Tópico do DTM

Em termos de carros de turismos tenho sido muito mais fã do WTCC do que do DTM, aquilo dividido por duas marcas, grandes campanhas de markting associadas, show-off a mais e competição a menos.

Até fui ver ao Estoril em 2004 e gostei, mas depois via algumas corridas na televisaõ, mas dava-me sempre a sensação a falso, vinha sempre a questão das marcas para além de concorreram também serem organizadoras, até onde ia a organização.

Porém ontem até estava a acontecer o contrário, as corridas do WTCC não foram nada de especial e inicialmente a do DTM até estava a ser uma corrida bem animada, mas com o desenrolar da mesma começou a azedar e realmente aquilo foram toques a mais e o caldo entornou-se.

Vamos ver no que vai dar.

Aquilo ontem, realmente, foi "violento" [:D].
O comentador da Sporttv disse que a Mercedes tinha se queixado de "condução agressiva" por parte dos pilotos da audi , penso que na prova anterior, por isso fica difícil acreditar que aquilo (ontem em Barcelona) foram só contingências normais de corrida ou se a ordem era mesmo "bater e empurrar sempre que necessário" em jeito de vingança.
Não me lembro se vi a corrida anterior, mas acho que vi e que não houve assim tanta razão de queixa, mas realmente não me lembro bem.

...acho que houve uma cacetada ou outra,mas nada comparado com Barcelona!

Severe penalties for Häkkinen and la Rosa

The two Mercedes-Benz drivers Mika Häkkinen and Daniel la Rosa were severely punished after the ninth DTM round in Barcelona. Both Häkkinen and la Rosa were excluded from the results by the stewards and will be dropped ten places down on the starting grid for the season final at the Hockenheimring Baden-Württemberg on October 14th.

Next to the sporting penalties, the two drivers were also given huge fines: two times’ Formula 1 world champion Häkkinen has to pay 20,000 Euros, fellow Mercedes-Benz driver La Rosa has to pay 10,000 Euros. Häkkinen collided on lap seven with Audi driver Martin Tomczyk, who had been leading up to that point. La Rosa collided with Mattias Ekström.

The teams of both drivers have appealed against the decision.

66tap8z.jpg

53zglnc.jpg

:confused: :confused:

São ambas deste fim de semana ?!?

Terminou a temporada 2007 do DTM

Terminou a temporada 2007 do DTM

Findou a temporada 2007 do DTM.

A última corrida teve lugar em Hockenheim e a vitória coube a

Jamie Green (Mercedes) seguido de Timo Scheider (Audi) e

Mattias Ekström (Audi).

No que respeita aos campeonatos de construtores e pilotos,

a Audi sagrou-se campeã e Mattias Ekström venceu o título

de pilotos.

Bruno Spengler é vice-campeão e Tomczyk terminou a época no 3º lugar.

Para o ano há mais[kiss].

Cpts e Viagens Seguras[;)].

Campeonato merecido para a Audi (que utilizou o modelo antigo!) e para Ekstrom.

0JPWASZP--346x212.jpg

Mattias Ekstrom , 29 anos, 2º título no DTM.

Last edited:
Este ano, o DTM deixou-me um sabor estranho. Comecei a torcer pela Audi e pelo Ekström / Kristensen mas depois de determinadas atitudes, tanto dos pilotos como da marca, achei que era bem feito não o ganharem. Afinal, o Spengler, apesar de ser da Mercedes (por quem eu não torço) e não ter ainda estofo de campeão, não fez uma má época e pela sua personalidade e desportivismo, pode dar muitas lições a muitos colegas seus na disciplina, e penso que o titulo não lhe ficava mal.

Nestas competições há sempre situações, por vezes injustas, de parte a parte que não são punidas pelos responsáveis, mas se não existissem essas situações, estas competições eram aborrecidas. Sendo de parte a parte e não havendo exageros, acho que há equilibrio e ninguém se pode queixar que é prejudicado. E foi aqui que a Audi teve um comportamento deplorável, na minha opinião, porque também faz aquilo que tanto critica e até faz birras inéditas. Quando é vitima, queixa-se, quando vitimiza, celebra a conquista dos louros. Nada de estranhar mas vergonhoso e nada abonatório para a competição.
Veja-se nesta prova em Hockenheim, o Scheider num toque comum neste tipo de corridas assinou o fim da esperança do Tomczyk em conquistar o título. Como era um dos seus e o Ekström ganhou o título, festejou-se. Mas se fosse um piloto Mercedes a fazer aquilo, eu imagino, era anti-desportivismo, era isto e aquilo. O Spengler teve que fazer muitas ultrapassagens e houve algumas em que foi tocado ou houve o risco de o abalroarem por travagens falhadas. Mas isso a Audi não vê. A Audi só vê o que lhe convém. A Audi diz que em pista, pratica e gosta de fairplay, mas na realidade não o faz e pelos vistos gostava que houvesse dois pesos e duas medidas.
O Ekström fez corridas fantásticas, grandes recuperações e desse ponto de vista merece o título. Mas no que toca ao comportamento em pista, não é exemplo.
Faz muita falta mais construtores neste campeonato. Quando a Opel saiu, tive esperança que o duelo Mercedes/Audi durasse apenas uma temporada, mas já lá vão duas e para a próxima também parece não haverem novidades.
Quando esse dia chegar, o DTM será melhor.

