Tópico do BTT

Não. Mas km de estrada, com bicicleta de btt, já fiz muitos. Hoje foram 45,5 [kiss]
Hoje levantei-me mais cedo. Às 7h00 saí de casa, e cheguei às 8h40.
A única coisa que me poderá fazer confusão é a posição de condução. Quanto ao esforço constante, como vês, estou habituado [:cool:]

Em relação à Specialized, acho que é um bom negócio, mas há melhores. O meu irmão comprou uma Orbea de 2010, em carbono, equipada com shimano 105, e o preço andou muito perto do que pedem por essa. Tendo em conta que é usada... Mas para muitos, Orbea não se compara a Specialized.

Eu referi a Trek, mas não digo que não vá para qualquer outra marca. Desde que esteja melhor equipada e que seja bom negócio. Mas acho que há poucas com tão boa relação qualidade/preço nesta gama.

um conselho:
tenta arranjar uma bike de estrada e dá umas voltas, para teres uma noção da diferença de posição.
a 1ª coisa que vais notar é os músculos no pescoço doridos, mais propriamente na nuca, por andares sempre com o corpo inclinado e com a cabeça virada para cima.
se achares que te habituas facilmente, compra uma ao teu gosto e ao gosto da tua carteira, nunca descurando o mercado de usadas.
esta loja vende material novo e usado, além de ser importador de várias marcas conhecidas
Vieira Graça

Pessoal, tenho uma proposta de uma cassete XT de 11-34 (a que tenho agora e que ficará para as rodas de passeios domingueiros/alcatrão é uma PG950 de 11-32) com quase um milhar de Km. Cerca de 15€.
Além de ser de 34 dentes no prato maior já tem bastantes Km. Tudo bem que é uma XT (ref.. CS-M770) mas não sei....

Uma foto:
dsc04930w.jpg

Uma cassete usada é sempre um grande risco. Pode acontecer que a montes e que fique bem, mas também pode acontecer que a corrente salte.
Montar material novo em simultâneo com usado raramente dá bom resultado.

Se é para manteres o resto da transmissão, e se o uso que ela tem for semelhante ao que tem a tua, então até pode ser boa ideia.

se estás a pensar em comprar uma bike de estrada, não compres com material de gama mais baixa que a shimano 105, apesar de eu não gostar do material shimano de estrada.
além da qualidade ser inferior nos modelos Sora e Tiagra, os componentes são mais pesados e menos eficientes que as gamas acima.
[;)]

Olha que nao...actualmente o Sora e o Tiagra tem a mesma qualidade que o 105 á uns anos....se pesares vais ver que é o tiagra tem menos unas gramitas de nada que a gama 105.

O que acontece é que a gama Sora e Tiagra sao de 9velocidades e a gama 105 já de 10, e isso para algumas pessoas é importante...embora muitas delas nao sibam ao certo o porque de ser importante, mas isso é outra conversa.

À pouco passei pela loja aqui ao lado e fiquei confuso [:p]
Vi lá uma coisa destas:

Orbea Aqua TTG CT

Uploaded with ImageShack.us

As vantagens em relação à Trek 1.5 parecem ser:
- Espigão de selim em carbono
- Pedais incluídos
- Quadro mais bonito, soldas mais perfeitas
- Rodas Shimano (parecem ser bem melhores que as da Trek)
- Pedaleira Tiagra

Desvantagens:
- Preço (já ando a ver bikes de 1000€ [s)])
- Parece ser mais pesada que a Trek

Acho que se chegar a comprar, ainda vou demorar. Quem sabe se não espero ainda pelos modelos de 2011.
Pelo que vejo o melhor que faço é vender a 6500 e aguardar até juntar mais uns trocos.

É bonita essa orbea

Mas se o objectivo é gastares menos de 1000euros, já tens boas opções, dentro do aluminio. Eu pessoalmente nem gosto assim tanto do carbono, para me tirar do serio até preferia uma de titanio do que de carbono, no entanto gosto de aluminio.

Até 1000euros tens a Trek 1,2 lindissima por 750euros e a Specialized allez sport tambem lindissima por 850euros , tem a scott S50 por 650euros ou a S40 por 750 todas com gamas sora e as 2 primeiras com desviadores traseiros tiagras.

