Tópico do BTT

Já faço BTT há muitos e eu pessoalmente nunca me adaptei a selins desse género. Como já disseram, tudo isto depende de pessoa para pessoa. Até um selim barato pode ser mais confortável para uma pessoa do que um selim muito caro, é muito relativo. O ideal é experimentar.

As minhas desculpas então, mas nunca vi ninguém andar com um selim assim e a meu ver não vejo como pode isso ser confortável durante 4horas aí sentado a pelador

Lembrei me que tinha uma bicicleta com um selim mais decente, por isso troquei os.

Selle royal mach, fiz 15km com ele, é confortável q.b por isso, para já, vai desenrascar

Vou comprar pela primeira vez uns pedais de encaixe, e ando a ver as opções disponíveis.
Não quero dar mais de 50€.

As opções mais válidas que tenho visto são:

Shimano m520
Shimano m540
BBB BPD-14
Time ATAC MX2
LifeLine Essential Hybrid Touring

Vou comprar pela primeira vez uns pedais de encaixe, e ando a ver as opções disponíveis.
Não quero dar mais de 50€.

As opções mais válidas que tenho visto são:

Shimano m520
Shimano m540
BBB BPD-14
Time ATAC MX2
LifeLine Essential Hybrid Touring

M530 é o que eu uso, já usei uns "muito bons" da crankbrothers mas em 5 meses os cleats vão à vida, embora prefira o encaixe deles, e as plataformas também.
Shimano, qualidade preço para mim é o melhor em pedais de encaixe

Pessoal, alguém tem ou teve um Garmin Edge 810, para o registo das voltas, seguir tracks, fazer as contas dois desníveis, etc?

Que tal a opinião?

Por exemplo, ele usa o Bluetooth para comunicação com outros acessórios (nomeadamente um dia para medir a frequência cardíaca) ou usa aquele protocolo ant+?

E o bluetooth só serve para ligar ao telemóvel para passar as coisas para o Garmin Connect?

Só tive um 800 e agora um 820, mas pelo que sei o 810 é a mesma máquina que o 800 mas com a vertente que dá para connectar ao smartphone.
Provavelmente usa os dois protocolos, BT ou ant+.
O BT serve para ligar ao smartphone, passar as atividades para o garmin connect e fazer live tracking.

Ok, obrigado.
Pelo que andei a pesquisar não parece que dê para ligar uma fita de frequência cardíaca bluetooth a este aparelho. Parece que o módulo bluetooth só dá para enviar info para o telemóvel, não dando para ligar outros dispositivos bluetooth.

O que é pena porque tenho uma fita bluetooth e não me apetece estar a comprar mais acessórios, ainda por cima proprietários, só para este aparelho.

Imagino que o 820 seja uma evolução em termos de conectividade online em relação ao 800/810, não?

Ok, obrigado.
Pelo que andei a pesquisar não parece que dê para ligar uma fita de frequência cardíaca bluetooth a este aparelho. Parece que o módulo bluetooth só dá para enviar info para o telemóvel, não dando para ligar outros dispositivos bluetooth.

O que é pena porque tenho uma fita bluetooth e não me apetece estar a comprar mais acessórios, ainda por cima proprietários, só para este aparelho.

Imagino que o 820 seja uma evolução em termos de conectividade online em relação ao 800/810, não?

O 820 é muito mais evoluído em todos os aspectos. Este já suporta fitas BT e ant+.
O 820 consegue estar a frente do 1000 neste momento.

Ok, obrigado.

Ant+ não é proprietário desse aparelho, nem sequer da Garmin. É o protocolo mais utilizado por várias marcas. Ter Ant+ é uma vantagem.

O meu conselho é para ires para o 520.

Excelente aparelho. Já está bastante estável, ao contrário do 820 que ainda tens uns bugs. Dá para colocar mapas. É bom a seguir tracks e a registar dados. Já tive um 800 e prefiro de longe o 520.

A minha questão é que não quero comprar mais acessórios, nomeadamente fita de medição cardíaca. Neste momento tenho duas, uma Bluetooth e outra de um relógio pulsómetro comprado no Aldi.
Ainda tenho de ver se a frequência que esta fita é ou não compatível com o protocolo ant+, porque me convém não comprar mais.

