Tópico do BTT

eu levo SEMPRE mochila. mas quase vazia. tirei o saco da água (levo água no bidon), e levo:
1 câmara de ar
1 bomba de ar pequena (mesmo pequena)
jogo de ferramentas (já me deram jeito!)
na dúvida, 1 impermeável
por vezes, 1 maça ou 1 banana.
telemóvel
e é só.
Para levares isso não precisas mochila.
Experimenta subir a Gardunha no Verão com a mochila às costas e vais ver que nunca mais a usas [:D]

Eu já tive 2 (coisa de principiante). Actualmente levo a água na garrafa, tenho 1 bolsa de selim que costuma levar 1 câmara de ar, 1 bomba de CO2 (com 2 cargas) e o comando da garagem.
Nos bolsos da camisola levo o telemóvel e barras (conforme a volta, por vezes nem levo).
Impermeável nem sequer tenho. Eu tenho uma boa relação com a chuva: se ela cair quando vou sair de casa, dificilmente vou. Depois de sair, vou por tudo. Se chover não há problema. A água escorre [:cool:]

Ontem ao fim da tarde fui levantá-la à oficina. Levou o kit de cabos e bichas da jagwire. Parece ter ficado bem melhor.
As mudanças estavam quase bem (apesar da lixeira nas bichas) mas bloqueio do amortecedor já nem funcionava. Agora parece nova [kiss]

cá eu costumo usar a mochila apenas no verão (dá jeito levar mais 2lt de agua).
Na bike uso:
bomba (pressa no quadro)
bidon
e bolsa specialized mini wedgie bag.

na bolsa tenho de tudo um pouco.
- dropout
- elo rápido
- camara de ar
- remendos e cola
- chave multi funções
- atilhos
- kit desmontas

com isto tudo a bolsa fica cheia, não dá para colocar mais nada [;)] logo quando a voltinha è maior leva-se a mochila para duas barrinhas de cereais, agua, chaves, telemovel, corta vento (quando se pensa poder ser necessario). a mochila é uma berg das pequenas (muito pequena) contudo versatil, por exemplo o corta vento é colocado por fora preso nos elásticos que a mochila tem. dado o seu tamanho não incomoda e peso apenas se tem o peso da agua...

Experimenta subir a Gardunha no Verão com a mochila às costas e vais ver que nunca mais a usas [:D]

Eu já tive 2 (coisa de principiante). Actualmente levo a água na garrafa, tenho 1 bolsa de selim que costuma levar 1 câmara de ar, 1 bomba de CO2 (com 2 cargas) e o comando da garagem.
a minha bolsa de selim é muito pequena... foi asneira tê-la comprado. só lá vão as chaves de casa e umas moedas. a câmara de ar não cabe.

Exacto e fazes bem em levar isso tudo obviamente.
Agora a duvida é a razao da escolha pessoal levar isso numa mochila ou numa sacola agarrado ao selim.

Atenção que isto da maneira do transporte sao tudo escolhas pessoais, cada um leva a "tralha" onde quer e lhe der mais jeito obviamente.
concordo. tendo em conta que é o que pedala que carrega... se quiser levar frango assado, garrafão de tinto, e toalha para o piquenique... [:D]

mas na tentação de ser minimalistas no que se carrega, parece-me que há mínimos de segurança.

concordo. tendo em conta que é o que pedala que carrega... se quiser levar frango assado, garrafão de tinto, e toalha para o piquenique... [:D]

mas na tentação de ser minimalistas no que se carrega, parece-me que há mínimos de segurança.

ha uns tempos fui dar uma volta a arrabida e aquilo parecia um roteiro gastronomico, eu nem levei comida praticamente nenhuma mas vi malta a levar tipo 4 sandes, bolos , rissois[:D], sei lá.[:cool:] engraçado era um deles que era era para o gordo , teve a comer desde que saiu de casa até regressar e tava a dizer que tinha de tirar 1kilo á bike porque esta tava pesada[:D]

Eu moro a apenas 8 kilometros(com subidas e descidas) do mar...entao era desde sempre normal se ir á praia de bicicleta e levar mochila com a toalha e essas coisas....levei uma vez mochila num dia de verão e jurei para nunca mais, ja tinha as costas a ferver:confused: o suor era tanto que encharquei a mochila e a toalha... apartir desse dia leve o que levar vai tudo na bike.

