Tópico do BTT

A minha técnica é comprar as bicicletas usadas com 3-4 anos na casa dos 1500-2000€ quando tinham PVP de 5-6000€.

Adoro enduro BTT mas estou ciente que não preciso do último grito das bicicletas para me divertir às brava nas descidas.

Com menos de 1500€, é complicado arranjarem-se coisas porreiras, mas ainda vai aparecendo algo, principalmente nas de XC.

Isso é como em tudo! Como nos carros por exemplo, para haver carros em 2ª mão alguém os tem que comprar em 1ª mão.
E se hoje as bicicletas estão a atingir preços absurdos, daqui por 4 anos vais apanhá-las no mercado em 2ª mão a preços absurdos para usadas.

ouvi dizer que as decatlhon XC100 e XC50 representam um excelente compromisso, para quem nao faz competição nem se importa com as "marcas"
e custam menos de 999€ novas ....
claro que uma de 5000€ deve ser melhor , mas não sei se realmente o utilizador "comum" (não profissional) tira partido disso
mas claro é como tudo

ouvi dizer que as decatlhon XC100 e XC50 representam um excelente compromisso, para quem nao faz competição nem se importa com as "marcas"
e custam menos de 999€ novas ....
claro que uma de 5000€ deve ser melhor , mas não sei se realmente o utilizador "comum" (não profissional) tira partido disso
mas claro é como tudo

É como em tudo, o dacia sandero também serve para passear à beira mar. Para um track day já não serve.
Uma bicicleta da decathlon serve perfeitamente para o utilizador comum, qusndo o utilizador comum começa a fazer uma actividade mais séria, mesmo sem ser provas vai naturalmente evoluir para algo mais específico de acordo com a modalidade que pratica.

É como em tudo, o dacia sandero também serve para passear à beira mar. Para um track day já não serve.
Uma bicicleta da decathlon serve perfeitamente para o utilizador comum, quando o utilizador comum começa a fazer uma actividade mais séria, mesmo sem ser provas vai naturalmente evoluir para algo mais específico de acordo com a modalidade que pratica.
nao sei se faz assim tanta diferença para umas do dobro do preço
... quando o utilizador comum começa a fazer uma atividade mais séria, mesmo sem ser provas ...
mas percebo pouco disto

suspensão MANITOU MARKHOR AIR
transmissão SRAM NX 1x12
Travões de disco hidráulicos SRAM LEVEL com disco de 180 mm à frente e de 160 mm atrás.
Rodas SUN RINGLE Duroc 30 SRC Tubeless Ready, com eixo BOOST de 15 mm à frente e 12 mm atrás.
Pneus Hutchinson TORO 2 de 29 x 2,10
Quadro em alumínio 6061 e 6013, espessura tripla.Peso no tamanho S: 1,5 kg.

Last edited:
Neste momento? Infelizmente ou felizmente nada :sh)
Se conseguires arranjar essa bike numa loja, compra.

Num ano normal e para essa gama de preço faz mais sentido olhar para marcas "brancas".

Não é para mim, mas é isso mesmo. Não há oferta. A primeira que recomendei foi da Decathlon, mas não têm stock e também não sabem dizer quando chegam. Disseram textualmente que tanto podem chegar para a semana que vem como só em Maio...

nao sei se faz assim tanta diferença para umas do dobro do preço
... quando o utilizador comum começa a fazer uma atividade mais séria, mesmo sem ser provas ...
mas percebo pouco disto

suspensão MANITOU MARKHOR AIR
transmissão SRAM NX 1x12
Travões de disco hidráulicos SRAM LEVEL com disco de 180 mm à frente e de 160 mm atrás.
Rodas SUN RINGLE Duroc 30 SRC Tubeless Ready, com eixo BOOST de 15 mm à frente e 12 mm atrás.
Pneus Hutchinson TORO 2 de 29 x 2,10
Quadro em alumínio 6061 e 6013, espessura tripla.Peso no tamanho S: 1,5 kg.

Qual a bike que tem esse equipamento? XC50 ou XC100?
Esse equipamento mesmo para pessoal mais "sério" não satisfaz.
Agora se fores para uma RR XC500 ou XC900 aí sim. Serve a toda a gente.
Na minha opinião a RR XC500 é a bike da Decathlon com o melhor custo/benefício.

é a Xc100, a tal dos 999€

A XC500 não é assim tão superior à XC100.
São as 2 interessantes.

A XC500 não é assim tão superior à XC100.
São as 2 interessantes.

Não é?
Basta olhar para a transmissão e suspensão. Só aí notas as diferenças. Passar de Suntour para RockShox Reba RL e de Sram NX para GX.
Eu acho que vale a pena...

Eu consegui apanhar uma XC500 nova na Decathlon em fins de colecção por 999€ em Janeiro do ano passado. Isso é que foi um bom negócio! [:D]

Não é?
Basta olhar para a transmissão e suspensão. Só aí notas as diferenças. Passar de Suntour para RockShox Reba RL e de Sram NX para GX.
Eu acho que vale a pena...

Eu consegui apanhar uma XC500 nova na Decathlon em fins de colecção por 999€ em Janeiro do ano passado. Isso é que foi um bom negócio! [:D]

A XC100 tem uma suspensão Manitou. A XC500 tem a Reba.
A transmissão é NX vs GX mas falta a cassete GX (10-50) que é a grande vantagem face ao NX.

Pouca coisa para 300 euros de diferença.

Pessoal dos quadros de carbono em BTT, como gerem as nicadas e quincadas no quadro? Vindo de um quadro de aço (Sobre) passei para um de carbono, com 2 anos, já começam a aparecer algumas mazelas, nas mais vistosas e tendo em conta que a bicicleta é preta, tenho colocado verniz de unhas (Clear Coat) apenas para proteger.

É inevitável que elas vão aparecendo. . .

Pessoal dos quadros de carbono em BTT, como gerem as nicadas e quincadas no quadro? Vindo de um quadro de aço (Sobre) passei para um de carbono, com 2 anos, já começam a aparecer algumas mazelas, nas mais vistosas e tendo em conta que a bicicleta é preta, tenho colocado verniz de unhas (Clear Coat) apenas para proteger.

Sim, faz parte, não há milagres com o uso vão aparecendo.

Mas uso estas protecções que ajudam: https://www.allmountainstyle.com/pages/ams-frame-guards-2

A minha Podium tem 6 anos e até está bastante bem nesse aspecto. Desde nova levou com protecções autocolantes. A maioria das marcas são arranhões superficiais.

Sim, faz parte, não há milagres com o uso vão aparecendo.

Mas uso estas protecções que ajudam: https://www.allmountainstyle.com/pages/ams-frame-guards-2

Tenho o normal, tubo diagonal, escoras traseiras (inferior e superior).. Ainda assim, já se sabe que isto é Murphy, a ultima foi um pau que ficou preso entre a pedaleira e o crank e conseguiu mandar uma stickada na parte superior do triângulo traseiro. Sitio completamente improvável de ter algum dano, por estar pouco exposto e estar por trás da perna, mais uma medalha.. [:cool:]

Faz parte!

Fui à costa nova.
7bb093b92e5c2e88f7f536a66de0c4ba.jpg
0a4407eb42efe7080cc16ab636eafab5.jpg

Back