Tópico do BTT

Tens aí coisas bastante distintas! E com uma variedade de preços bastante assinalável. Estás disposto a gastar até 500€?
Dessas todas, mesmo a mais cara tem travões de disco mecânicos. O que se pode arranjar melhor, inclusive por menos €€€.

=> Rockrider 5XC
459€
Tem suspensão XCR, que não deve diferir muito de uma XCM.
Discos hidráulicos Juicy 3 e 9 velocidades. Isto falando dos componentes "principais".

Pelo contrário a GT 2.0 só tem 8 velocidades e mais cara.

Claro que nestas coisas a estética também conta (eu sei) e as rockrider não têm propriamente um "apuro estético" brilhante!
Mas eu tenho uma rockrider! [:cool:]

E na loja Decathlon da Amadora as 5.3 e 5.2 estão com promoções ficando ainda mais baratas (cerca de 30 a 40€, já não me recordo bem) do que o preço actual.

Queres mais opções? Acho que deves definir um valor máximo que estás disposto a gastar e qual vai ser o tipo de utilização (ok, já deu para perceber que vai ser cross country).

Ajuda?

Obrigado a todos,

O meu topo era de 400€ mas, claro q nestas coisas há smp espaço de manobra. A utilização é maioritária de estrada com uma ida ou outra a Monsanto. Apesar de andar a ver onde posso passear nas redondezas... [;)]

O problema é msm esse: os olhos são os 1ºs a "comer" e nisso a GT, SCOTT e Specialized n brincam. [:cool:]

O travões Juicy são superiores aos Tektro?
A diferença das 8 para as 9V é assim tão notória? Conseguem exprimir isso em km/h?

A Scott e as Specialized estavam em cima da mesa mas rapidamente sairam qd vi q pediam mais por menos material.

Acham q por 10€ devia ir p/ uma Rockrider? :confused:

Cumps,
Edd :)

Bem,

Parece q este tópico anda meio abandonado, pois a malta deve andar toda nos trilhos... LOL apr:) [:D]

Ehhhhhh... estou quase decidido pela GT Avalanche 2.0 mas, se me responderem aí ás minhas perguntas ainda agradeço!

Cumps,

Obrigado a todos,

O meu topo era de 400€ mas, claro q nestas coisas há smp espaço de manobra. A utilização é maioritária de estrada com uma ida ou outra a Monsanto. Apesar de andar a ver onde posso passear nas redondezas... [;)]

O problema é msm esse: os olhos são os 1ºs a "comer" e nisso a GT, SCOTT e Specialized n brincam. [:cool:]

A diferença das 8 para as 9V é assim tão notória? Conseguem exprimir isso em km/h?

A Scott e as Specialized estavam em cima da mesa mas rapidamente sairam qd vi q pediam mais por menos material.

Acham q por 10€ devia ir p/ uma Rockrider? :confused:

Cumps,

sim em principio sim, mesmo se os dois sistemas forem hidráulicos prefiro os juicy.

é assim, eu notei imenso quando passei de 8v para 9v, em termos de velocidade de ponta não se ganha muito, talvez uns 7 ou 8 km/h. o que notei foi na utilização da caixa de velocidades, creio que a relação de 9v é muito mais flexível e permite gerir melhor o esforço.

Acham q por 10€ devia ir p/ uma Rockrider?
é assim, quando vais para uma marca como a specialized scott e afins pagas sempre um x% referente à marca em si, claro que tb tens regalias como por exemplo a garantia da specialized ser vitalicia. na hora de vender tb se vende melhor o material de marca.
cá eu sou um feliz proprietário de uma berg torah 9.1 (custom made por mim) tive que trocar o quadro em garantia e desde então tenho vindo a melhorar a bike. estou feliz com ela e não tem medo das scott e specialized... pois quando alguns bttnistas olham e dizem com algum desprezo, "olha uma BeRg". enfim apenas olham para a marca, e nao para o material...
cá eu poupei muito dinheiro ao ter comprado uma berg, inicialmente foi uma torah 10 que me custou 250€ fui melhorando agora tenho este maquinão.

