Tópico do BTT

Qual a suspensão?
Eu para uma suspensão de 100mm, colocava 20mm de SAG.
De qualquer modo, o que costumo fazer (tenho bomba para suspensões/amortecedores) é verificar no terreno como gosto mais dela e ir ajustando ao meu gosto. Não é apenas o SAG que define o funcionamento da suspensão, que tipo de ajustes tem a mesma?
Sempre me questionei como é que se faz isso (ajustar o sag) numa suspensão como a minha (Terralogic).

Eu optei por ir fazendo experiências. Quando achei que estava bem, não lhe mexi mais. Já nem me lembro de quando medi a pressão. Ela não tem por hábito perder ar.
Um dia destes tenho que a mandar para uma revisão. Aconselhas algum técnico? Será a Bicimax a melhor opção? Aquilo que noto é que a perna direita vai melando um pouco de óleo. Nada que se compare com outras que vi, mas prefiro fazer já antes que seja tarde.

É o mais certo, essas rodas são meninas para uns 1900g, mais os apertos, discos, cassete e esses pneus mandam-se para 600g + 300g das câmaras, tens quase 1kg em cada roda só em borracha...

Quando pensares em upgrades, começa por aí, pneus, rodas, etc.
Provavelmente tens razão em tudo.
Se não estou enganado indicavam 1850g para as rodas. Os pneus sei que são pesados, mas agarram bem e são resistentes.

Quando chegar a hora de mudar vou ter que ouvir opiniões. Não sei se devo converter para tubeless, ou se devo só mudar de pneus. Não sei até que ponto se justifica o investimento de converter.

Mudar de rodas, só se o Pai Natal trouxesse umas :P

Admiro a frieza, as "mãos" e a dose de loucura do pessoal que o faz mas, para mim, essas variantes de MTB não me dizem nada.
Quando eu penso numa bicicleta, não me cabe na cabeça algo que não sirva para subir ou que dificulte essa tarefa de sobremaneira que a torne praticamente impossível.
Cross-country e all mountain, tudo bem. Tudo o resto, não adoptaria como modalidade.

É uma Recon SL solo air.
Os ajustes é só a pressão do ar e o rebound.

Neste momento está com o SAG a cerca de 1cm e com o rebound no máximo de velocidade de recuperação.

Também tenho uma Rock Shox Recon. Há uns meses atrás aconteceu-me o mesmo , perdia ar , ficava toda um baixo ao pedalar em pé ,puxava-a -para cima à mão, ficava porreira durante um pouco , e depois voltava ao mesmo . . Foi para a oficina, e esta enviou para o representante ficou como nova l .Surpresa o preço 54 euros . Nem queria acreditar .Pelo discrição que fazes parece ser o mesmo . Cumps

Também tenho uma Rock Shox Recon. Há uns meses atrás aconteceu-me o mesmo , perdia ar , ficava toda um baixo ao pedalar em pé ,puxava-a -para cima à mão, ficava porreira durante um pouco , e depois voltava ao mesmo . . Foi para a oficina, e esta enviou para o representante ficou como nova l .Surpresa o preço 54 euros . Nem queria acreditar .Pelo discrição que fazes parece ser o mesmo . Cumps

Acho que não é bem a mesma coisa.
A minha, perdeu um pouco de ar. Nada de extraordinário.
Nunca ficou toda em baixo e muito menos tive de a puxar para cima à mão.

Isto deve ter a ver com o facto de lhe terem sido mudados os fluidos. Nunca, até então, tinha perdido. Dizem que é normal.

Acho que não é bem a mesma coisa.
A minha, perdeu um pouco de ar. Nada de extraordinário.
Nunca ficou toda em baixo e muito menos tive de a puxar para cima à mão.

Isto deve ter a ver com o facto de lhe terem sido mudados os fluidos. Nunca, até então, tinha perdido. Dizem que é normal.
Esperemos que não .Estranho (a bold)

Importei uns tracks para o GPS quer do wikiloc, gpsies e garmin connect.
Aparecem no mapa e tal. O pior é que estão muito pequenos. Em percursos de 40km, só pouco mais de 11 é que aparecem.
Alguém tem ideia do que se passa ou de como normalizar a situação?

