Tópico do BTT

Estive agora a desmontar a pedaleira.
Verifiquei os rolamentos e não me pareceram em mau estado. Giram sem dificuldade e sem atrito. Tinham era massa seca e algumas areias. Limpei tudo e apliquei massa nova. Vamos ver se continua...

Senhorpedro,domingo de manhã estás por Mangualde?
Em principio iremos pedalar por lá se não chover muito!!

Tenta tirar os pratos pedaleiros,limpa-os e volta a coloca-los a ver se o estalos desaparecem!

Quem daqui foi a Idanha-a-Nova aos trilhos de raia?
Eu fui e foi o melhor passeio/maratona em que participei,apesar de ter que fazer 400kms de carro!

Estive agora a desmontar a pedaleira.
Verifiquei os rolamentos e não me pareceram em mau estado. Giram sem dificuldade e sem atrito. Tinham era massa seca e algumas areias. Limpei tudo e apliquei massa nova. Vamos ver se continua...

Isso pode ser dos pedais...o "estalar" característico dos shimano quando têm falta de lubrificação/limpeza, que por vezes parece da pedaleira.

Esses barulhos podem ter muitas causas, mas visto que ele disse que o mesmo era acompanhado por uma folga do crank, o problema ou é dos rolamentos (pelos vistos parecem estar bons) ou então a pedaleira estava mal apertada.
Da única vez que o mesmo me aconteceu (ranger e folga do crank sempre que pedalava com mais força) a causa era um rolamento estragado.

Boas pessoal, o que acham destas pastilhas, é melhor trocar ou ainda vão durar muito mais?

Uploaded with ImageShack.us

Os travões em questão são uns tektro novela c/ disco de 160 mm.

Obrigado.

Last edited:
Parece-me ter pastilha para fazer umas boas travagens ainda...

Podes dar uma passagem de lixa, só para ficarem limpinhas :)

Bem, parece que o tipo que dizia que ficava com o meu quadro se negou.

Entretanto também acabou a esperança de comprar um Believe 2011. Agora estou com a bike desmontada e nem sei que faça. A ver se no fim de semana me decido.
Ou monto novamente o Trek fuel ex ou o mantenho à venda e espero até que alguém o queira. Para já vou parar de sonhar com um em carbono :(

Continuam os estalos.
Estive ontem a falar um gajo da sportzone e quando lhe disse que tinha partido a corrente há uns dias ele disse que de certeza que é disso. Hoje vou troca-la e logo vejo.

RIDER, estou sim. Temos de combinar então.

Tal como digo no FBTT, no tópico acerca da minha bike, apareceram recentemente uns estalos que provavelmente virão da zona da pedaleira acompanhados de um ceder dos cranques quando se fazem sentir. Isto em esforço ou quando as pedaladas são mais vigorosas. Alguém tem ideia do que possa ser?

Tenho exactamente o mesmo problema. Só acontece em solicitações mesmo muito elevadas...
Tenho quase a certeza que esses estalos são ruídos do alumínio. A minha teoria é que são resultado de deformações no domínio elástico, que acontecem quando a força que se exerce supera alguma tensão resultante das deformações aquando da solda.

Isto porque já vi acontecer em várias bicicletas (desde novas, inclusive), e pelo menos na minha, nem com uma análise muito pormenorizada encontrei a mínima falha na área (rachas, pontos, solda inacabada, deformações). Umas estalam, outras não.

De qualquer forma, tenho a certeza que isto tem um tempo de vida...um número de ciclos máximo...e um dia vai rachar (mas pode ser daqui a muito tempo, e acontece a todas).

Tenho exactamente o mesmo problema. Só acontece em solicitações mesmo muito elevadas...
Tenho quase a certeza que esses estalos são ruídos do alumínio. A minha teoria é que são resultado de deformações no domínio elástico, que acontecem quando a força que se exerce supera alguma tensão resultante das deformações aquando da solda.

Isto porque já vi acontecer em várias bicicletas (desde novas, inclusive), e pelo menos na minha, nem com uma análise muito pormenorizada encontrei a mínima falha na área (rachas, pontos, solda inacabada, deformações). Umas estalam, outras não.

