Tópico do BTT

Não te quero desanimar, mas quase tudo o que é alumínio, desde um tacho a uma caixilharia de janela, é anodizado. Se assim não o fosse, o alumínio oxidaria em contacto com o ar.

Não é bem disso que se está a falar.
É mais no tipo de pintura. Há quadros lisinhos e brilhante como um carro e há quadros com acabamento anodizado em que a pintura é mate e mais rugosa.

Hoje esteve uma tarde espectacular para andar de bike, sem vento, não esta frio nem chuva e o sol não queimava.
Fui dar uma volta de fininha, um passeio na "relax", virei o ciclometro para baixo (para não ir sempre a olhar para ele) e ai vai ele...sai eram quase 14:00H, quando dei conta já eram 16:45 e já tinha feito 70kms:sh) na volta para casa ainda foram mais 18kms, conclusão foram 88kms, e eu que sai só para dar uma voltinha...[:D][:D]
mas soube-me bem este passeio, sempre nas calmas, sem stresses, ainda tinha força para mais qualquer coisa, mas...fica para a próxima.

Boas,
Venho aqui pedir umas ajudas para começar a tunar a minha bike[:D].
Bem então é o seguinte há quase um ano comprei uma berg trailrock na sportzone. Tem suspensão total e está mais apta para cross-contry. Como já tinha andado mais a sério de bike antes, não sou nenhum expert mas gosto de fazer umas descidas a rasgar, descer uns valentes lances de escadas, outras vezes saltá-los, enfim puxar pelos meus dotes mais radicais sabia que a bicicleta era fraquinha demais. Mas como não sabia se iria voltar a andar regularmente optei por uma compra mais contida. A suspensão da fente era o componente mais fraco da bicicleta, pensei em trocar logo mas depois deixei para ver até onde ia. Depois de um ano as mazelas da suspensão vieram ao de cima está cheia de folga e faz montes de barulho tenho de trocar, a pedaleira deve também estar a dar as últimas, o cubo da roda traseira está todo lixado.

Pensei então em começar agora aos poucos a melhorar a bicicleta, prefiro assim que comprar nova. Gostava agora de inicio trocar a suspensão dianteira por algo melhor. Gostava que me ajudassem a escolher uma que tivesse um curso assim já considerável, não tanto como as de downhill, mas talvez de freeride, que dê para trancar e que não incomode assim muito em tiradas mais longas tipo estradas de terra, mas que ao mesmo tempo aguente com uns saltos e alguns abusos, enfim uma tudo em um (se houver).

Gosto bastante da marca marzocchi bomber andei numas já a vários anos que eram mesmo brutais. Que me sugerem malta? Ate 500 euros será que já se encontra qq coisa porrera?

Se conhecem a bike não consigo por aqui fotos que sugestões me dão para outras alterações?

Uff grande missiva [:)]Cumps

Trailrock 5.5 de 2010.
No teu lugar não gastava os 500€ só numa suspensão, dependendo do que queres fazer com a bike, se é para XC ou DH, e sem saber bem que equipamento tens de origem.
Com os 500€ eu comprava algo do genero:
Suspensão Suntour Axon - 175€
Amortecedor Suntour Epicon - 120€
Rodas Mavic CrossRide Disc - 150€
Pedaleira XT - 150€
Isto para praticar XC, para DH só escolhia umas rodas algo mais resistente.

.

Última edição:
No teu lugar não gastava os 500€ só numa suspensão, dependendo do que queres fazer com a bike, se é para XC ou DH, e sem saber bem que equipamento tens de origem.
Com os 500€ eu comprava algo do genero:
Suspensão Suntour Axon - 175€
Amortecedor Suntour Epicon - 120€
Rodas Mavic CrossRide Disc - 150€
Pedaleira XT - 150€
Isto para praticar XC, para DH só escolhia umas rodas algo mais resistente.

.

O que eu quero fazer é pôr a bike ali entre o XC ou trial, e all mountain.
Já tive 2 suntour uma noutra bike que não gostei muito. Esta é demasiado fraca para o que quero, está a partir. Talvez essa que me indicaste seja fraca demais. Gostava d experimentar uma suspensão a óleo pois tem um trabalhar mais competente que as que funcionam a ar.

