Tópico do EBAY

Quem paga o retorno, salvo raras excepções, é o comprador!

Eu só paguei uma vez o retorno e foi quando me enganei no tamanho de uma t-shirt.
De resto, para produtos não conformes peço sempre o custo do retorno em adiantado. Imagina que mandas um produto de volta para a China, num instante se vão os 45 dias. Ficas a arder com o dinheiro do item e com os custos do correio de volta!

Eu só paguei uma vez o retorno e foi quando me enganei no tamanho de uma t-shirt.
De resto, para produtos não conformes peço sempre o custo do retorno em adiantado. Imagina que mandas um produto de volta para a China, num instante se vão os 45 dias. Ficas a arder com o dinheiro do item e com os custos do correio de volta!

Sim, percebo, mas a prática comum é: paga-se o envio para lá e eles pagam para cá!

Sim, percebo, mas a prática comum é: paga-se o envio para lá e eles pagam para cá!

Por acaso discordo!
Eu só envio quando me creditam o dinheiro no Paypal.
O último caso foi uma dash-cam que gravava mal o som, eu disse que devolvia e o correio registado era cerca de 10€. O vendedor propôs-me um refund parcial e aceitei - vou abrir aquilo e tentar reparar (soldadura mal feita ou coisa solta lá dentro). Agora mandar de volta às minhas custas só se fosse anjinho!

Abre um caso!. É lá que se vai realizar o "processo de devolução"!

Sim, esse método de envio parece-me bem.
Tu pagas o envio para lá e ele paga para cá!

Quem paga o retorno, salvo raras excepções, é o comprador!

O retorno é pago pelo comprador tem lá na loja dele, e em quase todas que vi.
Enviei mensagem a pedir-lhe a morada para a devolução pois aquilo vem dos USA (Product From) mas é entregue desde o UK portanto tem que me dizer embora só seja obrigado pelo ebay a mandar para o UK pois é de onde veio.
Ainda não abri nenhum caso vou fazer antes de enviar o artigo, quanto às taxas eu não paguei nada porque foi através do Programa de Envios do Ebay, mas nos CTT pergunto.
Obrigado, vou dando informações.

Enviei mensagem a pedir-lhe a morada para a devolução pois aquilo vem dos USA (Product From) mas é entregue desde o UK portanto tem que me dizer embora só seja obrigado pelo ebay a mandar para o UK pois é de onde veio.
Ainda não abri nenhum caso vou fazer antes de enviar o artigo, quanto às taxas eu não paguei nada porque foi através do Programa de Envios do Ebay, mas nos CTT pergunto.

Atenção a isso dos custos imputados ao comprador, não é política oficial do Ebay!

É mais ou menos como um contrato de trabalho apresentado a uma mulher em que ela se compromete a não engravidar.

Atenção a isso dos custos imputados ao comprador, não é política oficial do Ebay!

É mais ou menos como um contrato de trabalho apresentado a uma mulher em que ela se compromete a não engravidar.

Pois, compreendo. Mas lá diz que é do comprador e é prática recorrente, porém há-de ser mesmo contra a política do Ebay mas enfim, o item vale a pena e é muito mais barato. Correio Azul Prime gasto 5€ no envio se ele me pagar o novo envio é tranquilo, compensa-me muito mesmo assim.

----
Agora só me falta abrir o caso para a devolução, tenho de pesquisar melhor. Abro caso como o Item não corresponde à descrição?

Última edição:
Por acaso discordo!
Eu só envio quando me creditam o dinheiro no Paypal.
O último caso foi uma dash-cam que gravava mal o som, eu disse que devolvia e o correio registado era cerca de 10€. O vendedor propôs-me um refund parcial e aceitei - vou abrir aquilo e tentar reparar (soldadura mal feita ou coisa solta lá dentro). Agora mandar de volta às minhas custas só se fosse anjinho!

Discordas de quê?!:confused::confused:
Que é prática comum (e legal na UE!), ser o comprador a pagar o "retorno"?!
Podes discordar o que quiseres, mas, a realidade (e a "lei"), é mesmo assim!..

Exactamente, tal como eu referi!..
De qualquer modo, acho que é melhor abrires um caso!

