Tópico do BTT

existe alguma maneira de desafinar um pouco um travão hidraulico?
fui dar uma pequena volta e reparei que as pastilhas do travão da frente, roçam no disco.
se fosse só uma, desviava um pouco a bomba de travão, mas como ambas as pastilhas estão a roçar, gostava de saber como alivia-las um pouco.

Qual é a máq. q tens o q estas a pensar levar e qual das distâncias vais fazer?
Edd :)

Vou numa bicicleta Giant do meu cunhado. Na verdade ele tem duas uma mais antiga sem suspensão nenhuma, mas com uns elementos porreiros (XT ?) e uns pneus porreiros e a outra um pouco mais recente, Giant também com travões hidraulicos. Ainda não está decidido quem vai em qual, eu preferia a 1ª. Em relação à distância vou fazer 40 km

Tens treinado? tens andado regularmente com a bicicleta e com o selim que vais participar?

Não !

na verdade apenas tenho treinado no ginásio em aulas de RPM, que tenho feito 2 por semana.

Vou numa bicicleta Giant do meu cunhado. Na verdade ele tem duas uma mais antiga sem suspensão nenhuma, mas com uns elementos porreiros (XT ?) e uns pneus porreiros e a outra um pouco mais recente, Giant também com travões hidraulicos. Ainda não está decidido quem vai em qual, eu preferia a 1ª. Em relação à distância vou fazer 40 km

Não !

na verdade apenas tenho treinado no ginásio em aulas de RPM, que tenho feito 2 por semana.
Boas,

A 1ª coisa a fazer é comprar uns calções bons, n poupes mt mas, qq coisa acima de 50€ já te deve dar alguma garantia e qualidade.
Ao fim vais agradecer.

C o tempo q tem estado levem material de substituição (câmaras de ar, elos rápidos se a corrente o permitir, ferramentas) bomba de ar, há óleos secos (baseados em teflon) em pequenos depósitos, levem uma embalagem tb, água e bebidas energéticas vossas.
Se o percurso for propenso a lama e água tentem proteger ao máximo os pés, se houver possibilidade levem uns pára-lamas (nem toda a gente concorda c o seu uso).

fui dar uma pequena volta e reparei que as pastilhas do travão da frente, roçam no disco.
se fosse só uma, desviava um pouco a bomba de travão, mas como ambas as pastilhas estão a roçar, gostava de saber como alivia-las um pouco.

Qual é a marca do travão?
Há modelos em que é difícil. Nos meus shimano basta tirar a roda e afastar as pastilhas. Já nos meus haies nine vi-me obrigado a tirar óleo, mas é sempre possível [;)]

Boas,

N terás colocado óleo a mais?
Estas a falar dos Formula?

Boas,

A 1ª coisa a fazer é comprar uns calções bons, n poupes mt mas, qq coisa acima de 50€ já te deve dar alguma garantia e qualidade.
Ao fim vais agradecer.

C o tempo q tem estado levem material de substituição (câmaras de ar, elos rápidos se a corrente o permitir, ferramentas) bomba de ar, há óleos secos (baseados em teflon) em pequenos depósitos, levem uma embalagem tb, água e bebidas energéticas vossas.
Se o percurso for propenso a lama e água tentem proteger ao máximo os pés, se houver possibilidade levem uns pára-lamas (nem toda a gente concorda c o seu uso).

Calções vou levar uns de RPM da minha mulher, eu não costumo usar nada, mas é certo que uma aula de 45/50 min não são 3 ou 4 horas em cima da bicicleta. Recomendaram-me foi quepusesse halibut com fartura !?

Não vou levar suplentes, porque na verdade também não os sei montar. Quanto a bebidas e barras, sim levarei. Vou numa de ir sem grandes stresses.

Calções vou levar uns de RPM da minha mulher, eu não costumo usar nada, mas é certo que uma aula de 45/50 min não são 3 ou 4 horas em cima da bicicleta. Recomendaram-me foi quepusesse halibut com fartura !?

Não vou levar suplentes, porque na verdade também não os sei montar. Quanto a bebidas e barras, sim levarei. Vou numa de ir sem grandes stresses.

Halibut...?

Se for p/ as zonas de fricção mais depressa recomendaria vaselina (em creme o + espesso possível) ou daqueles produtos p/ facilitar penetrações ( :sh) ).
Já n uso halibut aos anos mas tinha ideia q seca e é facilmente absorvido pela pele, posso estar enganado e tu c/ tens putos deves saber isto melhor q eu.

