Tópico do BTT

E se no meio do nada dessem com um tesouro?

Neste momento divirto-me mais a passear e errar em caminhos do que propriamente a fazer btt

asf.jpg

Pessoal vocês, podiam-me pôr aqui sff um bom vídeo do youtube ou site que me ensine a afinar as mudanças traseiras da bicicleta? Há muito tempo já o fiz mas já não estou a atinar com aquilo. Fui ver uns vídeos e fazer ao mesmo tempo mas fiquei baralhado com alguns. Uns começam na roda pedaleira mais baixa outros na mais alta e outros na do meio. De modo a que fiz pior que o que estava. Obrigado!

eu faço com a pedaleira do meio; no fim, verifico se está ok nas outras. claro que há combinações que não experimento (as que cruzam a corrente). como o prato do meio é para toda a obra, esse é o que interessa. os outros estarão, se tudo estiver ok, como deve ser.

Muito obrigado ElGamal.
Consegui ver uns vídeos e afinar o desviador à frente, atrás é que não deu em nada.
Ontem ainda vi esse vídeo e fiz ali a parte da folga do cabo. Tenho 3 rodas pedaleiras e 7 mudanças.
Não estava a conseguir pôr o desviador alinhado com o carreto mais pequeno. Mexendo no parafuso Low aquilo não mexia para fora só para dentro. E acho que não vai dar, mas logo com mais calma vou tentar de novo.

O sistema que tenho já é muito antigo. Comprei a bicicleta no ano 2000. O sistema é Shimano Acera o piorzinho da altura. Aquilo já deve estar também tudo empenado.
A suspensão à frente é uma RST que já está mole. Tenho que dar reforma ao conjunto, mas como só uso menos de uma dúzia de vezes por ano...[:cool:]

Muito obrigado ElGamal.
Consegui ver uns vídeos e afinar o desviador à frente, atrás é que não deu em nada.
Ontem ainda vi esse vídeo e fiz ali a parte da folga do cabo. Tenho 3 rodas pedaleiras e 7 mudanças.
Não estava a conseguir pôr o desviador alinhado com o carreto mais pequeno. Mexendo no parafuso Low aquilo não mexia para fora só para dentro. E acho que não vai dar, mas logo com mais calma vou tentar de novo.

O sistema que tenho já é muito antigo. Comprei a bicicleta no ano 2000. O sistema é Shimano Acera o piorzinho da altura. Aquilo já deve estar também tudo empenado.
A suspensão à frente é uma RST que já está mole. Tenho que dar reforma ao conjunto, mas como só uso menos de uma dúzia de vezes por ano...[:cool:]

Experimentar desprender o cabo e afinar então o parafuso.

Também podes ter o Drop-out empenado.

Experimentar desprender o cabo e afinar então o parafuso.

Também podes ter o Drop-out empenado.

Houve um dos vídeos que vi ontem de um brasileiro, em que ele afinava a mudança mais pesada primeiro sem o cabo posto.
Provavelmente e devido aos anos aquilo já deve estar um bocado empenado. Ontem tive essa impressão, mas logo à noite vou tentar confirmar.

Edit:
Duas pequenas dúvidas.

1 - Pensava que o H era das mudanças altas-hight(leves) e o L das baixas(pesadas). Neste vídeo o homem diz precisamente o contrário. H limite exterior perto do quadro e o L perto dos raios.
2 - Outra coisa, ainda não vi um vídeo que nos dissesse em que posição inicial deviam estar estes dois parafusos. Nuns apontamentos velhos que tenho impressos à uns anos diz que devem estar todos apertados. Depois vamos desapertando conforme a afinação.

Última edição:
Houve um dos vídeos que vi ontem de um brasileiro, em que ele afinava a mudança mais pesada primeiro sem o cabo posto.
Provavelmente e devido aos anos aquilo já deve estar um bocado empenado. Ontem tive essa impressão, mas logo à noite vou tentar confirmar.

Edit:
Duas pequenas dúvidas.

1 - Pensava que o H era das mudanças altas-hight(leves) e o L das baixas(pesadas). Neste vídeo o homem diz precisamente o contrário. H limite exterior perto do quadro e o L perto dos raios.
2 - Outra coisa, ainda não vi um vídeo que nos dissesse em que posição inicial deviam estar estes dois parafusos. Nuns apontamentos velhos que tenho impressos à uns anos diz que devem estar todos apertados. Depois vamos desapertando conforme a afinação.

