Tópico do BTT

esta tarde na loja da ktm, estava lá uma ktm de btt com 14 mudanças, mas com a cassete dentro do cubo da roda, e apenas com uma pedaleira à frente.
já conhecia o conceito nas antigas bikes, sirla e orbita de 3 velocidades, mas nunca tinha visto um cubo de roda tão grosso[:D]

É o cubo Rohloff, certo?

Rohloff AG - SPEEDHUB

Conceito bastante interessante e dizem ser bastante fiável. Logo à partida está protegido das condições climatéricas mais directas e também se poupa na manutenção.

rohloff_speedhub_getriebeschnitt.jpg

De certeza que dá, é uma questão de ver se compensa... Isso para ficar bem feito, teria que se desmontar a roda, só os custos de a desmontar + pintar + montar novamente a roda já vai ficar um valor jeitoso.

Não estou bem a ver o equipamento dela, mas se for semelhante ao da foto em baixo, para o preço dificilmente arranjas melhor

torah91bergpag.jpg

EDIT: Descobri o site da marca e as características da mesma. É igual a esta?

http://www.bergoutdoor.com/pt/cycles/Product.aspx?pid=163&catalogId=22

Exactamente é esta! O que acham?

Tive a ver essa JORBI no site e fiquei desiludido

os quadros de carbono provavelmente chineses devem ser na melhor das hipoteses cá pintados mas tem um preço muito caro.

Os de aluminio de estrada tem um preço mais ou menos normal, parece que tem um aspecto razoavel, se bem que me fazem lembrar a Specialized allez. no entanto o equipamento é de fugir... rodas miche que pesam quase 2.5kilos o par...travoes miche etc e tal... enfim nem um grupo completo campagnolo ou pelo menos shimano Sora ou mesmo 105 conseguem ter... pelo menos segundo o que indica o site.

Se a ideia é fazer frente á Specialized, trek , Biachi , Scott acho que estão a começar pelo caminho errado.:confused:
Também fiquei bastante desiludido.
Para o equipamento que têm, acho que são caras.

Em princípio eu vou optar pela Trek 1.5.
Tem o equipamento quase igual à Orbea que vi, mas é mais barata e é bem leve. Não a pesei mas parece que pesa cerca de 8,5 kg.

É pena vir sem pedais, mas vou tentar que me ofereçam uns.

A Scott S30 também está a ser ponderada, mas em princípio consigo melhor negócio com a Trek. E gosto bem mais das cores da Trek.
Na Trek há 2 coisas que gosto pouco: o eixo da pedaleira (interno, à moda antiga) e os cubos das rodas com o aspecto de cubos dos anos 80. No entanto, a Bontrager nunca me enganou na qualidade e por isso acredito que sejam bons. As rodas não podem ser pesadas, pois mesmo com Tiagra, é uma bike bastante leve. A garantia vitalícia do quadro é outra vantagem a ter em conta.

O mais certo é as barras da Thule não deixarem abrir o tecto com elas montadas. Daí a Thule não as recomendar. Tenho quase a certeza que é isso.

Obrigado pela resposta edununo!

Sobre o tecto, já estava mentalizado sobre isso, não se pode ter o melhor de dois mundos! [;)]
O meu medo é que os suportes e as bicicletas apliquem demasiada força sobre o tecto em vidro, mas se existem marcas a comercializar as barras, é porque em principio... não há problema. O facto de o encaixe ser nos fixpoints habituais também me deixa um pouco mais descansado.

img4327s.jpg

Já enviei mail à thule e ver se passo pela Lancia... gostava bastante de poder ter uma bike de novo!

Ainda sobre o Sky Dome, encontrei num fórum britânico quem tenha instalado num GP o sistema da Thule:
http://www.fiatforum.com/grande-punto/204952-roof-bars-panoramic-sunroof.html

... pelo que dependente da resposta da Lancia, já sei que não devo ficar na mão.
[;)]

Quem tiver mais experiências nestes casos, agradeço!

Também fiquei bastante desiludido.
Para o equipamento que têm, acho que são caras.

Em princípio eu vou optar pela Trek 1.5.
Tem o equipamento quase igual à Orbea que vi, mas é mais barata e é bem leve. Não a pesei mas parece que pesa cerca de 8,5 kg.

