Tópico do BTT

bd1a444601feabef851c242b997064c6.jpg

345€ depois o problema foi resolvido.

Aro novo ou reparação?

Quando comprei a minha ultima bicicleta (Coluer Wizard) pedi umas Mavic Crossmax Pro e fiquei na dúvida se queria as carbon ou as normais, acabei por ir para as Pro normais (aluminio). Ainda não me arrependi, o carbono no BTT para mim ainda é uma tema novo! Quadro sim, restantes equipamentos e periféricos não..

Aro novo ou reparação?

Quando comprei a minha ultima bicicleta (Coluer Wizard) pedi umas Mavic Crossmax Pro e fiquei na dúvida se queria as carbon ou as normais, acabei por ir para as Pro normais (aluminio). Ainda não me arrependi, o carbono no BTT para mim ainda é uma tema novo! Quadro sim, restantes equipamentos e periféricos não..

Um aro novo. Mesmo assim consegui o aro por 290€ na marca, nunca pensei.
Hoje em dia o Carbono não é problema a nível de durabilidade. Mas uma pancada (muito) mal dada arruina um aro. No meu caso partiu mesmo, não deu para reparar, mas muitas vezes da para reparar muito bem.

Um aro novo. Mesmo assim consegui o aro por 290€ na marca, nunca pensei.
Hoje em dia o Carbono não é problema a nível de durabilidade. Mas uma pancada (muito) mal dada arruina um aro. No meu caso partiu mesmo, não deu para reparar, mas muitas vezes da para reparar muito bem.

Ainda assim, as minhas pro estão todas quinadas, não têm dois anos e estão perfeitamente funcionais... de estética pronto... [8b]

Vou deixar de usar cera na corrente.

Gosto de ver a cassete bem limpa (como uma SRAM que o edununo postou há umas páginas).

A minha cassete tem 500km, 250 com cera e há dias estava a lavá-la e foi um martírio para remover os restos de cera.

Aquilo fica literalmente como a cera das velas quando seca depois de derreter. Usei shampo do carro, detergente da loiça , só melhorou quando ataquei com limpa jantes.

E mesmo assim não está ainda a 100%.

Vou ter de arranjar uma solução que não torne a fazer isto. Falaram-me bem do WD40 Bike.

Gosto de ver a cassete bem limpa (como uma SRAM que o edununo postou há umas páginas).

A minha cassete tem 500km, 250 com cera e há dias estava a lavá-la e foi um martírio para remover os restos de cera.

Aquilo fica literalmente como a cera das velas quando seca depois de derreter. Usei shampo do carro, detergente da loiça , só melhorou quando ataquei com limpa jantes.

Vou ter de arranjar uma solução que não torne a fazer isto. Falaram-me bem do WD40 Bike.

Uso Finish Line embalagem vermelha (tempo seco) não suja muito a corrente e é fácil de remover. Já o da mesma marca para tempo húmido suja mais mas é fácil de remover. Uso ambas em spray.

Eu uso o Squirt Lube e nunca retiro a cera, só vou limpando com um pano entre aplicações e tenho a corrente/cassete sempre limpas. Tenho é o cuidado de não aplicar cera em excesso, só mesmo uma gota em cada elo.

Um desengordurante próprio limpa isso na boa.

Eu uso óleos da Morgan Blue no inverno, de verão Muc-off Dry Ceramic (C3), e acredita que para tirar o Morgan Blue não é pêra doce. Com o produto certo, é pulverizar um bocado, esperar e passar por água.. Nem preciso de esfregar.

Uso Finish Line embalagem vermelha (tempo seco) não suja muito a corrente e é fácil de remover. Já o da mesma marca para tempo húmido suja mais mas é fácil de remover. Uso ambas em spray.

Eu uso o Squirt Lube e nunca retiro a cera, só vou limpando com um pano entre aplicações e tenho a corrente/cassete sempre limpas. Tenho é o cuidado de não aplicar cera em excesso, só mesmo uma gota em cada elo.

O problema destes óleos que não sujam é que são lavados muito facilmente. O Squirt lube sai com água e o finish line dura pouco mais. Se saíres de manhã ainda com a vegetação molhada, em meia dúzia de kms a corrente está seca (sem óleo)!

Boas pessoal,

tenho uma proposta para eu comprar uma Merida 96 3000 por 500€, toda impecável. Pelo que percebi, só não tem os pedais SPD, apenas uns normais.

Acham bom preço?

83ebd032-a075-3af0-97fc-24732c23f9d9

Eu costumo re-aplicar o Squirt a cada 2 ou 3 saídas de cerca de 40 km e sem razão de queixa, seja no tempo seco seja com chuva e lama.

Mesmo com o Morgan Blue, aplico no dia anterior e limpo o excesso. Prefiro sair sempre com a corrente oleada do que a meio ficar seca, até porque assim coloco menos quantidade e acaba por manter a corrente minimamente limpa.

Onde é que posso arranjar o suporte de fixação para o selim, no espigão?

O que vem com a bike é em ferro manhoso que com a trepidação , me arrancou imensa tinta do selim anterior.

Queria uma coisa em carbono ou nalgum material que não me danificasse os carris do selim.

Agora tenho ali um Prólogo Nago RS que veio com a BH e ao fim de 400km, tem falta de tinta nos carris. Ou vai para o lixo, ou tenho de vender ao desbarato um selim “novo” :sh)

Terei de comprar um espigão novo?

Última edição:

O que vem com a bike é em ferro manhoso que com a trepidação , me arrancou imensa tinta do selim anterior.

Queria uma coisa em carbono ou nalgum material que não me danificasse os carris do selim.

Agora tenho ali um Prólogo Nago RS que veio com a BH e ao fim de 400km, tem falta de tinta nos carris. Ou vai para o lixo, ou tenho de vender ao desbarato um selim “novo” :sh)

Refereste ao "berço"? aos Yokes?

Isso é cosmética, arranja lixa, um spray de preto e um de verniz... Se te faz confusão de x em x kms dás lhe um tratamento..

Uma vez precisei de mudar o selim de origem de uma bike de supermercado - rasca, daqueles que apertam directamente no plástico - por um mais XPTO "air-lastometer" do Lidl. Como não encaixava, pesquisei no ebay por bike saddle bracket e lá encontrei um com as medidas certinhas pra aquele espigão. Ficou 5* e a seguir ainda mandei vir uma mola em U tipo Ringsten spring. Não acrescentou peso nenhum e ficou um autêntico citroen. Ali não há rabo que se queixe, nem no empedrado da Ribeira.

Voltar
Superior