PICT5932.JPG

Quadro

Berg Torah 9.1

Forqueta

Rock Shox Tora 100mm (está encomendada uma Epicon RLD a Ar)

Suspensão Traseira

Rock Shox Monarch 2.1

Mudança Fr/ Tr

X-Ram / Deore

Manípulos Mudanças

Shimano LX

Travões

Disco Hidraulicos Deore

K7

Shimano Deore LX - 9V

Corrente

Shimano Deore LX - 9V

Rodas

Mavic Crossride

Pneus

Specialized "the captain" 2.00

Jogo Pedaleiro

Suntour CW XR 170

Pedais

SDP Shimano M

Selim

Berg

Bar Ends

BBB

Espigão Selim

Berg

sim em principio sim, mesmo se os dois sistemas forem hidráulicos prefiro os juicy.

é assim, eu notei imenso quando passei de 8v para 9v, em termos de velocidade de ponta não se ganha muito, talvez uns 7 ou 8 km/h. o que notei foi na utilização da caixa de velocidades, creio que a relação de 9v é muito mais flexível e permite gerir melhor o esforço.

é assim, quando vais para uma marca como a specialized scott e afins pagas sempre um x% referente à marca em si, claro que tb tens regalias como por exemplo a garantia da specialized ser vitalicia. na hora de vender tb se vende melhor o material de marca.
cá eu sou um feliz proprietário de uma berg torah 9.1 (custom made por mim) tive que trocar o quadro em garantia e desde então tenho vindo a melhorar a bike. estou feliz com ela e não tem medo das scott e specialized... pois quando alguns bttnistas olham e dizem com algum desprezo, "olha uma BeRg". enfim apenas olham para a marca, e nao para o material...
cá eu poupei muito dinheiro ao ter comprado uma berg, inicialmente foi uma torah 10 que me custou 250€ fui melhorando agora tenho este maquinão.

(...)

Boas PSI...

1º um pouco de OT: Ainda tens a Astra? Se sim como se tem portado?? N tenho tido mt tempo p/ ir até ao DB...

2º - Obrigado pela disponibilidade e todos esses esclarecimentos! [;)]

Travões: A máquina q tive a ver, vem msm com uns Tektro Augira e visto q a minha utilização é 90% estrada e sem competições penso q n vá haver problemas. Mas visto q a bike já vem com sistema hidraulico n haverá problemas de evolução.

K7: É provável q seja uma das 1ªs coisas a mudar no futuro mas, apenas qd estes começarem a dar problemas e, mais uma vez, visto q o quadro é (penso eu) bom tb n deverá ser problema evoluir.

Marca: Por isso é q me deixei da Scott e da Specialized, pois são marcas mais caras por serem mais vistas em competição. Ao fazer isso penso q baixei um pouco essa % de ganho apenas publicitário.

A tua máq. começa logo por ser suspenção total ao contrário da Avalanhe q é apenas frontal com 100mm.
Penso q o quadro da GT é já relativamente bom e com mt espaço para permitir progressões passo a passo sem grandes stresses, penso eu de que...! [;)] :sh) :confused:

Cumps,

Boas PSI...

1º um pouco de OT: Ainda tens a Astra? Se sim como se tem portado?? N tenho tido mt tempo p/ ir até ao DB...

2º - Obrigado pela disponibilidade e todos esses esclarecimentos! [;)]

Travões: A máquina q tive a ver, vem msm com uns Tektro Augira e visto q a minha utilização é 90% estrada e sem competições penso q n vá haver problemas. Mas visto q a bike já vem com sistema hidraulico n haverá problemas de evolução.

K7: É provável q seja uma das 1ªs coisas a mudar no futuro mas, apenas qd estes começarem a dar problemas e, mais uma vez, visto q o quadro é (penso eu) bom tb n deverá ser problema evoluir.

Marca: Por isso é q me deixei da Scott e da Specialized, pois são marcas mais caras por serem mais vistas em competição. Ao fazer isso penso q baixei um pouco essa % de ganho apenas publicitário.

