Tópico do BTT

Bem pessoal, estou a escrever-vos de Tamel, que fica sensielmente a 20km de Ponte de Lima. Não conseguimos fazer a etapa que tinha-mos planeado porque infelizmente perdemo-nos na parte da manha [s)] O albergue tem excelentes condiçoes e gente simpática também.

A chuva tem sido uma loucura, sempre seguida e por vezes muito forte, lama com fartura, algum caminhos tranformaram-se em verdadeiros riachos.
Começamos com um grupo de 6 e neste momento já só somos 3 resistentes, o resto simplesmente não aguentou, com muita pena minha.

Fotos há muito poucas mesmo!

Amanha vamos continuar a nossa viagem que espero sinceramente conseguir acabar.
Cumprimentos[;)]

Força para o resto da viagem.

Eu fiz há 2 anos atrás, e gostei muito. Amanhã espera-vos uma manhã mais complicada, mas vai dar gosto chegar lá cima. [;)]

Também fui hoje ao Lidl, Luvas, óculos(3 lentes) e meias :)

Vou esperar para ver as meias do Aldi:

meias_freestyle_normal_1742.jpg

São 1€ mais baratas. [:D]

Pelo que sei o Caminho Litoral tem partes que coincide com o Central. Se partires do Porto o caminho coincide até um local (Rates?) e depois aí segue em direcção ao Litoral. Depois volta a juntar ao Central penso que em Valença. A partir daí é igual ao Central.

O Caminho Central não começa no Porto. O seu início é em Lisboa mas não sei ao certo onde.

Agent, entretanto pesquisei no forum da modalidade deste tópico e encontrei uma imagem com um mapa. A ver se ajuda.

View attachment 113354

Obrigado pelo mapa. :)
O Caminho do Tejo que começa em Lisboa tem início na Torre Vasco da Gama e depois segue em direcção a Santarém, tal como no mapa que colocaste.

Só ainda não consegui perceber se a GR11 (E9) é a mesma base do Caminho de Santiago pelo litoral.
Aparentemente tem troços em comum mas parece haver zonas em que são trilhos distintos.
Sabes, por exemplo, se esses troços que estão no mapa têm sinalização própria ao longo do percurso?

De qualquer forma, a pesquisa de informação continua. :)
É muito mais interessante fazer este tipo de trajectos por trilhos fora de estrada do que em alcatrão daí as minhas perguntas "chatas". :sh)[:D]

Bem pessoal, estou a escrever-vos de Tamel, que fica sensielmente a 20km de Ponte de Lima. Não conseguimos fazer a etapa que tinha-mos planeado porque infelizmente perdemo-nos na parte da manha [s)] O albergue tem excelentes condiçoes e gente simpática também.

A chuva tem sido uma loucura, sempre seguida e por vezes muito forte, lama com fartura, algum caminhos tranformaram-se em verdadeiros riachos.
Começamos com um grupo de 6 e neste momento já só somos 3 resistentes, o resto simplesmente não aguentou, com muita pena minha.

Fotos há muito poucas mesmo!

Amanha vamos continuar a nossa viagem que espero sinceramente conseguir acabar.
Cumprimentos[;)]

Força no pedal! :)

Ânimo! [:cool:]

Obrigado pelo mapa. :)
O Caminho do Tejo que começa em Lisboa tem início na Torre Vasco da Gama e depois segue em direcção a Santarém, tal como no mapa que colocaste.

Só ainda não consegui perceber se a GR11 (E9) é a mesma base do Caminho de Santiago pelo litoral.
Aparentemente tem troços em comum mas parece haver zonas em que são trilhos distintos.
Sabes, por exemplo, se esses troços que estão no mapa têm sinalização própria ao longo do percurso?

De qualquer forma, a pesquisa de informação continua. :)
É muito mais interessante fazer este tipo de trajectos por trilhos fora de estrada do que em alcatrão daí as minhas perguntas "chatas". :sh)[:D]

Os Caminhos de Santiago têm uma sinalização própria que consiste numas setas amarelas e umas conchas que indicam o Caminho para Santiago.
Pelo que já li existe também uma sinalização que indica o Caminho, mas no sentido contrário. Penso que sirva para os peregrinos que se desloquem de Santiago para Fátima. Mas isto não tenho a certeza se é assim.

Tens neste site informação sobre os Caminhos

http://www.caminhoportuguesdesantiago.com/PT/caminho.php

Hoje foi dia de compras no Lidl:

- Uns sapatos, excelentes para o preço que custaram
- Umas luvas que aparentam ser bem confortáveis
- Um ciclómetro

Tive igualmente que por de parte definitivamente o WTB Weirwolf. Já a semana passada tinha tido um furo e hoje ao sair de casa vi que tinha pneu traseiro novamente em baixo. Lá desmontei aquela treta e ao passar os dedos pelo interior do pneu, descobri que a malha do pneu cedeu e um pequeníssimo arame me estava a furar as câmaras de ar. Voltou ao serviço um Rocket Ron complemente slick mas vai ter que aguentar mais uns tempos...

eu fui ao Lidl local às 9h30 e os sapatos já tinham ido todos [8b][8b][8b][8b]

só para referência, que nº compraste (em relação ao teu habitual?)

