Tópico do BTT

IS é International Standard mas parece-me que já há mais travões Postmout do que IS.

IS
stratos.jpg

Post Mount
mz_postmount.jpg

IS
DX-F-1.JPG

PM
1259251058957-n221kh6kqdiq-399-75.jpg

Nos IS a fixação do travão à perna da forqueta / quadro é lateral. Nos Post Mount não. Contudo há adaptadores.

A Epicon e a Axon são consideradas suspensões a ar. Se também têm molas já não sei.. :sh)

Traves
Vê aqui no site da regia os dois tipos de travões e adaptadores que há: PM e IS. [;)]

A RCZbikeshop aumentou um bocado os preços de quase tudo.. :S

Última edição:
Os meus são PM, acabei de chegar a comprar o adaptador...! [:)]

Estava a dormir qd fiz esta encomenda só pode!!! [:D] :sh)
Sr.Pedro, penso q tens uma XCR, pelo q serão PM mas, nada como verificar.

Edd :)

Os meus são ambos PM embora tenha de usar um adaptador IS to PM na roda de trás já que o apoio do quadro é IS.

O da frente é PM em apoio PM
QuadPulseXC2.jpg

O de trás é PM com adaptador IS -> PM
QuadPulseXC1.jpg

A posição mais baixa é com os cranks (?) paralelos ao espigão do selim...[;)]

Não, a posição em que o pedal está mais em baixo é com o crank na vertical, como é óbvio, numa circunferência.

De qualquer modo acho que para tirar a medida é com o crank no mesmo ângulo do tubo do selim (paralelo a este, ou na continuidade deste), com o calcanhar no pedal, e com o joelho imediatamente antes do "travão".

Não, a posição em que o pedal está mais em baixo é com o crank na vertical, como é óbvio, numa circunferência.

De qualquer modo acho que para tirar a medida é com o crank no mesmo ângulo do tubo do selim (paralelo a este, ou na continuidade deste), com o calcanhar no pedal, e com o joelho imediatamente antes do "travão".

Não é não!

Não estamos a falar de mais em baixo relativamente ao chão, mas sim relativamente ao selim. A perna está mais esticada quando o pedal está paralelo ao tubo do quadro/selim.

Não é não!

Não estamos a falar de mais em baixo relativamente ao chão, mas sim relativamente ao selim. A perna está mais esticada quando o pedal está paralelo ao tubo do quadro/selim.

AH! Então tivemos um mal entendido. É que eu li "mais baixa", apenas e só. E mais baixa é o que eu disse. ;)

De qualquer modo depois expliquei claramente.

Pessoas tenho isto no cesto...

que acham?

RACE FACE Espigão de selim Deus 31.6x400 - Preto com stickers dourado - para substituir o fsa sl 280

RACE FACE Guiador Elevado Deus 31.8 - 670 mm - Preto com stickers dourado - para substituir o fsa xc 300a

EASTON Avanço EA50 31.8x6°x100 2010 - Preto - para substituir o fsa 0s 190

Que acham? Vale a pena?

Malta... obrigado pelo esclarecimento! P acaso n tinha usado o «Tico e o Teco» nesse sentido, vou rever a altura do selim... mas em relação ao resto da posição, mudavam alguma coisa?

Ontem comecei a desmanchar a suspensão e pesei assim às 3 pancadas a pinça do travão da frente e deu-me uma coisa: 185g! [8b] :sh)

Sr.Pedro, sim há adaptadores nos 2 sentidos IS<->PM.

NMiguel, n tenho experiência suficiente, deixa vir mais malta!

Agora vou à procura de uma cx de direcção q a minha é de esferas e n estou a gostar do aspecto daquilo pois já apresenta alguns pontos de ferrugem.

Já agora, se alguém tiver aí... qual a força máxima de aperto dos discos de travão?

Se forem travões Centerlock diz na própria "porca" 40nm salvo erro. Eu aperto os meus à mão. Dou mais 1/4 de volta após o parafuso "apertar", se tiveres cola para parafusos é boa ideia usar (no centerlock não), mas atenção que tem que ser aquela cola azul, não a vermelha que essa cola e depois não dá para desapertar.

Para quem faz a manutencao e montagem das suas bicicletas vale a pena investir numa chave de torque. Arranjam-se a precos decentes e uma pessoa fica mais descansada, principalmente se estiver a lidar com carbono.

Malta... obrigado pelo esclarecimento! P acaso n tinha usado o «Tico e o Teco» nesse sentido, vou rever a altura do selim... mas em relação ao resto da posição, mudavam alguma coisa?

Ontem comecei a desmanchar a suspensão e pesei assim às 3 pancadas a pinça do travão da frente e deu-me uma coisa: 185g! [8b] :sh)

Sr.Pedro, sim há adaptadores nos 2 sentidos IS<->PM.

NMiguel, n tenho experiência suficiente, deixa vir mais malta!

Agora vou à procura de uma cx de direcção q a minha é de esferas e n estou a gostar do aspecto daquilo pois já apresenta alguns pontos de ferrugem.

Já agora, se alguém tiver aí... qual a força máxima de aperto dos discos de travão?

Acho que fora a altura do selim, se te sentires confortável, não mudava mais nada.
Se quiseres uma posição mais "racing" mas menos confortável mudas o avanço de maneira a ficares mais inclinado para a frente...jogas com o comprimento do guiador...com o espaçamento entre o quadro e o avanço, e pouco mais...

Quanto à força de aperto, para CL não sei, mas para IS tenho a sensação que é 6NM por parafuso....mas posso estar enganado, é a medida que tenho na cabeça.
De qualquer modo qualquer manual diz isso. [;)]

Para quem faz a manutencao e montagem das suas bicicletas vale a pena investir numa chave de torque. Arranjam-se a precos decentes e uma pessoa fica mais descansada, principalmente se estiver a lidar com carbono.

Acho que sim, mas só mesmo para quem faz manutenção a um nível profissional.

Porque são precisas logo duas chaves...uma até aos 10NM e outra a partir daí...e que tenham precisões decentes (nestas chaves acho que é em percentagem), porque se for para esquecer isto e ir para a mais barata, mais vale apertar a olhómetro. Já chaves destas desde 150€ a 600€...e os erros...pronto...[:D]

Acho que sim, mas só mesmo para quem faz manutenção a um nível profissional.

Porque são precisas logo duas chaves...uma até aos 10NM e outra a partir daí...e que tenham precisões decentes (nestas chaves acho que é em percentagem), porque se for para esquecer isto e ir para a mais barata, mais vale apertar a olhómetro. Já chaves destas desde 150€ a 600€...e os erros...pronto...[:D]

Tenho uma destas :: BBBParts 2010: Welcome! :: custou-me £54,90. Faz 2-24Nm o que abrange o torque de todos os parafusos que precisei de apertar quando montei a minha bicicleta e o certificado de calibração individual menciona um desvio inferior a 4%, ou seja (se as contas não me falham), +/- 1Nm de tolerência.

Sei que para ter algo mais abrangente é preciso largar umas valentes notas, mas com uma destas, mais a "cola azul" aka "anti thread grease ou strength thread locker" que o edias referiu, dá-se menos um pouco de torque para quem tem receio da tolerância excessiva e de partir ou colocar demasiado stress no material.

Eu pessoalmente nos parafusos que vinham sem a pasta azul (penso que só os parafusos dos travões tinham desta massa) preferi confiar na chave de torque e colocar massa anti galvânica (anti-seize) porque o tempo aqui não perdoa. Até ver ainda não perdi nada pelo caminho[:D]

Voltar
Superior