Todas com 9 kilos e tal.

Depois por quase 1000euros tem a Biachi via nirone equipada com campagnolo que tambem é uma bike suberba.

Com qualquer uma destas ficas bem servido...á medida das necessidades vai trocando componentes. O material de estrada dura muito nao tem o desgaste que o BTT.

Depois dentro do mundo das bikes de estrada á as modas como avanços e guidores em carbono, que pensam menos 10g que os outros de aluminio e custam 10vezes mais e na minha opinião e até de alguns profissionais do ciclismo sao uma bela treta pois nao tem a resistencia dos outros e podem partir sem avisar primeiro como ja vi acontecer por sorte o ciclista apenas sofreu escoriações leves.

Na transmisão a Sora e o Tiagra tem alguma qualidade apesar de ser gama mais barata da shimano e funcionam bem. tem é de escolher uma relação adquada , ou escolhes pedaleira tripla ou dupla, se vives numa zona montanhosa e tas habituado eu aconselhava-te a dupla 50-39 com 12-28 atraz, ou entao se tiveres bem treinado 53-39 e 11 -29 atraz esta ultima é alucinante e dá uma pica descomunal a velocidade que a bike atinge[br:)] o meu vizinho tem uma com 53 dentes e aquilo é deveras fabuloso, em estrada pessas por qualquer BTT parecendo que a BTT está parada.[:cool:]

Na transmissão estou a pensar em pedaleira de 2 pratos 50-39.
É a que vem com a maioria das bikes e para começar deve ser o mais indicado.

Eu gostava mesmo era de comprar já, mas por enquanto não passa de uma ideia [s)]
Antes disso tenho que vender a 6500. Caso contrário, não vai haver bike de estrada.

Tenho outra foto dos carretos soltos que colocarei aqui mais logo.
É normal usar mais os carretos mais pequenos? Eu costumo usar mais os carretos do meio, não os mais pesados, porque andar a subir montes não me dá para usar os mais pesados. A não ser que ande por caminhos direitos, grandes estradões.
Essa é a minha principal dúvida, o desgaste. A minha cassete+corrente+desviadores têm cerca de 600Km.
O ter relações diferentes não será tão importante mas também poderá influenciar o assentamento da corrente e a força do desviador traseiro, visto os carretos maiores terem mais dentes.
Estou na dúvida...

Última edição:
Tenho outra foto dos carretos soltos que colocarei aqui mais logo. Eu costumo usar mais os carretos do meio, não os mais pesados. A não ser que ande por caminhos direitos, grandes estradões.
Essa é a minha principal dúvida, o desgaste. A minha cassete+corrente+desviadores têm cerca de 600Km.
O ter relações diferentes não será tão importante mas também poderá influenciar o assentamento da corrente e a força do desviador traseiro, visto os carretos maiores terem mais dentes.
Estou na dúvida...

Isso de material de transmissão (pedaleiras, cassetes e correntes) usado é sempre um risco. Por pouco mais compras uma cassete nova, é certo que não é XT, mas a vantagem da XT é o peso e isso como é material de desgaste.... Vale mais tirar peso em outros componentes que "duram" mais [;)]

Já comprei os calções.

Fui para os Assos Fi Uno Logo.

São iguais a estes mas com o logotipo da Assos.

asus52-1.jpg

assos.jpg

Já os experimentei e não têm nada a ver com os que usava. [:cool:]

tem a obrigação de ser melhor.
eu andava sempre com os calções da berg, e quando comprei os giordana, foi como mudar da noite para o dia.
a qualidade de fabrico e o próprio tecido não tem nada a ver com os berg.
amanhã à tarde vou ao importador ver se compro outros para a minha esposa[;)]
pode ser que traga alguma coisa para mim[;)]

Olha que nao...actualmente o Sora e o Tiagra tem a mesma qualidade que o 105 á uns anos....se pesares vais ver que é o tiagra tem menos unas gramitas de nada que a gama 105.

