Tópico do BTT

A Canyon já está em Benavente, Spain! :)

Em relação à conversão tubeless os kits são muito caros (pelo menos nas lojas mais acessíveis para mim).

Na Kombina pediram-me 65€ por converter as 2 rodas dass!

Experiências com conversões caseiras têm?

Imagino a pilha de "nerves"... vai lá buscá-la...! [:D]

Quanto à conversão estilo "Cova da Moura", eu guiei-me por um tópico lá do outro "sitio" que tem posts de btt e tal...[;)] keywords: tubeless+caseiro

Menos peso (embora com um bom pneu UST, possa até nem haver grande redução. Existem pneus UST ou Tl ready mais pesados)

Possibilidade de usar pressões mais baixas
Os pneus UST como podem usar pressões mais baixas, pode notar-se melhor "grip" e deformação em terrenos mais agestes.

Menos furos (embora com câmaras de gel vá dar ao mesmo, sacrificando algumas gramas mais no conjunto)

Eu, pesando as vantagens e desvantagens, acho que é mais uma moda...
E, talvez seja importante saberes. Para conseguires montar o tubeless, no primeiro enchimento tens que ter um compressor.

Os pesos dos conjuntos serão ela por ela?

Os pesos dos conjuntos serão ela por ela?

Vai sempre depender do peso/tipo do pneu e se foi através de conversão.
Por norma poupam-se sempre algumas gramas (pode ir até às 300 ou +).

Agora, numa conversão tem que se somar o peso do liquido, da fita e das válvulas. E por vezes este somatório vai quase dar o mesmo de uma câmara de ar leve.

No caso de aros já preparados para UST, a poupança é mais evidente.

Last edited:
Eu converto as minhas com as válvulas como é óbvio e com fita isoladora da 3M, nada mais.....

É o que estou a pensar fazer.

Tiras a fita que vem ou deixas ficar e pões a 3M por cima? E o liquido qual costumas usar?

Imagino a pilha de "nerves"... vai lá buscá-la...! [:D]

Quanto à conversão estilo "Cova da Moura", eu guiei-me por um tópico lá do outro "sitio" que tem posts de btt e tal...[;)] keywords: tubeless+caseiro

Sim já conheço o tópico, até com fita dos xineses há exemplos de conversões! :o

Já usei câmara de ar sem líquido, com líquido, convertido com pneu não UST e convertido com pneu UST com e sem líquido.

Todos têm vantagens e desvantagens, mas uma jante apropriada ao efeito (com a tal fita amarela+válvula+líquido) + UST "à homme" (com uma espessura superior...2x/3x mais do que um pneu não UST) é uma combinação quase à prova de falhas e acidentes...só tem o problema do peso.

Uma das desvantagens que não gostei das câmaras com líquido é que passado um(uns) ano(s) vão para o lixo com o líquido meio seco.

É o que estou a pensar fazer.

Tiras a fita que vem ou deixas ficar e pões a 3M por cima? E o liquido qual costumas usar?

Sim já conheço o tópico, até com fita dos xineses há exemplos de conversões! :o

A fita sai.
O liquido é NoTubes, para mim de longe o melhor que experimentei.

Last edited:
......
E, talvez seja importante saberes. Para conseguires montar o tubeless, no primeiro enchimento tens que ter um compressor.

E porque é que o 1º enchimento tem de ser com um compressor???

Tudo depende do pneu que usar e da bomba que tiver (de preferência de pé)...

Alguns nem com compressor lá vai, outros até com bomba das pequenas dá....

O tubless só não é melhor para quem gostar de andar com pressões muito elevadas correndo o risco de mais facilmente derrapar em curvas, ter menor aderência e ter mais hipóteses de furar/trilhar, não ter conforto, ter dor de mão, dor de braços, de resto é só vantagens....

Se calhar sou eu que sou azelha... :sh)

Não és[:p]

Depende do pneu, jante e kit tubeless usado.

Por exemplo, com o kit notubes, a espessura da borracha de isolamento diminui bastante o espaço por onde o ar pode sair e aí dá para colocar um pneu normal e encher à mão a primeira vez. Já com pneu tubeless e usando apenas a fita de isolamento da jante tenho de fazer com compressor.

Não és azelha, depende muito do tipo de utilização que se dá à bike.
Dou-te o meu exemplo da primeira vezn que saí com câmara de ar furei, porque estava habituado ao pneu tubless (mais resistente que os normais) e subi um passeio como subia normalmente. Resultado: furei logo, ou melhor trilhei a câmara em 2 lados, com a pressão igual à que utilizava com o tubless.
A subir escadas, com a NOMAD é só apontar nem é necessária técnica, é dar força e ela sobe, acontece que furei, meto câmara de ar e resultado trilhei os pneus tubless em 6 locais distintos, nunca sequer tinha furado quando subia as escadas com tubless...
No meio do monte como é lógico para quem vai depressa (ou mesmo devagar) muitas pedras não se conseguem evitar, ou se utilizam pressões elevadas com as quais não consegues (ou é muito mais dificil) controlar a bike ou então corres o risco de trilhar...
Curvas agora de verão com terreno mais solto são muito mais faceis de efectuar com pressões baixas do que com pressões muito elevadas...
Muitas horas e zonas muito acidentadas são mais faceis de suportar com pressões mais baixas....
Paralelo é muito mais facil de transpor com pressões mais baixas...

Agora os pesos depende do tipo de pneu....

Que pressões utilizas nas câmaras de ar?

Nunca consegui.

Com conversão, ghetto style, com kit, sem kit, com pneu UST, com pneus normais, só lá vai com uma bombada a 40 psi ou CO2.

E para ser sincero, embora mais pesadas, umas camaras com gel têm resolvido.
De momento não uso tubeless. Os últimos foram uns Ignitor que aguentaram um ano sem furos, mas por preguiça, quando retirei o noTubes, optei pelas câmaras que estavam à mão...

foto0918.jpg

A cota .

O bichinho está cá, graças ao patrão ( Gaspar) não há € para sonhos mais altos [s)] .

A minha pasteleira pesa cerca de 12 kg e 200 g , é muito ?
Já agora , sites para comprar material de ciclismo, o que é que recomendam ?

Nunca consegui.

Com conversão, ghetto style, com kit, sem kit, com pneu UST, com pneus normais, só lá vai com uma bombada a 40 psi ou CO2.

E para ser sincero, embora mais pesadas, umas camaras com gel têm resolvido.
De momento não uso tubeless. Os últimos foram uns Ignitor que aguentaram um ano sem furos, mas por preguiça, quando retirei o noTubes, optei pelas câmaras que estavam à mão...

Estamos a falar de que peso num conjunto de 2 câmaras + gel???

Quando converti as minhas rodas para tubeless tive de usar o compressor....
Quando falam em pressões mais baixas, falam em quantos bar? Eu agora que uso tubeless ponho cerca de 3bar.

Não sei se bicicleta cabe na casa de banho :sh) nem se a mulher deixa levar a balança (toda XPTO) para a garagem :sh)
leva a de cozinha, então. tens é que desmontar a bicla e pesar cada componente... e mesmo assim não sei como farias com os aros e o quadro...

sempre disposto a ajudar com ideias brilhantes. [:)]

Back