Tópico do BTT

Expliquem aí o que é a suspensão "inteligente", sff.
Algum tipo de bloqueio, mas sem o respectivo botão?

É mais ou menos isso. Normalmente usa-se no amortecedor traseiro. Ele bloqueia e desbloqueia "automaticamente" de acordo com a necessidade. Por exemplo absorve o bombear de quando pedalas, mas quando passa numa irregularidade do terreno já funciona normalmente.

Há sistemas que também fazem isso também, por exemplo o VPP da Santa Cruz. Aí já não há vantagem no amortecedor inteligente visto que a geometria do quadro faz isso de uma forma até mais eficaz.

No caso que se fala, não sei se será a suspensão dianteira. Há uma Fox que faz isso, mas a produção foi descontinuada, pois o engenheiro que patenteou o sistema mudou-se para a Specialized e levou a patente consigo.. [:D]

Como sabem, tudo isto é novo para mim e estou a "vender" o peixe que me venderam [:)].

A bike é uma Mondracker Factor, mas o anterior dono colocou-lhe a suspensão frontal, que não precisa de bloqueio manual (penso que seja assim), que é a única alteração que foi feita, em relação á suspensão de trás, nada foi falado e não faço ideia se "prende" em estrada e se "solta" em trilhos.

Fiquei com um pé atrás, em relação a ser uma FS e ter pneus com tacos (trilhos), num rolar em alcatrão, MAS não notei perca de rendimento, nem qualquer baloiçar em estrada e sou pesadito, adorei a bike, em paralelos não senti pancada nenhuma, absorve muito bem (para aquilo que estava habituado [:)]), as irregularidades.

Nem pensei 2X e como o valor dela (usada) estava muito bom em relação ao conjunto, avancei com a compra.

Estranho, é que a Mondracker ventura sport da "Maria", mesmo sendo nova, senti um "chasso" e a "anos-luz" da Factor :sh).

Ah e já vem com travão hidraulico.

Pessoal, ninguém usa estas câmaras?
Acham que não vale a pena?

Desconheço, mas vou mandar o meu bitaite [:p].

Houve uma bike, no encontro que tinha pneus tubless, o tipo sempre que fazia trilho, furava, contaram-me que num só dia, essa mesma bike teve 9 furos :confused: e era as tais camaras de "gel", passava em tudo quanto era sítio e a "solução", passou por rodar com pneus sem camara, mas desconheço o seu valor.

(acho que foi assim a conversa).

Ahhh, ok!

Estava a ver mal a coisa, a bike só tem suspenção inteligente à frente, é isso?
Qd li a 1ª vez tinha ficado com ideia q a suspenção traseira é q era inteligente, é q se n for assim tb n vejo grande utilidade de uma suspenção inteligente à frente mas, ok... vendo e aprendendo! [;)] :sh)
A suspenção mais importante no acto de pedalar é a de trás. :confused:

Cumps e boa sorte c a máquina,
Edd :)

Talvez, haja alguma utilidade para trilhos, não sei!

Pessoal, ninguém usa estas câmaras?
Acham que não vale a pena?

Eu uso e recomendo. Já as tenho desde Maio de 2008 e sabes a melhor? ainda rolam. Até agora já detectei que a que está na roda da frente já tapou pelo menos 4 furos e a que está na roda traseira outros tantos. Só tive que meter um remendo na roda traseira visto que um furo foi um pouco maior e o liquido não o tapava completamente, mesmo assim não me deixou enrascado no trilho e só fiz essa manutenção depois de chegar a casa [;)]

Única desvantagem o peso de resto mais que aprovadas. O próprio liquido passados estes meses/Km's todos ainda mantêm as suas propriedades.

Em relação à comparação com tubeless, eu nas minhas bicicletas em todas elas uso câmaras de ar com liquido (somente numa ainda não meti mas como é mais para andar em estrada não faz tanto sentido ter) e não vejo grandes vantagens no tubeless, mas isto sou eu [:D]

Uma foto á pressão, as pilhas já estão na última e foi a única foto que consegui tirar:

A suspensão frontal indica lá: Float
A suspensão traseira indica lá: Float R

Desconheço, mas vou mandar o meu bitaite [:p].