O que acontece é que a gama Sora e Tiagra sao de 9velocidades e a gama 105 já de 10, e isso para algumas pessoas é importante...embora muitas delas nao sibam ao certo o porque de ser importante, mas isso é outra conversa.

vamos a ver se a gente se entende.
há uns anos não havia cassetes de 11 velocidades e agora há. chama-se a isso Evolução
todas as pessoas que percebem minimamente de bicicletas, sabem que pro ex. existe um componente topo de gama de uma marca, mas se entretanto a marca fabrica um componente melhor, esse tal componente topo de gama, passa a ser da gama logo abaixo, e é assim até ao componente mais fraco.
não me digas que o sora e tiagra pesam o mesmo que o 105 e que a qualidade é a mesma.

A foto com os outros carretos:

Os carretos mais pequenos realmente parecem mais "tocados" mas ainda não tenho experiência para afirmar. Só tenho a minha cassete que poucos Km tem.
De qualquer maneira a minha corrente também já não é nova.

Pessoal,

Tou a pensar investir numa coisa destas:

Decathlon - bicicletas BTT B'TWIN - Rockrider 5.3 M/L/XL B'TWIN - praticantes principiantes ou regulares de BTT desportiva no campo ou na montanha.

asset_13486992.jpg

Estes travões de disco mecânicos são realmente bons, quando comparados com os v-brake "normais"? Vale a pena pagar mais por este extra?

E o resto, alguém tem alguma opinião?

Entretanto vi estas da Sportzone:

http://www.sportzone.pt/ProductDetail.aspx?pid=04259884&oid=5|25|107|247|&c=2007

http://www.sportzone.pt/ProductDetail.aspx?pid=04327569&oid=5|25|107|247|&c=2007

http://www.sportzone.pt/ProductDetail.aspx?pid=00024803&oid=5|25|107|247|&c=2007

Mais ou menos no mesmo preço.

É bicicleta para utilizar provavelmente mais durante a semana, ao fim do dia, e penso que vai ter uma utilização de 70% de estrada... Não faço questão de ter suspensão traseira. Vale a pena pensar nesta opção?

Desculpem todas as questões :) Agradeço desde já qualquer resposta.

Última edição:
vamos a ver se a gente se entende.
há uns anos não havia cassetes de 11 velocidades e agora há. chama-se a isso Evolução
todas as pessoas que percebem minimamente de bicicletas, sabem que pro ex. existe um componente topo de gama de uma marca, mas se entretanto a marca fabrica um componente melhor, esse tal componente topo de gama, passa a ser da gama logo abaixo, e é assim até ao componente mais fraco.
não me digas que o sora e tiagra pesam o mesmo que o 105 e que a qualidade é a mesma.

Digo digo.... que o peso da 105 por vezes é mais pesado que gama Sora, noutro elementos pouco menos, no quanto á qualidade ambos o tem mas o 105 tem um pouco mais é tambem mais caro e bastante robusto e fiavel. Mas a gama sora tabem funciona bem.

ve lá este exemplo.

Shimano Sora ST3400 9spd Double STI Lever Set - Excel Sports

456g

ou seja cerca de 50g mais leve que as 105

Bike24 - Shimano 105 ST-5600-L STI 2/3x10speed black

Última edição:
Digo digo.... que o peso da 105 por vezes é mais pesado que gama Sora, noutro elementos pouco menos, no quanto á qualidade ambos o tem mas o 105 tem um pouco mais é tambem mais caro e bastante robusto e fiavel. Mas a gama sora tabem funciona bem.

ve lá este exemplo.

Shimano Sora ST3400 9spd Double STI Lever Set - Excel Sports

456g

ou seja cerca de 50g mais leve que as 105

Bike24 - Shimano 105 ST-5600-L STI 2/3x10speed black

claro que tem que ser mais pesado!!!!!!!!!!!!!!!!
se um é para 10 velocidades enquanto a outra é só para 9.
pelo amor da santa.
nem vou perder mais tempo com isto.

Última edição:
claro que tem que ser mais pesado!!!!!!!!!!!!!!!!
se um é para 10 velocidades enquanto a outra é só para 9.
pelo amor da santa.
nem vou perder mais tempo com isto.

Desculpa mas o que tem a ver ser de 10v ou 9v para o peso das manetes de travões?:sh)

No entanto se nao existe Sora de 10v tens de se comparar o peso de sora 9v com 105 10v tou a comprar o actual sora e 105 e a nivel de peso está ela por ela em alguns componentes ate o sora é mais leve.

Voltar
Superior