Tópico do BTT

Relativamente a calções, tenho usado uns que comprei na Sportzone (KX, salvo erro). Têm sido suficientes.
Na semana passada comprei uns no Lidl que já experimentei e me parecem bastante superiores. Não são de licra. São de uma fibra, muito confortável. A almofada é boa e o preço foi bem simpático.
Para mim conta mais o selim que os calções. Ainda assim, uma bike tem o Bontrager Race lux (de origem) e a outra tem um San Marco Ponza.
Gosto mais do San Marco. É bonito e considero-o confortável. Já o Bontrager parecia bom enquanto fazia btt com ele, mas agora que anda na estrada causa-me dormência. Por causa disso, estou a pensar comprar um selim novo.

A minha Fuel EX foi hoje para a oficina.
Vai levar um Kit de cabos e bichas da Jagwire. Aproveitei para a passar pela balança: 13,9 kg :sh)
Estava conforme anda, ou seja, com bolsa de selim, câmara de ar, bomba, etc. De qualquer forma, é uma bike pesada para o que faço. No entanto, rola bem, é confortável e é a minha melhor bike.
O quadro é pesado, alguns componentes também.

As rodas (Fulcrum Red Metal 5) começam agora a cantar [:cool:]
Na sexta-feira já se ouviam e bem. Quando passo pelas pessoas já não preciso de pedir licença para passar [:D]

Por ordem:
1ª: Quadro Vitus Fury com amortecedor RockShox pearl 3.3 montada por mim às peças. (Quadro mais virado para o all-mountain/enduro, ou trail como lhe chamam os americanos)
2ª: Decathlon Rockrider 9.1 2009 com upgrade da Tora 302 para uma Manitou Black 120.
3ª: MSC Koncept. que o PC montou às peças (Se estiver errado corrige-me)

Estás correcto [;)] Enquanto a do edias é bike para all-mountain/enduro, a minha é mais para XC, basta dizer que só tem um curso traseiro de 70mm e 100mm dianteiros. A Vitus do edias faz 130/150mm atrás e tem a Epicon com 140mm à frente. Isso (e não só) depois reflecte-se no peso de cada uma [:D]

100do a tua está a precisar de dieta [;)]

pc, a minha não vai ter dieta [;)]

Para lhe tirar peso teria que gastar bastante, e nesse caso, era preferível comprar outra.
Por outro lado, o peso não me incomoda. Eu prefiro tirar peso em mim do que na bike [:D]

Esta bike nem sequer tem a geometria mais indicada para o que eu faço. É melhor para descer do que para subir, e a verdade é que aqui nesta zona ajudava ter uma bike mais vocacionada para xc do que esta.

Quando comprei este quadro foi com a intenção de ter conforto. A Trek 6500 era bem mais leve e melhor para subir, mas esta é confortável e dá um grande prazer nas descidas.

Boas!

Por falar em dietas, tanto eu como a bicla precisamos de perder umas gramas valentes.

A bicicleta ainda tem 3 meses e estou bastante satisfeito com ela.
Para o meu treino normal/amador em alcatrão e alguma terra está bem porreira, mas fui a um passeio no fim de Março na minha terra, e naquelas subidas mesmo íngremes nota-se que se a bicicleta fosse mais leve teria sido um pouco mais fácil...

Preciso então das vossas opiniões:

Tendo em conta que tudo o que eu tenho na bicicleta é material pesadote, por onde se deve começar a tirar peso? Ou o melhor é estar quieto e daqui a um ano pensar em comprar outra? :confused:

Quadro - 2350g
Suspensão XCM - 2400g
Transmissão 8v - +2500g ??
Espigão selim - 350g -> medida 30.2 -> neste componente optaria por um 27.2 com adaptador -> é fiável tendo em conta que sou pesado?
Guiador elevado - 330g

Entre 100 e 150€ por que componentes poderia começar e em quais seria mais vantajosa e notória a diminuição de peso?

Abraço,
PMAT

Última edição:
Boas!

Por falar em dietas, tanto eu como a bicla precisamos de perder umas gramas valentes.

Para o meu treino normal/amador em alcatrão e alguma terra está bem porreira, mas fui a um passeio no fim de Março na minha terra, e naquelas subidas mesmo íngremes nota-se que se a bicicleta fosse mais leve teria sido um pouco mais fácil...