speccy

O meu número no calçado normal é o 42, os que comprei agora no Lidl são o 40 e ficam perfeitos. Eu já tinha ficado queimado numa das últimas vezes visto que tinha comprado uns 41 e sempre me ficaram ligeiramente grandes. [;)]

EDIT: Ontem cheguei ao Lidl ás 8:58 e já estava cheio de gente à porta, ciclistas visto que o parque era só carros com suportes no tejadilho. Vi logo o caso mal parado. Quando abriu a porta, alguns até correram, pensei logo "já foste". Mas afinal quando lá cheguei, ninguém tinha ido aos sapatos, era para as outras coisas :)

Last edited:
ui, compraste MENOR do que o teu habitual em calçado comum?

sempre ouvi falar num ou dois nºs ACIMA neste tipo de calçado :-o

agora fiquei baralhado, se alguem mais tiver deste calçado do Lidl e quiser acrescentar a sua experiencia agradeço

speccy

Exacto, foi 2 números abaixo do habitual, nos Shimano por exemplo tem que ser o 43, mas nos Sidi tenho uns 43 e o ideal é o 42, ou seja, igual ao calçado normal. Isso dos tamanhos depende muito da marca [;)]
Andava a namorar uns Northwave para comprar online, mas sem experimentar não faço a mínima ideia de qual é o tamanho ideal para mim [8b]

Exacto, foi 2 números abaixo do habitual, nos Shimano por exemplo tem que ser o 43, mas nos Sidi tenho uns 43 e o ideal é o 42, ou seja, igual ao calçado normal. Isso dos tamanhos depende muito da marca [;)]
Andava a namorar uns Northwave para comprar online, mas sem experimentar não faço a mínima ideia de qual é o tamanho ideal para mim [8b]

Passa na Kombina e experimenta [;)]

ui, compraste MENOR do que o teu habitual em calçado comum?

sempre ouvi falar num ou dois nºs ACIMA neste tipo de calçado :-o

agora fiquei baralhado, se alguem mais tiver deste calçado do Lidl e quiser acrescentar a sua experiencia agradeço

speccy

Olha eu em normal calço 44, os meus shimano são 45 e são à conta, estes do lidl comprei 44 e mesmo com 2 pares de meias estão me bons! Gostei bastante deles por 15e acho que estão brutais, apenas lhe fiz uma modificação que foi tirar as bostas de cola que usaram para segurar a palminha porque fazia altos e aleijava o pé...agora tão 5 estrelas! :cool:

Malta, estou com um problema na suspensão. Basta por as mãos no guiador que a suspensão baixa ligeiramente entre 15 a 20mm (+/-), e depois não sobe para a posição normal e tenho que fazer força para cima para ela subir e ficar na posição normal (100 mm).

Será da mola, ou falta de lubrificação?

A suspensão é fraquinha (suntour xcr), mas mesmo assim não é normal ainda por cima sendo nova....

São muito altas para o meu gosto :)

O meu número no calçado normal é o 42, os que comprei agora no Lidl são o 40 e ficam perfeitos. Eu já tinha ficado queimado numa das últimas vezes visto que tinha comprado uns 41 e sempre me ficaram ligeiramente grandes. [;)]

EDIT: Ontem cheguei ao Lidl ás 8:58 e já estava cheio de gente à porta, ciclistas visto que o parque era só carros com suportes no tejadilho. Vi logo o caso mal parado. Quando abriu a porta, alguns até correram, pensei logo "já foste". Mas afinal quando lá cheguei, ninguém tinha ido aos sapatos, era para as outras coisas :)
Eu vi lá uns sapatos 44, como calço o 46 nem liguei, agora com o teu relato estou na dúvida, logo quando sair passo no Lidl para ver se ainda há e se me servem :) são muito porreiros para o preço :)

Malta, estou com um problema na suspensão. Basta por as mãos no guiador que a suspensão baixa ligeiramente entre 15 a 20mm (+/-), e depois não sobe para a posição normal e tenho que fazer força para cima para ela subir e ficar na posição normal (100 mm).

Será da mola, ou falta de lubrificação?

A suspensão é fraquinha (suntour xcr), mas mesmo assim não é normal ainda por cima sendo nova....

Pode ser a mola ou algum componente partido, não sei até que ponto partilha peças com a XCM, abre a tampa da mola e vê como é que ela está.

Eu vi lá uns sapatos 44, como calço o 46 nem liguei, agora com o teu relato estou na dúvida, logo quando sair passo no Lidl para ver se ainda há e se me servem :) são muito porreiros para o preço :)
Dúvida tirada, infelizmente nem nos meus melhores sonhos o pé entrava naquele 44 :(

Alguém me sabe indicar qual a pressão adequada num manitou radium para um peso à volta dos 75kg? Tenho 100psi. Será muito, pouco...
Rider chamado à recepção...

Alguém me sabe indicar qual a pressão adequada num manitou radium para um peso à volta dos 75kg? Tenho 100psi. Será muito, pouco...
Rider chamado à recepção...

http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j...o4C4Dg&usg=AFQjCNF84O1cUW9rFId5ofXuL-UVYYsp8Q

Neste PDF de 2008 recomendam um SAG de 25 a 30% para XC e uma pressão entre 50 a 70% do valor do teu peso em libras.
75kg são 165 lbs. Logo deves colocar entre 82.5 e 115 PSI. Se isto se mantiver eu começaria nos 100 PSI e ia testando.

Back