A tua máq. começa logo por ser suspenção total ao contrário da Avalanhe q é apenas frontal com 100mm.
Penso q o quadro da GT é já relativamente bom e com mt espaço para permitir progressões passo a passo sem grandes stresses, penso eu de que...! [;)] :sh) :confused:

Cumps,

sim ainda tenho a astra. 72000 km 3 anos e continua como nova... unico extra recente (barras de tejadilho[:D])
tenho a certeza que vais ficar bem servido, isto do BTT tem que se diga, parecem amantes, farta-mo-nos de gastar €€€ nela...
o importante è ter uma boa base, um bom quadro e do qual gostemos esteticamente. o resto vai-se trocando com o tempo, sai material velho entra novo (tentas vender o material velho para ires financiando o novo) pelo menos é assim que eu faço.

Boas.

Em termos estéticos, eu adoro a minha rockrider (a cor do modelo deste ano é feia, a meu ver, a minha é do ano passado). Mas também não gosto de todas as rockrider [:D]

Se vais fazer maioritariamente estrada, então ficas muito bem servido com qualquer uma.
A diferença de 8 para 9 carretos será mais aquilo que o psi20 referiu. Eu não tenho experiência porque passei de 6 para 9 vel. E parece-me (não tenho a certeza) que o cepo difere de 7 para 8 vel, mas que de 8 para 9 se mantém. Alguém confirma isto, ou não, sff.
Mas como será estrada, irás ter mais espaço para ganhar velocidade e aí, talvez te desse jeito um carreto menor (isto se fizeres tiradas rápidas).
Não te esqueças é de comprar uns pneus mais finos, ou pelo menos com (bastante) menor atrito para andares no alcatrão (se gostares, claro).

Quanto aos quadros das marcas mais conhecidas serem bastante melhores que os da decathlon ou berg, eu desconfio bastante.
Sendo do mesmo material, e tendo as necessárias considerações sobre a espessura dos tubos e sua resistência, os quadros não deverão diferir muito. E isto porque o método de soldadura é sempre o mesmo e está mais que "sabido", é sempre a mesma coisa. O formato dos quadros, de suspensão frontal também não diferem muito de marca para marca, nesta gama de preços.
(Se alguém souber se o quadro da GT por ter o tubo "horizontal" saído atrás e aquela "arrumação" dos tubos, tem alguma vantagem, pode explicar sff, que sempre fica a informação para posterior conhecimento.)

A base para a minha decisão foi, ter bom equipamento pelo preço e ser apelativa esteticamente, para nos sentirmos bem.

Last edited:
Eu comprei recentemente uma Rockrider e acho-a muito bonita,mas depende muito de modelo para modelo;um dos motivos porque adquiri uma 6.3 foi devido a achá-la muito mais bonita que a qualquer uma da série 5 e de que a 6.2... É toda pretinha como eu prefiro[;)]

PICT5932.JPG

Quadro

Berg Torah 9.1

Forqueta

Rock Shox Tora 100mm (está encomendada uma Epicon RLD a Ar)

Suspensão Traseira

Rock Shox Monarch 2.1

Mudança Fr/ Tr

X-Ram / Deore

Manípulos Mudanças

Shimano LX

Travões

Disco Hidraulicos Deore

K7

Shimano Deore LX - 9V

Corrente

Shimano Deore LX - 9V

Rodas

Mavic Crossride

Pneus

Specialized "the captain" 2.00

Jogo Pedaleiro

Suntour CW XR 170

Pedais

SDP Shimano M

Selim

Berg

Bar Ends

BBB

Espigão Selim

Berg

Sem dúvida que está bem equipada e com muito bom aspecto.....tens noção do peso total da bike?

Eu decidi ir para uma Specialized precisamente para ter um quadro com qualidade...este é utilizado em bikes até quase 3 mil €....o que não é de desprezar....o equipamento é médio baixo, mas lá está...tenho uma boa base para aumentar a qualidade do material e acima de tudo reduzir o peso (pesa 12kg).

Confesso que ainda andei a ver as da decathlon e uma de 600€ (em promoção) vinha melhor equipada que a minha...mas o aspecto tb conta e não me convenceu minimamente!!!

Last edited:
Boas.