Tendo em conta que tudo o que eu tenho na bicicleta é material pesadote, por onde se deve começar a tirar peso? Ou o melhor é estar quieto e daqui a um ano pensar em comprar outra? :confused:

Quadro - 2350g
Suspensão XCM - 2400g
Espigão selim - 350g -> medida 30.2 -> neste componente optaria por um 27.2 com adaptador -> é fiável tendo em conta que sou pesado?
Guiador elevado - 330g

Entre 100 e 150€ por que componentes poderia começar e em quais seria mais vantajosa e notória a diminuição de peso?

Abraço,
PMAT

Não gastes 1 tostão nessa bike! Guarda o dinheiro e mais tarde, quando vires que estás numa forma física e técnina que mereças uma bike melhor, compra logo uma que venha de origem com o peso mais em conta (por 1000€ já consegues algo à volta dos 12kg.

Boas!

Já experimentaste com uma mais leve?? Se queres subir de forma fácil tens que treinar mais. Aí notarás a diferença.
Uma bicicleta mais leve ajuda um pouco, mas sem treino, nem a pé sobes rápido [:D]

Quadro - 2350g
É pesadote, mas se pensas trocá-lo, com 150€ só consegues um idêntico.

Suspensão XCM - 2400g
Uma boa suspensão seria um bom upgrade, mas coloca-se a mesma questão que no quadro: 150€ só dão para uma igual.

Na transmissão, 150€ dão para tirares apenas umas gramas.

Isto não tem nenhuma vantagem. É preferível optares por um leve mas na mesma medida.

Se a ideia é manteres essa bike e tens 150€ para investir nela, então sugiro que mantenhas tudo o que mencionaste e optes por umas rodas. É nas rodas que se sente mais a diferença. Umas boas rodas ajudam muito.
Nesse caso sugeria umas Mavic crossride ou Fulcrum Red Metal 5. Se tiveres menos de 70 kg podes pensar nas RCZ.

Não gastes 1 tostão nessa bike! Guarda o dinheiro e mais tarde, quando vires que estás numa forma física e técnina que mereças uma bike melhor, compra logo uma que venha de origem com o peso mais em conta (por 1000€ já consegues algo à volta dos 12kg.
A questão complica-se quando o pessoal não tem os 1000€...
Um amigo meu anda com um dilema um pouco parecido. Tem uma Scott Reflex 30 (quase nova) e quer ter uma melhor (acho que eu disse bem, só quer uma melhor porque sim).
Chegou a pensar numa Merida por 2000€. Pediu-me opinião e é claro que eu lhe disse q era uma óptima bike.
Não se decidiu e ficou num impasse.
À dias andava eu pela net e encontrei uma bike que até eu comprava, se tivesse 900€ para gastar.
Mostrei-lhe e adivinhem, não comprou nenhuma :sh)
Eu acabo por concordar com ele, porque comprar uma bike só por comprar ou só porque quer melhor, o mais certo é ser dinheiro arrumado na garagem.

Já agora deixo a descrição da bike, até pode ser que alguém aproveite:

Iron Horse Bootleg 2.0

48040.jpg

Features:
• Category: marathon xc
• Frame: new xc 4" single pivot
• Rear shock: fox float rp2
• Fork: manitou r7 elite 100mm w/ alloy steerer
• Handlebar: fsa XC 282 riser
• Stem: fsa xc 150, 6 deg x 31.8mm
• Headset: vp a46ack intergrated
• Bb: fsa mega exo
• Crank: fsa moto mega exo,
• Chain: kmc z-9200
• Saddle: iron horse xc cro-mo rail
• Seatpost: fsa sl 250 27.2mm x 350mm
• F. Hub: wtb lazer disc xc wheelset
• R. Hub: wtb lazer disc xc wheelset
• F. Der: shimano deore
• R. Der: shimano xt shadow
• Shifter: slx
• Cassette: pg-970 11-34t 9 spd
• Brakes: hayes stroker trail 160mm rotor
• Brake lever: hayes stroker trail
• Rim: wtb lazer disc xc wheelset
• Spoke: wtb lazer disc xc wheelset
• Tyres: wtb raijin 2.1
• Size: 15", 17", 19", 21"
• Colours: gloss navy

Preço: +/- 900€ + 34€ de portes

Eu vejo por aí tanta bike inferior a esta e que custam 2000€ que começo a achar que seria boa opção comprar esta bike e um bom quadro (sem querer dizer que este não seja até um bom quadro).
O que acham?

