O 8500 é um daqueles quadros quase "míticos" para mim, mas acho que mesmo assim remetia-o apenas para andar em estrada...e mesmo assim...
Eh pá...toda a gente gosta das bikes o mais leve possível, mas a verdade é que as HT não são pêra doce para o fundo das costas...nem para a pressão em choque que exercem em certos nervos...
1kg, às vezes 2, não é propriamente o que vai fazer a diferença para quem não está em competição (de certeza que 90% do pessoal que aqui anda podia perder 1kg em gordura...pronto...). Isso do peso tem muito que se lhe diga. Haja pernas! [

]
Além disso, uma suspensão atrás abre as portas para outras coisas...outras experiências, normalmente a descer (controlo muito superior, p.e.).
Não conheço ninguém a passar de uma FS para uma HT...já o contrário...
Eu por acaso tive uma contractura muscular nas costas (exactamente naquela zona que fica mais exposta quando se anda de bicla) que em grande parte contribuiu para um mês encostado às boxes...e também me recomendaram muito ergómetro e séries de abdominais, basicamente, fortalecer todo o "core" é o ponto mais importante para evitar lesões...e as lesões naquela zona são sempre muito limitadoras...