Tópico do Dakar

Audi Sport
Rocks and punctures were the story of the day: The second stage of the 2023 Dakar Rally challenged everyone involved. Carlos Sainz (#207) suffered one puncture and took it easy, finishing third today and he continues to lead overall. Stéphane Peterhansel (#204) had two punctures and set the 15th-fastest time, while Mattias Ekström (#211) had three punctures and made it to the stage finish in 19th, but he still needs to be given time back for stopping to help a fallen motorcycle rider.​
.

Para ti o ter barulho é um acontecimento binário...

Mas no mundo de quem realmente aprecia este tipo de máquinas, existe barulhos e barulhos...

Pra mim que gosto de barulho de carros de corrida é... o Audi é semelhante a um carro com caixa CVT de prego a fundo, e não me me lembro de ouvir nenhum entusiasta automóvel a dizer que as caixas CVT eram interessantes.

Ou seduz-te ouvir um gerador de 4 cilindros constantemente a 6000rpm?

eu gosto de ouvir os motores a saltar de rotaçoes pelas mudanças fora. Aliás, há até muitos carros de "saltar rotações" que tem um barulho enfadonho, os diesel que correram no dakar e em lemans são exeplo disso...

Pavaroti e Maria leal são ambos musica, para ti tem a mesma qualidade, para mim não.

Obviamente que prefiro um bom barulho/som mas entre um mau ou a inexistência dele, acho que o mau é mais seguro e melhor para o piloto.
E já agora, Maria Leal nem qualifica como musica.

Obviamente que prefiro um bom barulho/som mas entre um mau ou a inexistência dele, acho que o mau é mais seguro e melhor para o piloto.
E já agora, Maria Leal nem qualifica como musica.

Acho que a transmissão de engrenagens retas já guincha o suficiente para se ser ouvido tal como os formula E.

Além disso o objetivo de ter um 4 cilindros a "bufar" a 6000rpm é para carregar as baterias, não propriamente para servir de sentinela.

Audis a sofrer muitos furos. Será o peso adicional do EV a pagar a fatura no esforço da borracha? A Seco pesam mais 150kg que o peso minimo de 2000kg da regulamentação, que já foi aumentado este ano, no ano passado penso que eram 1915kg ou algo do género...

Espero que não se ponham a aumentar peso todo os anos até os EVs conseguirem ganhar, era uma grande fantuchada, tipo o WEC a fazer a cagada dos diesel ganhar a força toda.

Audis a sofrer muitos furos. Será o peso adicional do EV a pagar a fatura no esforço da borracha? A Seco pesam mais 150kg que o peso minimo de 2000kg da regulamentação, que já foi aumentado este ano, no ano passado penso que eram 1915kg ou algo do género...

Espero que não se ponham a aumentar peso todo os anos até os EVs conseguirem ganhar, era uma grande fantuchada, tipo o WEC a fazer a cagada dos diesel ganhar a força toda.

Audis? Os BRX foram ainda pior. Terranova ficou sem pneus e Loeb perdeu 1h30, já com um emprestado pelo 1º.

O peso o ano passado para os Audi era de 2.000 e este ano foi aumentado para 2.100.

O peso o ano passado para os Audi era de 2.000 e este ano foi aumentado para 2.100.

Em nenhum dos anos, incluindo este eles conseguiram atingir esse peso. O do ano passado era pesadissimo, e o deste ano pesa 2150kg a seco. Ou seja, os elétricos até são ajudados porque os ICE andam com lastro e os eletricos não, ou seja, a diferença de peso devia ser muito maior.

O Carlos Sainz andava-se a queixar do peso minimo aumentados para os EV's e sem razão. Primeiro porque nem os afeta porque não o conseguem atingir, segundo porque os ICE são muito mais prejudicados. A diferença de peso real do elétrico para um ICE não são os 100kg "simulados" pelo regulamento, devem ser prai 300 ou 400kg (ou mais). Uma Hilux ou o BRX nunca na vida pesa perto de 2000kg, aquilo é um chassis em carbono e o resto é tubular. Se não houvesse pesos mínimos, não uma hilux se calhar não pesava mais de 1500 ou 1600kg (digo eu).

image.png

Isto parece-me que de ano para ano, vão andar a capar os carros a combustão para os elétricos ficarem artificialmente competitios, tal como faziam em Lemans para os diesel ganhar. Os regulamentos querem vacas a ganhar a cavalos, então de ano para ano vão atando cada vez mais as pernas dos cavalos, até as vacas conseguirem ganhar...

É triste mas é assim.

E não sou nada contra EV's, se vão ver os meus últimos posts aqui no forum é quase sempre a defender carros elétricos face aos ICE para pessoal que quer carros de dia a dia. EV é top para carro pessoal, mas para corridas não presta... Pesados, não têm autonomia, e como desporto de espetacularidade não trazem nada, aliás, retiram espetacularidade.

EV's não estão prontos para ser competitivos em corridas que sejam mais que andar meia duzia de metros.​

Alguém viu o vídeo do Sainz jr. a avisar o Sainz por causa de uma vala/desnível?!
Comentam que evitou um desastre?!

Não vi desnível significante...

Um piloto com o palmarés do Sainz a precisar destes avisos LoL

Que tansos a beber chazinho......

Alguém é capaz de levar umas imagens de Arganil, Sintra nos anos 80, ou do norte a mostrar como se assite ao rali ?

No minimo era pôr ali um naco de camelo no espeto pah.....

Ontem os 2 primeiros já tinham mais de 20m de avanço.

Hoje levam os dois com problemas.

Este Dakar está a ser duríssimo.
Já diziam e bem... Um tipo não ganha o Dakar... os outros é que o perdem.

Back