É pena vir sem pedais, mas vou tentar que me ofereçam uns.

A Scott S30 também está a ser ponderada, mas em princípio consigo melhor negócio com a Trek. E gosto bem mais das cores da Trek.
Na Trek há 2 coisas que gosto pouco: o eixo da pedaleira (interno, à moda antiga) e os cubos das rodas com o aspecto de cubos dos anos 80. No entanto, a Bontrager nunca me enganou na qualidade e por isso acredito que sejam bons. As rodas não podem ser pesadas, pois mesmo com Tiagra, é uma bike bastante leve. A garantia vitalícia do quadro é outra vantagem a ter em conta.
A scott S30 a azulinha tem cerca de 9,2quilos sem pedais, precisamente o mesmo que a Allez sport sem pedais.

A TREK 1,5 salvo erro vem com pedais(manhosos mas sao pedais) tal como a 1.1 e a 1.2...só a gama 2.0 e a gama Madonne vem sem pedais. Posso confirmar isso no catalogo.

A TREK 1,5 nao acredito que tenha 8,5quilos mas sim cerca de 9 quilos em pedais.

Entre a TREK 1.5 ainda prefiro a 1.2 mais pelas cores é mais barata uns 100euros mas é quase todo o mesmo equipamento, excepto o espigao de selim que é de aluminio e na 1,5 de carbono, e os manipulos e desviador dianteiro ser sora e na gama 1,5 ser tudo tiagra.
No entanto, rodas, selim, quadro, forqueta, desviador traseiro, pedaleira, cassete é igual... guiador e avanço nao sei se será igual.

Uma vantagegem dessa trek é nas relações se tiver como queres pedaleira 50x39 tens uma cassete sram de 11x26 sempre é melhor que a 12x25 que acho que vem com a Scott.

Depois tem a garantia vitalicia do quadro na TREK tal como na Specialized allez que tambem acho um espectaculo. A specialized allez sport toda de origem pesa precisamente 9,20quilos sem pedais, um amigo meu tem uma e tivemos a pesar. Mas ele fez uns upgrades e já pesa cerca de 8,5 quilos com uns pedais Look

Última edição:
No site da Bicimax vi que a 1.5 tem pedais manhosos. Na loja está sem eles e esses, dispenso-os.
Eu não a pesei, mas se a comprar vou pedir para a pesarmos. De qualquer forma, duvido que passe dos 9 kg. Comparativamente à Orbea, é bem mais leve.

A 1.2 (também pensei nela), tem shifters e desviador traseiro Sora, conforme disseste. Acho que o da frente também é inferior. Gosto da cor da 1.5.

Uma dúvida:
É normal ter que dar 2 toques no shifter esquerdo para mudar para o prato pequeno?
Ao 2º toque o desviador dá uma pancada muito forte, mas acredito que esteja mal afinado.

No site da Bicimax vi que a 1.5 tem pedais manhosos. Na loja está sem eles e esses, dispenso-os.
Eu não a pesei, mas se a comprar vou pedir para a pesarmos. De qualquer forma, duvido que passe dos 9 kg. Comparativamente à Orbea, é bem mais leve.

A 1.2 (também pensei nela), tem shifters e desviador traseiro Sora, conforme disseste. Acho que o da frente também é inferior. Gosto da cor da 1.5.

Sim o da frente da 1.2 é sora e o da 1,5 é tiagra, tiagra é um ligeiramente melhor que o sora

O peso da 1,5 deve ser na aordem messmo dos 9quilo, nao acredito que passe muito disso nem seja muito abaixo disso.

Os pedais traz sim , mas sao manhosos nao sao pedais de encaixe, como tal depois tens de comprar um bons...tem os LOOK apartir dos 35euros que sao muito bons.

Uma dúvida:
É normal ter que dar 2 toques no shifter esquerdo para mudar para o prato pequeno?
Ao 2º toque o desviador dá uma pancada muito forte, mas acredito que esteja mal afinado.