Em termos estéticos, eu adoro a minha rockrider (a cor do modelo deste ano é feia, a meu ver, a minha é do ano passado). Mas também não gosto de todas as rockrider [:D]

Se vais fazer maioritariamente estrada, então ficas muito bem servido com qualquer uma.
A diferença de 8 para 9 carretos será mais aquilo que o psi20 referiu. Eu não tenho experiência porque passei de 6 para 9 vel. E parece-me (não tenho a certeza) que o cepo difere de 7 para 8 vel, mas que de 8 para 9 se mantém. Alguém confirma isto, ou não, sff.
Mas como será estrada, irás ter mais espaço para ganhar velocidade e aí, talvez te desse jeito um carreto menor (isto se fizeres tiradas rápidas).
Não te esqueças é de comprar uns pneus mais finos, ou pelo menos com (bastante) menor atrito para andares no alcatrão (se gostares, claro).

Quanto aos quadros das marcas mais conhecidas serem bastante melhores que os da decathlon ou berg, eu desconfio bastante.
Sendo do mesmo material, e tendo as necessárias considerações sobre a espessura dos tubos e sua resistência, os quadros não deverão diferir muito. E isto porque o método de soldadura é sempre o mesmo e está mais que "sabido", é sempre a mesma coisa. O formato dos quadros, de suspensão frontal também não diferem muito de marca para marca, nesta gama de preços.
(Se alguém souber se o quadro da GT por ter o tubo "horizontal" saído atrás e aquela "arrumação" dos tubos, tem alguma vantagem, pode explicar sff, que sempre fica a informação para posterior conhecimento.)

A base para a minha decisão foi, ter bom equipamento pelo preço e ser apelativa esteticamente, para nos sentirmos bem.

Esse arranjo dos tubos da GT chama-se Triple Triangle Design (TTD)

É uma configuração que tem como objectivo permitir alguma flexão vertical, e com isso ganhar tração e conforto, sem perder a rigidez torsional que impede que haja flexão do bottom bracket (secção do quadro onde está o eixo pedaleito) ao pedalar. Tal como outras marcas usam escoras onduladas...

Pessoalmente, e comparando com quadros de outras marcas em gamas de entrada ou médias, eu noto que resulta. Mas é uma coisa minima... Numa utilização normal é irrelevante
Em gamas altas, nem por isso.

Não há cassetes de 6vel, pelo menos actualmente.

O cepo de 7, só para cassetes de 7, mas actualmente já não se fazem cassetes com essa configuração.

Regra geral, o cepo de 8, permite a montagem de 9vel.

Quanto aos quadros de marca vs. quadro marca branca (Berg, Decatlhon, etc):
Os de marca:
- têem melhores soldaduras,
- melhores acabamentos (pintura, passagem de cabos, etc),
- regra geral têem garantia vitalícia (embora reconheça que é mais um argumento de venda que uma vantagem real, exceptuando quadros de carbono)
- são mais leves e/ou mais resistentes,
- nos FS, caso seja necessário arranjam-se com facilidades os rolamentos para os pontos de rotação da susp. traseira, havendo de vários fornecedores.
- podem usar materiais próprios da marca (ex. aluminio A1, M4 e M5 da specialized, etc)
- mas mais importante o controle de qualidade é mais apertado

Os de marca branca são mais baratos porque:
- utilizam esquemas/materias/geometrias pertencentes a uma qualquer marca que entretanto perdeu os direitos de autor, logo não tiveram os custos de desenvolvimento;
por ex. os quadros Berg Viper são cópias da Iron Horse, sendo fabricados pela Kinesis em Taiwan, a qual produz para uma série de marcas. Simplesmente a Iron Horse fez o design, e ao fim de uns anos de produção exclusiva, a Kinesis ficou com os direitos de produção e então vende a quem quiser.
outro ex. o sistema N.E.U.F da Decathlon, é similar aos primeiros sistemas I.D.S da GT (actualmente são completamente diferentes);
- utilizam ligas de metal genéricas (se a GT diz que usa Al 6061 com T4 e T6, é isso que lá está, se a Berg ou a Decathlon diz que usa Al serie 7000, eu não sei qual é especificamente e se tem ou não tratamentos térmicos);
- acabamentos mais fracos;
- soldaduras com imperfeições ou mesmo defeitos;
- controlo de qualidade é mais relaxado

No entanto, quanto a mim, só vale a pena a compra de um quadro de marca quando temos como objectivo fazer um upgrade extenso a médio/longo prazo.
Em gamas baixas/médias é igual ao litro, e aí sim a relação preço/equipamento deverá ser mais importante....
O problema é que as de marca branca às vezes não têm uma imagem/estética atractiva, e os clientes escolhem muito com os olhos...

