Tópico do BTT

Mais uma preciso da vossa opinião de "experts", já que ando aqui com uma duvida

Como sabem a AMS tem 3*10 com 42*32*24 de pedaleiro e 11*36 de Cassete.

Acontece em muita subida que vou com o prato do meio e no carreto mais leve (32*36 salvo erro é assim :). Isto porque na avozinha fica muito soft.

O que me disseram é que mesmo assim teria mais rendimento a pedalar com a avozinha e num carreto mais baixo do que como eu faço. Além de que assim estragava mais material. Tb me disseram que por exemplo numa 3*9 preferencialmente, os 3 carretos mais pesados deveriam ser usados na talega, os 3 do meio com o prato do meio e na avozinha apenas os 3 carretos mais leves.

Alguém é da mesma opinião?

Mais uma preciso da vossa opinião de "experts", já que ando aqui com uma duvida

Como sabem a AMS tem 3*10 com 42*32*24 de pedaleiro e 11*36 de Cassete.

Acontece em muita subida que vou com o prato do meio e no carreto mais leve (32*36 salvo erro é assim :). Isto porque na avozinha fica muito soft.

O que me disseram é que mesmo assim teria mais rendimento a pedalar com a avozinha e num carreto mais baixo do que como eu faço. Além de que assim estragava mais material. Tb me disseram que por exemplo numa 3*9 preferencialmente, os 3 carretos mais pesados deveriam ser usados na talega, os 3 do meio com o prato do meio e na avozinha apenas os 3 carretos mais leves.

Alguém é da mesma opinião?

Isso é o que eu tento fazer, e se reparares bem os próprios manípulos assim o indicam com a "divisão" que é feita visualmente com o traço no pequeno visor com a indicação da mudança, não sei se está relacionado ou não, mas penso que sim...

Eu relação ao teu caso, penso que o teu "problema" está na cassete que utilizas, se fosse uma 11-32 já usarias correctamente os pratos da pedaleira com as relações da cassete. Assim o prato pequeno já não iria parecer tão soft. [;)]

No prato do meio consegues correr a cassete toda. Mesmo assim evito usar o carreto 34 (a minha cassete é 11-34) nesse prato. No prato grande podes usar até meio da cassete a começar no carreto 11. Na avozinha podes usar até meio a começar no 36.

Resumindo, no teu caso tentaria usar desta forma:

Talega - 42d. Usava os carretos 11, 13, 15, 17, 19 e talvez o 21. Mais não devido ao cruzamento da corrente.
Prato meio 32d. Evitava usar o carreto 36. De resto corria todos.
avozinha 24d. Usava os carretos 21, 24, 28, 32 e 36. Talvez dê para começar no 19 mas menos que isso já deve cruzar muito a corrente.
Melhor que eu verás tu na pratica.

Eu uso 2 X 9 com (38 / 26) com 11-34 na cassete.
O prato 38 é o do meio para todos os efeitos. Funciona tudo bem até ao carreto 30 da cassete (o penúltimo) no 34 já noto uns ruídos de torção e um raspar no desviador da frente.
No prato 26 que é o pequeno, uso os 5 carretos maiores atrás. Menos que isso já esforça muito a transmissão.

Como estive de férias, foram 10 dias sem andar de bike. Hoje fui dar uma volta ligeira e tirei umas fotos aos acessórios vermelhos que já tinha colocado há algum tempo.

91627388.jpg

36786243.jpg

38826030.jpg

Fazes bem, que aquilo deve fazer gastar mais.

Nota-se bem [;)] nestas férias fez uma média ligeiramente acima dos 7l/100, mesmo apesar de ir aquelas velocidades na AE. A titulo de comparação, a mesma viagem a velocidades um pouco superiores (a rondar os 120km/h) sem as bikes/suportes fica-se por um consumo 1l menos aos 100km.

Para a próxima apita [;)]

ElGamal
vê se o facto de ficarem justas não se torna desconfortável nas voltas.

Edununo está excelente. Agora só ficam a faltar os apertos vermelhos e os autocolantes das rodas originais. Depois fica no ponto.
Temos assuntos pendentes... lá para o final desta semana mando-te PM.

Por outra razão. Uma das pontas do Mortop já estava a estalar e a ficar ovalizada. Não tenho confiança para lá colocar o bar-end. Apesar de permitir o uso de bar-ends o Mortop não tem reforço de aluminio nas extremidades como tem o Trigon e o resultado foi o que se viu........ Apertei com os valores aconselhados por isso não foi aperto a mais.

Por outra razão. Uma das pontas do Mortop já estava a estalar e a ficar ovalizada. Não tenho confiança para lá colocar o bar-end. Apesar de permitir o uso de bar-ends o Mortop não tem reforço de aluminio nas extremidades como tem o Trigon e o resultado foi o que se viu........ Apertei com os valores aconselhados por isso não foi aperto a mais.

Cuidado com isso, pode ser só na ponta do guiador (por agora), mas para mim era o suficiente para o trocar. Ou melhor, por isso é que não tenho guiadores de carbono, não me dão confiança [;)]

Passeio AHO na região de Lisboa podem contar comigo.

Exacto, se estão um pouco justas eu tentava vendê-las e arranjar outra solução! [;)]
naaaa....
ao fim da tarde fui dar uma volta e estão "aconchegadinhas" :-D
se pudesse comprava o nº a seguir, mas assim não estão mal de todo. dei uma volta de 1h30 e não tive qq problema. tenho espaço em comprimento para o pé (o esquerdo fica mesmo à justa, mas não tenho que andar tolhido), e como o pé alto nota-se mais o "justo". as do lidl que tinha alargaram bastante, e provavelmente o mesmo acontecerá com estas.
a nível de peso nem se comparam com as do lidl...

Cuidado com isso, pode ser só na ponta do guiador (por agora), mas para mim era o suficiente para o trocar. Ou melhor, por isso é que não tenho guiadores de carbono, não me dão confiança [;)]

Passeio AHO na região de Lisboa podem contar comigo.

Foi uma lasca que saiu e não uma racha no sentido longitudinal do guiador. Poderia haver perigo com os bar-ends que fazem torção sobre a ponta. Sem os bar-ends não há crise. Bastaria cortar uns 5mm de cada lado do guiador para eliminar a falha.
O meu medo era que ao pedalar apoiado no bar-end, aquilo rodasse ou se soltasse.

Eu alinho no passeio pelo norte (Marão, Braga, Maia...) ou centro (Folgosinho ou Albergaria-a-Velha).

Mais para Sul já faz algum estrago na carteira.. [s)]

Outro assunto, estou a tentar convencer dois amigos para fazer o percurso Porto-Aveiro esta quinta ou sexta.. [:cool:]
Mais alguém se quer juntar a nós? Não é propriamente BTT mas é um dia bem passado e sempre com óptimas paisagens a acompanhar! [;)]

edununo, em principio não terás problemas mas um bom substituto era o FSA K-Force Carbon. Tem uma % de kevlar que lhe dá bastante resistência e um óptimo peso! O meu low rizer de 66cms tem umas anoreticas 165 gramas. apr:)

Última edição:
Pelo que vi não é nada de especial. Já mostrei o problema alguns entendidos e disseram-me para retirar os bar-ends mas de resto sem problemas.

Na 5ª não posso mas na 6ª talvez desse. A que horas estão a pensar em sair?

Voltar
Superior