Isso do desconforto que a mochila provoca no Verão por causa do calor depende. Existem umas que têm um sistema que permite a circulação de ar entre as nossas costas e a mochila que melhora bastante esse aspecto [;)], e não é preciso gastar fortunas para ter uma com esse sistema, tenho uma com capacidade de 20L que comprei na Decathlon (na parte de caminhada) por 21€ e que utilizo diariamente e ao fds.

Geralmente ando sempre com:
- bomba
- 2 câmaras de ar
- desmonta pneus,
- chave raios,
- desmonta correntes,
- power-link
- conjunto chaves sextavadas,
- remendos,
- kit primeiros socorros "simplex",
- zip-ties
- chave multi-funções (alicate, canivete, etc...)
- drop-out
- Espigão 27,2mmx400mm (não é por ter receio de partir o meu de carbono, mas é mais como arma para abrir a cabeça a alguém que ficar demasiado tentado pela minha bicicleta)
- barras de cereais
- telemóvel
- óleo corrente
- trapos para limpeza

Durante a semana levo igualmente:
- almoço
- duas sandochas
- 1 peça de fruta

Durante o fds:
- comida (fruta, etc...)
- água (2L)

Dependendo do tempo, ainda leva com um impermeável ou outra peça de roupa.

A mochila tem igualmente uma capa integrada para a chuva, pelo que as coisas não se molham/estragam se apanhar uma molha. Não me vejo a andar de bicicleta sem mochila porque não me estou a ver a transportar isto tudo na bicicleta, para além de não gostar de ver a bicicleta cheia de coisas penduradas, a única coisa que lhe meto é o cantil.

Outra vantagem da mochila, é que em caso de queda sempre nos protege as costas da pancada [:D]

PS: Nas minhas aventuras de Verão, a mochila vai sempre carregada com tudo o que disse anteriormente mais:
- Chinelos
- muda de roupa "à civil"
- muda de roupa "BTT"

E fica com o bonito peso de alguns 10kg [:)]

Última edição:
Eu prefiro usar uma mochila para transportar as tralhas.

Comecei a usar porque nas voltas de 1.30/2h um bidão de água não era suficiente, então levava uma garrafa de 1,5l numa mochila daquelas de escola.

Comprei então umas destas mochilas baratas da Decathlon, não me habituei ao "biberão", pelo que continuo a usar a dita garrafa que vai sempre direitinha, e costumo levar também telemóvel, lenços, bomba, câmara e desmontas.

Não gosto dos sacos do selim, parecem pouco espaçosos e sempre que olho para eles dão-me a impressão que a qualquer momento se podem desprender...

Sobre a bike, a curto prazo talvez lhe mude a suspensão, vou informar-me se há apenas para discos e as manutenções... A transmissão e restantes peças ainda estão completamente novas, pelo que encostá-las é literalmente perder dinheiro...

Comecei a usar porque nas voltas de 1.30/2h um bidão de água não era suficiente, então levava uma garrafa de 1,5l numa mochila daquelas de escola.

Comprei então umas destas mochilas baratas da Decathlon, não me habituei ao "biberão", pelo que continuo a usar a dita garrafa que vai sempre direitinha, e costumo levar também telemóvel, lenços, bomba, câmara e desmontas.
fogo, e eu que pensava que bebia água que nem um cavalo [:D]
o meu cantil leva 3/4 L e chega-me e sobra para as voltinhas de 1h30. ainda no domingo dei uma volta de 3 horas, mas cheguei a casa seco.

tb tenho uma dessas mochilas da decathlon (sem ser a mais pequena). porreira, só te digo. tirei foi a parte do camel que não me habituei àquilo.

Isso do desconforto que a mochila provoca no Verão por causa do calor depende. Existem umas que têm um sistema que permite a circulação de ar entre as nossas costas e a mochila que melhora bastante esse aspecto [;)], e não é preciso gastar fortunas para ter uma com esse sistema, tenho uma com capacidade de 20L que comprei na Decathlon (na parte de caminhada) por 21€ e que utilizo diariamente e ao fds.