No fundo, para o utilizador médio de fim-de-semana qualquer quadro de qualquer marca cumpre o seu papel

Last edited:
Tenho uma Rockrider com o sistema NEUF, não verifico uma unica soldadura com imperfeição ou defeito, e não creio que a Decathlon tenha um controlo de qualidade "relaxado", aliás por aquilo que conheço da marca é bem exigente.

Claro que nos quadros de marca há sempre este ou aquele pormenor que os destinguem dos demais, e quanto mais nos entranhamos neste mundo das bikes de Btt vamos constatando isso.
Adorava ter uma Storck ou Van Nicholas mas há outras prioridades na vida, e como tal vamos rolando de Rockrider a qual acho que na questão qualidade/preço foi imbativel na altura que a comprei.

Esse arranjo dos tubos da GT chama-se Triple Triangle Design (TTD)

É uma configuração que tem como objectivo permitir alguma flexão vertical, e com isso ganhar tração e conforto, sem perder a rigidez torsional que impede que haja flexão do bottom bracket (secção do quadro onde está o eixo pedaleito) ao pedalar. Tal como outras marcas usam escoras onduladas...

Pessoalmente, e comparando com quadros de outras marcas em gamas de entrada ou médias, eu noto que resulta. Mas é uma coisa minima... Numa utilização normal é irrelevante
Em gamas altas, nem por isso.

Acredito que este sistema seja eficaz e tenha vantagem sobre outras geometrias mas para o iniciante/praticante esporádico é como dizes, irrelevante, não se nota.

Não há cassetes de 6vel, pelo menos actualmente.

O cepo de 7, só para cassetes de 7, mas actualmente já não se fazem cassetes com essa configuração.

Regra geral, o cepo de 8, permite a montagem de 9vel.
Era o que eu pensava, de 8 para 9 não há problema.

Quanto aos quadros de marca vs. quadro marca branca (Berg, Decatlhon, etc):
Os de marca:
- têem melhores soldaduras, do que tenho visto de várias bicicletas da GT, BH, Scott as soldaduras parecem-me iguais (no mesmo modelo da marca existirão diferenças na solda, como é óbvio) e não acredito que alguma marca tenha algum "processo" revolucionário de soldadura. Se houver, melhor para essa marca e para os seus utilizadores. Saem beneficiados.
- melhores acabamentos (pintura, passagem de cabos, etc),
- regra geral têem garantia vitalícia (embora reconheça que é mais um argumento de venda que uma vantagem real, exceptuando quadros de carbono) a maior parte das marcas que vendem bikes, tem garantia vitalíca? GT, Trek, Cannondale, Specialized... se existem mais não sei. A decathlon tem 5 anos de garantia. Penso serem suficientes, porque se não quebraram até aí com o uso normal de cada pessoa, não será a partir daí que quebrará por defeito de fabrico. A não ser que a partir dessa idade o utilizador decida "puxar" por ela como não tinha feito anteriormente.
- são mais leves e/ou mais resistentes, porque dizes isto? tens conhecimento do processo de fabrico ou dos materiais usados? e quanto à leveza existem vários relatos do contrário.
- nos FS, caso seja necessário arranjam-se com facilidades os rolamentos para os pontos de rotação da susp. traseira, havendo de vários fornecedores.
- podem usar materiais próprios da marca (ex. aluminio A1, M4 e M5 da specialized, etc)
- mas mais importante o controle de qualidade é mais apertado como sabes? até a Cannondale que era "usa handmade" já fabrica os quadros pelos orientes