De qualquer forma, tenho a certeza que isto tem um tempo de vida...um número de ciclos máximo...e um dia vai rachar (mas pode ser daqui a muito tempo, e acontece a todas).

Hoje troquei de corrente por uma igual, mas nova.
No entanto creio que já descobri de onde vem o problema.
Há bocado tirei a cassete e reparei que o parafuso que liga os carretos ficou no cepo. Ora juntei-os todos com as anilhas e quando fui para apertar o dito parafuso (que requer uma chave allen estupidamente pequena) não o consegui apertar pq a rosca deve estar moída ou qlq coisa do género, o que faz com que os carretos, provavelmente, oscilem um pouco. Solução: tenho de arranjar uma cassete nova. As Shimano são compatíveis com correntes sram certo?

Não há incompatibilidade. Podes usar cassete shimano e corrente sram ou vice-versa desde que sejam da mesma gama de velocidades.

Vais ficar com um pedalar ligeiramente mais pesado, principalmente nas mudanças mais leves, visto só da 5º para cima haver a diferença de mais dentes, daí para baixo é apenas um dente a menos que a de 11-34, com excepção da última que é igual logicamente. Mas, nada que em duas voltas já não estejas habituado.

11-32 é mais do que suficiente para pedaleiras de 3 pratos, eu até já não me lembro da última vez que usei o carreto de 32, já lá vão meses, só uso a relação 11-28.

Last edited:
A minha bike vinha com 11-34 e o mais pequeno de 22d,depois meti-lhe uma 11-32,mas fosca-se ás vezes encontro paredes dum raio e a 3ª cassete voltou a ser uma 11-34!
No domingo em Idanha a subir para a aldeia de Monsanto,se não fosse a 11-34,não sei se não tinha que desmontar!!

Estive a desmontar a Fox e os retentores já tinham bastante lixo,mas não vi nenhum desgaste nas pernas,apesar de ter mais de 12000kms e á mais de 8000kms não ter sido feita qualquer revisão!
Agora vou ver se a monto, se lhe meto os oleos,as esponjas e os retentores!
Aprovetei para a pesar,julguei que pesava mais,a balança acusou 1605g com o sensor do conta-kms,acho que não é mau,sendo de 2008!

Senhorpedro,pode ser que os estalos terminem com a cassete nova!

A Kompressor está com oferta nos portes até Domingo para compras acima de 50 euros. Basta colocar pgratuit50. [;)]

Aproveitei que tenho a BH desmontada para pesar algum material.

Quadro com drop-out e os fixadores do desviador frontal e dos cabos - 1321g.
Como está aqui:
ULTIMATE%20RC_horquilla.jpg

Caixa direcção FSA 65g
Desviador SLX 138g

Neste momento tenho k7 34 e gosto, apesar de pedalar um pouco mais em cadência (o que acaba por ser do meu agrado), e na mudança 22-34 dá para fazer paredes a 4,5 / 5 kmh! [:D]

Neste momento tenho k7 34 e gosto, apesar de pedalar um pouco mais em cadência (o que acaba por ser do meu agrado), e na mudança 22-34 dá para fazer paredes a 4,5 / 5 kmh! [:D]

Pois dá dá!!!!
Às vezes dá jeito( quando estou todo roto) mas a mais leve que tenho é 26-34 que é sensivelmente igual a 22-28.

Ok, é oficial, Pneu de trás e câmara (sim essas coisas pré-históricas que eu gosto de usar!) completamente inutilizados por (adivinhe-se!) um vidro na estrada! [8b]

De qualquer forma já ia trocar de borrachas e ia...acho que já cá tinha perguntado antes:

Continuo com Nobby Nic em ambas as rodas como sempre tive...não tenho queixas, aguentam bem as coisas mais extremas, são duráveis - coisa que eu valorizo - mas com bastante resistência a rolar...ou...

O já famoso par RaRa+RoRo;
Algo mais "racing" da continental: x-king, ou mesmo race king...

Back