Pode ser afinação mas o prato acho que se for duplo 50-34 pode necessitar de outra afinação, alem disse as "saladas" de equipamento as vezes vem complicar essas afinações. o que acontece é que ha sistema de um clique 1 mudança como a shimano em BTT outras tens de lá deixar o dedo, ou 2 cliques.

mmao:

A volta prevista era esta.

http://www.mapmyride.com/route/portugal/caminha/526126972914254011

A diferença está que em vez de começar em Vila Praia de Ancora começamos (e acabamos) junto à A28 mais precisamente no km 7 do percurso.

Ver anexo 76082

dou-te os meus parabens por essa volta que fizeste.
conheço mais ou menos bem essa zona, porque quando estou de férias aqui em cima, geralmente vou dar essa volta até s. joão darga.
tiveste no convento?
eu ainda não me posso dar ao luxo de fazer voltas dessas porque deixei de fumar à 6 meses, altura em que comecei a andar de bike, e como deves compreender, estou em muito baixo de forma.

errado. estava montado numa bike de btt KTM

Sim tu disseste mas o sistema é identico pois é um cubo grosso com os carretos lá dentro...pode haver é varios sistemas com mais ou menos carretos.

Antigamente e agora ainda se vê muito á venda o sistema mais basico de cubo de 3 mudanças.

Obrigado pela resposta edununo!

Sobre o tecto, já estava mentalizado sobre isso, não se pode ter o melhor de dois mundos! [;)]
O meu medo é que os suportes e as bicicletas apliquem demasiada força sobre o tecto em vidro, mas se existem marcas a comercializar as barras, é porque em principio... não há problema. O facto de o encaixe ser nos fixpoints habituais também me deixa um pouco mais descansado.

img4327s.jpg

Já enviei mail à thule e ver se passo pela Lancia... gostava bastante de poder ter uma bike de novo!

Ainda sobre o Sky Dome, encontrei num fórum britânico quem tenha instalado num GP o sistema da Thule:
Technical: Roof-bars with panoramic sunroof? - The FIAT Forum

... pelo que dependente da resposta da Lancia, já sei que não devo ficar na mão.
[;)]

Quem tiver mais experiências nestes casos, agradeço!

Boas,

Sou proprietário de um GP com tecto panorâmico e no entanto tenho, quer as barras, quer os suportes para as bikes da Thule.
O único senão das barras no tecto panorâmico pelo menos no caso do GP é que não se consegue abrir o tejadilho. mas de resto não há contra-indicações, até porque os apoios apenas apanham uma parte muito reduzida do tejadilho( não mais de 5% do apoio está em contacto com o tejadilho).

Agora cada carro é um caso. lembro-me de o meu irmão ter um Peugeot 206 com o tecto panorâmico e não ser de todo aconselhável usar barras no tejadilho. No caso do Peugeot o tecto panorâmico vinha mais para fora do que no caso do GP que assenta sobretudo na "chapa". Contacta a Thule directamente e pergunta pelas partes correctas (pés, barras, apoios). Penso que até é possível saber isso no site da Thule.[;)]

Cumps

dou-te os meus parabens por essa volta que fizeste.
conheço mais ou menos bem essa zona, porque quando estou de férias aqui em cima, geralmente vou dar essa volta até s. joão darga.
tiveste no convento?
eu ainda não me posso dar ao luxo de fazer voltas dessas porque deixei de fumar à 6 meses, altura em que comecei a andar de bike, e como deves compreender, estou em muito baixo de forma.

Obrigado.

Eu também comecei a andar recentemente mas com uma grande vantagem: Nunca fumei. [;)] Apenas estava assim para o pesado. [:D]

Estive no convento. Aquilo é espectacular. Tem lá uns carvalhos que devem ter uns séculos de idade. [:cool:]

Ainda não tenho as fotos :sh) mas estive neste sitio.

sjoao.jpg

Antes disso subi ate aqui:

senhora do minho.jpg

E depois atravessei o planalto (onde dei 3 tombos feios) e aí sim ví a minha falta de técnica para andar nesses caminhos. Passei pelo parque Eólico e desci até ao convento.

Depois voltei a subir um pouco e atravessamos um caminho, romano segundo me disseram, e aí foram 2kms quase sempre com a bike às costas. Depois descemos uns estradões e voltamos.

Obrigado.

