Tópico do BTT

Ai, essas marcas na escora... [:p]
Não deviam ter acontecido, mas aconteceu...
São só na tinta.

Desde que isso me aconteceu que protegi essa zona com uma fita adesiva preta. Qualquer outro quadro que venha a passar pelas minhas mãos vai ter essa protecção antes que isso me aconteça.

Esses riscos foram todos numa só volta. Passámos várias ribeiras e a corrente deu em prender.

Óbvio, isso são marcas de uso, o quadro não é novo [;)] É certo que uma protecção da escora minimiza essas marcas, mas com o uso outras vão aparecer.

A protecção de escora não protege a zona onde estão os riscos.
É nesta zona que os chupões de corrente causam danos e raramente as protecções lá estão.

A protecção que tenho neste quadro é da Trek. Aliás, há poucas protecções que sirvam neste quadro, porque a escora não tem diâmetro regular. Ela estava lá (atrás) quando a corrente fez os riscos.
Depois disso utilizei uma fita de velcro larga, autocolante. Só a tirei agora para limpar o quadro. Não fica feia, e tem a vantagem de ser mais resistente do que as fitas adesivas. A corrente voltou lá algumas vezes, mas o velcro conseguia até evitar os chupões, porque a corrente passou a não caber entre a pedaleira e o quadro.

Óbvio que quando comprar o quadro novo ele vai levar com o velcro ainda antes de montar a pedaleira ;)

O melhor é cortar uma chapinha (até pode ser de uma lata de Coca Cola, neste caso do "avesso") colar com fita adesiva dupla e passar 2 zip ties por cima.

edununo essa ideia da chapa retirada de uma lata já a utilizei no passado, mas desisti visto que passado um tempo ficava com ferrugem. Agora na Believe coloquei uma protecção de escora normal, mas está puxada o mais para a frente possível para evitar danos desses. O certo é que até agora ainda não tive chupões da corrente, pelo que o quadro ainda está imaculado

Foto0306.jpg

E aqui está ela, agora já com as rodas de "inverno" [:D]. Resolvi dar uso ás BlackJack e dar algum descanso e poupar as FunWorks aos rigores do inverno (chuva e lama)

Foto0305.jpg

Notei alguma diferença no peso (são cerca de 700grs a mais), principalmente ao agarrar na bicicleta. A pedalar, notei alguma diferença no ganho de velocidade, aqui o peso extra nota-se, mas uma vez a rolar pouco se nota. Aliás, até se nota a qualidade dos cubos [;)]
Para breve vai levar o restante kit de Inverno, mas propriamente as luzes e reflectores nos raios, para se preparar para a época de nocturnos que está a começar.
Quando chegar a Primavera, vai fazer dieta e volta a ter as FunWorks. Se quiser fazer um pouco mais de dieta, tiro as câmaras de ar anti-furo da Decathlon e meto-lhe umas "normais", com essas mudanças (rodas e câmaras de ar) tiro-lhe facilmente mais de 1kg [:D]

Para o pessoal de Lisboa, em principio no Domingo vai haver um mini-encontro BTT Aho. Até agora temos dois inscritos (eu e o edias).
- Partida do Parque das Nações por volta das 8h.
- Partida da Povoa de Stª Iria por volta das 8:45.
- Objectivo: Sobralinho

Se alguém quiser ir é só dizer.

Last edited:
edununo essa ideia da chapa retirada de uma lata já a utilizei no passado, mas desisti visto que passado um tempo ficava com ferrugem. Agora na Believe coloquei uma protecção de escora normal, mas está puxada o mais para a frente possível para evitar danos desses. O certo é que até agora ainda não tive chupões da corrente, pelo que o quadro ainda está imaculado

View attachment 103391

E aqui está ela, agora já com as rodas de "inverno" [:D]. Resolvi dar uso ás BlackJack e dar algum descanso e poupar as FunWorks aos rigores do inverno (chuva e lama)

View attachment 103392

Notei alguma diferença no peso (são cerca de 700grs a mais), principalmente ao agarrar na bicicleta. A pedalar, notei alguma diferença no ganho de velocidade, aqui o peso extra nota-se, mas uma vez a rolar pouco se nota. Aliás, até se nota a qualidade dos cubos [;)]
Para breve vai levar o restante kit de Inverno, mas propriamente as luzes e reflectores nos raios, para se preparar para a época de nocturnos que está a começar.
Quando chegar a Primavera, vai fazer dieta e volta a ter as FunWorks. Se quiser fazer um pouco mais de dieta, tiro as câmaras de ar anti-furo da Decathlon e meto-lhe umas "normais", com essas mudanças (rodas e câmaras de ar) tiro-lhe facilmente mais de 1kg [:D]

Para o pessoal de Lisboa, em principio no Domingo vai haver um mini-encontro BTT Aho. Até agora temos dois inscritos (eu e o edias).
- Partida do Parque das Nações por volta das 8h.
- Partida da Povoa de Stª Iria por volta das 8:45.
- Objectivo: Sobralinho

Se alguém quiser ir é só dizer.