Houve uma bike, no encontro que tinha pneus tubless, o tipo sempre que fazia trilho, furava, contaram-me que num só dia, essa mesma bike teve 9 furos :confused: e era as tais camaras de "gel", passava em tudo quanto era sítio e a "solução", passou por rodar com pneus sem camara, mas desconheço o seu valor.

(acho que foi assim a conversa).

Isso são pneus tubless, tal qual os carros!
Penso q sejam mais "rijos" e p isso n furem c tanta facilidade, por norma implica a troca da roda mas, há aros q suportam os dois sistemas.

Essa coisa do bloqueio inteligente costuma ser designado (penso eu de q) sistema anti-bombagem mas, como já disse, só conhecia na suspensão traseira.

Boas voltinhas,

Uma foto á pressão, as pilhas já estão na última e foi a única foto que consegui tirar:

A suspensão frontal indica lá: Float
A suspensão traseira indica lá: Float R

Bonita. Negra, tal como eu gosto.

O que eu falo é mesmo em relação a câmaras de ar, que pneus tubeless ainda não são para a minhas carteira (pneus, jantes).
Em relação às câmaras com líquido, ouve-se dizer que o líquido cola a câmara ao pneu e que por isso vai degradando o pneu.
Alguma veracidade?

Quanto custou mesmo? Está com óptimo aspecto! [kiss]

A bike custou 950€, já com revisão feita.

No site indica 1200€ e com a suspensão, sobe para 1700€, que é o valor da Factor R, que com esta suspensão ficam iguais.

A bike está bem estimada, dai ter avançado com a compra, a foto não ajuda, e a bike precisa de ser lavada.

Penso que terei feito uma boa opção, ter comprado material usado, mas com uma redução de valor boa (acho!!).

A bike custou 950€, já com revisão feita.

No site indica 1200€ e com a suspensão, sobe para 1700€, que é o valor da Factor R, que com esta suspensão ficam iguais.

A bike está bem estimada, dai ter avançado com a compra, a foto não ajuda, e a bike precisa de ser lavada.

Penso que terei feito uma boa opção, ter comprado material usado, mas com uma redução de valor boa (acho!!).

PArece ter sido bom preço! Agora é aproveitar!

PArece ter sido bom preço! Agora é aproveitar!

Agora é arranjar luzes, conta km´s e equipamento todo, estou a ponderar em recorrer ao site de leilões, visto que o material na loja é bom, mas caro e vi bem pelo capacete.

Existe lá uma lanterna fenomenal, com bateria de carregar á tomada e a luz que emana é brutal, mas está a uma preço entre 120€ a 170€ e não queria gastar isto só em luz :(, apesar de saber que compensa.

Hoje darei uma corridinha para descomprimir, mas amanhã estou a pensar em ir até á praia e vir (+- 25km´s) ou em caso de me sentir bem, percorrer Gaia-Barragem de Crestuma-Entre-rios-Gaia (acho que seja +- 50km´s), já o fiz e fiquei de rastos, a bike de 50€ com as mudanças maradas e travões marados e sem suspensão, não ajudou [:D].

Boas a todos!

Eu também dou as minhas pedaladas esporádicas, e vou-vos pedir ajuda numa questão - pneus.

Tenho uma VAG que comprei há dois anos por cerca de 270€, já com travões de disco e 8 mudanças atrás! Está bem porreirinha. Infelizmente os meus amigos não me têm acompanhado no btt, pelo que quando ando sozinho não arrisco ir para o meio do monte e faço mais estrada.. O que é certo é k os pneus de origem já estão bastantes gastos pelo alcatrão e ando a pensar mudá-los, mas não percebo muito do assunto.

A questão é a seguinte: acham que devo optar por uns pneus intermédios ou mais adquados para estrada (como um user fez na página anterior)? E quais?