Eu também comecei a andar recentemente mas com uma grande vantagem: Nunca fumei. [;)] Apenas estava assim para o pesado. [:D]

Estive no convento. Aquilo é espectacular. Tem lá uns carvalhos que devem ter uns séculos de idade. [:cool:]

Ainda não tenho as fotos :sh) mas estive neste sitio.

Ver anexo 76092

Antes disso subi ate aqui:

Ver anexo 76093

E depois atravessei o planalto (onde dei 3 tombos feios) e aí sim ví a minha falta de técnica para andar nesses caminhos. Passei pelo parque Eólico e desci até ao convento.

Depois voltei a subir um pouco e atravessamos um caminho, romano segundo me disseram, e aí foram 2kms quase sempre com a bike às costas. Depois descemos uns estradões e voltamos.

tenho algumas fotos desse convento e a ultima vêz que fui à srª do minho, a capela ainda estava em construção.
esta tarde fui experimentar a ecovia, desde viana do castelo, mas andar em cima daquela ponte com o vento que está, é desmoralizante.
depois da ponte virei à esquerda e fomos sempre pela margem do rio, mas só andámos cerca de 12km porque estava mesmo muito vento. fomos até junto da portucel, mas é um caminho engraçado e seria melhor com uma bike de suspensão total, porque consegui ficar com o "sim senhor" todo dorido.

Última edição:
o.
esta tarde fui experimentar a ecovia, desde viana do castelo, mas andar em cima daquela ponte com o vento que está, é desmoralizante.
depois da ponte virei à esquerda e fomos sempre pela margem do rio, mas só andámos cerca de 12km porque estava mesmo muito vento. fomos até junto da portucel, mas é um caminho engraçado e seria melhor com uma bike de suspensão total, porque consegui ficar com o "sim senhor" todo dorido.

A verdadeira ecovia começa na zona de Portucel! Está toda marcada com diversa sinalização até Ponte de Lima! Vale a pena!

Eu quando fiz a Ecovia começei na zona da Portucel e fui até Ponte de Lima.
A parte anterior à Portucel segundo me disseram é mais selvagem e também muito bonita.

Boas,

Sou proprietário de um GP com tecto panorâmico e no entanto tenho, quer as barras, quer os suportes para as bikes da Thule.
O único senão das barras no tecto panorâmico pelo menos no caso do GP é que não se consegue abrir o tejadilho. mas de resto não há contra-indicações, até porque os apoios apenas apanham uma parte muito reduzida do tejadilho( não mais de 5% do apoio está em contacto com o tejadilho).

Agora cada carro é um caso. lembro-me de o meu irmão ter um Peugeot 206 com o tecto panorâmico e não ser de todo aconselhável usar barras no tejadilho. No caso do Peugeot o tecto panorâmico vinha mais para fora do que no caso do GP que assenta sobretudo na "chapa". Contacta a Thule directamente e pergunta pelas partes correctas (pés, barras, apoios). Penso que até é possível saber isso no site da Thule.[;)]

Cumps

Muito obrigado!

Pelo que consigo perceber das imagens que vi, o tecto do GP e o da Lancia são iguais, ou não fossem os carros irmãos!

Já contactei a Thule, a resposta, além de deixar de poder abrir o tecto (o que não me chateia muito) foi que:

The static of the roof is changed so we can not ensure whether the sunroof
could be damaged, or may be leaky.

...assumindo que o conjunto de barras + suporte de bike andam pelos 10kg, será que este peso no tecto, apoiado dos 4 pontos de fixação, vai causar assim tanta diferença? :confused:

Preciso de passar pela oficina, ver se esclareço e peço uma opinião por lá !

A verdadeira ecovia começa na zona de Portucel! Está toda marcada com diversa sinalização até Ponte de Lima! Vale a pena!

Eu quando fiz a Ecovia começei na zona da Portucel e fui até Ponte de Lima.
A parte anterior à Portucel segundo me disseram é mais selvagem e também muito bonita.

e na zona da portucel existe lugar para estacionar o carro?
a passagem por baixo da ponte da A28 é impressionante.
depois meto fotos
o nosso maior problema foi mesmo o vento e não chegámos a essa zona sinalizada.
tenho que experimentar no sábado a partir da portucel[;)]

Voltar
Superior