Ah?!:confused::sh)
Não há nenhuma politica "oficial" do Ebay, mas sim politica do vendedor, e, não vale a pena estar a inventar!..
Salvo indicação em contrário, o comprador tem que pagar o retorno, e, tudo o resto é "contra-informação"...

Última edição:
Que é prática comum (e legal na UE!), ser o comprador a pagar o "retorno"?!
Podes discordar o que quiseres, mas, a realidade (e a "lei"), é mesmo assim!..

Ah?!:confused::sh)
Não há nenhuma politica "oficial" do Ebay, mas sim politica do vendedor, e, não vale a pena estar a inventar!..
Salvo indicação em contrário, o comprador tem que pagar o retorno, e, tudo o resto é "contra-informação"...

Por acaso dei-me ao trabalho de procurar o que já tinha lido antes num artigo de jornal e não estou a inventar nada, está na legislação Europeia: https://ec.europa.eu/digital-agenda/en/code-eu-online-rights#

Chapter 9: Delivery of goods and services without defects and in due time45

(1) Any consumer in the EU must receive goods or services ordered online from a trader within 30 days, unless something else has been agreed with the seller. If the good or service was not delivered within this time-frame, the consumer has a right to be reimbursed.46
(2) Consumers can request repair or replacement free of charge if goods they receive are faulty or do not correspond to what they have ordered. The trader has to repair or replace the good within a reasonable time and with limited inconvenience to the consumer. If the trader fails to repair or replace the good within a reasonable time, consumers may instead ask for a refund or a price reduction. The legal guarantee has a duration of at least two years from delivery of the goods, but after six months the consumer has to prove that the defect already existed at the time of delivery. Within six months of delivery it is assumed that the defect existed at the time of delivery unless the seller can prove that this is not the case.47 If the manufacturer or seller grants commercial guarantees or warranties promising free repair and replacement within a certain period, an online consumer can also turn to the one offering such a guarantee.
(3) In the EU, consumers have the right to have their online payment transactions treated within strict limits by the payment service providers. As a rule the amount of the transaction shall be credited to the payee's account no later than on a next business day. Exceptions apply to direct debit payments (they are executed on the agreed day) and payments initiated in paper form (one additional day for processing).48
(4) In case of an unauthorised payment transaction (e.g. mistakes of the merchant, bank or fraud attempts not related to the payer) the payer has the right to obtain an immediate refund of the total amount of the transaction by the payment service provider.49

No site da National Consumer Agency da Irlanda são ainda mais específicos:

If what you bought is damaged or faulty in any way you should complain to the seller in writing immediately, by email, fax or letter, and ask for a refund or replacement. If you bought something from an EU-based website and you have to return the item because it is faulty, the seller is liable for any return shipping costs. - See more at: Online Shopping - National Consumer Agency

Logicamente que é discutível se uma compra feita na China entra nestes moldes mas o que está escrito acima é que, uma vez que a compra é efectuada num site Europeu (Ebay UK no meu caso), esta legislação é aplicável!
O Ebay UK segue obrigatoriamente a lei Europeia pelo que, desta forma, a sua política tem de ser ajustada às práticas da UE.

Eu procedi sempre desta maneira quando tive de abrir casos por defeito do artigo.

Última edição:
Podes-me informar que tipo de caso devo abrir?

----

O vendedor deu-me a morada e pediu para "Please list paper on for exchange item.", isto é mesmo o quê? É o tal impresso amarelo dos correios??

Última edição:
Por acaso dei-me ao trabalho de procurar o que já tinha lido antes num artigo de jornal e não estou a inventar nada, está na legislação Europeia: https://ec.europa.eu/digital-agenda/en/code-eu-online-rights#

No site da National Consumer Agency da Irlanda são ainda mais específicos:

Logicamente que é discutível se uma compra feita na China entra nestes moldes mas o que está escrito acima é que, uma vez que a compra é efectuada num site Europeu (Ebay UK no meu caso), esta legislação é aplicável!
O Ebay UK segue obrigatoriamente a lei Europeia pelo que, desta forma, a sua política tem de ser ajustada às práticas da UE.