Obrigado pelas respostas tão rápidas!

É verdade que o físico não está na melhor forma, mas as pernas até se desenrascam bem e têm-me suspreendido. [:cool:]

Bem, neste momento tenho cerca de 300 euros poupados dos dinheiros da páscoa e assim, mas destinei "apenas" 50% para a bicicleta.

Sei que se for a alterar suspensão mais transmissão gastaria cerca de 400€ pondo por exemplo uma epicon e transmissão slx/xt e a bicicleta diminuirá cerca de 1kg. Tenho de pensar se vale a pena ir fazendo alguns upgrades ou comprar uma bicicleta nova de uma só vez... Se houvesse dinheiros iria para um quadro RCZ/Zoulou, Rodas Fulcrum, Travoes mantinha os mecanicos pois quase não necessitam de manutenção, suspensão epicon, transmissão XT, periféricos Ritchey WCS... É bom ir sonhando [kiss]

mais logo passo aqui para ver as postas [:cool:]

Abraços

Vou agora dar uma volta para aproveitar o bom tempo e vou tentar ir pesá-la numa loja. [:cool:]

Obrigado pelas opiniões.
No F/S passado foram cerca de 90kms, muitos de estrada mas mesmo assim ao fim de uns 40 /50 já sentia bem as dores. Nem deu para apreciar completamente o percurso entre Viana e Ponte de Lima pela Ecovia pois já só queria chegar ao fim. :sh)

O selim tenho um Selle Italia SLR XC Gel flow e acho-o muito bom. Comparado com o Selle Italia XR Trans AM que tinha, o 1º é bem mais confortável. Agora tenho mesmo é de escolher uns bons calções.

no domingo passado, a minha esposa foi estrear a specialized hardrock pro num passeio.
conseguiu fazer o passeio maior( cerca de 30km em percurso acidentado) e ainda ganhou um prémio por ter sido a unica mulher a fazer esse percurso.
demorou quase 3 horas à média de 8,5km/h.
segundo ela, o selin san marco ponza é bastante confortavel, mas mesmo assim está dorida por já não estar habituada a andar tanto tempo em cima da bike[:D]
amanha vou meter esse selin na minha zoulou e experimenta-lo[;)]

N chegaste a responder ao resto das questões...! [;)]

Bem, ontem n desenvolvi mt esta questão...
O q se passou foi q no fds de Páscoa, como saí + cedo na 5ª feira decidi fazer uns testes... bora nisso, até q decido fazer umas alterações...
1º erro, deixei a bolsa c as chaves em casa! [8b] :sh)

Então vamos aproveitar e fazer outros testes, de resistência, fazer o + rápido possível o percurso até às lezirias...
2º erro, c/ n era a ideia original só saí com uma garrafa de 0,5l de powerade, ou seja, chegou a um ponto q tive de "racionar" a coisa, até parar num café p/ comprar água. [8b] [:D]
Resultado, 40km à média de uns míseros 17km/h, msm tendo-me enfiado p vezes em zonas sem saída e ter de voltar p/ trás. :eek: :rolleyes:
Mostrou q n estou tão bem c/ desejo e q tenho de melhorar - mt diga-se-.

Este fds optei p baixar um pouco o selim de modo a n ficar c a perna tão esticada mas, acho q ainda n está totalmente acertado, ainda fiquei c uma ligeira dor na barriga das pernas, mas enquanto andava n me pareciam de lado (as q indicam q os cleats tem de ser ligeiramente mexidos de modo a q o pé fique numa posição natural).

Desculpem o testamento!
Edd :)

Desculpa, esqueci-me de responder.

Ainda não usei a chave de torque. Só quando tiver todos os componentes é que me meto a montar a bicicleta.

A massa que falava é a que elas chamam "anti-seize grease", que pelos vistos convém aplicar nos contactos de metal com metal e que ajuda a evitar a ferrugem.

Neste momento faltam-me os pneus (preciso de ver as jantes primeiro), o kit com a ferramenta (que já não vai vir da CRC...), punhos, bomba de ar para suspensões, massa e o selim que encomendei quarta-feira passada ainda não chegou...