Geralmente ando sempre com:
- bomba
- 2 câmaras de ar
- desmonta pneus,
- chave raios,
- desmonta correntes,
- power-link
- conjunto chaves sextavadas,
- remendos,
- kit primeiros socorros "simplex",
- zip-ties
- chave multi-funções (alicate, canivete, etc...)
- drop-out
- Espigão 27,2mmx400mm (não é por ter receio de partir o meu de carbono, mas é mais como arma para abrir a cabeça a alguém que ficar demasiado tentado pela minha bicicleta)
- barras de cereais
- telemóvel
- óleo corrente
- trapos para limpeza

Durante a semana levo igualmente:
- almoço
- duas sandochas
- 1 peça de fruta

Durante o fds:
- comida (fruta, etc...)
- água (2L)

Dependendo do tempo, ainda leva com um impermeável ou outra peça de roupa.

A mochila tem igualmente uma capa integrada para a chuva, pelo que as coisas não se molham/estragam se apanhar uma molha. Não me vejo a andar de bicicleta sem mochila porque não me estou a ver a transportar isto tudo na bicicleta, para além de não gostar de ver a bicicleta cheia de coisas penduradas, a única coisa que lhe meto é o cantil.

Outra vantagem da mochila, é que em caso de queda sempre nos protege as costas da pancada [:D]

PS: Nas minhas aventuras de Verão, a mochila vai sempre carregada com tudo o que disse anteriormente mais:
- Chinelos
- muda de roupa "à civil"
- muda de roupa "BTT"

E fica com o bonito peso de alguns 10kg [:)]
Epá, não tens mais nada para meter na mochila? :confused: [:D]
Até chave de raios? :confused:

Eu já cheguei a andar com ferramenta. Hoje dispenso-a. Não quer dizer que não me possa vir a fazer falta um dia, mas é rara a semana em que eu não verifique a bike na garagem. Assim evitam-se avarias no terreno.
Com liquido nas rodas, à partida 1 câmara de ar suplente chega. A verdade é que já nem me lembro de a usar.

De vez em quando tiro-a da bolsa e encho-a para ver se não está furada. Já fiquei a pé porque se furou com as chaves de casa, na bolsa [8b]
A bomba de CO2 é boa, mas tem o inconveniente de não ser "reutilizável".
Hoje há bombas para todos os gostos. As últimas que tive manuais foram para o lixo. Uma enferrujou agarrada ao quadro. A outra ficou debaixo de um autocarro [8b]
A de CO2 anda na bolsa e como serve muito pouco, é suficiente.

Em casa tenho um compressor original. Calculo que mais ninguém aqui tenha um igual. É nada mais nada menos que um compressor de um frigorífico.
Já enche pneus à 4 anos [:cool:]

eu costumo levar o bidão com isostar ou gatorade e a bomba de ar presos ao quadro.
a bolsa do selim geralmente leva telemóvel, comando do portão e câmara de ar suplente.
depois, conforme a volta e o calor, levo um camelback da berg com água, ferramentas, desmontas e uma barra energética.
tenho que comprar um reservatório de agua porque o que eu tenho descolou-se junto à tampa.

...

Vendo bem, ainda cabia mais qualquer coisa [:D]

Tudo o que levo, é porque já necessitei e não tinha ou porque pode ser importante ter. A chave de raios está na primeira opção. Nos primeiros tempos do BTT, num passeio com amigos na Serra da Arrábida, dei uma queda em que bike caiu de lado. Com a queda a roda traseira ficou ligeiramente empenada o que levava a que a roda não andasse sem roçar nos calços dos travões (v-brakes). Sem uma chave de raios de um amigo, tinha estragado o resto da volta [;)].

Câmaras de ar, o facto de ter liquido não impede de ter furos, ainda hoje espetei um vidro no pneu dianteiro, por acaso o liquido depois de alguns minutos lá conseguiu vedar, mas nem sempre o faz, tal como aconteceu ao edias num dos últimos passeios de fizemos.

Ainda neste tema das mochilas e ferramentas que se levam, nunca recuso ajuda a ninguém no meio dos trilhos, EXCEPTO aos "artistas" que vão andar sem levar ferramentas para irem mais leves/confortáveis e depois quando estão enrascados pedem ajuda aos "camelos" que andam carregados. Para mim esses vão a pé para casa [:D]

Eu já cheguei a andar com ferramenta. Hoje dispenso-a. Não quer dizer que não me possa vir a fazer falta um dia, mas é rara a semana em que eu não verifique a bike na garagem. Assim evitam-se avarias no terreno.

