Não te irrites... [

]
Acredita que falo com mecânicos e a coisa é assim como te disse. E por esta ordem: Água, WD-40 (ou Bala, não sabias que era o mesmo?) e óleo fino. De mês a mês vai ao mecânico para a correcta lubrificação.
[

]
Fica na tua que eu fico na minha.
Pressão, nunca se usa. Absolutamente nunca e muito menos em bicicletas de suspensão total. Um dia verás que tenho razão. E se fosse a ti não confiava muito num mecânico que te diz que lavar uma bicicleta dessas a pressão não têm problema.
Aconselho-te a passares por aqui:
http://www.bikeforums.net/
E a leres alguns dos tópicos...
E essa do Bala e WD40 serem os mesmos?
[

]
Há uma palavra para isso que é "idênticos" (o que não significa igual).
E eu apenas exemplifiquei com Bala, será melhor releres o meu post.
Eu pessoalmente uso Finish Line.
E sempre "na boa" mesmo que a minha escrita possa parece um pouco inflamada!
[

]
O problema é que numa prova não há nada que resista à água e areia. Mesmo em rolamentos selados.
O que interessa é retirar a areia (o pó se quiseres...) e a água. E o óleo que está no WD-40 mais o óleo fino ajustam-se às nossas necessidades. Depois de uma boa lavadela.
E o WD-40 na parte de potência, é remédio santo.
Só que a pressão a água e areia que "voam" e passam por esses pontos numa prova, não têm nem sequer um terço da força que um jacto de pressão é capaz de exercer.
Tu pode tar o dia inteiro com um balde de argamassa de areia e água a atirar a uma parede pintada. No entanto não lhe descamas a pintura. Mas se ligares um jacto de pressão numa questão de minutos és capaz de fazer saltar a tinta.
Para retirar a areia e sujidades, um pouco de sabão preparado para o efeito (há tantos por onde escolher, desde com brilho a já com alguns protectores, a alguns virados precisamente para isolamentos (alguns mesmo para o tempo húmido)), uma escova mole (daquelas de tirar pó ou até um pincel suave) e a água a escorrer de uma mangueira.
Nada mais. Para limpar a corrente sem desmontar há peças próprias, no caso de preferires fazer assim.
Para limpar engrenagens, nada melhor que um bom desengordurante que não ataque borrachas e pinturas. É só borrifar e cai logo tudo. A decathlon têm um relativamente barato comparado com as marcas e que faz muito bem o serviço.
Se o teu problema se trata das lubrificações em tempo molhado, vivamente aconselho que procures lubrificantes específicos para este tempo. Há formulas desenhadas para chuva mesmo que são mais viscosas e além disso apresentam um tempo de resistência muito maior. Que certamente te resolvem o problema de "água e areia".
Para ti o investimento da bicicleta pode não ser muito importante. Mas dando-lhe a devida relevância, acredita que este é que é o tratamento certo a dar-lhe.
É um bocado como comprar um carro de gama alta e depois ir fazer logo as primeiras revisões no Manel GT ao fundo da rua ou assegurar que no periódo de garantia é a marca que cuide do carro.
[

]
O meu mecânico diz que WD-40 é um veneno pra bike! O que eu faço para a bike é lavar transmissão com o desengordurante (colocar, esperar 5 minutos, passar água) e depois de seca meto um óleo próprio à base de teflon. De resto não faço mais nada, em 2 anos a bike nunca foi à revisão, talvez depois do Verão.
Ora aqui está!
No entanto os dois anos sem uma revisão geral...
:sh)
Não há grande problema nisso, eu faço as minhas próprias revisões simples, cubos, alinhamentos e afinações, coisas assim. Quando são trabalhos maiores mais importantes ou que impliquem troca de componentes mais complicados é que vou à loja.
Todavia, sendo o mais importante, e dependendo do tipo de suspensão, se a óleo, no mínimo deveria ser revista uma vêz por ano.
Depois, dependendo dos km's, caso faças uma quantia considerável por ano, quero crêr que a tua cassete já deve estar um pouco "polida" e a corrente mais que a pedir reforma.
[

]
De resto há uns quantos outros componentes que já deviam pedir um "overhaulin". Principalmente a caixa de direcção. Dois anos sem se criarem folgas?
Mas isto é só a minha humilde opinião!
[kiss]