Obrigado pelas opiniões.
No F/S passado foram cerca de 90kms, muitos de estrada mas mesmo assim ao fim de uns 40 /50 já sentia bem as dores. Nem deu para apreciar completamente o percurso entre Viana e Ponte de Lima pela Ecovia pois já só queria chegar ao fim. :sh)

O selim tenho um Selle Italia SLR XC Gel flow e acho-o muito bom. Comparado com o Selle Italia XR Trans AM que tinha, o 1º é bem mais confortável. Agora tenho mesmo é de escolher uns bons calções.

Tenho esse, estou a ver que vou ter de fazer um upgrade.

Bem, hoje estive a tratar dos meus travões:

Vamos ver se o problema era mesmo das pastilhas ou se terei de investigar mais profundamente! O óleo tem 3 anos, acham que se nota assim tanta falta de eficácia? Sei que devia trocar de 2 em 2 anos!

...
A massa que falava é a que elas chamam "anti-seize grease", que pelos vistos convém aplicar nos contactos de metal com metal e que ajuda a evitar a ferrugem.
...

Por acaso a única bicicleta onde utilizei essa massa "anti-seize", foi quando montei a VN Tuareg. Foi-me aconselhado usar essa massa por causa das características do titânio. Nas outras (quadros de alumínio) não utilizei :sh) e até hoje não me parece ter feito falta.

Boas!

Quadro - 2350g
Suspensão XCM - 2400g
Guiador elevado - 330g

Abraço,
PMAT

Se estás satisfeito com a tua bicicleta, não te metas a gastar dinheiro nela só para tirar peso, visto que o quadro é bastante pesado pelo que nunca vai ficar leve. Para isso vai juntando e no futuro ou trocas por uma mais leve, ou fazes a montagem "a-la-carte" que pretendes (o que fica geralmente mais caro).

Agora se o que pretendes é tirar peso à tua montagem actual e ao mesmo tempo melhorar o comportamento, sem dúvida que onde vais notar mais é na troca da suspensão. Juntas mais algum e metes uma Epicon, fica logo +-650grs mais leve e melhora em muito o comportamento [;)]

air qual é o problema com os teus travões?

Estou satisfeito, mas como também ainda não andei numa bicicleta verdadeiramente leve não posso tirar grandes conclusões. Talvez quando andar irei achar que a minha é boa apenas para treinar uns bicepts ou assim...

Fui à loja Specialized aqui de Braga pesá-la. Já estava à espera de um valor acima dos 14kg, mas o valor final foi ainda superior:

15,56kg

Ou o quadro é ainda mais pesado do que o anunciado, ou então os travões mecânicos juntamente com a transmissão são um autentico Titanic... [:D]

air esperar que a troca das pastilhas resolva, caso contrário tens bom remédio, travões novos [:D]

PMAT vai treinando nessa, quando passares para uma que pese 11kg (ou menos) até voas nas subidas [:D] O peso não é tudo, mas nota-se bem quando se anda com uma bicla mais leve, não só por ser menos peso mas também porque geralmente se é mais leve é porque tem componentes melhores [;)]

air esperar que a troca das pastilhas resolva, caso contrário tens bom remédio, travões novos [:D]

PMAT vai treinando nessa, quando passares para uma que pese 11kg (ou menos) até voas nas subidas [:D] O peso não é tudo, mas nota-se bem quando se anda com uma bicla mais leve, não só por ser menos peso mas também porque geralmente se é mais leve é porque tem componentes melhores [;)]

Quanto muito mudar o óleo com limpeza do circuito. Não acredito que seja o travão propriamente dito! [:D]

Estou satisfeito, mas como também ainda não andei numa bicicleta verdadeiramente leve não posso tirar grandes conclusões. Talvez quando andar irei achar que a minha é boa apenas para treinar uns bicepts ou assim...

Fui à loja Specialized aqui de Braga pesá-la. Já estava à espera de um valor acima dos 14kg, mas o valor final foi ainda superior:

15,56kg

Ou o quadro é ainda mais pesado do que o anunciado, ou então os travões mecânicos juntamente com a transmissão são um autentico Titanic... [:D]

Que modelo é?

Voltar
Superior