Tópico do BTT

Continuo com um enorme stress sobre o lubrificante a utilizar na corrente.

Andava a usar cera, mas sai logo.

Agora comprei um lubrificante mais líquido à base de Teflon, supostamente para todo o ano, que é este: https://www.decathlon.pt/lubrificante-teflon-bicicleta-id_8299115.html

Isto é idêntico ao finish line, mas epa...

Para quem faz uma utilização intensiva, com areia molhada e lama, isto é uma mrd. Fiz 80km no fim de semana, tinha aplicado esse lubrificante antes de ir, e tenho a corrente feita num Cristo.

Andei literalmente a pedalar com um barulho que só de ouvir, arrepiava, tal não era a areia e a lama entranhadas não corrente e na cassete.

Aliás, agora está assim, sem qualquer vestígio de lubrificação:

E44-AC46-F-48-E6-4951-B0-D0-1612-ED3-BA6-E0.jpg

Para estas condições mais extremas, o que é que devo usar? É que até a malta que ia sem nada na corrente fazia bem menos barulho de areias enquanto pedalava...

Continuo com um enorme stress sobre o lubrificante a utilizar na corrente.

Andava a usar cera, mas sai logo.

Agora comprei um lubrificante mais líquido à base de Teflon, supostamente para todo o ano, que é este: https://www.decathlon.pt/lubrificante-teflon-bicicleta-id_8299115.html

Isto é idêntico ao finish line, mas epa...

Para quem faz uma utilização intensiva, com areia molhada e lama, isto é uma mrd. Fiz 80km no fim de semana, tinha aplicado esse lubrificante antes de ir, e tenho a corrente feita num Cristo.

Andei literalmente a pedalar com um barulho que só de ouvir, arrepiava, tal não era a areia e a lama entranhadas não corrente e na cassete.

Aliás, agora está assim, sem qualquer vestígio de lubrificação:

Para estas condições mais extremas, o que é que devo usar? É que até a malta que ia sem nada na corrente fazia bem menos barulho de areias enquanto pedalava...

Para estas condições gosto de usar este: https://www.deporvillage.pt/lubrificante-muc-off-c3-wet-ceramic-lube-120-ml

Mas é preciso muito cuidado com a limpeza, limpar bem a transmissão depois de cada voltas destas e utilizar um pouco de lub depois de seca e colocar um pouco antes da volta caso já tenha passado uns dias, sem exagerar mas tendo a certeza que está bem lubrificada (qualidade vs quantidade)

Com o tempo que tem estado e com a quantidade de lama nos trilhos não há milagres. É limpar a transmissão no final de cada volta.

Fiz na semana passada uma revisão geral à Mondraker, que diga-se de passagem, já estava a precisar.

Rolamentos novos na roda da frente.
Movimento pedaleiro novo.
Pastilhas travão traseiro novas.
Lubrificação geral.
Pneu da frente novo.
Troca do pneu que estava à frente para trás.
Roda traseira nova.

IMG-20210129-153704.jpg

IMG-20210129-152929.jpg

IMG-20210129-152924.jpg

Fui dar uma volta no Sábado passado e a bicicleta parece nova. Sem ruído, mais suave e melhor rolar.

A pior prova / passeio de btt que já fiz, em termos de desgaste da transmissão foi o Raid das Masseiras. Costuma ser por esta altura do ano, com lama, água e areia até dizer chega.
Uma alegria para os donos das lojas de bikes.

A pior prova / passeio de btt que já fiz, em termos de desgaste da transmissão foi o Raid das Masseiras. Costuma ser por esta altura do ano, com lama, água e areia até dizer chega.
Uma alegria para os donos das lojas de bikes.

Tens razão :)
Outra que foi do pior, foi uma maratona que fiz em Santarém no dia da exposição. A lama parecia cola e chegava a bloquear as rodas.
Chegamos ao fim (os ciclistas e as bikes) como cristos!

Eu na volta de ontem até a travar ouvia areia entre as pastilhas e o disco :sh)

Verdade seja dita, andei em locais com água pelos discos, o que é muita fruta para o material. Aliás, a sujidade dessa foto que postei não me deixa mentir [:D]

Quando a água está assim tão alta é o descalabro para o material.
Rolamentos das rodas e movimento pedaleiro também sofrem muito. Tudo o que sejam casquilhos e rolamentos da susp. traseira de bikes FS também também levam muita porrada.

Eu na volta de ontem até a travar ouvia areia entre as pastilhas e o disco :sh)

Verdade seja dita, andei em locais com água pelos discos, o que é muita fruta para o material. Aliás, a sujidade dessa foto que postei não me deixa mentir [:D]

Também Não estava assim tão mal, já apanhei bem pior :)

Uma questão, que limpeza fizestes em relação aos travões?

Nada ainda.

No próximo fim de semana é que vou lavá-la e lubrificar para as próximas voltas.

