Tópico do BTT

No problem [;)]

Hoje também aproveitei para tirar umas fotos ao meu meio de transporte para o escritório [:blush:]

Aqui ainda pela manhã. Que bela maneira de começar os dias com um passeio de bicicleta

7Dez20070002.jpg

Aqui já no regresso a casa, ao anoitecer, com o kit de luzes montado
7Dez20070006.JPG

Aqui já com as luzes ligadas, a traseira com 5 led's:
7Dez20070007.JPG

E a dianteira. Tem 8 Led's mas é daquelas que é mais para ser visto do que para ver. No entanto para o uso que lhe dou chega (ou melhor, tem que chegar). Já a tenho desde 2004 pelo que tem se portado bem
7Dez20070008.JPG

Como meio de transporte nem se tem portado mal, mas por vezes penso ser mal empregue para o uso que lhe dou, mas infelizmente não posso ir para os trilhos do monte diariamente [:D]
7Dez20070009.JPG

Gugul agora deves de estar tu a pensar, "então este gajo diz-me para tirar o cantil e comprar uma mochila e afinal ele anda com cantil" [:)] Só para esclarecer que ando com o cantil porque a mochila vai de tal forma cheia (ferramentas, bomba, 2 camaras de ar, remendos, kit do INEM [:)], comida, etc...) pelo que para levar água tem mesmo que ser no cantil [;)]

Viva,

Eu não faço parte da organização deste evento, mas como é aqui ao lado achei por bem divulgar,

Evento:

1º Raid BTT Vila De Sobreira - Paredes - 20/01/2008

Local:

Vila de Sobreira
Paredes Rota Dos Moveis

Data:

20 de Janeiro de 2008

Programa:

08:00h - Abertura do Secretariado, recepção aos participantes e Entrega de Brindes
09:00h - Início do Raid Nível Dificuldade 3/4, e Técnica 3/4 - 45Km
12:30h - Hora prevista de chegada
13:00h - Churrascada para todos os participantes

Inscrições:
http://www.s-pedro08.com/btt/btt.htm
Junta de Freguesia da Sobreira
ou 917601254/968427756

Custo:
10 PEDAIS ( inclui almoço, seguro e brindes)

Apareçam

Já antes tinha aqui dito que andava interessado em comprar uma bike, e na altura estava inclinado em comprar uma wheeler.

Bem, o tmepo foi passando, novos modelos foram aparecendo e apareceu uma que prontos, deixou-me de boca aberta...

E como há um amigo que tem uma loja que vende bicicletas desta marca, juntou-se o útil ao agradável e fiz um bom negócio..

a minha bike: http://coluer.com/nucleus2_0pro.htm

nucleus2_0_pro.jpg

As rodas são Mavic, mas não estas, são as crossride. Todo o conjunto (aros, raios, cubos) é mavic crossride.

Até agora só posso dizer bem desta bela máquina. [kiss]

Ficou por 1125€ com oferta de:
cronómetro
suporte para cantil
dois cantis
suporte para a bike quando está parada
protector de quadro (da corrente)
cornos (ou prolongadores, chamem-lhe o que quiserem) [:D]

Depois comprei também uns sapatos Shimano...€90 com 10% de desconto...

Já antes tinha aqui dito que andava interessado em comprar uma bike, e na altura estava inclinado em comprar uma wheeler.

Bem, o tmepo foi passando, novos modelos foram aparecendo e apareceu uma que prontos, deixou-me de boca aberta...

E como há um amigo que tem uma loja que vende bicicletas desta marca, juntou-se o útil ao agradável e fiz um bom negócio..

a minha bike: http://coluer.com/nucleus2_0pro.htm

nucleus2_0_pro.jpg

As rodas são Mavic, mas não estas, são as crossride. Todo o conjunto (aros, raios, cubos) é mavic crossride.

Até agora só posso dizer bem desta bela máquina. [kiss]

Ficou por 1125€ com oferta de:
cronómetro
suporte para cantil
dois cantis
suporte para a bike quando está parada
protector de quadro (da corrente)
cornos (ou prolongadores, chamem-lhe o que quiserem) [:D]

Depois comprei também uns sapatos Shimano...€90 com 10% de desconto...

Muito gira [:cool:]

Agora aproveita-a bem e dá-lhe o uso que ela "merece" [:blush:]

Eu este Natal, recebi no sapatinho uma prenda dada por um grande amigo [;)] , para a minha bicicleta:

bicla002vp4.jpg

Pensei logo em trocar os meus punhos de borracha por estes, que devem de ser bem mais confortáveis. Mas depois começei a pensar, uns punhos deste nível até ficavam mal no meu guiador actual, pelo que optei por reformular o "tablier" [:)] da minha bicicleta.