Obrigado e abraços!!

Agora é arranjar luzes, conta km´s e equipamento todo, estou a ponderar em recorrer ao site de leilões, visto que o material na loja é bom, mas caro e vi bem pelo capacete.

Existe lá uma lanterna fenomenal, com bateria de carregar á tomada e a luz que emana é brutal, mas está a uma preço entre 120€ a 170€ e não queria gastar isto só em luz :(, apesar de saber que compensa.

Hoje darei uma corridinha para descomprimir, mas amanhã estou a pensar em ir até á praia e vir (+- 25km´s) ou em caso de me sentir bem, percorrer Gaia-Barragem de Crestuma-Entre-rios-Gaia (acho que seja +- 50km´s), já o fiz e fiquei de rastos, a bike de 50€ com as mudanças maradas e travões marados e sem suspensão, não ajudou [:D].

Tens de a levar é para o mato! Ela já é preta, não precisa de praia!

Aqui por estes lados o pessoal usa ou câmara de ar normal ou tubeless...quando perguntei por câmaras com líquido anti-furo no interior, disseram.me que ninguém usava.

Neste momento ao fim da desastrosa montagem da câmara com líquido (a varanda de casa ficou com aquilo entranhado no chão) anda com câmaras de ar normal. Levo 2 câmaras suplentes e siga para bingo.

Eu uso câmaras com liquido e já não furo há mais de dois anos!
Foste tu a meter o liquido? Podias ter comprado câmaras com liquido dentro! Vale bem a pena o seu uso...!

Boas a todos!

Eu também dou as minhas pedaladas esporádicas, e vou-vos pedir ajuda numa questão - pneus.

Tenho uma VAG que comprei há dois anos por cerca de 270€, já com travões de disco e 8 mudanças atrás! Está bem porreirinha. Infelizmente os meus amigos não me têm acompanhado no btt, pelo que quando ando sozinho não arrisco ir para o meio do monte e faço mais estrada.. O que é certo é k os pneus de origem já estão bastantes gastos pelo alcatrão e ando a pensar mudá-los, mas não percebo muito do assunto.

A questão é a seguinte: acham que devo optar por uns pneus intermédios ou mais adquados para estrada (como um user fez na página anterior)? E quais?

Obrigado e abraços!!

Boas.
A decisão sobre uns pneus intermédios ou mais lisos, deve basear-se na tua experiência. Se quando andas andas mesmo só em estrada, e não pensas sequer em passar por terra, ou outros, então uns mais perto do liso dar-te-ão um bom andamento em alcatrão.
Se não queres estar limitado quando andares, então tens de pesquisar um pouco sobre que género de pneu deves adquirir.
Eu tenho estes:
Specialized Hemisphere
727b.jpg

Em alcatrão rolam bem mas ainda não os experimentei a passar por terra. Concerteza não terão grande aderência, mas a sua funcão vai ser principalmente alcatrão e ciclovias.

Eu uso câmaras com liquido e já não furo há mais de dois anos!
Foste tu a meter o liquido? Podias ter comprado câmaras com liquido dentro! Vale bem a pena o seu uso...!

Não, sou eu que sou verde nestas andanças e não devo ter montado a câmara correctamente e aquilo "explodiu" ao fim de alguns minutos...por outro lado posso ter comprado material rasco (comprei o tubo num hiper:sh))

De qualquer das maneiras, ainda só furei 1x, ainda tenho 4 câmaras de ar; se começar a ver muitos furos volto a tentar as câmaras com líquido.

queria pedir uma opinião.
como o selim da minha btt já tem uns bons anos e já está a ficar muito duro para o meu gosto, andei a ver uns selins para comprar, mas a oferta é tanta e com os mais variados preços, que não sei o que fazer.
queria um selim confortavel e ergonómico para proteger minimamente a próstata, e não queria que passasse os 40€.
o que recomendam dentro desse preço?

Voltar
Superior