Para substituir o disco da frente

2011-11-14192133.jpg

Passando o da frente 180mm para trás que está empenado.

Já resolvi ...virei a foto ao contrário no site do Hosting

[:D] Essa foi boa.

Voltando ao disco, vais ter um de 160mm à frente e um de 180mm atrás? Geralmente é ao contrario (disco maior à frente) visto esse ser o travão "mais importante".

Realmente não faz sentido ter o disco maior atrás.
Traveller depois diz o que achas desses Quad. Já os uso há mais de 1 ano e estou bastante satisfeito. Leves e com bom poder de travagem.

[:D] Essa foi boa.

Voltando ao disco, vais ter um de 160mm à frente e um de 180mm atrás? Geralmente é ao contrario (disco maior à frente) visto esse ser o travão "mais importante".

Realmente não faz sentido ter o disco maior atrás.
Traveller depois diz o que achas desses Quad. Já os uso há mais de 1 ano e estou bastante satisfeito. Leves e com bom poder de travagem.

Se calhar fiz 17€ de asneira, mas a questão é a seguinte.

Li ou disseram-me que discos maiores travam melhor mas empenam com mais facilidade, ora a minha ideia era mesmo evitar os tipicos "corta fiambres". Infelizmente atras a bina só dá para ter 180mm senão já la estaria outro de 160mm.

Contudo e agora vem a melhor parte do post, apesar de me saber que o travão da frente é o mais importante eu raramente travo com o da frente. Uso essencialmente o de tras para tudo, deixando o da frente para "toques". Eu sei porque ja tive esta conversa com muita mais experts do que eu que é ao contrario mas eu desde que era puto ouvia "Não traves com o da frente" e sendo um nabo e com pouca tecnica no mato, foi sendo o de tras a ser usado. Por isso até que os 160/180 não fica mal. Estou a tentar habituar-me a mudar este comportamento, mas não é fácil :)

Edununo este de 16o vem marcado com 83gr. O rapaz da loja disse-me para levar este que eram os que ele usava.

2011-11-14223022.jpg

Traveller, costumas fazer descidas prolongadas?
Acho que se as fizesses te habituavas logo a usar o da frente :P

Quando comprei o meu travão de trás LX foi na Fizzbikes, em promoção, e vinha com um disco de marca branca, ou da marca deles. Até era bonito e usei-o durante uns meses. Um dia subimos à Gardunha e descemos por um lado que são mais de 3 km a descer, e com boa inclinação.
Fui obrigado a parar uns metros antes do fim, porque algo de estranho se passava...

O meu travão de trás quase que ardia, hehe. O meu colega que ía atrás disse que mais parecia uma mota :P
Com pena minha não tirei foto, mas o disco ficou completamente amarelo (destemperou).

Isto aconteceu porque o disco não tinha qualidade mas também porque eu tinha pouca potência de travagem atrás. Apertei um pouco com ele e foi no que deu.

Em descidas prolongadas é fundamental usar bem o travão da frente ;)

Traveller, costumas fazer descidas prolongadas?
Acho que se as fizesses te habituavas logo a usar o da frente :P
......

Em descidas prolongadas é fundamental usar bem o travão da frente ;)

Costumo fazer algumas como a pedra amarela até à Barragem do rio da mula que são cerca de 4 kms sempre a descer....mas sempre a travar mais com o de tras...usando o da frente apenas qd sinto que a bike vai fugir.

Eu agora sei que estou a fazer mal....mas e dizer aos dedinhos que são os do lado esquerdo que tem que apertar os manipulos :)

Falando de manipulos. Como sabem troquei os meus XT 2011 por XT 2012. Numa primeira impressão noto que com estes manipulos os travões são muito mais progressivos, deixando de ser brutos como os anteriores.

Traveller . Só uma pergunta : o disco de 180 mm ao ser colocado na roda traseira, não roçará no escora ? Digo isto, porque nas minhas bicicletas os de 160 mm passam muito perto . Cumps

Back