Os de marca branca são mais baratos porque:
- utilizam esquemas/materias/geometrias pertencentes a uma qualquer marca que entretanto perdeu os direitos de autor, logo não tiveram os custos de desenvolvimento; claro, se não tiveram custos a investigar e a desenvolver mas significa que sejam de pior qualidade?
por ex. os quadros Berg Viper são cópias da Iron Horse, sendo fabricados pela Kinesis em Taiwan, a qual produz para uma série de marcas. Simplesmente a Iron Horse fez o design, e ao fim de uns anos de produção exclusiva, a Kinesis ficou com os direitos de produção e então vende a quem quiser.
outro ex. o sistema N.E.U.F da Decathlon, é similar aos primeiros sistemas I.D.S da GT (actualmente são completamente diferentes);
- utilizam ligas de metal genéricas (se a GT diz que usa Al 6061 com T4 e T6, é isso que lá está, se a Berg ou a Decathlon diz que usa Al serie 7000, eu não sei qual é especificamente e se tem ou não tratamentos térmicos);
- acabamentos mais fracos;
- soldaduras com imperfeições ou mesmo defeitos;
- controlo de qualidade é mais relaxado outra vez, tens conhecimento real? se tiveres tudo bem, mas existirão padrões de qualidade que hoje em dia todas as marcas/produtos têm de respeitar e são inspecionados, certificados ou não conforme esses resultados. Logo se estas marcas lançam os produtos para o mercado é porque passaram nos testes e têm qualidade. Portanto confio.

No entanto, quanto a mim, só vale a pena a compra de um quadro de marca quando temos como objectivo fazer um upgrade extenso a médio/longo prazo.
Em gamas baixas/médias é igual ao litro, e aí sim a relação preço/equipamento deverá ser mais importante....
O problema é que as de marca branca às vezes não têm uma imagem/estética atractiva, e os clientes escolhem muito com os olhos...
Isso é verdade, eu próprio tive esse critério mas após o preço/qualidade. E por acaso (podia não ter acontecido) gostei bastante da estética da rockrider que comprei.

No fundo, para o utilizador médio de fim-de-semana qualquer quadro de qualquer marca cumpre o seu papel

Eu refiro-me apenas para esta gama baixa de bicicletas. Nas mais caras poderão ter outro tipo de cuidado, principalmente nos quadros de carbono.

É óbvio que a "imagem de marca" das marcas mais conhecidas ainda têm essa vantagem, a imagem de marca que certamente foi construída com base na qualidade mas isso não significa que essa qualidade não possa ser atingida por outras marcas. Mas pelo que se sabe hoje em dia, pelas notícias que circulam, as diferenças tendem a esbater-se entre as marcas.

Fiquem bem.

Last edited:
Eu refiro-me apenas para esta gama baixa de bicicletas. Nas mais caras poderão ter outro tipo de cuidado, principalmente nos quadros de carbono.

É óbvio que a "imagem de marca" das marcas mais conhecidas ainda têm essa vantagem, a imagem de marca que certamente foi construída com base na qualidade mas isso não significa que essa qualidade não possa ser atingida por outras marcas. Mas pelo que se sabe hoje em dia, pelas notícias que circulam, as diferenças tendem a esbater-se entre as marcas.

Fiquem bem.

O processo de soldadura para qualquer quadro de Al é a soldadura TIG.
Para melhores resultados o ideal é que seja feita em vácuo, como tal não é possível normalmente é feita em ambientes com baixa concentração de oxigénio, normalmente graças à utilização de um gás inerte (por ex. Argon)

Quando em falo em qualidade de soldaduras, não falo em processos revolucionários, mas sim à perícia, atenção ao detalhe, etc..
Se vires com atenção, uma boa soldadura assemelha-se a uma longa sucessão de escamas, as quais devem ser exactamente simétricas e do mesmo tamanho. Os pontos críticos onde se vêem imperfeições, são regra geral na tubo de direção e no bottom bracket.

Sim, nem todas as marcas têm garantia vitalícia, e como bem disseste as decathlon oferecem 5 anos, bem como algumas Berg (as gamas mais altas)

Mas também afirmei que é um argumento puramente comercial!! Numa bicicleta, o que pode originar problemas raramente ou nunca é o quadro.
Um quadro para quebrar normalmente é por má utilização e/ou utilizado em algo para o qual não foi concebido, por ex, saltos mal calculados, usar um quadro XC em Dirt ou FR, etc... e aí temos pena mas a garantia não cobre!

Se estivermos a falar de quadros em carbono, aí a garantia é realmente importante, por razões que deves conhecer.

De qualquer forma, independentemente da marca que estejamos a falar, a garantia nunca é ilimitada, e exclui sempre a utilização em competição.