Está brutal... Mas essas rodas não são de free ride? Pelo menos, tenho ideia de existirem as sniper xc além das fr.
Vim agora de uma pequena volta que foi feita mais para testar a suspensão. Está mais "dura" pq deve ter um pouco de pressão a mais mas ao mesmo tempo acho que lê melhor o terreno. Parece contraditório mas não sei explicar melhor. Testei algumas afinações de rebound e aquela que mais me satisfaz é a posição na qual recupera mais rapidamente (tudo para a lebre).
De resto, nada de mais a apontar a não ser as minhas XT que já acusam alguns beijinhos a pedras e coisas do género. :s

E eu à rasca dos joelhos...! [8b] [s)]

Já repararam q estamos na pág. 500!?!?
Parabéns a todos os contribuintes...

Edd :)

Está brutal... Mas essas rodas não são de free ride? Pelo menos, tenho ideia de existirem as sniper xc além das fr.
...

Tens razão, são de free ride mas na altura em que as comprei (são de 2008, não te deixes enganar pelos autocolantes iguais ao modelo actual visto qeu fui eu que os troquei [;)]) só existiam as Sniper FR ou Sniper DH (Down Hill). Daí as minhas pesarem 2,3kg (mais coisa menos coisa) [;)] Se fosse hoje teria comprado as de XC, a robustez extra das FR não me faz falta.

Em relação à tua Recon estar mais "dura", tens que ver é o SAG para ver se está correcto para o teu peso.

Eddy cura os joelhos visto que vamos ter mais passeios para fazer (atenção que o ritmo vai ser soft) [;)]

E eu à rasca dos joelhos...! [8b] [s)]

Já repararam q estamos na pág. 500!?!?
Parabéns a todos os contribuintes...

Página 375 por aqui[:p]

Também ando com o joelho esquerdo a chatear, mas não é da bicicleta.

O melhor é cortar uma chapinha (até pode ser de uma lata de Coca Cola, neste caso do "avesso") colar com fita adesiva dupla e passar 2 zip ties por cima.

o melhor é (como eu tenho) fita de guiador de estrada bem enrolada na escora.
assim protege a escora toda desde a pedaleira até ao desviador, e até se pode escolher a cor que se quer.[;)]
nas pontas leva uma abraçadeira de plástico para evitar que descole

N, vou dar uma vista de olhos... mas recomendas?

Edit: MP enviada... vamos lá ver, é do msm modelo do q compraste?

Last edited:
Pelo preço é um bom negócio!

Mas eu não o comprava SÓ pela seguinte razão: o espigão que veio de origem na Cube do meu irmão também tinha esse "sistema de aperto" de apenas UM parafuso e era bastante chato regular o selim pois sempre que se estava a apertar a inclinação ia variando e nunca ficava como se queria. Solução: ficou com o espigão que vinha na minha Cube! [:D]

Actualmente o meu tb é de ajuste só c 1 parafuso e de facto é uma bela treta, ainda p cima eu dou-me melhor c o selim nivelado! C/ aquilo é p encaixes, num parece q aponta p/ cima no outro já parece q fica p/ baixo, é uma treta... [8b]
Eu aquele até me agrada pq n tem recuo e quero experimentar 1 assim. C esta compra matava dois coelhos de uma cajadada, hehe! [:D]

Ainda p cima penso q conheço o bacano.

Last edited:
Página 375 por aqui[:p]

Também ando com o joelho esquerdo a chatear, mas não é da bicicleta.
Mas isso és tu q andas a martelar o nº de págs., p/ quem tem 30 post p página (o q é definido p omissão pelo fórum) está na 500 pah!
Qd chegares à 500 avisa, fazemos outra vez "festa"!

C2.jpg

C1.jpg

C3.jpg

103420d1318616107-topico-do-btt-c2.jpg

103421d1318616127-topico-do-btt-c1.jpg

103422d1318616145-topico-do-btt-c3.jpg

Depois de umas voltas. :)

A grande diferença entre ambas está no conforto. Na Cube noto todas as pancadas da roda traseira. É bem mais saltitona. De resto a diferença de cerca de 400-450g é imperceptível.

Back