Para começar, comprei um avanço novo que já andava a namorar à bastante tempo. Um Race Face Deus XC:

bicla007cu1.jpg

Assim que o vi na foto nos sites, fiquei logo a babar-me com este aspecto cromado [br:)] Nunca gostei muito do meu avanço e guiador em tons de preto. Com este avanço penso que vou ficar igualmente com uma melhor posição na bicicleta, visto este ser de 90mm e o meu actual ser de 100mm.

Agora o próximo passo vai ser tentar encontrar um guiador compatível com o quero:
- "flat", gosto dos guiadores rectos
- não quero de cor preta
- para avanços de 31,8mm
- e óbvio, um preço que não seja absurdo [:D]

A busca continua, mas hei-de o encontrar para finalmente puder fazer o restyling ao tablier da minha bicicleta [:)] [:cool:]

elá, andas em remodelações, vê lá se isso não fica demasiado abixanado [:p] [:p] [:D] [:D] [:D] , a propósito, esses punhos ficavam a matar numa bina que eu cá sei [:cool:] [:cool:] [:cool:] [:cool:]
abraço

Lisboa - Fátima Pelo "caminho Do Tejo"

Lisboa - Fátima Pelo "caminho Do Tejo"

Eu a cada dia que passa, o meu estado vai piorando [:D] apr:)

PS: Acho que foi um relato teu que eu li e reli "n" vezes antes de ter feito o Lisboa-Fátima pelo caminho do Tejo [;)]

Ainda bem que fui inspirando outros betetistas para o "Caminho do Tejo"...

Pessoalmente já o fiz seis vezes. Tem sido um único dia, sempre em Junho (por causa da duração da luz solar).

Em 2007 aproveitei o balanço e, no segundo dia, liguei Fátima a Coimbra.

Este ano é que a forma está complicada, espero melhorá-la entretanto.

Eu já tentei afinar, tb não sou grande perito, mas mesmo assim, passo
para a 2ª e depois ainda tenho de dar um jeito na manete para a mudança entrar.

Mas vou dar mais umas voltas com ela e meter-lhe um pouco de vaselina na corrente.

No manípulo esquerdo tens um parafuso que é o micro-ajuste (normalmente é em plástico preto).
Com a bike num suporte, vais pedalando e metes mudança.. começa a desapertar esse ajuste até a mudança entrar.
Depois verifica se a 3 entra e se passa bem de 3 para 2 e para 1.

Atenção q se o ajuste do manípulo estiver perto do máximo, põe a zeros (aperta o ajuste) e tira a folga do cabo na porca do desviador da frente. E é tirar a folga, não é esticar que nem um elástico.

Ah ok, já percebi. É bom saber.
Eu tinha lido algures, que se devia deixar sempre nas mudanças mais baixas, mas como é invertido, tou a ver. Para subir é só dar um toque...

Da mochila tb já tinha pensado nessa parte das quedas, sempre é mais um protecção. Tenho ver se compro uma.
Além do mais aquele saco que comprei tb na decathlon já tá com um dos fechos estragado.

thanks

Esse desviador é um sram, e como tal não é invertido.

Esse toque q dizes puxa o cabo, e como tal trabalha contra a mola, logo não é invertido

Invertidos tanto quanto sei (modelos até 2007) só tens do shimano deore para cima

Acabei de me decidir. O meu irmão deu-me a bicla dele que não usa. Não tem nada de suspensão nem discos mas chega para recuperar alguma forma.
Penso fazer-lhe um upgrade. Pneus novos. Valerá a pena meter suspensão da frente? A bicla tens uns 6 anos e está impec de transmissão. Não sei é de travões. Ficará caro meter v-brake? Valerá a pena?

Quanto à suspensão, depende de quantas adaptações tiveres de fazer, por ex.
Se ainda tiver uma caixa de direção de rosca, tens duas hipoteses, procurar uma suspensão compatível e aí vais ficar extremamente limitado em opções, ou então e pressupundo que o tubo de direção é de 1 1/8 polegadas, podes descravar essa caixa e colocar uma aheadset, e aí tens todas as possibilidades
Se ainda tiveres um tubo de direção de 1 polegada, então vai ser bem complicado arranjar algo para essa bike.

Quanto a suspensões procura algo da Suntour (XCM ou XCR, a partir de 60€)ou RockShox gama baixa (Dart, a partir de 90€), mas são muito fraquinhas, idealmente uma suspensão razoável deveria ter ajuste de pre-load e rebound, ou em alternativa rebound e lock-out.
Se só tiver pre-load (tal como as mais baratas) só regulas a dureza, e ao aumentá-la, regra geral vais acelerar o rebound o que pode tornar a frente algo instável e reduzir a confiança.