Eu procedi sempre desta maneira quando tive de abrir casos por defeito do artigo.

Sim, eu percebo o que estás a dizer, e tens razão, mas isso aplica-se a lojas online!

O Ebay é diferente de uma loja online, pois, embora a maioria dos negócios sejam de profissionais, também podem ser particulares a vender e, acho que basta estar lá claramente especificado que o comprador pagará a devolução, para ser assim!

Esta é a prática comum no Ebay, além de que, como tu referes, fora da EU a situação seja bem diferente...
O Ebay UK "segue" a lei europeia, mas não é o Ebay que está a vender os artigos...

Mas, ele pode sempre tentar convencer o vendedora a pagar (seria o que eu faria!)...

Podes-me informar que tipo de caso devo abrir?

----

O vendedor deu-me a morada e pediu para "Please list paper on for exchange item.", isto é mesmo o quê? É o tal impresso amarelo dos correios??

O "caso" era só para segurança (eles alteram recentemente o sistema e agora funciona de modo diferente!), mas deves tratar da devolução através de mensagem com o vendedor (clicando em "Return item")!

Não sei o que o vendedor quer dizer com isso (parece-me que será para enviares um papel com uma cópia da compra - para ele saber de onde vem/de quem é o artigo!)
Também não conheço o tal impresso amarelo dos Correios...
Vê esta informação: http://www.dgaiec.min-financas.pt/N...cedimentos_devolucao_enc_postais_internet.pdf

Sim, eu percebo o que estás a dizer, e tens razão, mas isso aplica-se a lojas online!

O "caso" era só para segurança (eles alteram recentemente o sistema e agora funciona de modo diferente!), mas deves tratar da devolução através de mensagem com o vendedor (clicando em "Return item")!

Não sei o que o vendedor quer dizer com isso (parece-me que será para enviares um papel com uma cópia da compra - para ele saber de onde vem/de quem é o artigo!)
Também não conheço o tal impresso amarelo dos Correios...
Vê esta informação: http://www.dgaiec.min-financas.pt/N...cedimentos_devolucao_enc_postais_internet.pdf

Obrigado. Vou imprimir isto e levo quando for aos correios. Acho que pode ser isso, saber de onde vem, ou então para não pagar taxas. Isto por correio azul prime, segundo o que li, vai num envelope normal aquilo nao tem valor comercial e pronto chega la como se fosse uma carta "normal", digo eu. mas nos CTT segunda-feira hão-de saber dizer alguma coisa.
Vou ver se abro o caso no ebay.

VÊ se ajuda a resposta dos CTT

" Informamos que os objetos postais provenientes de países não Comunitários são sujeitos a Controlo Aduaneiro.Informamos ainda que há territórios pertencentes à União Europeia, que no entanto em termos fiscais (IVA) são considerados Extra Comunitários: Alemanha (Buesingen), Espanha (Canárias, Territórios de Ceuta e Melilla, Andorra), França (Martinique, Guiana Francesa, Ilha da Reunião e Guadalupe), Grécia (Month Athos), Itália (San Marino e Vaticano), Reino Unido (Guernsey, Jersey, Ilha de Mann e Gibraltar)."

Não percebi muito bem esta parte (que sublinhei)...
O que queres dizer com isso?!:confused:
Parece-me que há aí alguma confusão...

A CEE já não existe há uns bons anos e, neste caso, o que interessa é o EEE (Espaço Económico Europeu) - do qual a Holanda faz parte!
Não há qualquer "diferença de IVA" a pagar!!!
Nem taxas...

Já sigo este tópico praticamente desde o inicio (há quase 10 anos!) e não me lembro de nenhum relato de algum artigo vindo do EEE ter parado na Alfândega...

Se foi mesmo enviado da Holanda (e é legal cá), há por aí alguma coisa que me está a escapar...
Também acho muito estranho esse tempo (2-3 semanas) para os CTT apresentarem a encomenda na Alfandega... muito estranho mesmo!..

Mas, vai contado como as coisas correm!

Em relação a uma eventual reclamação, já sabes que tens 45 dias para abrir "um caso"!