1- A Bold o que está certo. O H regula as mudanças mais pesadas e o L as mais leves.
2- Não apertes tudo porque assim vais desafinar tudo ao ponto de não conseguires voltar afinar sozinho. Deves apertar/desapertar para alinhar a roldana superior do desviador aos carretos do extremo da cassete, ou seja, na mudança mais pesada a roldana superior deve estar alinhada com o ultimo carreto da cassete e, na mudança mais leve a roldana superior do desviador deve estar alinhada com o primeiro carreto da cassete.

1- A Bold o que está certo. O H regula as mudanças mais pesadas e o L as mais leves.
2- Não apertes tudo porque assim vais desafinar tudo ao ponto de não conseguires voltar afinar sozinho. Deves apertar/desapertar para alinhar a roldana superior do desviador aos carretos do extremo da cassete, ou seja, na mudança mais pesada a roldana superior deve estar alinhada com o ultimo carreto da cassete e, na mudança mais leve a roldana superior do desviador deve estar alinhada com o primeiro carreto da cassete.

Ui...agora...[:D] Comecei pelos apontamentos antigos que tinha impresso num site à uns belos anos. Sei que afinei (uma espécie vá...lol) com base neles e apertei tudo dessas vezes e fui desapertando. Como diz o outro "fazendo merd.a e aprendendo".[:D]
Mas muito obrigado!

Não foi preciso o martelo.[:cool:]
Incrivelmente lá me safei, mas tive de afinar de novo as mudanças dianteiras. Optei por tirar a roda e ver como estavam as coisas.
No tripé a roda traseira rola mas o cubo tem um pouco de movimento vertical. Ou seja está empenado. Cheguei a tirar o desviador para ver o quadro. Não percebo grande coisa mas pareceu-me que o Drop Out estava um pouco para dentro. Aliás dos dois lados. Terá a ver com o aperto rápido? O quadro é em alumínio daqueles manhosos...A bicicleta é uma Team do Continente. Não sei se aperto demais aquilo para a roda não saltar. Secalhar aquilo com o tempo como é mole foi afunilando não?

Mesmo sabendo que aquilo é um monte de lixo, passei à afinação, pelo menos para as mudanças que mais uso.
A verdade é que consegui bem melhor do que o que estava. No tripé a dar ao pedal à mão não se engasgou em nenhuma. Falta agora experimentar a andar.
Tenho a protecção do desviador atravessada e mesmo a roldana cá de baixo está virada para fora. Deixo aqui uma foto:
A máquina. O tubo da parte debaixo do quadro tem a mesma espessura que o de cima.[:cool:]:
https://s20.postimg.org/r6d8rv6m5/DSCF2033.jpg

Vejam lá se isto está muito empenado (acho que sim):
https://s20.postimg.org/vkqbhg6kd/DSCF2038.jpg

Segundo tema. O guiador.
Nesta altura, ano 2000, não havia hipótese de escolher tamanhos de quadros. Talvez por isso a partir dos 20 kms começa-me sempre a doer muito as costas em cima.
A meu ver o problema é o guiador estar muito baixo. Para ficar confortável nele, tenho de baixar o banco e ficar com as pernas muito flectidas.

Solução que ando para fazer à uns 2 anos é comprar um avanço, daqueles com muito ângulo (dos ajustáveis), e um guiador.
Seria fácil se eu não fosse um grande ignorante no tema.
É que o avanço prende-se num tubo. Que tubo é esse? Faz parte da caixa de direcção? Ou da forqueta da suspensão? É que a minha não tem nada disso.:confused:

Deixo aqui umas foto, pois aproveitei para desmontar e vos mostrar. O que tenho é isto:

https://s20.postimg.org/5l86499vh/DSCF2034.jpg
https://s20.postimg.org/59qprhtfh/DSCF2035.jpg
https://s20.postimg.org/3vz2w6u65/DSCF2036.jpg

O meu guiador é completo, tem logo o "macho".
Ora bem se eu comprar um avanço vou apertá-lo onde? Vi o vídeo na net para inspecionar o guiador, mas ao abrir o meu parece diferente. O parafuso aperta naquela espécie de pedra preta.

Concluindo que o que preciso de comprar além do guiador e avanço para tentar amenizar o meu stress?

Voltar
Superior