[Desporto] Tópico do Ciclismo [ESTRADA]

Ando muito de bicicleta, quer dizer, uns 100 km/semana vá :LOL: Mas é meio BTT meio alcatrão.
Nunca gostei de multidões mas infiltrava-me aí no meio se fosse pa tentar ganhar uma bicla dessas , deve dar uma velocidade brutal de forma fácil...:cool:
Nao sei quanto custa uma bicla dessas sobretudo se ja for de mudanças electricas mas em qq site da especialidade alegremente andam nos largos milhares de euros.
Segundo uns vídeos do YT as mais em conta do World Tour são as XDS da Astana, mesmo assim acima dos 8500. As mais caras são as Trek e as Colnago, bem acima dos 15000. Podem dar mais de 100/hora, mas não é aconselhável. A 60 ou 70 numa bicla já é bem mais perigoso que a 300 num fórmula 1. Em compensação, se fores trabalhar todos os dias numa é muito mais seguro, porque as filas de carros estão quase sempre paradas. E poupas em transporte, em ginásio e em tempo.

Noticia terrível! Um jovem com todos os sonhos pela frente perde a vida diria que de forma quase estúpida.
Eu assisti à prova em Braga, já fora da cidade, ainda não era conhecida a noticia, embora a parte final do cortejo pareceu-me estranha, não se chegou a perceber bem se era o fim, os próprios GNRs ficaram na dúvida. Sabendo do acidente percebe-se melhor o porquê, deviam faltar alguns carros. Normalmente havia carro vassoura, não sei se aos dias de hoje há.
Naquele local cortaram o transito todo 20 minutos antes e passaram dezenas de viaturas e motos, só da GNR umas 10 sempre com sirenes, pelo que quem esteja nas redondezas é quase impossível não dar conta do aparato. E bastante gente nas bermas da estrada.
Para haver um acidente destes tem que haver mesmo muito azar, seja de que forma o mesmo foi.

Verdade, nova organização e o pior aconteceu logo no primeiro ano.
E sim, ainda existe carro vassoura.
Ver anexo 14728762
Já percebi por comentários nas redes sociais que existe. Por norma o carro vassoura e policia no fim.
Pelo que o que posso dizer é que pelo menos onde eu estava os carros arrancaram sem que tivesse passado qualquer carro vassoura ou algo do género. Algum pessoal ainda foi ficando à espera de passar algo mais. Passaram 2 ciclistas isolados e depois o pelotão, não faço ideia se havia mais alguém para trás. Eu esperei 4 ou 5 minutos e não vinha ninguém deduzi que tivesse terminado, até porque os carros que foram encostando na estrada foram andando.
No fim além dos carros das bicicletas vinham ambulâncias e nada mais.
Não sei como fazem nas outras voltas para controlar pequenos acessos, parece-me impossível meter fitas naqueles 20 minutos antes ou ter alguém em todos eles, não há policia suficiente.
A única hipótese é haver voluntários que cada cidade poderia ter nas estradas, com uma oferta de uma t-shirt ou algo do género certamente arranjavam pessoal, como se faz nalgumas provas de atletismo mais amadoras.

A todos os horrores desta tragédia soma-se o de a Volta ter ficado manchada, provavelmente pra sempre, e Portugal transformado num país proscrito pra o ciclismo. E logo este ano, em que já se falava de subida de escalão, mais dias, mais etapas, mais equipas internacionais, mais pontos UCI.
Foi tudo por àgua abaixo, e só os sem vergonhas das ACAPs e dos ACPs e restante lobby automóvel festejam - “estão a ver, estão a ver, como é perigoso andar de bicicleta?” Depois de terem sido eles a fornecer a arma do crime, com as mãos todas manchadas de sangue.

A todos os horrores desta tragédia soma-se o de a Volta ter ficado manchada, provavelmente pra sempre, e Portugal transformado num país proscrito pra o ciclismo. E logo este ano, em que já se falava de subida de escalão, mais dias, mais etapas, mais equipas internacionais, mais pontos UCI.
Foi tudo por àgua abaixo, e só os sem vergonhas das ACAPs e dos ACPs e restante lobby automóvel festejam - “estão a ver, estão a ver, como é perigoso andar de bicicleta?” Depois de terem sido eles a fornecer a arma do crime, com as mãos todas manchadas de sangue.

Para subir de escalão, talvez.

Mas mais dias e mais etapas, não.

A nossa volta depois das três grandes, já é aquela com mais etapas na Europa.

Normalmente fala-se em passar para uma semana como são a restantes.

Que filme. Não vejo ninguém a festejar.
Foi um acidente que já aconteceu noutros lados da europa, felizmente sem mortos.
Hoje o miúdo teve ainda o azar de ser numa curva e não ter hipótese nenhuma de ver o carro na estrada que é o que acontece na maioria das vezes nestes casos de invasões de pista.
Entretanto já vi vídeos de ciclistas a passar pelo meio do trânsito em Braga, os policias por erro abriram a estrada antes de todos passarem.
falta de preparação/informação, associada ao pessoal que está preso no trânsito e quer passar, que provavelmente foi o que aconteceu com este senhor.

O que me surpreende é não haver mais acidentes similares a este, não só em Portugal como em todos os países. Por muito que se tente, é completamente impossível controlar todos os acessos e todas as casas ao longo de 200Km, e existem sempre pessoas que por algum motivo não percebem o que se passa. Idosos, pessoas com problemas auditivos, pessoas mais distraídas ou que estão a usar auscultadores, etc etc...

Imaginando uma localidade qualquer com centenas de casas à beira da estrada, é perfeitamente possível que alguém saia de casa sem saber que a prova está a acontecer, principalmente depois da passagem do pelotão principal, o que foi o caso no dia de ontem. Não acredito que o motorista do carro soubesse da realização da prova, resta saber porque. E no limite, pode até não ter nenhuma responsabilidade no acidente.

Aí é que está a questão: culpa da organização ou do condutor do carro, por negligência, desconhecimento ou por ter ostensivamente desrespeitado as regras, pensando que não ia acontecer nada?

Voltar
Superior