VÊ se ajuda a resposta dos CTT

" Informamos que os objetos postais provenientes de países não Comunitários são sujeitos a Controlo Aduaneiro.Informamos ainda que há territórios pertencentes à União Europeia, que no entanto em termos fiscais (IVA) são considerados Extra Comunitários: Alemanha (Buesingen), Espanha (Canárias, Territórios de Ceuta e Melilla, Andorra), França (Martinique, Guiana Francesa, Ilha da Reunião e Guadalupe), Grécia (Month Athos), Itália (San Marino e Vaticano), Reino Unido (Guernsey, Jersey, Ilha de Mann e Gibraltar)."

Sim, é -+ conhecido que esses territórios tem um regime especial, sendo o mais importante (neste caso das compras online), as Ilhas do Canal (Guernsey e Jersey).
Essa de terem "colocado" Andorra em Espanha...:sh)

Neste caso, falava-se da Holanda que, como podes ver, não tem qualquer "território com regime especial"!
O que acontece com alguma frequência é vendedores asiáticos usarem os correios holandeses (PostNL) para enviarem artigos vindos de fora do EEE, e, por isso, suspeitos a controlo aduaneiro!

Foi o que me aconteceu a mim....

Costumava mandar vir tudo virecto de HK, mesmo indo á alfandega nunca paguei, pq não abusava nos valores.
Até que descobri, que a empresa enviava via Alemanha.
Fiz uma compra grande, e paguei alfandega.

Depois fui inspeccionar e verifiquei que não fui o primeiro e que aquela cidade já estava referenciada á muito como "rota da China"!!

Mandei vir uma peça, estes dias recebi este email.

Hello nus.pt.yci2tlv,

We're writing to let you know that we've removed an item you recently won:*
121424605695 - 066 SlimPort MYDP To HDMI HDTV Adapter For LG G2 Google Nexus 4 Nexus 5 Nexus 7*

Since you've already paid for this item, you don't need to do anything else. If your item hasn't arrived yet, it should arrive soon.

We wish you all the best on eBay and hope your future experiences are pleasant and successful. If you have questions, please click "Customer Support" at the top of most eBay pages.

If you have already filed an eBay Money Back Guarantee case for this item, the case has been decided in your favor and your payment has been refunded.

eBay still has lots of other great deals. Go to http://www.ebay.com to shop. We hope to see you soon.

Thanks,

Pelo que percebi a minha encomenda foi feita mas que agora já não está disponível, se caso não chegar tenho que reclamar.

Olá pessoal,

O prazo de entrega do item que comprei está mesmo a chegar ao fim, e nada de chegar a casa.
O que posso fazer neste caso? Processo crime em cima dos CTT? Ir á China á procura do Chinês e dar-lhe uma lição? Hackear o Paypal? Aceito sugestões.. [:D]

O que se passou aqui? Não percebi se a encomenda vem de singapura ou da suécia (?)

2014-09-22 18:55, Local mail tracking
2014-09-21 01:01, The shipment item is under transportation, The item has arrived at Posten´s international terminal for sorting and transport abroad
2014-09-21 01:01, Stockholm utr, The item has arrived at Posten´s international terminal for sorting and transport abroad
2014-09-21 01:01, Stockholm utr, The item has been dispatched from Posten´s international terminal for onward transport abroad
2014-09-21 01:01, Order at pre-departure sorting
2014-08-11 08:24, Sweden Post, Direct Link, Singapore, The item has been dispatched from Sweden Post, Direct Link's international terminal for onward transport abroad
2014-08-11 08:24, Order departed from sorting hub
2014-08-04 18:00, Order Shipment recorded

Só sei que já passou um mês e meio e nada...

Parece do tipo "netherland direct"

Olá pessoal,

O prazo de entrega do item que comprei está mesmo a chegar ao fim, e nada de chegar a casa.
O que posso fazer neste caso? Processo crime em cima dos CTT? Ir á China á procura do Chinês e dar-lhe uma lição? Hackear o Paypal? Aceito sugestões.. [:D]

Ui quantas ja recebi depois do prazo, tem calma noviço que ela chega.

Voltar
Superior