Tópico do BTT

Uma ajudinha faxabor! [:D]

Estive a montar as rodas de "orige" visto que as crossmax ST ficaram na loja para manutenção, mas não me lembrei de trazer a cassete que tenho montada nelas que é de 34 dentes. Nas rodas que vieram de origem a cassete é de 32.

Há problema de a corrente estar um pouco comprida? :confused: Dá para desenrascar ou vou ter algum problema?

Última edição:
Tenho andado com uma bike de estrada emprestada desde há uns tempos para cá, e também estou cada vez com mais vontade em comprar uma para mim, a diferença é abismal para uma de BTT.

Depois de se andar numa bike de estrada, é desesperante andar com uma de BTT no asfalto, ela parece que não anda.

E os treinos com uma de estrada fazem pequenos milagres, ganha-se muito pulmão. Eu depois que comecei a andar na de estrada, o meu rendimento no BTT subiu bastante, é o complemento ideal.

Pois, é essa a ideia que tenho das diferenças, o meu problema (se é que podemos chamar problema a isso) é o já ter 3 bicicletas actualmente...

"Para minimizar isto, estou a pensar meter um prato de 46, vamos ver... "

Eu montei uma em que coloquei rodas 28, pedaleiro 48/36/26 e cassete 11/28, é mais pesada que uma de btt, mas compensa, eu no lugar do prato 46, montava umas rodas 28, aí notas mais a diferença que nos 2 dentes adicionais.

Nunca tinha pensado nisso, e acredito que assim seja, mas isso não o vou fazer. A configuração actual da minha Van Nicholas Tuareg está quase no ponto de rebuçado e as rodas actuais contribuem em muito para isso pelo que nem pondero a troca delas [;)]

Uma ajudinha faxabor! [:D]

Estive a montar as rodas de "orige" visto que as crossmax ST ficaram na loja para manutenção, mas não me lembrei de trazer a cassete que tenho montada nelas que é de 34 dentes. Nas rodas que vieram de origem a cassete é de 32.

Há problema de a corrente estar um pouco comprida? :confused: Dá para desenrascar ou vou ter algum problema?

Penso que não vais ter problemas com isso, mas sem certezas... Se a corrente estiver no ponto para a cassete de 34, penso que com uma de 32 deve de dar para andar assim [;)]

Depois de dois dias atarefados, hj à meia tarde lancei mãos à obra e lá mudei a cassete, instalei os discos nos adaptadores e montei as rodas.
Como é para baixar o peso, toca de trocar câmaras de gel para umas convencionais. A instalação da peça carbónica é que me deu trabalho. Não a instalação em si mas uma "questão prévia" no processo.
Valeu a pena. A diferença de peso é notória. Só em câmaras devo ter tirado cerca de 400g nas duas. Isto assumindo que umas convencionais andam nas 100g. A minhas anteriores pesavam uns 300g cada.
Fotos só amanhã.

P.S.: edununo, ficou impecável ;)

Aqui estão elas:

Uploaded with ImageShack.us

Não estão grande coisa pq a volta de hoje foi curtinha. Nem sei quantos km fiz mas nem aos 20 devo ter chegado. Foi só mesmo para experimentar as coisas. Até ver, tudo ok.
Logo vai levar uma banhoca pq chegou a casa toda porca fruto de vários cursos de água que atravessavam os caminhos que me obrigou a passa-los a vau (que chatice [:p]) e da lama que já se faz sentir.

Bem bonita esse bike.

Eu cheguei à bocado de cerca de 38km a rolar. Fiz cerca de 30kmh de média.

Dia 9 próximo, irei a uma prova aqui numa localidade perto de Coimbra, Pereira, para a Blackbulls.
Alguém vai?

Ficou impecável.
Acho que deverias ter colocado o bloqueio da suspensão do outro lado do guiador. O cabo assim fica estranho e escondias a falha nas letras.