Ao preço da suspensão tens de acrescentar a mão-de-obra (nunca menos de 20€), a caixa de direção (a partir de 10€) e eventualmente espaçadores de direção (variável) e logo vês se te compensa.

Quanto a travões, podes pôr uns acera/alivio (custam cerca de 6€ por roda) e a diferença para os deore é a qualidade dos calços (mais macios). Têm o mesmo feeling e potência.
Se quiseres algo melhor, vai para uns LX, que já têm a tecnologia de paralelograma, mas custam cerca de 40-50€
Tão importante quanto os travões é mudares os cabos e as bichas dos mesmos.

Com estas alterações vais passar largamente os 100€, com mais um pouco e aproveitando esta altura, consegues arranjar uma bike já razoável, desde que não vás para marcas conhecidas.

Última edição:
Eu este Natal, recebi no sapatinho uma prenda dada por um grande amigo [;)] , para a minha bicicleta:

bicla002vp4.jpg

Pensei logo em trocar os meus punhos de borracha por estes, que devem de ser bem mais confortáveis. Mas depois começei a pensar, uns punhos deste nível até ficavam mal no meu guiador actual, pelo que optei por reformular o "tablier" [:)] da minha bicicleta.

Para começar, comprei um avanço novo que já andava a namorar à bastante tempo. Um Race Face Deus XC:

bicla007cu1.jpg

Assim que o vi na foto nos sites, fiquei logo a babar-me com este aspecto cromado [br:)] Nunca gostei muito do meu avanço e guiador em tons de preto. Com este avanço penso que vou ficar igualmente com uma melhor posição na bicicleta, visto este ser de 90mm e o meu actual ser de 100mm.

Agora o próximo passo vai ser tentar encontrar um guiador compatível com o quero:
- "flat", gosto dos guiadores rectos
- não quero de cor preta
- para avanços de 31,8mm
- e óbvio, um preço que não seja absurdo [:D]

A busca continua, mas hei-de o encontrar para finalmente puder fazer o restyling ao tablier da minha bicicleta [:)] [:cool:]

A specialized costuma ter guiadores rectos com 31,8 no aperto, com preços razoáveis, mas são em preto.
Se queres cromado, tens a linha da race face, a mesma do teu avanço

Com 500€ de orçamento que aconselham?

Há uns anos que não ando dentro do mundo das bikes, na altura andava muito mesmo. Todos os dias quase fazia umas duas-três horas de BTT, por isso tenho alguma experiência.

Estive a ver as GT 2.0 e as Specialized mas não estou dentro do mercado.

Obrigado.

Por 549 arranjas por exemplo uma Berg Vertex com suspensão Suntour XCR Mag com ajuste de rebound, bolqueio no guiador, desviador trz LX e discos hidráulicos deore

A decathlon também tem hipoteses nesses valores, e se procurares por Mondraker também deves arranjar algo parecido só um pouco mais caro

A specialized costuma ter guiadores rectos com 31,8 no aperto, com preços razoáveis, mas são em preto.
Se queres cromado, tens a linha da race face, a mesma do teu avanço

Boas, realmente esse guiador da Race Face Deus, parece ser mesmo a melhor, ou umas das poucas opções tendo em conta os meus parâmetros [;)]

Agora é tentar arranjá-lo a um bom preço :sh)

Ainda bem que fui inspirando outros betetistas para o "Caminho do Tejo"...

Pessoalmente já o fiz seis vezes. Tem sido um único dia, sempre em Junho (por causa da duração da luz solar).

Em 2007 aproveitei o balanço e, no segundo dia, liguei Fátima a Coimbra.

Este ano é que a forma está complicada, espero melhorá-la entretanto.

Ah podes ter a certeza que inspiraste [:D] apr:) [;)]

Eu ainda só o fiz por uma vez, em 2005 (curiosamente também em Junho), também num só dia. Estive para o fazer o ano passado, mas por outros motivos, não me foi possível.

Este ano quero ver se finalmente o vou voltar a repetir, mas vai ser uma variante, Lisboa - Fátima - e mais 20km para ligação à terra natal dos meus pais. E o meu objectivo, era fazer isso num sábado, e depois de dormir na terra dos meus pais, fazer o percurso contrário no dia seguinte [:cool:]

Vamos a ver se as pernas acompanham o sonho [:D] [:blush:]

Voltar
Superior