 parece-me ser um exagero (203mm!!!) e muitas das suspensões não aguentam isso, muitas têm como limite discos de 180mm [;)]

Preciso de ajuda malta, que cuidados se devem ter com a suspensão depois de lavar a bicicleta? Na corrente e componentes lavo bem e depois de tirar o lixo todo lubrifico, agora na suspensão não sei o que fazer depois de lavar.
A suspensão em causa é uma rock shox silver tk (RR 8.1).

no que toca a travões, size does matter!!!! [:)]
independentemente do tipo de BTT que fazes convém ter sempre o melhor travão disponível!

no XC eu uso 180/160 mas há por ai muito fanático do peso e do "chega perfeitamente" que dizem que 160/140 basta!

eu prefiro ter discos maiores porque a fadiga em descidas mais exigentes aparece muito mais tarde ou nunca aparece se tiveres 203/180 com ICE-TECH [:D]

relativamente aos formula! foge daquilo a sete pés!
podem ser leves e bonitos mas aquilo no que interessa é uma bela treta!
a falta de progressividade vai provavelmente mandar-te ao chão quando o piso é solto ou molhado!
no molhado chiam de forma absurda e em cima de pedra molhada, bloqueiam perigosamente!
a manutenção é uma dor de cabeça e só por isso é de evitar comprar!

eu prefiro os shimano e nas minhas 3 bikes só confio no xt m-785 porque são dos mais progressivos que existem e quando carregas a fundo tens toda a potencia do mundo!

no XC uso 180/160 com pastilha normais
no AM uso 203/180 com pastilhas ICE-TECH
no Enduro uso 203/183 mas com discos hope e pastilhas swiss top para quando travar, o movimento de rotação da terra parar também [:)]

Last edited:
Vim de uns XTR para uns RX e concordo com a boa potência dos formula e com a estética e tal... mas os shimano eram bem mais moduláveis que estes. Estes agarram logo o disco enquanto que com os XTR isso só acontecia se "esmagasse" a manete. Nos XTR tinha 180/160 e nestes tenho 160/160 com uns discos da formula que não valem um chapéu de abrunhos.

Eu prefiro de longe os Fórmula.
Já tive RX e agora R1.
Já devia ter morrido se o que o audia3tdi disse fosse verdade. Não os acho bruscos nem pouco progressivos. Para mim são para manter.
Para XC 160 160 chega e sobra. Discos grandes não são só vantagens. Também em empenam mais facilmente.
Os travões Fórmula são ruidosos curiosamente com discos Fórmula. Com discos de outras marcas não. Tenho discos XTR e já tive Quad. Com estes são silenciosos.

Back