Depende... quando se fala de BTT e tal como o nome indica todo-terreno envolve estrada, areia, mato, campo etc...muita malta que conheço que faz BTT grande parte do troço de BTT é estrada tambem tipo daqui até a arrabida por exemplo onde facilmente se afastam 40klm de casa....e se a corrente partir a 40klm de distancia e nao tiverem ferramenta, veem a pé , dao cabo dos sapatos de encaixe:confused:.
Se for uma volta de BTT pelo mato ao pé de casa, tudo bem,,,se for subir a serra e partirem a corrente na boa vem a descer...agora se apanharem estrada e tiverem longe a conversa é outra.

Hoje apanhei um palhaço de um BTTista equipado a rigor (até trazia mochila[:cool:]) sapatos de encaixe etc....que vinha a abrir pelo passadiço do metro e passa na paragem do metro com velocidade e faz uma tangente a toda a gente que estava na paragem[8b] sao daquelas coisas desnecessária que podem resultar num acidente grave e escusado...:confused:

Esta foto foi tirada num local por onde passo com alguma frequência.
Fica para abrir o apetite a quem um dia pensa vir para estes lados [:cool:]

dsc00115j.jpg

Hoje apanhei um palhaço de um BTTista equipado a rigor (até trazia mochila[:cool:]) sapatos de encaixe etc....que vinha a abrir pelo passadiço do metro e passa na paragem do metro com velocidade e faz uma tangente a toda a gente que estava na paragem[8b] sao daquelas coisas desnecessária que podem resultar num acidente grave e escusado...:confused:

Normalmente um toque no artista resolve, lol

Eu sempre usei mochila e tentei passar muita da tralha da mochila para um saco no selim.
Neste momento tenho duas câmaras de ar, desmontas, kit de ferramentas/remendos no selim.
Levo na mochila a bomba de ar, telemóvel, carteira, chaves, bebida e tabletes de chocolate.
A razão para tentar diminuir o peso na mochila é simples, poupo as costas e baixo o centro de gravidade à bina (melhorou bastante o controlo a descer)

Em relação aos travões a explicação é capaz de estar nas pastilhas também, mas não são trabões que aguentem mais de 5min com travagem contínua e forte sem baixarem bastante de rendimento.

Olha as gajas a apanhar um solzinho!

Estas sítios parecem bem bons para levar as minha Blackjack a estrear!

Quanto à conversa do peso. O melhor, quando não se tem dinheiro é que não se tem vícios.
Com esse dinheiro conseguiria-se tirar algum peso na suspensão, mas se a preocupação é apenas o peso, mais vale gastar o material que se tem actualmente e ir juntando uns trocos para mais tarde. Até podem surgir novos desenvolvimentos técnicos no futuro.
A chegada da Epicon a ar pelo preço a que está, foi, a meu ver, uma bela "pedrada no charco".

Isso é bem verdade...[;)]

Podes explicar melhor o que queres dizer com pedrada no charco? Não percebi se foi no bom ou mau sentido[:blush:]
No bom sentido (p/ nós) da relação qualidade/preço.

@TonyV
Eu tb ando à procura da massa q reduz a incrustação dos parafusos, fui a uma casa de peças auto, é uma massa (normalmente) dourada.
Iam tentar achar uma bisnaga já q costumam vender em latas de 1kg ou +.
Para ti tb (n sei se já conheces): BikeMagazine.pt - Antropometria e BTT

Qt ao remover peso, há suspensões q estão c preços bombásticos (vejam na Fizz e na kompressor - nesta tá uma Fox c desconto de 63% :eek: [br:)] [br:)]), nem sei c/ é q resisto a tirar +/-1kg à frente da bike!!! :sh) [br:)]

Qt ao material transportado neste momento é 0,5l de bebida energética, 1 daqueles conjuntos de chaves q trás o essencial, desmonta rodas, e 1 conjunto de remendos apesar das rodas terem líquido. [;)]
Estava a esquecer-me dos normais carteira, chaves e 2xteléle... [:D]

Edd :)

Voltar
Superior