Porque quero adquirir um aparelho que permita manter todas as funcionalidades de navegação, seguimento e gravação de tracks, com as vantagens/características que referi atrás:
. gravar no formato GPX os caminhos que percorra
. que me dê mais informações sobre o trajecto (altitude mais correcta, por exemplo) que no telemóvel
. que tenha alguma resistência às condições meteorológicas

. seja fácil de transportar no guiador da bike, para assim estar sempre visível e ter a informação disponível para mim
. etc

Só não sei como é com os mapas, se têm detalhe ou não naquele ecran relativamente pequeno (comparado com o Here maps, por exemplo, que é o que tenho no telemóvel).

E, na mesma linha, considero também os etrex, por exemplo.

Last edited:
A melhor compra em termos de valor é o bundle. Trás fita, sensores de velocidade e cadência e outro suporte mais avançado.

A definição do ecrã não é comparável à um telemóvel. Mesmo assim, o 520 e 820 são bem melhores que o 810.

O 520 faz isso tudo que queres.

Ok, obrigado.

Eu ando a ver o que me poderá servir, ainda não estou certo de qual poderá ser mais indicado.

Por um lado será principalmente para quando andar de bike, por isso ler/seguir/gravar um percurso é fundamental, e tanto melhor quanto melhor for a leitura do terreno no ecran (mapa).
Ter as distâncias e essas medições pode dar jeito mas, por exemplo, candência não me interessa e mesmo o de velocidade também não me parece que dê grande uso. O sensor de velocidade mede o quê? A velocidade de deslocamento no percurso? Não obtenho isso através do sinal de GPS e registado no aparelho?

Dou mais valor que dê para ligar a fita de medição cardíaca e dar para colocar mapas que consiga usar para escolher um ponto de destino e ele dar-me uma rota por exemplo.
Claro que não vou conseguir ter um caminho delineado através de caminhos de cabras, nem espero isso, mas que tenha essa capacidade para navegação de forma fluída.
E que seja preciso ao ler um percurso em gpx.

O ser touch ou botões, se não for sensível como no telemóvel (e pelo que vi não parece que seja) mais vale ser de botões, senão só causa desespero lol

E daí também andar a ver a série etrex e se compensa um edge ou não.

Ok, obrigado.

Eu ando a ver o que me poderá servir, ainda não estou certo de qual poderá ser mais indicado.

Por um lado será principalmente para quando andar de bike, por isso ler/seguir/gravar um percurso é fundamental, e tanto melhor quanto melhor for a leitura do terreno no ecran (mapa).
Ter as distâncias e essas medições pode dar jeito mas, por exemplo, candência não me interessa e mesmo o de velocidade também não me parece que dê grande uso. O sensor de velocidade mede o quê? A velocidade de deslocamento no percurso? Não obtenho isso através do sinal de GPS e registado no aparelho?

Dou mais valor que dê para ligar a fita de medição cardíaca e dar para colocar mapas que consiga usar para escolher um ponto de destino e ele dar-me uma rota por exemplo.
Claro que não vou conseguir ter um caminho delineado através de caminhos de cabras, nem espero isso, mas que tenha essa capacidade para navegação de forma fluída.
E que seja preciso ao ler um percurso em gpx.

O ser touch ou botões, se não for sensível como no telemóvel (e pelo que vi não parece que seja) mais vale ser de botões, senão só causa desespero lol

E daí também andar a ver a série etrex e se compensa um edge ou não.
A escolha para mim é simples, 820 sem bundle. Faz tudo o que tu queres e o touch é sensível, um pouco de mais até.
Por exemplo, sei que dá para marcares a "casa" e em determinado ponto podes escolher a opção para voltar para casa e ele define um trajecto.

Alguém por aqui tem comprado coisas na ChainReactionCycles?

Eu encomendei um artigo há mais de 1 semana e ao que parece ainda está no Reino Unido. Analisando a página deles do Facebook dá para ver muitas queixas também sobre atrasos. Alguém sabe o que se passa? É que ainda estamos longe do Natal, não me parecem normais todos estes atrasos.

Só me falta essa peça para eu começar a montar a bicicleta, mas assim não posso montar a bicicleta. É muito chato. As encomendas da Alltricks, da ProBikeShop e da Deporvillage recebi-as em 2 ou 3 dias, agora no caso da ChainReactionCycles estou à espera há mais de 1 semana e o artigo ainda nem saiu do Reino Unido.:sh)

Mas segundo o tracking o artigo foi enviado. Está é parado no mesmo sítio desde 29 de Novembro.:sh)

Last edited:
Back