[

]
já todos passámos por isto
vou-te dar a minha opinião:
- riscaria as 26"; presumo que seja um investimento a longo prazo
- tens que optar entre imagem e equipamento. eu tive uma RR8.1 durante 3 anos e 10000 km (!!!). era uma HT
pelo que paguei (600€) se quisesse uma de "marca" pagaria mais 200, 300, 400€. não era bonita, mas tb não era feia. e em boa verdade, quando se pedala, só se vê o tubo horizontal e o guiador...
- tive uma FS durante 1 ano e quase 4000km. uma sunn que me deu algumas dores de cabeça com o quadro. era confortável e tinha uma geometria que transmitia segurança a descer.
- saí das 26" e entrei no mundo 29", e logo com uma maratona. regressei às HT.
em terrenos roladores com buracos, senti saudades da FS. mas nada que não se aguentasse. mas é um espectaculo a subir. por isso provavelmente o ideal será uma FS 29".
uma boa hipótese seria uma HT de carbono. por 1700€ já compras.
27.5" ou 29"? não sei! o ideal era experimentares... mas quem sou eu para o dizer? eu comprei sem experimentar!
em qualquer dos casos (26, 27.5 ou 29), entre uma FS com susp mola ou uma HT com uma boa susp a ar e boas rodas, e pelo mesmo preço, eu iria pela última.
a não ser que queiras comprar uma FS mais barata agora e depois ires comprando componentes melhores. p.e. trocar essa XC30 por uma reba. só nisso tiras 700gr (assim de cor).
o nunomcciiii, se bem me lembro, começou por uma de gama baixa e foi trocando peças. depois trocou tudo mesmo e comprou uma canyon.
se calhar, se soubesse na altura o que sabe agora, teria comprado logo a canyon (estou certo?)