Em relação ao peso/resistência, obviamente que existem excepções, MAS regra geral um quadro de marca tem melhor relação peso/resistência.

Quanto aos materiais, se por ex. a GT me diz que usa AL 6061 com tratamento térmico T4 e T6, é porque o realmente usa, e a partir daí até posso prever o feeling desse quadro ao pedalar.
Mas se a Berg ou a Decathlon, me diz que usa Al série 7000, qual é que é?? Em principio é o 7005 porque é o mais usado para bicicletas, mas não posso ter certeza.

E não disse em lado nenhum que por não suportarem custos de desenvolvimento, que têem pior qualidade.
Até te dei o exemplo da Berg Viper e do sistema N.E.U.F como bons exemplos
O que disse é que, regra geral, são conceitos desactualizados! E usando os mesmos exemplos que dei anteriormente a Berg Viper é elogiada no comportamento/equipamento por todos os que a experimentam, mas a critica é sempre a mesma: Peso! e isso tem a ver com desactualização, o próprio sistema N.E.U.F é bastante bom, mas se o comparares com o I.D.S da GT (que é a sua evolução) é limitado.
Mas isto não quer dizer que sejam maus!

Para quem faz uma utilização normal, não está a correr contra o tempo, são até opções muito racionais!

Em relação ao controlo de qualidade, regra geral numa produção de X quadros são analisados Y unidades aleatóriamente.
Quanto maior for Y para o mesmo X, vamos ter um controlo mais apertado, até chegar ao extremo de X=Y, que como exemplo tens as Cannondale Handmade old-school, ou as rodas que vêm montadas nas Rocky Mountain.

Acho que é fácil de perceber que se produzires 10.000 quadros mas só analisares 10 ou 100, é mais barato que produzires os mesmo 10.000 e analisares 10.000.

O serem fabricados em Taiwan, USA, UK, não tem nada a ver com controlo de qualidade, tem a ver com custo e imagem de confiança que transmite ao consumidor.
Tu podes chegar a uma qualquer fábrica em Taiwan, até te dei o exemplo da kinesis, e encomendares o lote de quadros com o controle de qualidade que bem quiseres.
A questão vai ser o custo por quadro, porque a qualidade vai ser igual.
A Cannondale resolveu lançar uma linha "económica" e a única maneira de conseguir um preço ao nível da concorrência foi fabricar no oriente onde a mão-de-obra é mais barata.
Os topos de gama continuam Handmade in USA

E isso não impede que cumpram as tais normas europeias e americanas. As outras é que excedem esses padrões.

Eu não sou contra marcas brancas, trabalho com bicicletas tanto de marca como de marca branca, e sou dos primeiros a aconselhar os clientes a irem para uma marca branca pela relação preço/equipamento.

Mas não me digas que é a mesma coisa, porque eu bem noto a diferença quando monto/afino/reparo/pedalo uma marca boa em relação a uma marca branca.

Bem....passados nem chegou a 90km tive o meu 1º furo!![8b][8b]
O engraçado e que andei 7 anos com a minha bike anterior e zero furos!!!!

Estes pneus são sem dúvida leves mas muito finos...bastou um espigo e um arbusto qq para o furar!!! Numa ciclovia!!!

Conselho: existe alguma câmara de ar que tenha maior resistência a furos? qual a melhor solução agora? Nova ou remendar? existem tb aquelas espumas que tapam o furo..

Thank´s[;)]

Bem....passados nem chegou a 90km tive o meu 1º furo!![8b][8b]
O engraçado e que andei 7 anos com a minha bike anterior e zero furos!!!!

Estes pneus são sem dúvida leves mas muito finos...bastou um espigo e um arbusto qq para o furar!!! Numa ciclovia!!!

Conselho: existe alguma câmara de ar que tenha maior resistência a furos? qual a melhor solução agora? Nova ou remendar? existem tb aquelas espumas que tapam o furo..

Thank´s[;)]

Hoje estive com uns da Specialized q na sua composição possui kvelar, talvez possas começar p aí... e n eram nada caros: (-) de 13€

Podes smp remendar a câmara de ar e é provavelmente o mais indicado por agora até perceberes o q está errado.
As espumas n sei se funcionam nas bicicletas devido as câmaras de ar, é uma questão a ver.

Back