Para os discos tenho ali este, embora nunca tenha ainda sentido necessidade de usar: https://www.deporvillage.pt/limpado...A3oZI3eOH5BK7JsBmVm6AFrj7ecDsky0aAon5EALw_wcB

Devias lavar após cada tratamento desses, chegar a casa e dar uma boa limpeza e lubrificar ainda por cima com este tempo, deixares estar não faz nada bem.

Não descures a limpeza das pastilhas de vez em quando ou se estiverem contaminadas (sem nunca tocar nas pastilhas em si claro)

Por exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=mXQxLK6z5WA&ab_channel=GlobalMountainBikeNetwork

Eu uso agua bem quente e fary, e secar bem

Mas é apenas uma nota, se vires que continuam sujas ou contaminadas e pode salvar uns discos ou dinheiro em pastilhas

Last edited:
O problema das lavagens é que ultimamente (quase desde Outubro, quando comprei a BH) tenho andado ao final dos dias.

Saio pelas 16h30 e só volto pelas 19h.

A essa hora já está de noite... Já não consigo ver o suficiente para dar um bom “detail” (heranças dos carros [:D]).

Agora durante a semana vou tentar numa hora de almoço tratar da máquina, realmente não me agrada muito deixá-la assim até ao próximo fim de semana.

O problema das lavagens é que ultimamente (quase desde Outubro, quando comprei a BH) tenho andado ao final dos dias.

Saio pelas 16h30 e só volto pelas 19h.

A essa hora já está de noite... Já não consigo ver o suficiente para dar um bom “detail” (heranças dos carros [:D]).

Agora durante a semana vou tentar numa hora de almoço tratar da máquina, realmente não me agrada muito deixá-la assim até ao próximo fim de semana.

Pois, custa mas isso é que também dá cabo das máquinas, dá cabo do material deixares essa agua lá a secar, lixo a entranhar, etc

Para mim é obrigatório nessas voltas (não é obrigatório sempre, depende da volta) mas com este tempo que está, com este tratamento é chegar a casa e a primeira coisa é gastar 10/15m a dar uma limpeza boa na bike, não é preciso muito tempo, mas tirar a maior parte, secar e deixar lubrificadinha até a próxima volta.

É o que faço sempre, no verão dou uma boa limpeza a cada duas voltas.

Agora no Inverno tem sido após cada volta, logo na manhã seguinte.

Este fim de semana é que não era para ir domingo e ficava a tratar da bike. Mas o pessoal não consegue deixar um gajo e faz convites irrecusáveis de passeios [:D][:cool:]

É o que faço sempre, no verão dou uma boa limpeza a cada duas voltas.

Agora no Inverno tem sido após cada volta, logo na manhã seguinte.

Este fim de semana é que não era para ir domingo e ficava a tratar da bike. Mas o pessoal não consegue deixar um gajo e faz convites irrecusáveis de passeios [:D][:cool:]

O meu conselho é para ganhares a rotina de fazeres a limpeza assim que sejas a casa, 15m é o suficiente para uma boa limpeza e lubrificares e deixares limpezas maiores para outra altura caso necessário, mas pelo menos a limpeza basica, secar e lubrifcar para mim é "obrigatório" nesta altura e é uma questão de habito, é criar essa rotina

Vós sois muito picuinhas com os vossos ferros
No verão sou capaz de passar dois ou três meses em que a única coisa que faço e passar um fio de óleo na corrente antes de cada volta. Só lavo a bike quando deixo de ver os dentes das roldanas do desviador. Estive mais de 6 meses sem fazer revisão à bike, pus a bike na loja e foi só lubrificar, não levou rolamento nenhum.

Por acaso nas revisões das bikes facilito um bocado, ao contrário dos carros.

Na bike recorro ao bom senso e vou vendo o que é preciso.

Aqui na zona, há uma loja que “alerta” para uma revisão de 6 em 6 meses por 50 e tal €.

Fonix, 3 meses e 500km tem a minha BH e está nova.

A maioria das coisas vou eu mudando conforme for necessário (pastilhas , lubrificação, verificar estado da suspensão e travões, corrente, pneus). Mesmo nas anteriores, desde que ando nisto, basicamente só vou à oficina se for para mudar rolamentos, eixos pedaleiros, óleo dos travões e afins.

Mas isso não são coisas que se façam com muita frequência, aguentam na boa uns 7000km.

Eu tenho no Strava ambas as bikes e os respectivos componentes. Por aí sei os kms e as datas em que foram colocados.
O movimento pedaleiro era de 2017. Fez muitos kms.
As roda da frente é de 2015 levou pela 2a vez rolamentos.
Tenho o cuidado é de regulamente limpar a corrente e k7.
O resro da bike é de longe a longe.

Demasiadas lavagens também não é aconselhável. Isto foi o que me aconteceu ao eixo do movimento pedaleiro devido às lavagens.

FB_IMG_1612296795623.jpg

Back