....e as rodas actuais contribuem em muito para isso pelo que nem pondero a troca delas [;)]

A ideia era ter outro set de rodas e não trocar as que tens, ainda hoje, peguei na que tenho sempre com roda 28, coloquei-lhe umas 26 com pneus BTT e fui para o monte. No meu caso tenho de me lembrar que tenho um pedaleiro diferente. Ainda o ano passado fiz a maratona da Póvoa do Varzim com ela, como está com pior materiasl que qualquer uma das outras, nem que fosse algum tipo de material à vida, não me chateava muito. Quando me apetecer ir para a estrada é só colocar de novo as rodas. Temos de ter em atenção que são rodas ambas com discos com as mesmas dimensões.

Viva PC,

Podes, pf, partilhar uma foto da tua Touareg?

Estou a montar um Airbone BlackWidow e necessito de algumas ideias.. :P

Abraço,

Penso que não tenho nenhuma foto actualizada dela, deixa-me pesquisar, mas se não tiver tiro quando tiver oportunidade e depois meto aqui [;)]

A ideia era ter outro set de rodas e não trocar as que tens, ainda hoje, peguei na que tenho sempre com roda 28, coloquei-lhe umas 26 com pneus BTT e fui para o monte. No meu caso tenho de me lembrar que tenho um pedaleiro diferente. Ainda o ano passado fiz a maratona da Póvoa do Varzim com ela, como está com pior materiasl que qualquer uma das outras, nem que fosse algum tipo de material à vida, não me chateava muito. Quando me apetecer ir para a estrada é só colocar de novo as rodas. Temos de ter em atenção que são rodas ambas com discos com as mesmas dimensões.

Ah, não tinha percebido isso [;)]

Viva PC,

Podes, pf, partilhar uma foto da tua Touareg?

Estou a montar um Airbone BlackWidow e necessito de algumas ideias.. :P

Abraço,

Olha, fiz uma pesquisa neste computador e descobri três fotos dela.

Esta primeira foi tirada em 2009:
Foto0220.jpg

Aqui já em 2010, em que a diferença é somente o suporte do cantil que passou a ser um Radon em carbono.
Foto0327.jpg

Foto0329.jpg

Para o estado actual dela, as mudanças são:
- o aperto do espigão, visto que esse MSC das fotos partiu [8b]
- o facto de ter o avanço mais baixo, visto que cortei um pouco mais o tubo da suspensão e passei mais anilhas para cima do avanço.
- os discos de travão são agora uns Ashima Airotor Black nos tamanhos 160/140mm

Como disse anteriormente, para mim está quase perfeita, só lhe trocava:
- a pedaleira XT pela Race Face Deux XC black/gold (que tenho aqui guardada dentro de uma caixa), mas quero testar primeiro um prato de 46...
- e talvez uma suspensão preta ficasse melhor no conjunto...

Espero ter dado ideias para a montagem da tua titânica [;)]

Obrigado PC...

Está uma excelente montagem... essas rodas Cobalt da CB ficam 5* nessa bicicleta... já agora que tal se portam...? e a manutenção...?

A minha montagem não está mt diferente, os perifericos principais são os mesmos, excepto as rodas que são umas Mavic CrossMax SL...

Mais tarde coloco umas fotos... 1º tenho que carregar a bateria da máquina.. :P

Ps.: Acho esse quadro excepcional... se não me tivesse caído este no colo... o mais certo era comprar um Toureg... ;)

Que grande bike PC. Muito, muito bonita. Essa suspensão fica aí muito bem, mas se te tiver a estorvar, manda-a para cá e ficas com a minha recon. É preta e tudo :p...

A minha já está lavadinha...

Obrigado PC...

Está uma excelente montagem... essas rodas Cobalt da CB ficam 5* nessa bicicleta... já agora que tal se portam...? e a manutenção...?

A minha montagem não está mt diferente, os perifericos principais são os mesmos, excepto as rodas que são umas Mavic CrossMax SL...