Além disso, se os calções forem de bom material n acho q precises disso. Eu costumo fazer entre 35 a 50km e n tenho problemas mas, cada um, c/ cada qual.

O facto de não saberes montar não impede de levares uma camara suplente, por ex, há sempre alguém para dar uma ajuda[;)]

De resto, não te preocupes, 40km faz-se bem. O percurso não deve ser sempre a subir "paredes", por isso, aproveita as descidas[:p]

Halibut...?

Se for p/ as zonas de fricção mais depressa recomendaria vaselina (em creme o + espesso possível) ou daqueles produtos p/ facilitar penetrações ( :sh) ).
Já n uso halibut aos anos mas tinha ideia q seca e é facilmente absorvido pela pele, posso estar enganado e tu c/ tens putos deves saber isto melhor q eu.

Além disso, se os calções forem de bom material n acho q precises disso. Eu costumo fazer entre 35 a 50km e n tenho problemas mas, cada um, c/ cada qual.

Na última ida a Santiago (3 dias seguidos, média de 90km por dia) o pessoal aconselhava a chegar mas depois do banho.

Se nao tiveres treino é puxado mas faz-se[:blush:]

Eu ha uns anos sem treino nenhum de bicicleta convidaram-me para ir de almada a sines com pessoal de ciclismo de estrada(mais cicloturismo mas em bicicleta de estrada) cheguei lá, fiquei foi com um andar novo durante 4 dias nem me podia sentar[:D] [:blush:]

Alem disso aconselho-te a levares roupa de ciclismo de inverno senao gelas por completo[;)]

Qual é a marca do travão?
Há modelos em que é difícil. Nos meus shimano basta tirar a roda e afastar as pastilhas. Já nos meus haies nine vi-me obrigado a tirar óleo, mas é sempre possível [;)]
mas ao afastar as pastilhas, se voltar a travar acontece o mesmo, ou não?
Boas,

N terás colocado óleo a mais?
Estas a falar dos Formula?

são uns shimano deore.
no manipulo de travão, tem uma roda mas serve para dar maior ou menor alcançe da manete
são estes
btt (9).JPG

btt (11).JPG
esta tarde aproveitei e fui ver como se faz a revisão à minha suspensão.
ficou como nova[kiss]

Tive a ver o percurso e parece interessante. Pelo que vi no gráfico de variação da altitude não parece ser muito puxado. Contudo 40kms são sempre 40kms e quem não está habituado vai-se ressentir.
Começei nestas andanças recentemente e nos inicios para fazer 10kms via-me à rasca. O que vale é que se andarmos regularmente, ao fim de uns meses já ganhamos bastante resistência.

Ontem foi dia de manutenção/upgrade (forçada) na BH. O cubo da roda traseira já vinha a apresentar sinais de desgaste, mas nos ultimos dias deu mesmo o berro, as esferas/pistas estavam de tal forma danificadas que a roda quase que não rodava (psicológicamente é muitoooooo mau).
Como tinha uma roda traseira de reserva, a mudança foi pacífica. Aproveitei e mudei também a corrente/cassete visto que já estavam também nas últimas (fizeram 8000km's e quando as montei já tinham sido usadas em outra bicicleta :rolleyes:).

Aproveitei e tirei a corrente e cassete da Koncept e meti nesta, agora tenho é que meter outra nova na Koncept :sh)

Aqui estão os "upgrades":

foto0314.jpg

Roda traseira com cubo Deore a aro "mavic xxx (qualquer coisa) ceramic". Esta roda foi montada por mim para aproveitar o cubo e o aro. Não ficou um trabalho muito mau, visto que rola bem e sem empenos [:)]
A cassete é uma Suntour Axon 11-32 e a corrente é uma Sram 971. Não troquei os pratos da pedaleira e estava com receio que os 8000km's tivessem tornado o acamar impossivel, mas até agora não notei nada, funciona na perfeição. Aprovados os pratos da SLX apr:)

Já agora uma foto do novo farol dianteiro:

foto0315.jpg

E do farol traseiro:

foto0316s.jpg

E aqui uma perspectiva geral:

foto0318.jpg

Ambos os faróis estão aprovados apr:)

