Tópico do BTT

A minha BH chegou aos 1000km, desde final de Outubro.

Isto requer alguma manutenção específica por esta altura ?

Nas bikes não costumo muito olhar ao fator tempo/km para a manutenção. As afinações mais simples vou eu fazendo e quando é necessário algo mais complexo, levo a quem sabe.

Aqui noto tudo ok, mas nunca verifiquei nada desde nova, tem sido limpar e lubrificar. Noto só o travão de trás a ficar um pouco mais mole, mas as pastilhas de resina traseiras também já não estão naturalmente novas. Aliás, para o uso e por serem de resina , até me surpreende não as ter ainda trocado

É fazer um checkup pastilhas, desgaste da corrente, desgaste das roldanas..

Eu opto por fazer uma revisão mais profunda de 6 em 6 meses, geralmente fim de Abril / fim de Outubro. Neste caso, trocar a massa da caixa de direção, do movimento pedaleiro e dos cubos das rodas. Tudo limpo a fundo! Limpam se os estragos do Inverno e prepara-se o material para ficar protegido para o pó do tempo seco.

Corrente troco 1x por ano (Maio), tanto na de estrada como btt, não olho a kms ou tempo. É uma forma de não perder o fio, e não sai caro.

Costumo dizer aos meus amigos, quando alguma vez pensar nisto, encomendo uma 300EXC e até dá para uma SixDays..

É que começa a ser difícil explicar isto às esposas, tamanha é a irracionalidade em que as marcas de bikes se estão a meter.

Sou do tempo em que uma bicicleta de 5000€ era uma até uma vergonha de tanto difícil que era explicar o porquê de se gastar esse dinheiro. Hoje em dia são de quase entrada de gama.

E já agora, uma outra questão.

Este desviador XT já vem com o sistema de embraiagem.

A andar é suposto andar com aquilo ligado , certo? É que quando ando em off, ou seja, patilha para baixo, o comportamento da entrada de mudanças é MUITO melhor. Quase instantâneo , silencioso e sem hesitações.

Quando levanto a patilha (ON), noto que as mudanças não entram tão bem, fazem mais resistência na cassete e têm uma entrada menos suave.

E já agora, uma outra questão.

Este desviador XT já vem com o sistema de embraiagem.

A andar é suposto andar com aquilo ligado , certo? É que quando ando em off, ou seja, patilha para baixo, o comportamento da entrada de mudanças é MUITO melhor. Quase instantâneo , silencioso e sem hesitações.

Quando levanto a patilha (ON), noto que as mudanças não entram tão bem, fazem mais resistência na cassete e têm uma entrada menos suave.

Sim, ao andar deve estar ON. Basicamente, ON significa que estica mais a corrente para esta não saltar em andamento por causa dos saltos da corrente, não andar a bater no quadro, etc

OFF é só quando precisas de tirar a roda, de resto deves andar com ela sempre ON ou qualquer dia arriscas a que salte numa altura má, fique presa, etc

A minha técnica é comprar as bicicletas usadas com 3-4 anos na casa dos 1500-2000€ quando tinham PVP de 5-6000€.

Adoro enduro BTT mas estou ciente que não preciso do último grito das bicicletas para me divertir às brava nas descidas.

Com menos de 1500€, é complicado arranjarem-se coisas porreiras, mas ainda vai aparecendo algo, principalmente nas de XC.

Voltar
Superior