A Axon é 20 vezes superior, em tudo, á XCR que tens, alias a XCR não é sequer indicada para AM e/ou DH, é apenas para XC sem grandes "stresses".
Nunca uma susp. a oleo trabalha melhor do que uma a ar, falo por ex. propria, e não sei se há suspensões a trabalhar só a oleo, mas claro e uma questão de gosto.
Referi a Axon porque é uma susp. que sei que tem qualidade suficiente para levar já alguma pancada, ha outras bem melhores obviamente, mas são muito mais caras e gastando os 500€ na susp. ficas com a bike "meio deficiente", com uma boa susp. mas com uma péssima pedaleira, más rodas e um fraco amortecedor.
Se não te interessa a Suntour, tens a rock shox reba, por ex:...

A Axon é 20 vezes superior, em tudo, á XCR que tens, alias a XCR não é sequer indicada para AM e/ou DH, é apenas para XC sem grandes "stresses".
Nunca uma susp. a oleo trabalha melhor do que uma a ar, falo por ex. propria, e não sei se há suspensões a trabalhar só a oleo, mas claro e uma questão de gosto.
Referi a Axon porque é uma susp. que sei que tem qualidade suficiente para levar já alguma pancada, ha outras bem melhores obviamente, mas são muito mais caras e gastando os 500€ na susp. ficas com a bike "meio deficiente", com uma boa susp. mas com uma péssima pedaleira, más rodas e um fraco amortecedor.
Se não te interessa a Suntour, tens a rock shox reba, por ex:...

Percebo o que dizes, pois vou explorar bem o mercado das suspensões. Talvez não me tenha explicado bem abocado, a ideia era fazer uns updates à medida que o material de origem se vá partindo/desgastando. Para já o limite para a suspensão é de 500 euros claro que se puder gastar menos e ficar bem servido tanto melhor. Aos poucos vou pondo a máquina com deve ser.
De qualquer maneira se souberes de algumas suspensões vai dizendo para eu ter umas luzes.
Cumps e tks[:blush:]

Boas. Coloquei aqui esta dúvida, e já me responderam, mas queria perguntar uma coisa. Acham que vale a pena adquirir o suporte? Ou um daqueles de parede serve para o mesmo? É que dar 40€ por um suporte é bastante puxadote. Que acham?

Eu uso um desses de parede que comprei no AKI por 15€, guardo lá as duas bikes e faço lá a manutenção delas.
Não sei qual é a estabilidade desse tripé, mas acredita que os de parede têm muito mais segurança/estabilidade.

Nao gaste 500 euros só a melhorar uma coisa nessa bike. Concordo em tudo o que o KingTDI disse.

Tens esta Raidon que é para XC/AM. Trabalha a ar e óleo.

Suntour 011Fourche Raidon X1 RLD Disc 120 White - VTT - SUSPENSIONS - Fourches Suntour - Fizzbikes.com - Online Bike Shop

Com o resto que sobre melhoras o resto. O amortecedor dessa bike é fraco.

Essa suspensão parece-me "jeitosinha". [:p]
Vinha de fábrica na BH Expert. Mas acho que será mais de XC.

Ainda quanto as suspensões... Estive a ver as recon e, são pesadas para xuxu. Mais de 2kg. :s

Essa suspensão parece-me "jeitosinha". [:p]
Vinha de fábrica na BH Expert. Mas acho que será mais de XC.

Ainda quanto as suspensões... Estive a ver as recon e, são pesadas para xuxu. Mais de 2kg. :s

Se já faz 120mm já dá para algo mais que XC. Para XC chegam 80 ou 100mm.

As Recons podem ser ou não pesadas. Depende do modelo. A que eu tinha pesou 1780g. [;)]

Tens foto/ link?
Só uma correcção, foi no IZI e não no AKI.

Ha os mais simples, este da foto é "dobrável" e dá para 2 bikes, havia tambem só para 1 bike e não dobrava.
Dá para fazer a manutenção sentado ou de pé, e dá para levantar só a frente ou só a traseira.
JPG_907fd421fbe5c05df8b0d7b6d50075c7

Só uma correcção, foi no IZI e não no AKI.

Ha os mais simples, este da foto é "dobrável" e dá para 2 bikes, havia tambem só para 1 bike e não dobrava.
Dá para fazer a manutenção sentado ou de pé, e dá para levantar só a frente ou só a traseira.
JPG_907fd421fbe5c05df8b0d7b6d50075c7

Obrigado, tenho de ver essa possibilidade! [;)]

Voltar
Superior