Já agora uma das paisagens que apanho diariamente:

foto0320k.jpg

hoje de manhã fui experimentar o material novo, mas só fiz cerca de 15 km em estradas de terra, ainda por cima andei com a sensação de ter algum problema na roda traseira da bicla, e só á noite é que reparei que a roda que estava desapertada[8b]
e tenho que afinar as mudanças

esta tarde fui dar mais uma volta.
foi sempre a subir, ainda por cima o pneu traseiro andava sempre a patinar.
tenho que seguir o conselho do donjuan1 e do pc, e lhe trocar os sentido de rotação do pneu traseiro
duas fotos do fim da subida, porque o modelo não é nada fotogénico[:D]
P100131_161214.jpg

P1001ggg31_161149.jpg

amanhã vou lá outra vêz:rolleyes:
foram 12 kms com a média de 7,5km/h e demorámos 01h10 nessa volta

Tive a ver o percurso e parece interessante. Pelo que vi no gráfico de variação da altitude não parece ser muito puxado. Contudo 40kms são sempre 40kms e quem não está habituado vai-se ressentir.
Começei nestas andanças recentemente e nos inicios para fazer 10kms via-me à rasca. O que vale é que se andarmos regularmente, ao fim de uns meses já ganhamos bastante resistência.

Cá estou eu, depois dos 40 km !!

Gostei imenso da prova e aguentei-me bem e mesmo hoje não estou particularmente dorído. As aulinhas de RPM se levadas a sério podem ser uma boa ajuda nestas coisas.

Fiz pouco mais de 2h40, tendo os meus 2 cunhados feito (-25 min) e (+44 min).

Foi engraçado, porque como creio que referi, o 1º já anda a treinar há uns meses, anda de bicicleta na rua todas as semanas e faz 2 aulas RPM/spinning por semana além de outras actividades no ginásio (e tem 29 anos). A bicicleta dele é novinha, uma scott qualquer coisa 50 (?)

O outro não faz nada ha uns meses, tem 44 anos e ainda assim conseguiu acabar os 40 km em cerca de 3h30, mas sofreu como tudo, o que é natural !

Eu (que estou no meio em termos de treino e de idade) devo ter sido o único participante nesta corrida que levou uma bicicleta sem qualquer tipo de suspensão (havia alturas que parecia que estava a segurar um martelo pneumático [:cool:]) e já com mais de 15 anos.

Gostei bastante, fiquei com vontade de mais, mas confesso que na minha actual fase de vida tenho alguma dificuldade em encaixar o tempo necessário a poder progredir alguma coisa (julgo que uma manhã de Sábado por semana, já seria razoavel).

Gostei imenso da prova e aguentei-me bem e mesmo hoje não estou particularmente dorído. As aulinhas de RPM se levadas a sério podem ser uma boa ajuda nestas coisas.

Foi engraçado, porque como creio que referi, o 1º já anda a treinar há uns meses, anda de bicicleta na rua todas as semanas e faz 2 aulas RPM/spinning por semana além de outras actividades no ginásio (e tem 29 anos). A bicicleta dele é novinha, uma scott qualquer coisa 50 (?)

O outro não faz nada ha uns meses, tem 44 anos e ainda assim conseguiu acabar os 40 km em cerca de 3h30, mas sofreu como tudo, o que é natural !

Eu (que estou no meio em termos de treino e de idade) devo ter sido o único participante nesta corrida que levou uma bicicleta sem qualquer tipo de suspensão (havia alturas que parecia que estava a segurar um martelo pneumático [:cool:]) e já com mais de 15 anos.

Gostei bastante, fiquei com vontade de mais, mas confesso que na minha actual fase de vida tenho alguma dificuldade em encaixar o tempo necessário a poder progredir alguma coisa (julgo que uma manhã de Sábado por semana, já seria razoavel).

It's not about the bike.

apr:)

mais uma volta durante a tarde[;)]
andei na mesma estrada e na mesma subida, mas desta vêz com o pneu com o sentido de rotação ao contrário, e a mudança notou-se bem.
já não patinava a subir e sentia-se mais aderência.
mas como esta gente gostá é de fotos, aqui vão as possiveis hoje
P100201_162640.jpg

P100201_162701.jpg

esta volta que dei ontem e hoje, acompanhado da minha esposa, é um pouco complicada de fazer, porque são estradões sempre a subir e ainda por cima cheio de rasgos devido ás águas da chuva, o que torna dificil a subida.
depois de ter tirado as fotos, foi sempre a descer, mas com cuidado por causa dos rasgos bem fundos (quase me espalhei)

Last edited:

Uma palavra: herói

Já passei por isso, meter-me em andanças dessas sem qualquer preparação...para acabar passamos por uma prova psicológica brutal (mais para tortura que prova)

Back