Tópico do BTT

Já não ando de bike há uns meses valentes.
Foi ver a bike e vi que tenho os travoes hidraulicos presos. As rodas não roda livremente.

Será entrada de humidade ou algo do genero?
O que aconselham fazer?

obg

Já não ando de bike há uns meses valentes.
Foi ver a bike e vi que tenho os travoes hidraulicos presos. As rodas não roda livremente.

Será entrada de humidade ou algo do genero?
O que aconselham fazer?

obg

Tira-los, tentar abrir as maxilas, coloca-los e ver se funcionam, se não funcionarem, sangrar e repetir o processo.

Tira-los, tentar abrir as maxilas, coloca-los e ver se funcionam, se não funcionarem, sangrar e repetir o processo.

Da ultima vez, aconteceu-me o mesmo só no travão traseiro.
Eu desenrosquei um pouco uma das porcas do cabo e ao apertar o travão saiu oleo. Voltei a apertar e resolveu.
Estou a pensar voltar a fazer o mesmo, há algum problema em fazer isto ?

Pode entrar ar para o circuito e aí é pior a emenda que o soneto!

Retira a pinça e faz alavanca com uma chave de fendas grande para abrir as pastilhas..

Da ultima vez, aconteceu-me o mesmo só no travão traseiro.
Eu desenrosquei um pouco uma das porcas do cabo e ao apertar o travão saiu oleo. Voltei a apertar e resolveu.
Estou a pensar voltar a fazer o mesmo, há algum problema em fazer isto ?

Podes estar a colocar ar na linha.

É estranho porque o óleo não nasce nos travões, mas experimenta, aconselho-te a bombeares as manetas algumas vezes depois de os apertares, para ver se ficam a funcionar.

Podes estar a colocar ar na linha.

É estranho porque o óleo não nasce nos travões, mas experimenta, aconselho-te a bombeares as manetas algumas vezes depois de os apertares, para ver se ficam a funcionar.

Pois e se entrar ar, há o risco de travar e deixar de travar de repente, certo?

Devem estar a deixar entrar humidade ou algo do genero, para estarem a ficar apertados.[s)]

Pois e se entrar ar, há o risco de travar e deixar de travar de repente, certo?

Devem estar a deixar entrar humidade ou algo do genero, para estarem a ficar apertados.[s)]

Se a linha tiver ar sim, vais acabar por comprimir o ar em vez do óleo, e isto acontece de forma gradual, podes ir a descer e levar a maneta até ao punho e não travar nada.

Lowrize instalado. Ainda não experimentei bem, só uma voltinha na rua, mas parece que ganhei em conforto. E assentou na bike melhor do que estava à espera.

A apertar o parafuso que segura o cabo do bloqueio do amortecedor, moí-lhe a cabeça e agora aperto, caput.
O parafuso é minúsculo tipo o que a rockshox usa nas suspensões para segurar o cabo dos bloqueadores remotos, mas numa medida abaixo(pelo menos a chave é uma medida abaixo) Alguém sabe onde poderei arranjar um da mesma medida sem ser em lojas de bikes?

EDIT: Problema resolvido...

Last edited:
Pedro,
Andas sempre a dar cabo dos parafusos... acho que é melhor começares a ter mais cuidado! [:D]

Edd :)

A chave só consegue encaixar num dos lados e é precisamente desse lado que não consegue dar o aperto necessário. No outro lado, não entra sequer. As chaves allen não têm a mesma "grossura" em ambos os lados?
Mas lá consegui encontrar outra que é o meio termo e que encaixa perfeitamente.

O osso

Até ficou bem. Esse quadro é para suspas de 100mm certo? Num quadro desses um recto também não fica mal. Já num de 120 ou mais, acho mais interessante um sobre-elevado, quer funcionalmente e até esteticamente.

Com a chegada do tempo quente, troquei a fita do guiador da bike de estrada por uma mais espessa e mais confortável. Assim dá para andar sem luvas ou com luvas finas e sem dedos.
Escolhi a dual tape da Fizik em azul e preto.

A montagem normal é esta:

fizik_dual_tape6.jpg

Vi esta foto na net e detestei.

Enrolei a fita de outra forma, e por falar em enrolar, só tenho a dizer que é uma tarefa quase hercúlea. A fita não estica, tem pouco adesivo e ganha rugas facilmente ao enrolar. Ao fim de 3 ou 4 tentativas ficou minimamente decente.

36742043.jpg

Aspecto geral da máquina.

44087606.jpg

Last edited:
Back