depois de um campeonato bem renhido de 2007, com a vitoria para o mattias e para a audi abt sportsline deixo aqui o calendário para 2008:

13.04.2008 Hockenheimring Baden-Württemberg

20.04.2008 Motorsport Arena Oschersleben

04.05.2008 Mugello

18.05.2008 EuroSpeedway Lausitz

29.06.2008 Norisring

13.07.2008 Circuit Park Zandvoort

27.07.2008 Nürburgring

31.08.2008 Brands Hatch

21.09.2008 Circuit de Catalunya (Barcelona)

05.10.2008 Le Mans Bugatti Circuit

26.10.2008 Hockenheimring Baden-Württemberg

BOA SORTE PARA TODOS EM 2008, MAS QUE GANHA AUDI ABT SL [:p] [:p]

Lexus próxima do DTM

Lexus próxima do DTM

A Lexus deverá ser a terceira marca a participar no DTM. O construtor japonês vai apresentar um "concept car" no próximo Auto Salão de Tóquio (não é o Salão Automóvel de Tóquio) cujas formas têm fortes parecenças com as versões DTM do Audi A4 e Mercedes Classe C.

A Lexus ainda não divulgou qualquer informação sobre este modelo, baseado no modelo IS F (versão desportiva do IS), sendo, no entanto, certo que esta não é uma reactivação do projecto GT2 para a American Le Mans Series. O IS F Concept possui certos detalhes, como a asa dupla e o extractor das rodas traseiras, que correspondem aos regulamentos utilizados no DTM.

O campeonato alemão possui apenas dois construtores desde o abandono da Opel no final de 2005, e a ITR, organizadora da competição, procura desde então um substituto, tendo-se falado em nomes como MG, Alfa Romeo e BMW (existiram inclusive projectos das duas primeiras), para além da Lexus.

b24b8aa9.jpeg

in Autosport

Será que ainda vêm para 2008?

Acho que foi em 2000 que a Opel desenvolveu o Astra em 4 meses, se não me engano. E foram vice-campeões. Portanto, acho que se eles se esforçassem, podiam participar ainda este ano. Mas acho que eles apontam mais para 2009, altura em que se prevêem novas regras.
http://www.touringcartimes.com/news.php?id=1427

Também se tem falado no Ralf Schumacher pilotar para a Audi, mas a marca nega isso.

Lexus DTM...

The Tokyo 2008 Motorshow today was launched. Lexus had present in their monter the DTM prototype called IS F Racing Concept. A number of pictures of the car during testing in Japan was released shown on this page. As of yet no details are released on the prototype but is expected to be shortly.

Lexus and Toyota has previously shown great interest in the Deutche Tourenwagen Masters. A couple of years ago the Japanese manufacturer bought an ex-DTM Opel Vectra for studies.

While the DTM is in dire need of a new manufacturer along side Audi and Mercedes there are still a lot of questionmarks regarding the recent indications of Lexus joining the series. Also at the Tokyo Motorshow Lexus showed a prototype looking to be prepared for the endurance series ALMS.

According to our reports Toyota often build prototypes of different racing series to evaluate the situation without committing to enter the series.

Stay tuned for more news on the matter that is expected to be released shortly!

dtm08011102.jpg
dtm08011103.jpg

dtm08011104.jpg
dtm08011101.jpg

Irmãos Schumacher não têm talento para o DTM?

Michael Schumacher advises his brother not to go to DTM. According to him both of them don't have the talent to be competitive in the German Touring Car championship. Schumacher commented to the rumours about his brother at the Ferrari Press day at Madonna di Campiglio.

"I wouldn't recomend it to him at all", Michael said. "I don't think Ralf and I have the talent to be fast in a DTM car. I'm to slow in it and I've already tried it once. I don't think Ralf would have the pace either."

"When you have the time to fully commit to it, it might work out. But most of the drivers that went from Formula 1 to DTM only had a few minor successes, but nothing more", Michael Schumacher continued.

"The DTM is a completely different world. The competition there is very intens. You have to work equally hard in DTM as in Formula 1, but you're driving a car there that you can't set up to you're own likings. In F1 you can do that."

O Ralf Schumacher vai entretanto testar esta semana no Estoril com a Mercedes. Há também rumores que o Klien também poderá juntar-se.

Last edited:
Eu acho que ele não vai ligar nada ao irmão. O Ralf já deu passos em falso no passado, acho que pensa apenas no presente, não constrói o futuro. Há quem diga que um exemplo foi quando trocou a Jordan pela Williams. Que foi seduzido pelo dinheiro em detrimento da evolução como piloto. Seja isso verdade ou não, agora também não há muito para construir como piloto, pelo que acho que se a Mercedes lhe oferecer o lugar, ele aceita. Que outras ofertas tem ele?

Back