Mais tarde coloco umas fotos... 1º tenho que carregar a bateria da máquina.. :P

Ps.: Acho esse quadro excepcional... se não me tivesse caído este no colo... o mais certo era comprar um Toureg... ;)

Bom, as rodas até agora 0 (zero) problemas e manutenção. Verdade seja dita nunca foram para os trilhos, só fizeram estrada até agora, mas em estrada já devem de ter feito alguns 4000km's. Vale o que vale... As CB Cobalt tinham a fama de dar problemas no cepo, mas pelo que me informei antes de as comprar, no modelo de 2010 esse problema tinha sido corrigido pela marca. O que é certo que ainda não me deram problemas. Voltaria a comprá-las (ao preço a que foram...). Têm uma estética excepcional (o principal motivo para a sua compra), bem como uma rigidez acima do que eu estava à espera dada a escassez de raios. O rolar é bom (o cepo tem a garganta afinada pelo que gosta de cantar [:D]), mas em termos de resistência ao rolamento, verdade seja dita que as Funworks que tenho na Believe, bem como (por incrivel que pareça) os cubos da Formula que tenho nas Blackjack, têm uns cubos que rolam com menos resistência [;)]

Em relação ao resto da montagem, quadro mais que aprovado, pelo estética, pela qualidade. Travões são os Formula Oro Puro que só perderam um pouco de eficácia com a troca dos discos, troca essa que só foi feita por motivos estéticos. A transmissão é toda XT pelo que nunca me falhou. Já a Fox é uma "pena" andar nesta bicicleta visto que não a estou a aproveitar na totalidade, mas foi o que se "arranjou" na altura [:D]

Que grande bike PC. Muito, muito bonita. Essa suspensão fica aí muito bem, mas se te tiver a estorvar, manda-a para cá e ficas com a minha recon. É preta e tudo :p...

A minha já está lavadinha...

Obrigado [;)] se tivesse que optar por ter só uma das minhas bicicletas, seria esta sem dúvida.
A Fox iria ficar mal na tua BH, é muito preta, a raposa branca ia ficar a destoar [:D]

Aqui estão elas:

Não estão grande coisa pq a volta de hoje foi curtinha. Nem sei quantos km fiz mas nem aos 20 devo ter chegado. Foi só mesmo para experimentar as coisas. Até ver, tudo ok.
Logo vai levar uma banhoca pq chegou a casa toda porca fruto de vários cursos de água que atravessavam os caminhos que me obrigou a passa-los a vau (que chatice [:p]) e da lama que já se faz sentir.

Essas rodas ficam muito bem nesse quadro!
Foi pena não a teres trazido ao indo eu btt,o circuito das 6 horas de resistencia era muito giro!
Metade era na mata do fontelo com single traks e descidas bastante tecnicas e a outra metade era na pela zona historica de Viseu,zona da Sé,rua direita,etc
Hoje foi a prova de xcm com 40 kms de dificuldade média!
Estou todo partido!!!!

Foi pena não a teres trazido ao indo eu btt,o circuito das 6 horas de resistencia era muito giro!
Metade era na mata do fontelo com single traks e descidas bastante tecnicas e a outra metade era na pela zona historica de Viseu,zona da Sé,rua direita,etc
Estou todo partido!!!!

Foi pena.
Cheguei na sexta ao fim do dia e no sábado foi-me impossível estar cá antes das 18h. Há-de ter sido brutal a zona do fontelo.
Temos de combinar outra volta um dia destes. Aqui ou aí...

Obrigado pelo elogio.
Além de ficarem bem, perdeu bastante peso e espero ter ganho em fiabilidade.
Tenho de ver se aprendo a desmontar os cubos para lhes fazer manutenção.

Última edição:
Estou todo partido!!!!

Passou-me ao lado esse evento...ainda podia ter ido ver, já que resistência não é comigo[:D]

Voltar
Superior